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Concurso Prefeitura Timon (MA) 2020

Orgão: Prefeitura Timon
Nº vagas:168
Taxa de inscrição: De R$ 120,00 Até R$ 120,00
Cargos: Professor
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 2431,25 Até R$ 2431,25
Organizadora: Nucepe
Estados com Vagas: MA
Cidades: Timon - MA

Agenda

Abertura das inscrições12/12/2019
Encerramento das inscrições05/01/2020
Prova19/01/2020
Divulgação do Gabarito19/01/2020
Divulgação do Resultado28/02/2020

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 04/12/2018, às 11h07 - Atualizado em 29/02/2020, às 18h00


O concurso Prefeitura de Timon, no Maranhão, preencherá 168 vagas de professor. O salário é de R$ 2.431,25. Há oportunidades para docentes com licenciatura nas áreas de:

  • educação infantil e ensino fundamental de 1º ao 5º ano (70 postos);
  • língua portuguesa (23);
  • matemática (20);
  • ciências (8);
  • geografia (8);
  • história (9);
  • educação física (14);
  • e inglês (16).

Resumo do edital

Atribuições do professor

  • Participar da elaboração da proposta pedagógica de sua unidade escolar; - Cumprir e apresentar plano de trabalho, segundo as diretrizes da Secretaria Municipal de Educação e o Projeto Político Pedagógico de sua unidade escolar; - Orientar, dirigir e ministrar o ensino do conteúdo integralmente, conforme o programa planejado e a carga horária da Matriz Curricular; - Elaborar programas e planos de aula, relacionando e confeccionando material didático a ser utilizado, em articulação com o Coordenador Pedagógico; - Ministrar aulas dos conteúdos definidos nos planos de aula, por meio de metodologia de caráter inovador, zelando pela aprendizagem dos alunos; - Controlar diariamente a frequência dos alunos e fazer os devidos encaminhamentos; - Orientar os alunos na formulação e implementação de projetos de pesquisa quanto ao seu formato e a seleção, leitura e utilização de textos literários e didáticos indispensáveis ao seu desenvolvimento; - Elaborar e aplicar os instrumentos de avaliação individual e coletiva baseando-se nas atividades desenvolvidas e na capacidade de assimilação demonstrada pela classe, com a finalidade de verificar o aproveitamento dos alunos e a eficácia dos métodos adotados; - Organizar e aplicar os instrumentos de avaliação do aproveitamento e julgar os resultados apresentados pelos alunos e dar ciência aos mesmos e aos seus responsáveis; - Estabelecer estratégias de recuperação para alunos com dificuldades de aprendizagem e para os alunos de menor rendimento; - Elaborar registros frequentes do desempenho dos alunos nas atividades desenvolvidas e encaminhar ao Diretor e ao Coordenador Pedagógico da unidade escolar; - Colaborar e participar na organização das atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; - Participar de reuniões com pais e com outros profissionais de ensino; - Participar de reuniões, conselho de classe, atividades cívicas, de programas de aperfeiçoamento e outros eventos, quando solicitado; - Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento e à avaliação do processo ensino-aprendizagem e ao seu desenvolvimento profissional; - Participar de projetos de inclusão escolar e recuperação de aprendizagem junto aos alunos da rede municipal de ensino; - Participar de projetos de conscientização das famílias para a necessidade de matrícula, acompanhamento e frequência escolar das crianças do Município; - Participar do censo, da chamada e efetivação das matrículas escolares para a rede municipal de ensino; - Realizar pesquisas na área de educação; - Realizar sua ação cooperativamente no âmbito escolar; e - Executar outras atividades correlatas.

Conteúdo programático

Confira abaixo as disciplinas para professor de educação infantil e ensino fundamental de 1º ao 5º ano:

  • Didática - O contexto da sala de aula e a organização das condições de aprendizagem na educação infantil e anos iniciais do ensino Fundamental; Planejamento de ensino: Tipologia e etapas, dimensões e componentes do planejamento, competências e habilidades, seleção e organização dos conteúdos; organização dos procedimentos de ensino; recursos didáticos; sequências didáticas; planejamento interdisciplinar, pedagogia de projetos. Avaliação da aprendizagem escolar: A função social da avaliação e do exame. Instrumentos de avaliação, funções da avaliação, avaliação e qualidade de ensino, avaliação na educação infantil. Acesso à escola, permanência; sucesso/fracasso escolar. Relações professor/ensino/aluno. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação; Métodos, técnicas, recursos didáticos e dispositivos tecnológicos para o ensino de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os Campos de experiências da Educação infantil; Base Nacional Comum Curricular: Competências gerais, marcos legais, fundamentos pedagógicos, a Etapa da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (anos iniciais).
  • Língua portuguesa - 1. Intelecção de textos: compreensão, interpretação, paráfrase, tipologias/sequências textuais, gêneros textuais oral e escrito. Ideias principal e secundária. Distinção entre fato, opinião e argumento. Relação causa-consequência. Elementos de coesão e efeitos de sentido. Inferências. Articulação das linguagens verbal e não verbal. Significado de palavras e expressões no texto. Elementos e momentos da narrativa. Efeitos estilísticos: conotação e denotação. Elementos do processo da comunicação; funções da linguagem; figuras de linguagem. 2. Análise linguística: ortografia oficial, acentuação gráfica, emprego do hífen; Fonética e Fonologia: relações entre fonemas e letras, classificação dos fonemas (vogal, semivogal, consoante), encontros consonantais, encontros vocálicos, dígrafos, divisão silábica/translineação; pontuação; morfologia: emprego e flexão das classes gramaticais, vozes verbais, estrutura e formação de palavras; relações morfossintáticas; colocação pronominal; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; crase; variações linguísticas, registro e adequação da linguagem ao gênero textual; semântica: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, hiperônimos, hipônimos, polissemia, ambiguidade, adequação vocabular.
  • Matemática - NÚMEROS E OPERAÇÕES: Números Naturais: Sistema de Numeração Decimal (características, regularidades), composição, decomposição, representação, localização na reta numérica, resolução de problemas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e problemas de contagem; Múltiplos, divisores e divisibilidade: conceito, cálculo e propriedades. Números Racionais: diferentes representações (fracionário, decimal e percentual), representação fracionária (reconhecimento, significados, leitura, comparação, ordenação e representação na reta numérica), representação decimal (reconhecimento, significados, leitura, comparação e ordenação e sua representação na reta numérica), resolução de problemas (adição, subtração, multiplicação e divisão), representação percentual (cálculo e representação fracionária de porcentagens simples), representação decimal para escrever valores do sistema monetário brasileiro; Frações: conceito, propriedades, operações e problemas. ÁLGEBRA: Sequências e Padrões: Identificação e descrição de regularidades em sequências numéricas recursivas ou sequências de objetos e figuras; Sequência numérica recursiva formada por números que deixam o mesmo resto ao ser divididos por um mesmo número natural diferente de zero; Propriedades da igualdade e noção de equivalência; Razão e proporção: Grandezas diretamente proporcionais; Problemas envolvendo a partição de um todo em duas partes proporcionais. GEOMETRIA: Localização e movimentação: pontos de referência, direção e sentido. Paralelismo e perpendicularismo; Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º quadrante) e representação de deslocamentos no plano cartesiano; Figuras geométricas espaciais: reconhecimento, representações, planificações e características; Figuras geométricas planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo): reconhecimento e análise de características e ângulos (retos e não retos); Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas: reconhecimento da congruência dos ângulos e da proporcionalidade dos lados correspondentes; Simetria de reflexão. GRANDEZAS E MEDIDAS: Medidas: tempo, comprimento, massa, temperatura, superfície, capacidade, volume, área de figuras poligonais, perímetro de figuras poligonais e unidades de medida convencionais mais usuais e relações entre as mesmas; Problemas utilizando o sistema monetário brasileiro. PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: Leitura, classificação, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas, gráficos pictóricos e gráfico de linhas; Espaço amostral: análise de chances de eventos aleatórios. 

Curso grátis de matemática para o concurso Prefeitura de Timon

Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Prefeitura de Timonnesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital abaixo, disponível entre os anexos.

+Aulas grátis

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+Notícias do concurso Prefeitura Timon (MA) 2020


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Concurso Prefeitura de Timon MA: saiu edital para 168 vagas de professor

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Prefeitura de Timon MA: divulgados editais com 98 vagas (2018)

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Sobre Prefeitura Timon

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

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