Concurso Prefeitura Mafra (SC) 2020 Concurso Aberto

Orgão: Prefeitura Mafra
Nº vagas: 96
Taxa de inscrição: De R$ 60,00 Até R$ 100,00
Cargos: Professor, Agente, Monitor
Áreas de Atuação: Educação, Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1129,34 Até R$ 2883,57
Organizadora: FEPESE
Estados com Vagas: SC
Cidades: Mafra - SC

Publicado em 24/10/2018, às 11h17 - Atualizado em 27/03/2020, às 12h00


O concurso Prefeitura de Mafra, em Santa Catarina, conta com 96 vagas para contração imediata, além de formar cadastro reserva (CR). A oferta salarial varia de R$ 1.129,34 a R$ 2.883,57.

Resumo do edital

Distribuição das vagas

O cargo de monitor (3 postos) é opção para candidatos que possuem nível fundamental.

Ensino médio é requisito para agente educacional (5) e profissional da educação infantil (15).

O edital reúne oportunidades de nível superior para professor nas áreas de arte (4), ciências (2), educação física (CR), educação infantil e ensino fundamental de 1º ao 5º ano (27), ensino religioso (4), geografia (CR), história (CR), inglês (10), língua portuguesa (8), matemática (5), música (6), práticas zootécnicas (2) e práticas agrícolas, gerenciais e industriais (5).

Atribuições de alguns cargos

  • Agente educacional - Executa as atividades pertinentes a secretaria de escola e/ou educação, relacionados a vida escolar do aluno, recursos humanos, atendimento ao público e auxilia na catalogação, classificação, referência e conservação do acervo bibliográfico.

  • Monitor - Fiscaliza a entrada e saída da comunidade escolar, executa rondas internas na unidade escolar, auxilia no atendimento de emergências, recepciona veículos de transporte, realiza manutenção, reparo e limpeza das máquinas no local de trabalho, planeja e executa atividades que visem o desenvolvimento da criança/adolescente, executa atividades de lazer, organiza e modo a facilitar o bom andamento dos trabalhos, alimenta as crianças que ainda não conseguem fazê-lo sozinhas, realiza a troca de fraldas, da banho nos bebês e crianças menores de seis anos, acompanha as crianças/adolescentes em fase escolar em suas tarefas.

  • Profissional da educação infantil - Fiscaliza a entrada e saída da comunidade escolar, executa rondas internas na unidade escolar, auxilia no atendimento de emergências, recepciona veículos de transporte, realiza manutenção, reparo e limpeza das máquinas no local de trabalho, planeja e executa atividades que visem o desenvolvimento da criança/adolescente, executa atividades de lazer, organiza e modo a facilitar o bom andamento dos trabalhos, alimenta as crianças que ainda não conseguem fazê-lo sozinhas, realiza a troca de fraldas, da banho nos bebês e crianças menores de seis anos, acompanha as crianças/adolescentes em fase escolar em suas tarefas.

  • Professor - Os profissionais que exercem este cargo deverão ter habilitação específica, prática pedagógica e desempenharão atividades que envolvem o planejamento, execução e avaliação do processo ensino aprendizagem, de acordo com a legislação vigente; Possuir conhecimento e domínio do conteúdo, capacidade de trabalho e habilidades metodológicas - didáticas; - Seguir as Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Mafra, respeitada as peculiaridades da Unidade Educativa, integrando-se à ação pedagógica, como coparticipe na elaboração e execução do mesmo; - Testemunhar idoneidade moral e social, demonstrando maturidade no trabalho com os alunos; - Executar o trabalho diário de forma a vivenciar um clima de respeito mútuo e de relações que conduzam à aprendizagem; - Elaborar programas, planos de curso e planos de aula pertinentes a sua habilitação, em conformidade com o Projeto Político Pedagógico da escola e com a legislação vigente; - Participar ativamente da elaboração e avaliação do Projeto Político Pedagógico da escola; - Diagnosticar a realidade situacional (contexto, diversidade, etc.) de seus alunos; - Planejar as atividades anuais, bimestrais e diárias da sua turma de alunos, estabelecendo, de modo claro objetivos e metas a serem alcançados; - Ministrar aulas e atividades inerentes às matérias e conteúdo da sua área de atuação, organizando as tarefas com metodologias adequadas, assegurando o planejamento e avaliação e obedecendo as normativas legais, calendários e as disposições do Projeto Político Pedagógico vigentes, fazendo-o com eficiência e eficácia; - Executar o seu planejamento e consecução de atividades de ensino assegurando dinamismo, criatividade, interdisciplinaridade e conexão com os objetivos gerais do Sistema Municipal de Ensino; - Elaborar os planos de aula, selecionando assuntos, determinando a metodologia adequada à sua consecução e estabelecendo mecanismos de avaliação e mensuração da aprendizagem; - Prover com dinamismo e criatividade a elaboração de atividades especiais (metodológicas e dinâmicas) que assegurem, de forma efetiva, a aprendizagem; - Organizar e promover atividades educativas, culturais, recreativas, cívicas e de lazer, destinadas individual e coletivamente às crianças em idade de creche, pré-escolar e alunos das séries iniciais do ensino fundamental, visando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, efetivo, psíquico e social; - Implementar metodologias que possibilitem aos alunos o exercício da liberdade de escolha, da descoberta, da cooperação e atividades que os conduzam à construção gradativa dos seus conhecimentos e a autonomia moral e social; - Planejar atividades que envolvam jogos, desenhos, pintura, música, dança, canto e outras modalidades de expressão e comunicação visando criar experiências de aprendizagem que valorizem as manifestações espontâneas e culturais dos alunos e possibilitem o desenvolvimento da criatividade e novas formas de reconhecimento para representação do seu mundo; - Acompanhar os educandos em todas as atividades escolares de classe e extraclasse; - Realizar registro e acompanhamento da frequência dos alunos; - Elaborar projetos e ações que valorizem as novas tendências pedagógicas, com ênfase às tecnologias da informação (TICs) - Monitorar e avaliar as etapas, os avanços e a eficiência do processo de ensino aprendizagem; - Planejar e elaborar instrumentos e metodologias de avaliação, observando o comportamento e desempenho do aluno e do processo pedagógico; - Estabelecer formas alternativas de recuperação paralela para os alunos que apresentarem rendimento abaixo das metas estabelecidas; - Participar das atividades organizadas pelo sistema de ensino, em especial, dos conselhos de classe e atividades de avaliação, planejamento coletivo e cursos de formação; - Cooperar com os serviços de administração escolar, planejamento, supervisão e orientação educacional; - Participar de reuniões, encontros, atividades cívicas, culturais, conselhos de classe e atividades comunitárias, bem como da construção coletiva do planejamento das atividades do sistema de ensino e, de modo especial de sua unidade escolar; - Manter, de forma atualizada, os diagnósticos individualizados, planejamento anual, bimestral e diário, diários de classe, relatórios de ocorrências, registros escolares e demais controles e informações necessários ao sistema de ensino; - Zelar pela autodisciplina no cumprimento de regras e preceitos e assegurar a disciplina junto ao corpo discente; - Utilizar as horas/atividades disponibilizadas para a realização dos planejamentos e avaliações, nos termos legais; - Manter-se em constante aperfeiçoamento pedagógico, participando de ações do programa de formação continuada promovidos pelo sistema, e participar, sob interesse próprio, de cursos e processos de atualização; - Repor aulas sempre que não se cumprir a carga horária prevista conforme determinada a Lei 9394/96; - Exercer outras atividades correlatas ao processo educacional.

Conteúdo programático

Confira abaixo as disciplinas para monitor:

  • Língua portuguesa - Interpretação de texto. Sílaba e divisão silábica. Classes gramaticais: Substantivo, gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo e aumentativo). Classificação do substantivo (próprio, comum e coletivo). Adjetivo (número e gênero). Regras básicas de ortografia.
  • Conhecimentos específicos - Lei 8069 de 13 de julho de 1990 que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente. Noções de atendimento ao público. Atendimento ao telefone. Noções de prevenção de acidentes no ambiente escolar, no transporte e locomoção das crianças. Noções de combate a incêndios. Noções de primeiros socorros. Noções de segurança na escola (números telefônicos Polícia, SAMU, Corpo de Bombeiros). Saúde e higiene das crianças: lavagem das mãos; banho; troca de fraldas; descarte das fraldas.

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Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Prefeitura de Mafra nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático  na íntegra pode ser conferido no edital abaixo, disponível entre os anexos. 


Cronograma

Abertura das inscrições20/03/2020
Encerramento das inscrições22/04/2020
Prova17/05/2020
Divulgação do Gabarito17/05/2020
Divulgação do Resultado10/06/2020

Notícias do concurso Prefeitura Mafra (SC) 2020

Edital e Anexos

Abertura Edital Concurso Prefeitura Mafra SC (1)
Abertura Edital Concurso Prefeitura Mafra SC (2)
Abertura (26/03/2020) Edital de abertura de inscrições

Provas Prefeitura Mafra

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Provas FEPESE

Orgão, Cargos e OrganizadoraAnoAnexo
Câmara Municipal Analista Legislativo Contador
FEPESE
2016 Prova / Gabarito
Câmara Municipal Analista Legislativo Direito
FEPESE
2016 Prova / Gabarito
_PREFEITURA MUNICIPAL Analista de TI
FEPESE
2016 Prova / Gabarito
Câmara Municipal Analista Legislativo Informatica
FEPESE
2016 Prova / Gabarito
_PREFEITURA MUNICIPAL Analista Legislativo
FEPESE
2016 Prova / Gabarito

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Sobre Prefeitura Mafra

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.


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