Concurso Prefeitura Guaraniaçu (PR) 2019 Em andamento

Orgão: Prefeitura Guaraniaçu
Nº vagas: 64
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Professor
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Estados com Vagas: PR
Cidades: Guaraniaçu - PR

Publicado em 27/10/2017, às 15h54 - Atualizado em 07/12/2019, às 11h00


O concurso Prefeitura de Guaraniauçu, no Paraná, preencherá 64 vagas temporárias para professor de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Resumo do edital

Distribuição das vagas

Os contratados atuarão nas seguintes unidades de ensino: Bianca Stólcis, Jean Piaget, Jorge Pio, Joaquim da Rosa, Francisco Manoel da Silva, Raio de Sol, Sonho Real, Greice Kelli, Cohapar, Fernanda Salvador, Coração de Jesus, São Judas Tadeu, Manoel Magalhães, Aracy Marques Linares e Bom Pastor.

Atribuições do professor

  • Docência na Educação Infantil e/ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental, atuando nas Escolas e nos Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino com as seguintes atribuições: participar da elaboração da proposta pedagógica da escola; elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar as aulas e cumprir as horas-atividade estabelecidas; cumprir os dias letivos previstos no calendário escolar; comparecer, quando convocado, às atividades não previstas no calendário escolar; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional previstos no calendário escolar; colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade; preencher o Livro de Registro de Classe de acordo com as orientações da mantenedora; obedecer aos preceitos vigentes na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Legislação Estadual e Municipal; desempenhar as demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e do processo ensino-aprendizagem; cumprir as determinações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Conteúdo programático

  • Língua portuguesa - Produção de texto; ortografia oficial; interpretação e compreensão de texto; bases da semântica e estilística; classes e emprego de palavras; emprego de tempo e modo verbais; concordância nominal e verbal; significado das palavras; sinônimos e antônimos; denotação e conotação; regência nominal e verbal; análise linguística; análise sintática e figuras de linguagem.
  • Matemática - Números inteiros, fracionários e decimais; operações: adição, subtração, multiplicação e divisão; expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; sistema de medidas; razão e proporção; regra de três; porcentagem; geometria espacial e métrica; sistema monetário; situações problema envolvendo números e operações.
  • Fundamentos da educação - Tendências e concepções pedagógicas; a educação e suas relações sócio-econômico-político e culturais; as relações entre educação, trabalho e cidadania; inclusão educacional e diversidade; função social da escola; estrutura educacional brasileira; sistema educacional brasileiro: níveis e modalidades de ensino; elementos da prática pedagógica; organização da escola e das instâncias colegiadas; saberes escolares; método didático; avaliação escolar; recursos didáticos e o uso de novas tecnologias da informação e comunicação na educação; Projeto Político Pedagógico; Gestão Democrática. Referências Bibliográficas: Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação, 2008. AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). Departamento de Educação. Currículo básico para a escola pública municipal: Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais. Cascavel: AMOP, 2014.

Curso grátis de matemática para o concurso Prefeitura de Guaraniaçu

 

Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Prefeitura de Guaraniaçu nesta página, com as principais informações do processo seletivo. Outros detalhes podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.


Cronograma

Abertura das inscrições14/10/2019
Encerramento das inscrições11/11/2019
Prova07/12/2019

Notícias do concurso Prefeitura Guaraniaçu (PR) 2019

Edital e Anexos

Abertura (27/10/2017) Edital Concurso Prefeitura Guaraniaçu PR (2017)
Abertura (17/10/2019) Edital de abertura de inscrições (2019)

Provas Prefeitura Guaraniaçu

Nenhuma prova encontrada

Sobre Prefeitura Guaraniaçu

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.


Comentários

Mais Lidas