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Concurso CRB 5 2019

Orgão: CRB 5
Nº vagas:20
Taxa de inscrição: De R$ 55,00 Até R$ 55,00
Cargos: Bibliotecário
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 2235,00 Até R$ 2235,00
Organizadora: Quadrix
Estados com Vagas: BA , SE

Agenda

Abertura das inscrições29/07/2019
Encerramento das inscrições09/09/2019
Prova06/10/2019
Divulgação do Gabarito07/10/2019
Divulgação do Resultado
estimativa
30/12/2019

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 31/07/2019, às 11h56 - Atualizado em 31/12/2019, às 23h00


O concurso CRB 5 (Conselho Regional de Biblioteconomia 5ª Região), que abrange os Estados da Bahia (BA) e Sergipe (SE), oferece 20 vagas para o cargo de bibliotecário-fiscal, sendo uma imediata e 19 para formação de cadastro reserva. A lotação ocorrerá na cidade de Salvador/BA.

A carreira exige diploma de conclusão de curso de nível superior em biblioteconomia e registro no órgão de classe, além de ter disponibilidade para trabalhos externos e viagens. O salário inicial é de R$ 2.235,55 para jornada de trabalho semanal de 40 horas.

As inscrições serão recebidas entre os dias 29 de julho e 9 de setembro de 2019, exclusivamente pela internet, através do site do Instituto Quadrix (http://www.quadrix.org.br). A taxa custa R$ 55.

O concurso CRB 5 contará com duas etapas: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos, classificatória.

Informações complementares

Atribuições do bibliotecário-fiscal do CRB 5

Fiscalizar e orientar as instituições públicas e privadas, da legislação do CRB-5, com relação às atribuições relacionadas ao profissional bibliotecário informando a legislação em vigor, efetuar trabalhos internos de preparação, planejamento e organização das rotinas de fiscalização, pesquisar Instituições pela Internet a serem visitadas para fiscalização ou orientações; Efetuar o planejamento de viagens, elaborar o roteiro de visita levando em consideração a localização das Instituições que serão visitadas; solicitar os recursos para efetuar a viagem, comprar passagens, reservar hotel etc. Subsidiar com informações e pareceres a Comissão de Fiscalização e Comissão de Ética; participar de reuniões, tanto da Diretoria como das Comissões sempre que solicitado; contribuir na elaboração de planejamentos visando à melhoria e a racionalização nos procedimentos e métodos administrativos. Orientar as instituições sobre o cumprimento de normas e a adoção de procedimentos legais da área biblioteconômica; enviar o planejamento de fiscalização semanal para a comissão de fiscalização e para a gerente administrativa; definir metas de execução de fiscalização; enviar às instituições fiscalizadas os autos de infração; enviar as instituições os ofícios solicitando documentos dos profissionais bibliotecários responsáveis pela biblioteca; realizar visitas em bibliotecas de acordo com o planejamento estruturado e aprovado; efetuar a abertura de processo ético, atualizar os dados cadastrais no sistema de gerenciamento de informações do CRB-5, das instituições e profissionais; desempenhar funções de gestão de documentos; emitir pareceres sobre “cargo de confiança”; responder aos e-mails recebidos dos bibliotecários; efetuar o atendimento aos profissionais bibliotecários por telefone ou local; solicitar pareceres para a Assessoria Jurídica; organizar a documentação para os julgamentos; treinar Estagiário para serviços auxiliares no setor de fiscalização; elaborar relatórios, estatísticas de visitas e controle de processos fiscalizatórios e éticos; participar de reuniões com as comissões de fiscalização e ética; fazer as atas das reuniões, verificar e acompanhar os editais de concursos que são publicados; cadastrar rotinas de atendimentos aos registrados no sistema de gerenciamento de informação do CRB-5; enviar ofícios de ética (bibliotecários sem registro, com registro vencido etc.) e acompanhar os processos de ética; elaborar relatórios e prestação de contas de despesas referentes às suas atividades, para encaminhar a gerência administrativa do Conselho; receber denúncias, apurar e tomar as providências cabíveis; efetuar a leitura das denúncias recebidas pelos e-mails e outros meios e responder, elaborar ofícios pertinentes aos processos de orientação e fiscalização (ética e fiscal); efetuar a conferência dos registros e situações dos profissionais fiscalizados, para checar a adimplência dos mesmos; montar a pasta do processo de fiscalização com os devidos documentos e protocolos; cadastrar os processos de fiscalização no programa sistema de gerenciamento de informação do CRB-5; solicitar o parecer da Assessoria Jurídica para analises do processo a ser julgado; enviar intimação as instituições a serem julgadas; encaminhar a ata de julgamento para as instituições; encaminhar o processo digitalizado da instituição julgada quando solicitado; assessorar o Conselho Federal de Biblioteconomia nos procedimentos de fiscalização; encaminhar processos julgados com recursos para o CFB; realizar as estatísticas sobre os processos conduzidos no conselho a fim de alimentar os indicadores de gestão da área; preparar os relatórios necessários à área de fiscalização; preservar o patrimônio documental e executar outras atividades definidas em normas internas relacionadas com os serviços de fiscalização de acordo com a orientação do CFB e da Comissão de Fiscalização do CRB-5, prestar atendimento e orientação aos profissionais e instituições por telefone ou pessoalmente; contribuir com informação para a Comissão de Divulgação do Conselho Regional de Biblioteconomia; Participar de cursos, palestras, eventos externos, quando delegado pela diretoria; atender à solicitação do CFB para prestar orientação e treinamentos a outros conselhos.

Concurso CRB 5: conteúdo programático

Língua portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

Noções de informática: 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.

Raciocínio lógico e matemático: 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.

Atualidades: 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como recursos hídricos, segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

Legislação e ética na administração pública: 1 Ética e função pública. 2 Ética no setor público. 3 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 4 Lei nº 9.784/1999 e suas alterações (Processo administrativo). 5 Acesso à Informação: Lei nº 12.527/2011; Decreto nº 7.724/2011.

Noções de direito constitucional: 1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos. 3 Administração Pública. 3.1 Disposições gerais, servidores públicos.

Conhecimentos específicos: 1 Biblioteconomia e ciência da informação. 2 Gestão da informação e gestão do conhecimento: conceitos básicos e finalidades; organização, armazenamento e transmissão da informação na sociedade; aspectos éticos e profissionais da gestão da informação; as cinco leis da biblioteconomia. 3 Atendimento ao usuário da informação: processo de referência; serviço de referência; entrevista de referência; interação entre bibliotecário e usuário; estudo de usuário e de comunidade; treinamento e orientação de usuários. 4 Marketing da informação, divulgação e promoção; gestão da qualidade do atendimento; pesquisa de satisfação; circulação de recursos informacionais: empréstimo, reserva e devolução; empréstimo entre bibliotecas; serviço de referência virtual. 5 Recursos informacionais: fontes de informação: tipologia e função; obras de referência; bibliografia: planejamento e elaboração; bibliografias e catálogos nacionais; guias bibliográficos; fontes de informação em direito brasileiro; disseminação da informação; disseminação seletiva da informação. 6 Representação descritiva de recursos informacionais: instrumentos adotados na representação descritiva; descrição bibliográfica; catalogação: conceito, objetivos, sistemas informatizados. 7 Registros catalográficos: terminologia e campos; instrumentos e normas vigentes da catalogação descritiva; Código de Catalogação Anglo-Americano, (AACR 2); Descrição de Recursos e Acesso (Resource Description and Access – RDA): noções básicas; Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (Functional Requirements for Bibliographic Records – FRBR): noções 25 básicas; catalogação cooperativa e controle bibliográfico; catalogação de multimídias. 8 Normas técnicas para a área de documentação (ABNT): referência bibliográfica, resumos. 9 Representação temática de recursos informacionais. 9.1 Sistemas de organização do conhecimento: características, funções e tipologia. 10 Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação; meta dados; ontologias; taxonomia; web semântica; tesauro (princípios e métodos); Classificação Decimal de Dewey (CDD); Classificação Decimal de Direito (Doris de Queiroz Carvalho). 11 Desenvolvimento de coleções: princípios e métodos; metodologia de Conspectus; política de desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação e descarte; fatores e critérios que afetam a formação e desenvolvimento de coleções; processos de seleção participativa; intercâmbio entre bibliotecas; conservação e restauração de documentos. 12 Organização e administração de bibliotecas: princípios e funções administrativas em bibliotecas; estrutura organizacional de bibliotecas, as grandes áreas funcionais da biblioteca; centros de documentação e serviços de informação; planejamento bibliotecário; planejamento de sistemas de bibliotecas. 13 Automação de bibliotecas: bases de dados bibliográficas; planejamento da automação de bibliotecas; principais sistemas de gestão de acervos bibliográficos nacionais e internacionais. 14 Redes cooperativas de bibliotecas brasileiras: Rede Virtual de Bibliotecas do Congresso Nacional (RVBI), Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (REJE), Rede de Bibliotecas do Ministério Público Federal (RBMPF), Rede Bibliodata. 15 Bibliotecas digitais: conceitos e definições; requisitos para implementação de bibliotecas digitais; softwares para construção de bibliotecas digitais. Legislação aplicada ao Sistema CFB/CRBs: Resolução CFB nº 179/2017 (Regimento Interno Sistema CFB-CRB); Resoluções do Conselho Federal de Biblioteconomia: 325/1986; 346/1988; 399/1993; 119/2011 e seus anexos; 121/2011; 138/2013; 158/2015; 185/2017; 192/2018; 197/2018; 199/2018; 207/2018. Lei nº 4.084/1962; Lei nº 7.504/1986; Lei nº 9.674/1998; Decreto nº 56.725/1965; Lei nº 12.244 2010; Lei nº 12.514/2011.

A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso CRB 5 nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.

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+Notícias do concurso CRB 5 2019


Concurso CRB 5: inscrições pela internet - Pixabay

Concurso CRB 5: último dia para 20 postos de nível superior

Patricia Lavezzo | patricia@jcconcursos.com.br | Publicado em 31/07/2019, às 12h05 - Atualizado em 09/09/2019, às 09h24


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