Concurso Crefono 5 - GO e DF 2020 Concurso Aberto

Orgão: Crefono 5 - Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5ª Região
Nº vagas: 165
Taxa de inscrição: De R$ 50,00 Até R$ 60,00
Cargos: Assistente, Auxiliar, Fonoaudiologo
Áreas de Atuação: Administrativa, Fiscal
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1461,58 Até R$ 3816,00
Organizadora: Quadrix
Estados com Vagas: DF, GO, MS, MT, TO
Cidades: Brasília - DF, Goiânia - GO

5,00(100.0%)1 voto(s)

Publicado em 16/05/2019, às 15h40 - Atualizado em 11/11/2019, às 17h02


O concurso Crefono 5 (Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5ª Região) preencherá 165 vagas, sendo três imediatas e 162 para formação de cadastro reserva (CR). 

O cargo de auxiliar administrativo (50 CR) cobra ensino médio e paga R$ 1.461,58, enquanto as funções de assistente administrativo (1 posto + 54 CR) e fonoaudiólogo fiscal (2 + 58 CR) exigem curso superior e têm vencimentos de R$ 2.009,67 e R$ 3.816, respectivamente.

Resumo do edital

Distribuição das vagas

As 50 oportunidades para auxiliar administrativo serão igualmente divididas entre Brasília e Goiânia. As chances para assistente administrativo também têm como destino as duas cidades: são 25 e 30 postos para cada uma, nessa ordem.

Os aprovados para a carreira de fonoaudiólogo fiscal, por sua vez, além das capitais do Distrito Federal e de Goiás, poderão atuar nos demais estados que compõem a área de abrangência do conselho (Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

Atribuições dos cargos

  • Auxiliar administrativo - Nas Delegacias: Realizar atendimento telefônico, presencial e via email aos profissionais de Fonoaudiologia, e demais usuários prestando informações diversas, e encaminhando a demanda ao setor responsável quando necessário. Prestar informações sobre os procedimentos para inscrição e registro de Fonoaudiólogos e Pessoas Jurídicas, de acordo com as normas exigentes para tal. Manter-se atualizado em relação aos eventos, e demais programações do Conselho, para prestar informações corretas aos interessados. Enviar, receber e distribuir correspondências e documentos, analisando a natureza e áreas de responsabilidade, colhendo e assinando protocolos, quando necessário, para comprovar o recebimento e entrega dos mesmos. Protocolar correspondências e documentos, seguindo os procedimentos internos estabelecidos, para garantir a segurança dos mesmos. Receber a documentação para inscrição e registro, conferindo e identificando documentos faltosos, incompletos ou em desacordo com as exigências, orientando o requerente quanto aos motivos e as providências necessárias para a correção das falhas. Cadastrar dados e informações no sistema de gestão, digitando dados, verificando documentos originais, seguindo normas e procedimentos de trabalho. Confeccionar a documentação do profissional, providenciando em seguida o despacho do Delegado, para ciência do mesmo. Digitalizar documentos em geral para arquivo na delegacia e enviar a documentação original para a sede. Entregar documentos aos profissionais requisitantes. Fazer emissão de boleto e parcelamento de dívida quando solicitado pelo profissional. Preparar processos para serem analisados pelos Conselheiros, juntando todas as informações e documentações necessárias bem como prestando esclarecimentos solicitados. Controlar o arquivo de documentos e processos do Conselho, organizando e dispondo documentação em pastas específicas, conforme orientação para facilitar a consulta e cumprir exigências legais. Separar, ordenar e arquivar protocolos e documentos em geral utilizando pastas ou caixas apropriadas de acordo com orientação recebida. Auxiliar nos diversos eventos organizados pelo Conselho. Montar processos diversos de acordo com a demanda. Alimentar e elaborar planilhas em geral, quando solicitado, para contribuir com o andamento das atividades. Consultar e emitir documentos específicos, através de sistema eletrônico para atender às demandas dos profissionais como pesquisas, certidões, notificações, emissão de boletos etc. Mensalmente prestar contas das despesas com apresentação de notas fiscais e fazer remessa do saldo residual do suprimento. Enviar para a sede as cópias de luz, água, condomínio e afins digitalizadas e arquivar as originais em pasta própria. Executar serviços externos em cartórios, órgãos públicos e bancos quando necessário. Manter a organização do local de trabalho, para assegurar que o ambiente esteja sempre adequado para a realização das atividades. Zelar pelo patrimônio sob sua guarda, pela imagem da entidade mantendo total discrição e sigilo sobre assuntos inerentes ao Conselho. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional. No Financeiro: Realizar conferência de textos, planilhas, tabelas e relatórios, verificando dados digitados, alterações, inclusões e exclusões de informações, para assegurar a exatidão dos serviços. Consultar e emitir documentos específicos, através de sistema eletrônico para atender às demandas dos profissionais como pesquisas, certidões, notificações, emissão de boletos etc. Providenciar fotocópia de todos os impostos e contas pagas pelo Conselho para arquivo do original em pastas adequadas. Arquivar os documentos enumerando as páginas quando solicitado conforme determinação do TCU para auditagem quando requisitado. Arquivar documentos e manter a organização dos arquivos do Conselho. Controlar, arquivar e imprimir mapa de arrecadação contábil e do relatório mensal de arrecadação. Realizar orçamentos e pesquisas de preços observando as normas vigentes do TCU e portarias internas. Auxiliar na elaboração de documentos diversos da área financeira e cobrança, inclusive ofícios e cartas. Executar serviços externos em cartórios, órgãos públicos e bancos quando necessário. Manter a organização do local de trabalho, para assegurar que o ambiente esteja sempre adequado para a realização das atividades. Zelar pelo patrimônio sob sua guarda, pela imagem da entidade mantendo total discrição e sigilo sobre assuntos inerentes ao Conselho. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional. Na Secretaria: Realizar atendimento telefônico, presencial e via email aos profissionais de Fonoaudiologia, e demais usuários prestando informações diversas, e encaminhando a demanda ao setor responsável quando necessário. Prestar informações sobre os procedimentos para inscrição e registro de Fonoaudiólogos e Pessoas Jurídicas, de acordo com as normas exigentes para tal. Manter-se atualizado em relação aos eventos, e demais programações do Conselho, para prestar informações corretas aos interessados. Enviar, receber e distribuir correspondências e documentos, analisando a natureza e áreas de responsabilidade, colhendo e assinando protocolos, quando necessário, para comprovar o recebimento e entrega dos mesmos. Protocolar correspondências e documentos, seguindo os procedimentos internos estabelecidos, para garantir a segurança dos mesmos. Receber a documentação para inscrição e registro, conferindo e identificando documentos faltosos, incompletos ou em desacordo com as exigências, orientando o requerente quanto aos motivos e as providências necessárias para a correção das falhas. Cadastrar dados e informações no sistema de gestão, digitando dados, verificando documentos originais, seguindo normas e procedimentos de trabalho. Receber do setor de registro as carteiras e cédulas ou documentos profissionais para serem enviados aos solicitantes e emitir ofício de entrega em duas vias e enviar para os mesmos. Arquivar os documentos no dossiê do profissional e enumerar os mesmos na ordem cronológica dos processos conforme orientação. Preparar processos para serem analisados pelos Conselheiros, juntando todas as informações e documentações necessárias bem como prestando esclarecimentos solicitados. Controlar o arquivo de documentos e processos do Conselho relacionado à Secretaria, organizando e dispondo documentação em pastas específicas, conforme orientação para facilitar a consulta e cumprir exigências legais. Separar, ordenar e arquivar protocolos e documentos em geral utilizando pastas ou caixas apropriadas de acordo com orientação recebida. Auxiliar nos diversos eventos organizados pelo Conselho, separando e distribuindo material utilizado nos mesmos e controlando o estoque físico destes internamente. Protocolar entrega e recebimento dos materiais a serem utilizados em eventos para manter o estoque atualizado. Manter contato com Conselhos de outras jurisdições para obtenção de informação e documentos necessários ao trâmite de processos. Montar processos diversos de acordo com a demanda. Alimentar e elaborar planilhas em geral, quando solicitado, para contribuir com o andamento das atividades. Consultar e emitir documentos específicos, através de sistema eletrônico para atender às demandas dos profissionais. Executar serviços externos em cartórios, órgãos públicos e bancos quando necessário. Manter a organização do local de trabalho, para assegurar que o ambiente esteja sempre adequado para a realização das atividades. Zelar pelo patrimônio sob sua guarda, pela imagem da instituição mantendo total discrição e sigilo sobre assuntos inerentes ao Conselho. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.
  • Assistente administrativo  - No Setor Financeiro: Realizar atendimento telefônico, presencial e via email aos profissionais de Fonoaudiologia, e demais usuários prestando informações diversas, e encaminhando a demanda ao setor responsável. Processar diariamente o arquivo do banco e atualizar o sistema do conselho verificando se está tudo dentro da conformidade, gerando os devidos relatórios para a montagem da pasta de Receita. Elaborar documentos diversos da área financeira e cobrança. Conferir os débitos e os créditos feitos em conta corrente do Conselho, auxiliando a Assessoria Contábil na conciliação bancária das contas. Receber e conferir a prestação de contas dos Suprimentos de Fundos. Organizar os arquivos de pagamentos conferindo e controlando a documentação dos processos de pagamentos, verificando as notas fiscais, comprovantes, certidões e cheques. Lançar pagamentos a serem feitos pelo Conselho no sistema do banco para posterior aprovação do Presidente e Tesoureiro. Diariamente fazer e emitir os empenhos das despesas realizadas, proceder o pagamento, imprimir os comprovantes e anexar aos documentos pagos, arquivar em pasta própria obedecendo a cronologia das despesas, conforme exigência do TCU e do Conselho Federal de Fonoaudiologia. Fazer e emitir as liquidações dos empenhos, cujo pagamentos serão realizados no mês seguinte, no final de cada mês. Providenciar cotação e compra de passagens aéreas e diárias dos Conselheiros, e colaboradores quando solicitado. Providenciar cotação e compra de material de escritório, informática, prestadores de serviços, móveis e utensílios observando as normas vigentes do TCU e portarias internas. Providenciar os documentos para a confecção da folha de pagamento dos colaboradores enviando para a Contabilidade. Enviar para a contabilidade as cópias de NF pagas com respectivos impostos recolhidos para confecção de DIRF conforme resolução da Receita Federal. Providenciar cotação de preço para reparos necessários da estrutura predial do Conselho com a anuência da Diretoria e acompanhar a execução do serviço. Consultar e emitir documentos específicos, através de sistema eletrônico para atender às demandas dos profissionais como pesquisas, certidões, notificações, emissão de boletos etc. Realizar notificação de valores em débito pelos profissionais e Pessoas Jurídicas, fazendo contato com o responsável, enviando cobranças, negociando e propondo alternativas para a quitação do débito, com o objetivo de regularizar a situação pendente e diminuir a inadimplência. Publicar extratos e demais documentos necessários no Diário Oficial da União. Elaborar, redigir, receber, enviar e protocolar correspondências e documentos, seguindo os procedimentos internos estabelecidos, para garantir a segurança dos mesmos. Realizar conferências de textos, planilhas, tabelas e relatórios, verificando dados digitados, alterações, inclusões e exclusões de informações, para assegurar a exatidão dos serviços. Atender as convocações para participar de reuniões nos Conselhos Federais ou qualquer outro órgão conforme orientação da Diretoria. Manter-se atualizado em relação aos eventos, e demais programações do Conselho, para prestar informações corretas aos interessados. Auxiliar nos diversos eventos organizados pelo Conselho. Manter contato com Conselhos de outras jurisdições para obtenção de informação e documentos necessários ao trâmite de processos. Montar processos administrativos diversos de acordo com a demanda. Arquivar documentos e manter a organização dos arquivos do Conselho. Manter a organização do local de trabalho, para assegurar que o ambiente esteja sempre adequado para a realização das atividades. No Setor de Registros: Realizar atendimento telefônico, presencial e via email aos profissionais de Fonoaudiologia, e demais usuários prestando informações diversas, e encaminhando a demanda ao setor responsável. Elaborar, redigir, receber, enviar e protocolar correspondências e documentos, seguindo os procedimentos internos estabelecidos, para garantir a segurança dos mesmos. Preparar o malote de correspondências, organizando, enumerando e cadastrando documentos a serem expedidos. Prestar informações sobre os procedimentos para inscrição e registro, de Fonoaudiólogos e Pessoas Jurídicas de acordo com as normas e procedimentos do Conselho. Receber a documentação para inscrição e registro conferindo e identificando documentos faltosos, incompletos ou em desacordo com as exigências, orientando o requerente quanto aos motivos e as providências necessárias para a correção das falhas. Notificar o interessado sobre os documentos faltosos conforme orientação, obedecendo prazos estipulados em normas do Conselho. Fazer o pré-cadastro no sistema do Conselho de novos inscritos e enviar boleto e requerimento correspondente. Controlar o cadastro de pessoas físicas e jurídicas, inserindo os dados referentes aos novos registros e atualizando informações, visando assegurar a exatidão dos dados. Emitir e entregar registros e documentos solicitados pelos profissionais e Pessoa Jurídicas, de acordo com as normas e procedimentos do Conselho. Efetuar a baixa, cancelamento, reintegração ou transferência de região de atuação de Fonoaudiólogos, conforme normas e procedimentos do Conselho. Fazer levantamentos periódicos de situação de Fonoaudiólogos, e Pessoas Jurídicas com documentos retidos e emitir notificação para regularização. Encaminhar documentação de Pessoas Jurídicas à Assessoria Jurídica do Conselho para as análises pertinentes e aprovação em caso de dúvidas. Levantar informações referentes aos processos em trâmite no Conselho, consultando o sistema de gestão e verificando a documentação em pastas e arquivos para atender às solicitações internas, dos profissionais e Pessoas Jurídicas. Controlar o arquivo de documentos e processos do Conselho organizando e dispondo a documentação em pasta específica, obedecendo a ordem numérica para preservar, facilitar consultas e cumprir exigências legais. Enviar, receber e distribuir correspondências e documentos, analisando a natureza e áreas de responsabilidade, colhendo e assinando protocolos, quando necessário, para comprovar o recebimento e entrega dos mesmos, quando necessário. Montar processos diversos de acordo com a demanda do Conselho, organizando informações necessárias e documentação. Auxiliar no controle de estoque de materiais do setor avaliando a necessidade de reposição. Atender as convocações para participar de reuniões nos Conselhos Federais ou qualquer outro órgão conforme orientação da Diretoria. Manter-se atualizado em relação aos eventos, e demais programações do Conselho, para prestar informações corretas aos interessados. Auxiliar nos diversos eventos organizados pelo Conselho assim como a Diretoria e as Comissões nos assuntos referentes à sua área de atuação passando informações para as tomadas de decisão. Manter contato com Conselhos de outras jurisdições para obtenção de informação e documentos necessários ao trâmite de processos. Alimentar e elaborar planilhas em geral, quando solicitado, para contribuir com o andamento das atividades. Consultar e emitir documentos específicos, através de sistema eletrônico para atender às demandas dos profissionais. Arquivar documentos e manter a organização dos arquivos do Conselho do Registro na Secretaria. Manter a organização do local de trabalho, para assegurar que o ambiente esteja sempre adequado para a realização das atividades. Zelar pelo patrimônio sob sua guarda, pela imagem da entidade mantendo total discrição e sigilo sobre assuntos inerentes ao Conselho. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.
  • Fonoaudiólogo fiscal - Fiscalizar, inspecionar e orientar as atividades de exercício profissional da área de Fonoaudiologia em toda a região de abrangência e jurisdição do Conselho Regional de Fonoaudiologia 5ª Região. Fazer cumprir as determinações do Conselho federal e fiscalizar orientando os profissionais para o exercício da profissão. Elaborar cronograma de fiscalização mensal para fazer visitas in loco e apresentá-lo ao Presidente da COF para aprovação e deliberações. Orientar à população em geral sobre inscrição e registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia 5ª Região, legislação pertinente à área de Fonoaudiologia, abertura de clínica, Código de ética Profissional e, outras informações gerais relacionadas ao exercício da profissão de Fonoaudiólogo. Receber denúncias, verificar suas origens, analisar o conteúdo e tomar as medidas e providências necessárias para as investigações e pareceres pertinentes. Averiguar irregularidades e, no caso de confirmação tomar as devidas providências e/ou encaminhar ao Conselho Federal de Fonoaudiologia ou Conselho Regional de Fonoaudiologia 5ª Região da área envolvida, bem como para outros órgãos pertinentes. Pesquisar e manter-se atualizado com prefeituras, associações e outras entidades, com o objetivo de verificar a existência de empresas que prestam serviços em Fonoaudiologia, mas que não se cadastraram no Conselho Regional de Fonoaudiologia 5ª Região. Pesquisar e analisar informações preliminares através de consultas em arquivos de fiscalizações realizadas anteriormente quando possível. Verificar se fonoaudiólogos com registros cancelados ou em processo de baixa ou, não inscritos no Conselho Regional de Fonoaudiologia 5ª Região, exercem a profissão de forma irregular e tomar as devidas providências. Realizar visitas regulares de fiscalização, inspeção e orientação em estabelecimentos prestadores de serviços em Fonoaudiologia, verificando instalações e equipamentos, condições de utilização, responsabilidade técnica do serviço a fim de dar cumprimento aos planos de ação fiscal aprovados pela direção do Conselho Regional de Fonoaudiologia 5ª Região. Emitir documentos fiscalizatórios conforme a legislação em vigor, descrevendo os aspectos legais, técnicos e operacionais, preenchendo os dados constantes nos formulários de acordo com a legislação e as normas e procedimentos do Conselho Regional de Fonoaudiologia 5ª Região. Cadastrar e arquivar toda a documentação utilizada no momento das visitas aos profissionais. Elaborar e emitir ofícios e/ou responder e-mails para esclarecimentos em questões ligadas às atividades de orientação fiscalização e inspetoria. Conferir os autos cadastrados pelas demais fiscais e aprovar no sistema. Confrontando a documentação. Participar de reuniões, eventos, relacionados à fonoaudiologia representando o Conselho. Mensalmente fazer relatório dos números referente às ações da Fiscalização para à Presidente da COF. Elaborar pareceres, informes e relatórios, realizando pesquisas, entrevistas, fazendo observações e sugerindo medidas para implantação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de atividades em sua área de atuação. Participar das atividades administrativas, de controle e de apoio referentes a sua área de atuação. Orientar os demais profissionais do Conselho Regional de Fonoaudiologia 5ª Região nos casos de Fonoaudiólogos e pessoas jurídicas com pendências que exijam procedimentos da COF. Manter-se atualizado sobre assuntos pertinentes à sua área de atuação, estudando e analisando Leis, Decretos, instruções, normas e outros documentos necessários à implementação fiscal. Participar das atividades de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal/técnico e auxiliar, realizando-as em serviço ou ministrando aulas e palestrar, a fim de contribuir para o desenvolvimento qualitativo dos recursos humanos do Conselho Regional de Fonoaudiologia 5ª Região. Participar dos grupos de trabalho e/ou reuniões com os setores do Conselho Regional de Fonoaudiologia 5ª Região e outras entidades públicas e particulares, realizando estudos, emitindo pareceres ou fazendo exposições sobre situações e/ou problemas identificados, opinando, oferecendo sugestões, revisando e discutindo trabalhos técnico-científicos para subsidiar diretrizes, planos e programas de trabalhos. Participar na elaboração do relatório anual das atividades desenvolvidas pela COF para envio ao CFFa. Zelar pelo patrimônio sob sua guarda, pela imagem da entidade mantendo total discrição e sigilo sobre assuntos inerentes ao Conselho. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Conteúdo programático

  • Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
  • Informática - 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico: MS Outlook. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.
  • Raciocínio lógico e matemático - 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.
  • Atualidades - 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como recursos hídricos, segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.
  • Legislação e ética na administração pública - 1 Ética e função pública. 2 Ética no setor público. 3 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 4 Lei nº 9.784/1999 e suas alterações (Processo administrativo). 5 Acesso à Informação: Lei nº 12.527/2011; Decreto nº 7.724/2012.
  • Direito constitucional - 1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos. 3 Administração Pública. 3.1 Disposições gerais, servidores públicos.
  • Conhecimentos específicos (auxiliar administrativo) - Noções de Administração: conceitos básicos; tipos de organização; estruturas organizacionais; departamentalização; organogramas e fluxogramas. Noções de Funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle. Noções de Relações Humanas e Relações interpessoais. Noções de Administração Financeira, Administração de Pessoas e Administração de Materiais. Ética e Responsabilidade Social. Noções de Procedimentos Administrativos e Manuais Administrativos. Noções de Organização e Métodos. Noções de atendimento a clientes e atendimento ao telefone. Serviço de protocolo e arquivo: tipos de arquivo; acessórios do arquivo; fases do arquivamento: técnicas, sistemas e métodos. Protocolo: recepção, classificação, registro e distribuição de documentos. Expedição de correspondência: registro e encaminhamento. Legislação específica: Lei nº 6.965/1981; Decreto nº 87.218/1982, Código de Ética da Fonoaudiologia. Resoluções do CFFa nºs 388/2010; 516/2017; 517/2017; 532/2018; 533/2018; 538/2019; 550/2019. Site para consulta: www.fonoaudiologia.org.br.
  • Conhecimentos específicos (assistente administrativo) - Noções de Administração Geral: 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 2 Processo administrativo. 2.1 Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle. 2.2 Processo de planejamento. 2.2.1 Planejamento estratégico: visão, missão, valores e objetivos estratégicos. 2.2.2 Análise competitiva e estratégias genéricas. 2.2.3 Administração por objetivos. 2.2.4 Processo decisório. 2.3 Organização. 2.3.1 Estrutura organizacional. 2.3.2 Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo. 2.3.3 Organização informal. 2.3.4 Cultura organizacional. 2.4 Motivação e liderança. 2.4.1 Comunicação. 2.4.2 Descentralização e delegação. 2.5 Controle. 2.5.1 Características. 2.5.2 Tipos, vantagens e desvantagens. 2.5.3 Sistema de medição de desempenho organizacional. 3 Gestão de pessoas. 3.1 Equilíbrio organizacional. 3.2 Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. 3.3 Recrutamento e seleção de pessoas. 3.3.1 Objetivos e características. 3.3.2 Principais tipos, características, vantagens e desvantagens. 3.4 Capacitação de pessoas. 3.5 Gestão de desempenho. 4 Gestão de projetos. 4.1 Elaboração, análise e avaliação de projetos. 4.2 Principais características dos modelos de gestão de projetos. 4.3 Projetos e suas etapas. 5 Gestão de processos. 5.1 Conceitos da abordagem por processos. 5.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 6 Licitações e contratos administrativos. 6.1 Lei nº 8.666/1993 e suas alterações. 6.1.1 Modalidades de licitação, dispensa e inexigibilidade. 6.2 Lei nº 10.520/2002 e demais disposições normativas relativas ao pregão. 6.3 Decreto nº 7.892/2013 (sistema de registro de preços). 6.4 Lei nº 12.462/2011 (Regime Diferenciado de Contratações Públicas). Decreto nº 6.170/2007, Portaria Interministerial CGU/MF/MP nº 507/2011 e suas alterações. Legislação específica: Lei nº 6.965/1981; Decreto nº 87.218/1982, Código de Ética da Fonoaudiologia. Resoluções do CFFa nºs 388/2010; 516/2017; 517/2017; 532/2018; 533/2018; 538/2019; 542/2019; 550/2019. Site para consulta: www.fonoaudiologia.org.br.
  • Conhecimentos específicos (fonoaudiólogo fiscal) - Lei nº 6.965/1981 (dispõe sobre a regulamentação da profissão de fonoaudiólogo e determina outras providências); Decreto nº 87.218/1982; Código de Ética da Fonoaudiologia; Código de Processo Disciplinar; NR 7 MTb; Portaria 19/1998 MT.; Lei nº 6.839/1980 (dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões); Lei nº 12.303/2010 (dispõe sobre a obrigatoriedade da realização do exame denominado Emissões Otoacústicas Evocadas); Lei nº 12.401/2011 (dispõe sobre a assistência terapêutica e a incorporação da tecnologia em saúde no SUS); Decreto nº 6.286/2007 (institui o Programa Saúde na Escola – PSE e dá outras providências); Decreto nº 7.602/2011 (Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho-PNSST); Portaria GM/MS nº 3.088/2011 (institui a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, no âmbito do SUS); Portaria GM/MS nº 793/2012 (institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde); Portaria GM/MS nº 930/2012 (define as diretrizes e objetivos para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido grave ou potencialmente grave e os critérios de classificação e habilitação de leitos de Unidade Neonatal no âmbito do Sistema Único de Saúde-SUS); Portaria GM/MS nº 1.823/2012 (institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora); Resolução ANVISA RDC nº 50/2002 (dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde); Resolução ANVISA RDC nº 11/2006 (dispõe sobre o Regulamento Técnico de Funcionamento de Serviços que prestam Atenção Domiciliar); Resolução ANVISA RDC nº 07/2010 (dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva e dá outras providências); Resolução Normativa ANS nº 167/2007 (atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que constitui a referência básica para cobertura assistencial nos planos privados de assistência à saúde, contratados a partir de 1º de janeiro de 1999, fixa as diretrizes de Atenção à Saúde e dá outras providências); Protocolo Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Legislação específica: Resoluções do CFFa nºs 168/1996; 365/2009; 415/2012; 444/2013; 473/2015; 488/2016; 516/2017; 517/2017; 521/2018; 532/2018; 533/2018; 534/2018; 539/2019; 542/2019; 550/2019. Site para consulta: www.fonoaudiologia.org.br.

Curso grátis de informática para o concurso Crefono 5

Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Crefono 5 nesta página, com as principais informações do processo seletivo. Outros detalhes podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.


Cronograma

Abertura das inscrições30/10/2019
Encerramento das inscrições09/12/2019
Prova09/02/2020
Divulgação do Gabarito10/02/2020

Notícias do concurso Crefono 5 - GO e DF 2020

Edital e Anexos

Abertura (30/10/2019) Edital de abertura de inscrições

Provas Crefono 5 - Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5ª Região

Nenhuma prova encontrada

Provas Quadrix - Instituto Quadrix

Orgão, Cargos e OrganizadoraAnoAnexo
CRESS Agente Fiscal
Quadrix
2015 Prova / Gabarito
CREFITO Agente Fiscal
Quadrix
2015 Prova / Gabarito
CRM Administrador
Quadrix
2015 Prova / Gabarito
CRM Analista Contabil
Quadrix
2015 Prova / Gabarito
COREN Advogado
Quadrix
2014 Prova / Gabarito

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Sobre Crefono 5 - Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5ª Região

O CRFa 5ª Região foi criado pela Lei nº 6965/81, com os objetivos de zelar pela dignidade e autonomia da profissão, fazer cumprir as normas da ética profissional, além de disciplinar, julgar, orientar e fiscalizar o exercício profissional.

 

Sobre Quadrix - Instituto Quadrix

Presente no mercado desde 1997, o Instituto Quadrix organiza seleções em âmbito municipal, estadual e federal. Mantém escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte.


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