MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso Guarda Municipal Joinville (SC) 2019

Orgão: Prefeitura Joinville
Nº vagas:5
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Guarda Municipal
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário: De R$ 3255,59 Até R$ 3255,59
Estados com Vagas: SC
Cidades: Joinville - SC

Agenda

Abertura das inscrições15/10/2019
Encerramento das inscrições13/11/2019
Prova15/12/2019
Divulgação do Gabarito16/12/2019
Divulgação do Resultado30/06/2020

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 17/10/2019, às 14h59 - Atualizado em 01/07/2020, às 18h00


O concurso Guarda Municipal de Joinville, no estado de Santa Catarina, preencherá cinco vagas na corporação, além de formar cadastro reserva. Os candidatos devem possuir ensino médio e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "B".

Resumo do edital

Atribuições do guarda municipal

É responsável pela proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do Município, com a finalidade de prevenir, e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais, encaminhando ao delegado de polícia, diante do flagrante delito, o autor da infração. Zelar pela segurança das pessoas, do patrimônio e pelo cumprimento das Leis e regulamentos. Prestar informações ao público e aos órgãos competentes. Proteger os bens, serviços e instalações do Município, prevenindo a ocorrência de atos ilícitos, danos, vandalismo e sinistros contra os mesmos, através do patrulhamento ostensivo e preventivo, mediante a vigilância das escolas, das unidades de saúde, museus e demais prédios utilizados na prestação de serviços públicos pela Administração Municipal, bem como dos bens de uso comum do povo, assim entendidos as vias públicas, praças, parques, jardins, cemitérios, mercados públicos, feiras livres, monumentos e quaisquer outros de domínio público municipal, provendo as condições necessárias para que a população possa usufruir de tais ambientes com segurança. Estabelecer integração com os órgãos municipais de políticas sociais, visando ações intersetoriais e interdisciplinares de segurança do Município. Atuar em colaboração com os órgãos estaduais e federais, mediante solicitação, assim como atender situações excepcionais. Prestar apoio às atividades dos agentes de fiscalização de posturas, tributos, sanitária, saúde, trânsito, meio ambiente, transporte público e demais serviços municipais. Atender a população em eventos danosos, em auxílio à Defesa Civil e autoridades competentes do Município. Contribuir com a segurança escolar, incluídas ações preventivas e educativas, possibilitando a implantação de uma cultura de paz na comunidade local. Atuar como agente da autoridade de trânsito, educando, orientando, fiscalizando e controlando o trânsito nas vias e logradouros municipais, visando a segurança e a fluidez no tráfego. Colaborar com campanhas de interesse público e demais atividades de órgãos e entidades municipais no desenvolvimento de trabalhos correlatos com a missão da Guarda Municipal.

Conteúdo programático

  • Língua portuguesa - Pontuação, acentuação, ortografia, formação de palavras, classes de palavras, funções sintáticas, regência (nominal e verbal), concordância (nominal e verbal), figuras de linguagem, tipos de discurso (direto, indireto, indireto livre), gêneros textuais, relações de sentido (sinonímia, antonímia), coesão e coerência e interpretação de texto.
  • Matemática - Números: naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais, complexos; Álgebra: sequências, conceitos, operações com expressões algébricas; progressões, polinômios; Números: números decimais, proporcionalidade e matemática comercial/financeira, números complexos, análise combinatória; Equações e Inequações; Relações e funções; Geometria: elementos básicos, conceitos primitivos, representação geométrica no plano; Geometria espacial; Geometria analítica; Sistema de medidas: comprimento, superfície, volume, capacidade, ângulo, tempo, massa, peso, velocidade e temperatura; Estatísticas: noções básicas, razão, proporção, interpretação e construção de tabelas e gráficos; Probabilidade. Matrizes e sistemas lineares; Trigonometria: relações trigonométricas no triângulo retângulo, funções trigonométricas.
  • História/geografia de Joinville e atualidades - Ênfase na vinculação dos seguintes temas ao contexto cultural, histórico, político e geográfico do município de Joinville e região: Ambiente construído: Território, evolução urbana, população, ocupação do território. Mobilidade, integração rodoviária, ferroviária e aeroportuária, rede cicloviária. Infraestrutura urbana, água e esgoto, resíduos sólidos, gás encanado, habitação, comunicações. Patrimônio cultural, sítios arqueológicos indígenas, tombamento. Ambiente natural: Relevo. Solo. Águas. Clima. Vegetação. Vida animal. Desenvolvimento econômico: Produção econômica, PIB, importação, exportação, agroindústria artesanal, piscicultura, pesca artesanal, destaques na economia. Emprego. Renda. Expansão econômico industrial. Desenvolvimento Social: População, densidade demográfica, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Assistência Social, Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média Complexidade, Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Cultura e turismo, museus e espaços de memória, eventos culturais, espaços de eventos, turismo ecorrural, arquitetura, culinária. Educação, escolaridade, desempenho escolar, oferta de ensino. Esporte, ações de lazer e esporte amador, esporte de rendimento. destaques. Saúde, mortalidade infantil, tenção básica à saúde, atenção de média complexidade à saúde, atenção à saúde de alta complexidade, erviços de referência, assistência farmacêutica, cobertura vacinal. Segurança, órgãos de segurança. História de Joinville. Colonização. Evolução econômica. Pilares da economia Joinvilense. Instituições e personalidades. Símbolos de Joinville. Atualidades. Mundo, Brasil, Santa Catarina, Joinville.
  • Conhecimentos específicos - Direito Constitucional: Princípios Fundamentais. Direitos e Garantias Fundamentais. Organização do Estado. Organização dos Poderes. Defesa do Estado e das Instituições Democráticas. Direito Penal: Dos Crimes contra a Administração Pública. Direito Administrativo: Administração Pública. Princípios do Direito Administrativo. Deveres e Poderes da Administração e dos Administradores. Ato Administrativo. Agentes Públicos. Controle da Administração. Processo Administrativo. Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Estatuto Geral das Guardas Municipais, Lei Federal nº 13.022, de 08 de agosto de 2014. Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Lei de criação da Guarda Municipal de Joinville, Lei Complementar nº 397, de 19 de dezembro de 2013. Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Joinville, Lei Complementar Municipal nº 266, de 05 de abril de 2008.

Curso grátis de matemática para o concurso Guarda Municipal de Joinville

Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Guarda Municipal de Joinville nesta página, com as principais informações do processo seletivo. Outros detalhes podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.

Edital e Anexos


Abertura (17/10/2019) Edital de abertura de inscrições

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

+Notícias do concurso Guarda Municipal Joinville (SC) 2019


Concurso Guarda Municipal de Joinville - agentes da corporação perfilados - Divulgação

Concurso Guarda Municipal de Joinville SC: saiu gabarito da prova objetiva

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 15/12/2019, às 08h30 - Atualizado em 17/12/2019, às 09h56


Concurso Guarda Municipal Joinville: vagas de nível médio - Divulgação

Concurso Guarda Municipal de Joinville SC registra mais de 5 mil candidatos

Redação | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 28/11/2019, às 13h35 - Atualizado às 14h43


Concurso Guarda Municipal de Joinville - agentes da corporação perfilados - Divulgação

Concurso Guarda Municipal de Joinville SC encerra inscrições nesta quarta (13)

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 17/10/2019, às 15h20 - Atualizado em 13/11/2019, às 09h26


Acompanhe o JC Concursos: + Google News | + Youtube | + Instagram

Sobre Prefeitura Joinville

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.