MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso IBGE 2019 - Analista censitário

Orgão: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Nº vagas:400
Taxa de inscrição: De R$ 64,00
Cargos: Analista
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 4200,00
Organizadora: Instituto AOCP
Estados com Vagas: AC , AL , AP , AM , BA , CE , DF , ES , GO‍ , MA , MT , MS , MG , PA , PB , PR , PE , PI , RJ , RN , RS , RO , RR , SC , SP , SE , TO

Agenda

Abertura das inscrições
Abertura de inscrições IBGE analista
08/07/2019
Encerramento das inscrições
Encerramento de inscrições IBGE analista
23/07/2019
Prova
Aplicação de provas IBGE analista
01/09/2019
Divulgação do Gabarito02/09/2019

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 08/07/2019, às 07h57 - Atualizado em 03/09/2019, às 18h00


concurso IBGE 2019 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) preencherá 400 vagas de analista censitário para o Censo Demográfico 2020 em todo o Brasil. 

O cargo é destinado a profissionais com nível superior completo, sendo considerados cursos de graduação em várias áreas de atuação.

Resumo do edital

Atribuições do cargo

  • Desenvolver atividades relativas às etapas de desenvolvimento e apuração dos dados das operações censitárias; desenvolver atividades de infraestrutura das operações censitárias; e desenvolver atividades de disseminação dos dados das operações censitárias.

Conteúdo programático parcial

  • Língua portuguesa - Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o ponto de vista de sua participação na estruturação significativa dos textos.
  • Raciocínio lógico - I - Noções básicas de lógica: conectivos, tautologia e contradições, implicações e equivalências, afirmações e negações, silogismos. II - Estrutura lógica de relações entre pessoas, lugares, objetos e eventos. III - Dedução de novas informações a partir de outras apresentadas. IV - Lógica da argumentação. V - Diagramas lógicos. VI - Análise, interpretação e utilização de dados apresentados em tabelas e gráficos. VII - Princípio fundamental da contagem. VIII - Cálculo de probabilidade em espaços amostrais finitos. 

Dicas de estudo para o concurso IBGE

Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso IBGE nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

+Notícias do concurso IBGE 2019 - Analista censitário


Concurso IBGE - analista censitário durante coleta de dados - Licia Rubinstein/Agência Notícias IBGE

Concurso IBGE 2019: saiu gabarito para analista censitário

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 01/09/2019, às 10h00 - Atualizado em 02/09/2019, às 09h46


Concurso IBGE - analista censitário durante coleta de dados - Licia Rubinstein/Agência Notícias IBGE

Concurso IBGE 2019: divulgado gabarito para analista censitário

Redação | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 27/08/2019, às 09h50 - Atualizado em 02/09/2019, às 09h38


Acompanhe o JC Concursos: + Google News | + Youtube | + Instagram

Sobre IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.