Concurso PM AM 2019 Autorizado

Orgão: PM AM - Polícia Militar do Amazonas
Nº vagas: 661
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Soldado, Oficial
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AM

5,00(100.0%)1 voto(s)

Publicado em 29/03/2019, às 11h22 - Atualizado em 30/08/2019, às 05h25


A expectativa é de que o próximo concurso da PM AM (Polícia Militar do Amazonas) seja publicado no segundo semestre de 2019.

O órgão já recebeu a autorização para preencher 681 vagas, sendo 20 para oficial combatente - aluno oficial combatente, 20 para oficial de saúde - aluno oficial de saúde, 20 para cabo especialista de música - aluno cabo, 20 para cabo especialista de saúde - aluno cabo e 601 para soldado combatente - aluno soldado. 

A comissão do certame está constituídas desde 2018 e o próximo passo é a escolha da banca organizadora.

Informações complementares

  • Atribuições do soldado da PM AM
  • Requisitos para soldado
  • Conteúdo programático do soldado

Atribuições do soldado da PM AM

Inicialmente, como aluno soldado PM, tem o dever de exercer atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do curso de formação, conforme legislação subsidiária, regulamentos da PMAM e das instituições de Ensino onde encontrar-se matriculado.

Já como soldado PM, exerce atribuições inerentes a soldado PM, com atribuições e deveres previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes.

Requisitos para soldado

  • ter nacionalidade brasileira;
  • gozar dos direitos civis e políticos;
  • estar quite com as obrigações eleitorais;
  • estar quite com as obrigações do serviço militar (somente para candidatos do sexo masculino);
  • ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada por junta médica de órgão oficial do Estado do Amazonas;
  • ter idade mínima de 18 anos e idade máxima de 28 anos completos;
  • ter, descalço e descoberto, altura mínima de 1,65m (um metro e sessenta e cinco centímetros) se for do sexo masculino e,1,60m (um metro e sessenta centímetros), se for do sexo feminino;
  • não possuir antecedentes criminais;
  • ter conduta civil compatível com o cargo policial militar pretendido, devidamente comprovado em investigação à cargo da PMAM;
  • ter aptidão para a carreira policial militar, aferida através do exame de aptidão intelectual, inspeção de saúde, testes de aptidão física, avaliação psicológica, investigações conforme subitem 19.1 e aprovação no CFSD PM;
  • caso o candidato seja militar, deve estar classificado no mínimo no comportamento "Bom".
  • ser habilitado na condução de veículo automotor em qualquer categoria prevista no Código de Trânsito Brasileiro.
  • possuir ensino médio ou equivalente com apresentação do certificado, diploma e/ou certidão de conclusão correspondente, reconhecido por órgão competente.

Conteúdo programático do soldado

Conforme consta no edital do último concurso da PM AM, as provas cobraram os seguintes assuntos:

LÍNGUA PORTUGUESA - Compreensão e interpretação de texto. Fonética. Acentuação gráfica. Morfologia. Classe de Palavras: emprego do substantivo, adjetivo, advérbio, preposição conjunção, pronome, verbo. Sintaxe: Análise sintática, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, colocação pronominal e emprego da crase. Pontuação. Estilística. Linguagem figurada: metáfora, metonímia, anacoluto, elipse, silepse de gênero, número e pessoa. Semântica. Homonímia, paronímia, sinonímia (relação de analogia) e antonímia.

MATEMÁTICA - Funções (1º e 2º Graus, Modulares, Exponenciais e Logarítimas); Progressões; Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares; Análise Combinatória e Binômio de Newton; Polinômios e Equações; Trigonometria; Geometria (Plana e no Espaço); Geometria Analítica; Números Complexos.

GEOGRAFIA - I) GEOGRAFIA DO BRASIL: O Espaço Geográfico Brasileiro: Aspectos Físico, Humano e Econômico. II) GEOGRAFIA DO AMAZONAS: Os Municípios do Estado do Amazonas: área, limites população, altitudes, distância da cidade de Manaus; A distribuição de municípios em micro-regiões; Clima e vegetação do Amazonas; Aspectos econômicos do Estado do Amazonas: Extrativismo (vegetal, animal e mineral); Agricultura; Setor Pecuário; Indústria; A Zona Franca de Manaus. Projetos para a Amazônia: (Projeto SIVAM, Projeto Calha Norte). Ecologia: Impactos ambientais, reservas e parques ecológicos. Transportes do Estado do Amazonas: Rodoviário, aeroviário, fluviais.

HISTÓRIA - I) HISTÓRIA DO BRASIL: O Brasil e o Sistema Colonial Ibérico; Organização e Consolidação do Estado Imperial; As Transformações Econômicas no Século XIX; Economia e Sociedade nos Anos 30; Democracia e Militarismo; A modernização Autoritária. II) - HISTÓRIA DO AMAZONAS: Fases da Ocupação da Amazônia: O mercantilismo e sua influência na Amazônia; O início da colonização na Amazônia; As formas de recrutamento da mão-de-obra indígena; O regimento das missões como novo sistema de organização do trabalho. A luta pela autonomia da Amazônia e a criação e instalação da província do Amazonas. Economia Gomífera do Amazonas. Antecedentes do ciclo da borracha. A República do Estado do Amazonas. Junta Provisória de Governo. Os governadores republicanos. O Amazonas no Pós-30 até os nossos dias. Zona Franca de Manaus e a performance do Estado na última década.


Cronograma

Autorização do Concurso
Autorização concurso PM AM
04/05/2018
Divulgação do Resultado
Estimativa
04/05/2022

Notícias do concurso PM AM 2019

Provas PM AM - Polícia Militar do Amazonas

Nenhuma prova encontrada


Comentários

Mais Lidas