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Concurso Prefeitura de Guaraci (SP) 2023

Orgão: Prefeitura de Guaraci (SP)
Nº vagas:60
Taxa de inscrição: De R$ 51,00 Até R$ 75,00
Cargos: Motorista, Psicólogo, Dentista
Áreas de Atuação: Administrativa, Educação, Operacional, Saúde
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1418,18 Até R$ 4039,16
Organizadora: Instituto Mais
Estados com Vagas: SP
Cidades: Guaraci - SP

Agenda

Abertura das inscrições03/07/2023
Encerramento das inscrições10/08/2023
Prova17/09/2023
Divulgação do Gabarito18/09/2023

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 31/01/2019, às 10h42 - Atualizado em 19/09/2023, às 18h00


O mais recente concurso da Prefeitura de Guaraci, no interior de São Paulo, preencherá 60 vagas em cargos de todas as escolaridades. Os salários variam de R$ 1.418,18 a R$ 4.039,16.

Resumo do edital

Saiba como é a distribuição das vagas

Há oportunidades com exigência de nível fundamental para encanador (2 postos), motorista (10) e tratorista (2).

As opções de ensino médio são para agente de organização escolar (12), monitor social (2), operador de máquina (2), técnico em enfermagem (5) e técnico em farmácia (2).

Curso superior é requisito para assistente social (2), biomédico (2), dentista (2), enfermeiro (5), fonoaudiólogo (2), nutricionista (1), psicólogo (5), psicopedagogo (2) e terapeuta ocupacional (2).

Atribuições de alguns cargos

  • Biomédico — Realizar análises físico-químicas e microbiológicas para as quais esteja legalmente habilitado. Planejar e executar pesquisas científicas na área de sua especialidade profissional. Analisar amostras de materiais biológicos, bromatológicos e ambientais, coletando e preparando amostras e materiais. Selecionar equipamentos e insumos, visando o melhor resultado das análises finais para posterior liberação e emissão de laudos. Operar equipamentos de diagnósticos por imagem e de radioterapia. Trabalhar seguindo normas e procedimentos de boas práticas específicas de sua área de atuação. Atuar na responsabilização técnica na sua categoria profissional para garantir a fiscalização técnica e ética da instituição que trabalha, sendo responsável por garantir a atualização de procedimentos técnicos científicos e contribuir para organização dos serviços da sai área de atuação. Executar outras atividades que, por sua natureza, de ofício ou sob a ordem do superior imediato, que estejam inseridas no âmbito das atribuições do cargo e da área de atuação.

  • Encanador — Operacionalizar projetos de instalações de tubulações, definir traçados e dimensionar tubulações. Abrir valas no solo e paredes para reparos e instalações de tubulações de água e esgoto. Montar e instalar registros e outros acessórios da tubulação fazendo as conexões necessárias com os aparelhos para completar a instalação do sistema. Especificar, quantificar e inspecionar materiais. Preparar locais para instalações, realizar pre-montagem e instalar tubulações de água e esgoto. Corte no fornecimento de água e esgoto em casos de vazamentos e inadimplência do usuário. Proteger instalações e fazer manutenções em equipamentos e assessórios. Zelar pelas ferramentas de trabalho. Executar outras tarefas correlatas de ofício ou sob a ordem do superior imediato.

  • Agente de organização escolar — Desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, relacionadas com a execução de ações envolvendo a secretaria escolar e o atendimento a alunos e à comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da unidade escolar. Organizar e manter atualizados os prontuários dos alunos, procedendo ao registro e escrituração relativos à vida escolar, especialmente no que se refere à matrícula, frequência e histórico escolar. Providenciar a elaboração de diplomas, certificados de conclusão de série/ano e de cursos, de aprovação em disciplinas e outros documentos relativos à vida escolar dos alunos. Manter atualizada a lista piloto sobre a movimentação escolar dos alunos. Inserir, manter e atualizar dados dos alunos nos Sistemas Informatizados Corporativos da Secretaria de Estado da Educação, tais como: a). efetivação de matrícula e manutenção da ficha cadastral dos alunos, de acordo com a documentação civil, e atualização do endereço completo; b). lançamento de todas as informações referentes à participação em programas de distribuição de renda, transporte escolar e, quando for o caso, de caracterização de necessidade educacional especial; c). lançamento da movimentação escolar, tais como transferências, ausências, abandono e outros. d). registro do Rendimento Escolar Individualizado, no final do ano letivo, ou a cada semestre no caso da Educação de Jovens e Adultos, no Sistema de Cadastro de Alunos, necessário para o cálculo dos indicadores de fluxo da escola. e). preparação da documentação e dados para consultas e publicação de registro de concluintes de curso no sistema GDAE, Módulo Concluintes. Registrar, preparar, expedir e controlar documentos relativos à frequência do pessoal docente e dos demais servidores da escola. Organizar e manter atualizados os assentamentos dos servidores em exercício na escola. Preparar dados para a folha de pagamento de vencimentos e salários do pessoal da escola, bem como realizar expedientes relacionados a ela. Lançar a frequência dos servidores lotados na unidade, bem como as alterações de carga horária de docentes, aulas ministradas eventualmente e reposição de aulas, dentro dos prazos estabelecidos. Elaborar e submeter à apreciação do Diretor de Escola a escala de férias anual dos docentes e demais servidores para pagamento do adicional de 1/3 de férias. Manter organizados e atualizados os arquivos, responsabilizando- se pela guarda de livros e papéis. Preparar expedientes relativos a registro, controle, aquisição de materiais e prestação de serviços, bem como adotar medidas administrativas necessárias à manutenção e à conservação de equipamentos e bens patrimoniais de natureza permanente e de consumo. Controlar a movimentação de alunos no recinto da escola, em suas imediações e na entrada e saída da unidade escolar, orientando-os quanto às normas de comportamento, informando à Direção da Escola sobre a conduta deles e comunicando ocorrências. Controlar o fluxo de docentes, fiscalizando o cumprimento do horário de aulas e encaminhar docente eventual à sala de aula, quando necessário. Prestar atendimento, por telefone e pessoalmente, à comunidade escolar, quando solicitado. Responder, perante o superior imediato, pela regularidade e autenticidade dos registros da vida escolar dos alunos, a Cargo Público da secretaria da escola. Cumprir normas legais, regulamentos, decisões e prazos estabelecidos para a execução dos trabalhos de sua responsabilidade, relativos à secretaria da escola. Receber, registrar, distribuir, preparar e instruir expedientes e ofícios, observadas as regras de redação oficial, e dando-lhes o devido encaminhamento. Organizar e manter o protocolo e o arquivo escolar. Organizar e manter atualizado o acervo de leis, decretos, regulamentos, resoluções, portarias e comunicados de interesse da escola. Atender aos servidores da escola e aos alunos, prestando-lhes esclarecimentos sobre escrituração e legislação, consultando o superior imediato quando necessário. Participar, em conjunto com a equipe escolar, da formulação e implementação da Proposta Pedagógica da Escola, contribuindo para a integração escola-comunidade. Assistir o Diretor da Escola, mantendo registro de dados referentes à Associação de Pais e Mestres, a verbas, disponibilidade de recursos financeiros, devendo realizar a prestação de contas dos gastos efetuados na unidade escolar, quando solicitado.

Concurso da Prefeitura de Guaraci: o que vai cair na prova?

Confira abaixo os temas comuns aos cargos de nível fundamental:

  • Língua portuguesa — Compreensão de textos. Ortografia. Plural de substantivos e adjetivos. Conjugação de verbos. Concordância entre adjetivo e substantivo e entre o verbo e seu sujeito. Confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas. Pontuação. Separação silábica e sua classificação. Acentuação. Emprego das classes de palavras (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações): substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção.

  • Matemática — Operações com números naturais e fracionários: adição, subtração, multiplicação e divisão. Problemas envolvendo as quatro operações. Sistema de medidas. Sistema monetário brasileiro.

  • Legislação municipal — Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Guaraci atualizado e/ou alterado. Lei Orgânica do Município de Guaraci atualizada e/ou alterada.

Curso grátis de língua portuguesa

Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Prefeitura de Guaraci nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital nº 1/2023, disponível para consulta abaixo.

+Aulas grátis

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Sobre Prefeitura de Guaraci (SP)

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.

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