Concurso Prefeitura Várzea Paulista (SP) 2020 Concurso Aberto

Orgão: Prefeitura Várzea Paulista
Nº vagas: 245
Taxa de inscrição: De R$ 50,00 Até R$ 90,00
Cargos: Professor, Médico, Técnico
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica, Administrativa, Saúde, Educação, Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1220,17 Até R$ 8624,62
Organizadora: Vunesp
Estados com Vagas: SP
Cidades: Várzea Paulista - SP

Publicado em 19/10/2017, às 14h49 - Atualizado em 28/11/2019, às 23h00


O concurso Prefeitura de Várzea Paulista, em São Paulo, preencherá 245 vagas distribuídas entre cargos de todas as escolaridades. Os salários variam de R$ 1.220,17 a R$ 8.624,62.

Resumo do edital

Distribuição das vagas

Quem possui nível fundamental incompleto pode escolher entre as funções de agente de infraestrutura - limpeza e conservação (1 oferta), agente de infraestrutura - manutenção e obras civis (1), jardineiro (1), assistente de alunos (5), armador (1), carpinteiro (1), coveiro (1), encanador (1), pedreiro (1) e pintor (1). Já quem concluiu esse ciclo escolar tem oportunidades como motorista de veículos leves (5), agente de saneamento (1), auxiliar de enfermagem (1), auxiliar de saúde bucal (1), condutor de ambulância (1), eletricista (1), marceneiro (1), mecânico de manutenção de veículos leves (1), motorista de veículos pesados (2), operador de máquinas pesadas (1), serralheiro (1) e soldador (1).

Há chances com exigência de ensino médio/técnico para agente de fiscalização de trânsito (1), assistente administrativo (15), fiscal de comércio, serviços, tributos e postura (1), monitor de telecentro (1), técnico em contabilidade (1), técnico em informática (1), técnico em segurança do trabalho (1), desenhista projetista (1), fiscal de obras (1), técnico em agrimensura (1), técnico em edificações (1), técnico em meio ambiente (1), agente de controle de zoonoses (1), auxiliar de farmácia (1), educador infantil (20), monitor social (4), técnico em audiovisual (1), técnico em enfermagem (10) e técnico em saneamento (1).

As oportunidades de nível superior são para técnico em gestão (2), analista de planejamento e gestão pública (1), analista de sistemas (1), arquiteto (1), arquivista (1), auditor fiscal tributário (1), contador (1), controlador interno (1), engenheiro ambiental (1), engenheiro civil (1), engenheiro de segurança do trabalho (1), engenheiro de trânsito e transportes (1), procurador municipal (2), agente de políticas sociais - cuidador escolar (30), assistente social (5), bibliotecário (1), dentista (2), educador - dança (1), educador - teatro (1), educador - trombone, tuba e eufônio (1), educador - trompete, trompa, cornet e flugelhorn (1), educador - violão e viola caipira (1), educador - violino e viola de concerto (1), enfermeiro (4), farmacêutico (1), fisioterapeuta (1), fonoaudiólogo (1), psicólogo (5), terapeuta ocupacional (1), nutricionista (1), pedagogo (1), professor de ciências (1), professor de educação artística (5), professor de educação básica - EJA (1), professor de educação física (5), professor de educação infantil (12), professor de ensino fundamental (20), professor de filosofia (1), professor de geografia (1), professor de história (1), professor de língua inglesa (1), professor de matemática (1), professor de português (1) e médico nas seguintes áreas: acupunturista (1), cardiologista (1), cirurgia vascular (1), clínico geral (5), dermatologista (1), endocrinologista (1), gastroenterologista (1), geriatra (1), ginecologista e obstetra (1), infectologista (1), neurologista (1), oftalmologista (1), ortopedista (1), otorrinolaringologista (1), pediatra (1), pneumologista (1), psiquiatra (1), reumatologista (1), saúde ocupacional (1), ultrassonografista (1), urologista (1) e veterinário (1).

Atribuições de alguns cargos

  • Assistente administrativo - 1 Executar serviços gerais administrativos, exercendo trabalhos de digitação e cálculos, efetuando controle de arquivos e fichários e outras tarefas que dependam de interpretar e aplicar leis, normas e regulamentos gerais e municipais; 2 Atender o usuário com presteza, por telefone ou pessoalmente, ouvindo, orientando e encaminhando o ao atendimento, por tipo de solicitação e, quando for possível, indicar os caminhos mais adequados de solução ou, registrar as reclamações; 3 Elaborar índices, separando e classificando expedientes e documentos, controlando requisições e recebimento de materiais, atendendo a chamadas telefônicas, fornecendo informações relativas à sua unidade de trabalho; 4 Atualizar tabelas e quadros demonstrativos, bem como, elaborar relatórios, pesquisas, estatísticas e levantamentos, além de outras atividades correlatas; 5 Verificar o conteúdo e a finalidade de documentos em geral a fim de organizar informações, executando a digitação de dados, segundo modelos determinados, ou gerando relatórios; 6 Receber e enviar correspondências e documentos, bem como, cadastrar, organizar, arquivar, consultar, elaborar e digitar, controlar e corrigir planilhas, textos, correspondências, relatórios e outros documentos; 7 Ler e arquivar publicações, receber e dar encaminhamento às reclamações, bem como, organizar e confeccionar quadros de avisos; 8 Orientar os servidores quanto às normas disciplinares e as rotinas de funcionamento da unidade; 9 Receber e prestar contas de verbas de adiantamento, requisitar, receber, armazenar, controlar e distribuir materiais e, solicitar a manutenção predial e de equipamentos; 10 Assistir dirigentes municipais, acompanhar reuniões de trabalho, tirar cópias, enviar e receber fax e outras mensagens e, manter contatos com usuários e instituições; 11 Elaborar e digitar editais licitatórios, encaminhar processos para reserva de dotação orçamentária, fazer abertura dos envelopes de documentação e de proposta e, averiguação preliminar acerca da regularidade da licitação, sob o aspecto legal; 12 Manter cadastro e pesquisar novos fornecedores, emitir mapas de preços, analisar pedidos de compras e serviços, bem como as propostas comerciais; 13 Realizar tarefas envolvidas na organização, controle de pessoal, através da definição de normas e políticas, que visem dotar a Prefeitura de uma força de trabalho qualificada e eficaz; 14 Auxiliar nas diretrizes para implantação e/ou desenvolvimento de programas de administração de salários e benefícios, treinamentos, desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, planos de carreiras e sucessões; 15 Auxiliar na execução de atividades e assuntos pertinentes à área de pessoal, tais como o atendimento cotidiano, cadastramento, auxílios e outros direitos, previstos na legislação vigente; 16 Efetuar pagamentos e recebimentos, receber documentos relativos a pagamento e recebimento a efetuar, verificando sua exatidão em observância as normas específicas, registrar e observar atos suspensivos ou impeditivos de pagamentos e recebimentos; 17 Proceder a depósitos e retiradas de valores remetendo os comprovantes aos órgãos de contabilidade e, elaborar e encaminhar de diversos relatórios, bem como, o controle do movimento de caixa com a respectiva prestação de contas; 18 Localizar e entregar livros, auxiliando na procura dos temas, bem como, manter organizados e atualizados os arquivos e seus controles; 19 Armazenar os materiais recebidos em conformidade c om as recomendações dos fabricantes e, quando for necessário, controlar a temperatura interna e, manter controle de lotes, observando prazos de validade e quantidades; 20 Preparar e instruir processos de natureza tributária, promover a manutenção do cadastro fiscal por meio informatizado, controlando dados e planilhas e, elaborar relatórios circunstanciados sobre aspectos tributários e natureza cadastral; 21 Agendar entrevistas, consultas e retorno dos usuários, localizar prontuários e fichas de atendimento e, quando for o caso, controlar o fluxo de entrada e saída de usuários nas dependências; 22 Auxiliar na realização das demais atividades administrativas da unidade em que estiver lotado; 23 Orientar estagiários e ajudantes na execução de seus serviços; 24 Zelar pela limpeza e conservação de ferramentas, equipamentos e do local de trabalho; 25 Executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, associadas à sua especialidade e ambiente organizacional.
  • Agente de fiscalização de trânsito - 1 Fiscalizar o trânsito nas ruas e avenidas da cidade, na forma do disposto no Código de Trânsito Brasileiro; 2 Lavrar auto de infração quando necessário, na forma do disposto no Código de Trânsito Brasileiro; 3 Efetuar as competências de fiscalização quanto à regular habilitação do condutor do veículo, na forma do Código de Trânsito Brasileiro; 4 Realizar operações conjuntas com agentes e policiais de outros órgãos de fiscalização, na forma do disposto no Código de Trânsito Brasileiro; 5 Conduzir os veículos necessários à realização das atividades preconizadas; 6 Zelar pela limpeza e conservação de ferramentas, equipamentos e do local de trabalho; 7 Executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, associadas à sua especialidade e ambiente organizacional.
  • Assistente de alunos - 1 Assistir os alunos acerca da observância de normas escolares, horários de lazer, integridade física e, no acompanhamento à assistência médica e odontológica de emergência; 2 Acompanhar e orientar os alunos quanto às atitudes corretas e à cidadania, levando ao conhecimento da direção da unidade as ocorrências; 3 Assistir aos docentes nas un idades escolares, disponibilizando os equipamentos e materiais necessários à execução de suas atividades; 4 Colaborar na fixação e divulgação de avisos das atividades sociais, administrativas e educativas da escola; 5 Auxiliar os ajudantes na execução de seus serviços; 6 Zelar pela limpeza e conservação de ferramentas, equipamentos e do local de trabalho; 7 Executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, associadas à sua especialidade e ambiente organizacional.
  • Monitor social - 1 Atuar na comunidade aplicando conhecimentos de gestão e dinâmicas participativas, dirigindo atividades formativas com grupos e organizações sociais; 2 Monitorar e acompanhar projetos e empreendimentos sociais nos espaços públicos e comunitários; 3 Monitorar e aplicar atividades programadas a partir dos objetivos de projetos, programas e serviços sociais, visando reabilitação psicossocial, formação para a cidadania, proteção e acolhimento; 4 Acompanhar usuários de abrigos em consultas médicas e/ou pronto socorro; 5 Acompanhar e preparar a população usuária de abrigos para atividades de vida diária e atividades de vida social (AVD/AVS); 6 Incentiva r e participar de atividades e oficinas ócio educativas grupais e individuais com a população usuária; 7 Desenvolver trabalhos com a comunidade dentro da sua região de atuação e relacionados ao atendimento às crianças, adolescentes, adultos e idosos, a partir do planejamento e desenvolvimento de projetos; 8 Orientar os ajudantes na execução de seus serviços; 9 Zelar pela limpeza e conservação de ferramentas, equipamentos e do local de trabalho; 10 Executar outras tarefas de mesma natureza ou nível d e complexidade, associadas à sua especialidade e ambiente organizacional. 
  • Técnico em saneamento - 1 Fiscalizar a qualidade e condições de saneamento básico no município, no que diz respeito ao sistema de água e esgoto; 2 Fiscalizar as condições de higiene em estabelecimentos comerciais, orientando sobre irregularidades e , quando couber, providenciar a retirada de produtos, que apresentem condições impróprias para consumo; 3 Participar de ações de controle epidemiológico e de condições sanitárias do município, através de visitação domiciliar seguindo planos estabelecidos pela saúde, incluídas, no que couberem, as atribuições descritas para o agente de saneamento; 4 Atender a população sobre condições e higiene, de controles de efluentes, providenciando intimações e outros instrumentos, visando ao cumprimento das leis e posturas municipais; 5 Atuar, quando nomeado para tal, como autoridade sanitária; 6 Desenvolver as ações do Programa Nacional de Combate à Dengue, dentro do território; 7 Orientar e controlar a execução técnica dos projetos de saneamento, acompanhando os trabalhos de tratamento e abastecimento de água, redes e estações de tratamento de esgoto e tratamento de lixo e, acompanhar a aplicação das normas e especificações técnicas; 8 Executar esboços de desenhos técnicos atinentes a sua especialização, baseando se em plantas e especificações técnicas e utilizando instrumentos apropriados de desenho, para orientar os trabalhos de execução e manutenção de obras e saneamento; 9 Proceder a ensaios dos materiais, a testes e verificação, para comprovar a qual idade das obras ou serviços; 10 Auxiliar na elaboração de projetos de saneamento, bem como no de orçamento do custo; 11 Estruturar o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente; 12 Contribuir para a divulgação e otimização das campanhas de saúde; 13 Relatar os riscos de saúde identificados durante a execução de suas atividades no território, sob sua responsabilidade; 14 Estabelecer vínculo com equipamentos sociais para desenvolvimento de ações que envolvam toda a população, fortalecendo a coresponsabilização; 15 Atuar em equipe multiprofissional no desenvolvimento de projetos terapêuticos em unidades de saúde e, orientar estagiários e ajudantes na execução de seus serviços; 16 Z elar pela limpeza e conservação de ferramentas, equipamentos e do local de trabalho; 17 Executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, associadas à sua especialidade e ambiente organizacional.

Conteúdo programático

Confira abaixo as disciplinas para assistente administrativo:

  • Língua portuguesa - Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
  • Matemática - Resolução de situações problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1º ou do 2º graus; Sistema de equações do 1º grau; Grandezas e medidas quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas tabela ou gráfico; Tratamento da informação média aritmética simples; Noções de Geometria forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.
  • Conhecimentos específicos - Execução de rotina administrativa. Conhecimentos básicos de administração pública. Organização de arquivos: conceitos fundamentais da arquivologia. Gestão de documentos. Protocolo. Tipos de arquivo. Organização do trabalho na repartição pública: utilização da agenda, uso e manutenção preventiva de equipamentos, economia de suprimentos. Comunicação interpessoal e solução de conflitos. Relações pessoais no ambiente de trabalho: hierarquia. Excelência no atendimento ao cidadão; o enfoque na qualidade; o atendimento presencial e por telefone. Documentos oficiais, tipos, composição e estrutura. Redação oficial: Aspectos gerais da redação oficial. Correspondência oficial: definição, formalidade e padronização; impessoalidade, linguagem dos atos e comunicações oficiais (atas, memorandos, relatórios, ofícios etc.), concisão e clareza, editoração de textos (Manual de Redação da Presidência da República 3ª edição, revista, atualizada e ampliada).

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Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Prefeitura de Várzea Paulista nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos nos editais abaixo, disponíveis entre os anexos.


Cronograma

Abertura das inscrições27/11/2019
Encerramento das inscrições13/01/2020
Prova29/03/2020
Divulgação do Gabarito31/03/2020

Notícias do concurso Prefeitura Várzea Paulista (SP) 2020

Edital e Anexos

Abertura (19/10/2017) Edital Concurso Prefeitura Várzea Paulista SP (2017)
Abertura (14/11/2019) Edital de abertura de inscrições 1 (2019)
Abertura (14/11/2019) Edital de abertura de inscrições 2 (2019)
Abertura (14/11/2019) Edital de abertura de inscrições 3 (2019)
Abertura (14/11/2019) Edital de abertura de inscrições 4 (2019)

Provas Prefeitura Várzea Paulista

Nenhuma prova encontrada

Provas Vunesp

Orgão, Cargos e OrganizadoraAnoAnexo
PM Soldado de 2ª classe
Vunesp
2018 Prova / Gabarito
Prefeitura Assistente Social
Vunesp
2018 Prova / Gabarito
Previdência Analista Previdenciario
Vunesp
2018 Prova / Gabarito
Prefeitura Contador
Vunesp
2018 Prova / Gabarito
Previdência Contador
Vunesp
2018 Prova / Gabarito

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Sobre Prefeitura Várzea Paulista

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.


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