Notícia › Concursos
  • indique
  • imprimir
Rio de Janeiro /RJ

Guarda Municipal abre concurso para 2 mil vagas

Quinta-feira, 26 de maio de 2011

A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro lançou edital informando que realizará concurso público para o provimento de 2 mil cargos efetivos na Guarda Municipal (GM). O salário inicial é de R$ 630,76, para uma jornada semanal de trabalho de 44 horas.

 

Para participar, os interessados devem ter o ensino médico concluído. É importante o candidato saber que, se aprovado, ele será convocado somente após término do banco de dados da GM, com os aprovados pelo concurso anterior, realizado em 2008.

 

O período de inscrição se inicia às 10h do dia 31 de maio e segue até o dia 10 de junho. Somente poderá ser feita via internet, no link http://concursos.rio.rj.gov.br. A taxa é de R$ 50 e o pagamento deverá ser feito até as 16h do dia 13 de junho.

 

O candidato deve ter entre 18 e 30 anos (completos até o último dia de inscrição), estatura mínima de 1,65 metro (homens) e 1,60 (mulheres), estar em dia com obrigações eleitorais e militares, possuir carteira de habilitação, não ter antecedentes criminais, entre outros.

 

As provas serão realizadas somente na cidade do Rio de Janeiro, em dia e locais publicados futuramente no Diário Oficial do Município e divulgados no mesmo link da inscrição. A divulgação do resultado e a convocação dos aprovados serão feitos por meio de edital, no site www.rio.rj.gov.br/concursos.

 

Ao todo, a avaliação dos candidatos será feita em cinco diferentes etapas: prova objetiva (com questões de português, direito e ética e informática), provas antropométrica e física, avaliação psicológica, exame social e documental e curso de formação. Todas as quatro etapas (após a prova objetiva) terão caráter classificatório, com resultados de apto, inapto, desistente ou desligado, que podem resultar na desclassificação do candidato.

 

Atribuições

Entre as principais funções, os guardas municipais terão que proteger bens, serviços e instalações municipais; fiscalizar e orientar tráfego de veículos e pedestres; auxiliar policiamento e do trânsito; orientar comunidade sobre serviços; proteger o meio ambiente e o patrimônio histórico; orientar turistas; colaborar com a defesa civil e vigiar espaços públicos.

 

George Corrêa

 

 

Veja também:

 

São José do Rio Preto/SP: Guarda municipal tem 91 vagas com salário de 1,5 mil

 

Marinha: Inscrições abertas para vagas no programa de prático