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Concurso CRT SP 2020

Orgão: CRT SP - Conselho Regional dos Técnicos Industriais de São Paulo
Nº vagas:108
Taxa de inscrição: De R$ 54,00 Até R$ 64,00
Cargos: Fiscal, Técnico, Analista
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica, Administrativa, Fiscal
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 3426,00 Até R$ 6474,10
Organizadora: Quadrix
Estados com Vagas: SP
Cidades: São Paulo - SP

Agenda

Abertura das inscrições23/03/2020
Encerramento das inscrições09/12/2020
Prova28/02/2021
Divulgação do Gabarito28/02/2021

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 10/10/2019, às 12h55 - Atualizado em 02/03/2021, às 13h32


O concurso CRT SP (Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo) preencherá 108 vagas, sendo 27 imediatas e 81 para formação de cadastro reserva (CR). As oportunidades têm lotação na capital paulista.

Resumo do edital

Distribuição das vagas

Ensino médio é requisito para técnico administrativo (10 postos + 28 CR) e fiscal (10 + 28 CR), função que também exige formação profissionalizante na área industrial.

O edital reúne oportunidades de nível superior para advogado (1 + 4 CR), analista administrativo (5 + 17 CR) e contador (1 + 4 CR).

O órgão oferece salários iniciais que variam de R$ 3.426 a R$ 6.474,10, já considerando o vale refeição de R$ 726. Os servidores também terão direito a vale transporte e plano de cargos.

Atribuições de alguns cargos

  • Técnico administrativo - Atendimento aos profissionais e/ou empresas registradas no CRT-SP, identificando a necessidade junto ao solicitante, verificando a tomada de ação adequada, instruindo conforme o caso e acompanhando até a finalização do processo ou direcionamento à área responsável, visando garantir a resolução da melhor forma aos envolvidos; Efetuar o preenchimento de formulários, controles administrativos e de documentos da área periodicamente e conforme a necessidade apresentada, visando garantir o registro das informações para disponibilização aos demais colaboradores e sequência de atividades; Preencher memorandos e ofícios de acordo com a necessidade apresentada, visando garantir a comunicação; Atualizar e realizar cadastros de empresas e profissionais em sistema, inserindo documentações e verificando o andamento, informando o status através de resumo, visando garantir a veracidade das informações; Verificar e instruir processos de empresas, identificando a legalidade das informações, desvios, atos ilícitos, fora do código de ética ou não previsto, visando a orientação do profissional; Atualizar controles administrativos da área de atuação, coletando e conferindo informações, destacando pontos relevantes e reportando ao gestor direto, visando garantir informações para andamento dos demais processos; Emitir relatórios gerenciais da área de atuação, atualizando em sistema e extraindo informações conforme a necessidade apresentada, visando disponibilizar dados para acompanhamento e análise dos gestores envolvidos; Emitir documentos legais e solicitações internas, preenchendo de acordo com os dados necessários, normas e critérios definidos e posteriormente encaminhando aos envolvidos, visando garantir a disponibilização de recursos para andamento dos demais processos; Controlar estoque de suprimentos, recebendo de fornecedores, disponibilizando conforme solicitações e/ou periodicidade estabelecida, registrando em relatório da área, acompanhando indicadores ou utilização e informando a necessidade de reposição de itens de acordo com o estoque mínimo estabelecido, visando garantir a disponibilização de recursos ao CRT-SP; Organizar o estoque de suprimentos e equipamentos, identificando por fornecedor, data de recebimento e alocando de acordo com a PEPS, a fim de facilitar a busca, disponibilização aos solicitantes e evitar desperdício de recursos; Atualizar o inventário de suprimentos e equipamentos, verificando quantidade em estoque físico, data de solicitação e utilização por áreas, visando registrar e disponibilizar informações sobre os recursos; Prestar suporte a Diretoria-Executiva, Comissão, Grupo de Trabalho e ao Plenário nas atividades; Apoiar a execução do relatório de planejamento estratégico, disponibilizando informações conforme solicitações das áreas, visando a elaboração pelos responsáveis; Alimentar Portal da Transparência com as informações repassadas pelas áreas internas periodicamente e/ou conforme a necessidade via sistema, visando garantir o cumprimento Lei nº 12.527/2011 e Decreto nº 7.724/2012; Controlar solicitações e disponibilização de dados no Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC), verificando periodicamente e inserindo conforme solicitações, visando garantir o cumprimento da legislação; Operar softwares de edição de imagens, estabelecendo a melhor comunicação visual para a divulgação do CRT-SP; Apoiar a execução das atividades de departamento de pessoal, a fim de garantir o devido andamento da área; Lançar as informações dos pagamentos em sistema de acordo com relatório interno, a fim de disponibilizar informações para controle; Controlar os processos de pagamento, documentos de cobrança e documentos fiscais, digitalizando, inserindo em sistema e, posteriormente, organizando e efetuando o arquivamento, visando fácil acesso aos envolvidos; Executar e controlar a comunicação de despacho e respostas de ofícios elaborados pela Gerência; Controlar e executar o recebimento e envio de correspondência da área de atuação, verificando periodicamente, distribuindo aos responsáveis e/ou efetuando o despacho, a fim de garantir a comunicação entre as partes; Participar de outras atividades eventuais e correlatas do mesmo nível de complexidade da área de origem ou demais áreas do CRT-SP a critério do gestor direto, seguindo instruções e orientações, a fim de contribuir para o cumprimento das demandas e obrigações da área; Desempenhar outras atribuições que lhe forem conferidas.

  • Fiscal - Orientar e fiscalizar as áreas de atuação privativas do Técnico Industrial, assim como sobre o Código de Ética da profissão e aplicação da legislação, utilizando métodos diretos e indiretos, desenvolvendo planejamento, controles e operações; Identificar exercícios ilegais de profissão de Técnico Industrial de pessoas físicas e jurídicas; Elaborar e/ou emitir Notificações, Auto de Infração, relatórios de fiscalização e demais documentos necessários, quantificando e analisando qualitativamente os processos gerados; Avaliar atestados de capacidade técnica, verificando a veracidade das informações, entrando em contato com o órgão responsável quando necessário, visando garantir a certificação da qualificação do profissional; Executar relatório fotográfico das ações de fiscalização, salvando imagens em sistema, visando garantir o registro do histórico e utilização no processo fiscal; Efetuar fiscalização preventiva conforme cronograma estabelecido; Participar de operações conjuntas com órgãos municipais, estaduais e federais; Realizar diligências, conduzindo veículo do CRT-SP ou locomovendo-se de transporte público, para a verificação de denúncias; Participar de Grupos de Trabalho, quando necessário; Deslocar-se com veículo do CRT-SP dentro da cidade de contratação ou em todo território Estadual (veículo do Conselho ou com companhia de viagens) para realizar fiscalização; Atentar-se a melhoria de métodos de trabalho, procedimentos, atividades e rotinas da área, visando contribuir para o melhor desempenho; Participar de treinamentos, atividades eventuais e correlatas do mesmo nível de complexidade da área a critério do gestor direto, seguindo instruções e orientações, a fim de contribuir para o cumprimento das demandas e obrigações da área; Desempenhar outras atribuições que lhe forem conferidas.

  • Advogado - Elaborar notas, pareceres e informações referentes a casos concretos, bem como estudos jurídicos, nos assuntos de sua competência, por solicitação do Procurador Geral do Conselho, visando apoiar a análise do caso; Examinar prévia e conclusivamente minutas de editais de licitação e dos respectivos contratos, convênios, acordos ou instrumentos congêneres a serem celebrados e publicados, efetuando ajustes ou aditamentos conforme a necessidade de cada caso, a fim de mitigar riscos ao CRT-SP; Acompanhar o andamento de processos judiciais nos quais o Conselho tenha interesse, visando observar o progresso e identificar possibilidade de interferência de acordo com o caso; Prestar suporte técnico em contenciosos envolvendo o CRT-SP, verificando e disponibilizando informações relevantes e analisando possibilidades de atuação de acordo com o caso, visando garantir a defesa do Conselho; Analisar juridicamente recursos administrativos e todos os demais recursos encaminhados ao Departamento Jurídico por solicitação da Presidência, Gerência Geral e Gerências do Conselho, a fim de garantir novas perspectivas e possibilidades de intervenção no caso; Pronunciar-se sobre a legalidade dos procedimentos administrativos disciplinares, dos recursos hierárquicos e de outros atos administrativos submetidos à decisão da Gerência Geral e Gerências do Conselho; Participar das reuniões ordinárias e extraordinárias e seminários dos órgãos colegiados do CRT-SP, apresentando temas jurídicos correlatos, orientando os Conselheiros e apoiando demais necessidades jurídicas no período, a fim de garantir suporte e atendimento das demandas; Elaborar e/ou revisar minutas de Portarias e Deliberações do CRT-SP, a fim de garantir a clareza e objetividade das informações; Colaborar com as áreas do Conselho na especificação de sistemas de acompanhamento processual e de processo eletrônico; Participar de reuniões Plenárias do CRT em julgamento de processos ético-disciplinares, visando a disponibilização de informações se solicitado pelos participantes; Participar de processos jurídicos que envolvam o CRT-SP, solicitando providências junto ao magistrado ou ministério público, postulando em juízo, propondo ou contestando ações, acompanhando diariamente o andamento dos processos por meio eletrônico, impresso ou comparecendo aos tribunais e adotando as medidas cabíveis, visando o cumprimento da responsabilidade do CRT-SP; Orientar e assessorar juridicamente Comissões instituídas e Departamentos do Conselho, indicando as etapas a serem seguidas e auxiliando o desenvolvimento dos processos de acordo com a necessidade, visando garantir suporte a área; Avaliar processos de cobrança dos profissionais vinculados ao CRT-SP, adequando de acordo com o caso e direcionando aos responsáveis a execução da cobrança da Dívida Ativa, visando disponibilizar recursos para andamento do processo de adimplência do contratante; Preparar relatórios, planilhas, informações para expedientes e processos sobre matéria própria do CRT-SP, visando embasar tecnicamente e contribuir com a tomada de ação estratégica das áreas responsáveis; Emitir manifestações jurídicas de conformidade ou não conformidade dos processos de acordo com a legislação vigente e de assuntos de interesse do CRT-SP, sugerindo as alterações necessárias para adequação à norma ou possível aderência; Emitir manifestações jurídicas acerca da possibilidade de celebração de parcerias e contratos, destacando pontos relevantes, visando disponibilizar informações para análise dos responsáveis; Propor ações, em todas as esferas judiciais, de acordo com as atualizações, analisando e orientando a tomada de ação adequada para garantia do cumprimento das leis vigentes e do pleno exercício das competências do Conselho; Promover defesas e recursos nos processos judiciais onde o Conselho figure como parte, analisando informações disponibilizadas e/ou coletadas, formulando hipóteses e gerando material para utilização do responsável, visando garantir embasamento jurídico para o caso; Assessorar a Administração acerca das questões que envolvem as contratações e aquisições pretendidas, analisando os editais de licitação em conformidade com a legislação vigente, confeccionando e/ou adequando minutas de contratos administrativos presentes; Assessorar a Administração acerca das questões que envolvem as contratações e parcerias pretendidas, analisando os editais de chamamento público de acordo com a legislação vigente, confeccionando e/ou adequando minutas presentes nos editais e termos de fomento ou cooperação, acordos de colaboração e contratos administrativos para formalização das contratações e parcerias; Apoiar no assessoramento preventivo ao Conselho acerca de possíveis demandas, em todas as esferas judiciais, visando evitar riscos ao CRT-SP; Atender demandas de processos na qual exista o envolvimento do Conselho, acompanhando o andamento, peticionando, administrando o recolhimento de custas e despesas e atuando como procurador quando necessário, visando garantir o devido andamento; Prestar suporte à área, quando necessário, atuando na gestão e fiscalização de contratos conforme especificidades do objeto, dirigindo veículo do contratante e demais atividades direcionadas pelo gestor direto, visando garantir o devido andamento do setor; Participar de outras atividades eventuais e correlatas do mesmo nível de complexidade da área a critério do gestor direto, seguindo instruções e orientações, a fim de contribuir para o cumprimento das demandas e obrigações da área; Desempenhar outras atribuições que lhe forem conferidas.

Conteúdo programático

Confira abaixo as disciplinas comuns a todos os cargos:

  • Língua portuguesa -  1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

  • Informática - 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico: MS Outlook. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.

  • Raciocínio lógico e matemática - 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.

  • Legislação e ética na administração pública - 1 Ética e função pública. 2 Ética no setor público. 3 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 4 Lei nº 9.784/1999 e suas alterações (Processo administrativo). 5 Acesso à Informação: Lei nº 12.527/2011; Decreto nº 7.724/2012. 6 Decreto nº 9.830/2019.

  • Noções de direito constitucional - 1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos. 3 Administração Pública. 3.1 Disposições gerais, servidores públicos.

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Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso CRT SPnesta página, com as principais informações do processo seletivo. As atribuições na íntegra podem ser conferidas no edital abaixo, disponível entre os anexos.

Edital e Anexos


Abertura (23/03/2020) Edital de abertura de inscrições

Retificação (12/06/2020) Prorrogação de inscrições

Retificação (25/08/2020) Comunicado de adiamento da prova

Retificação (04/11/2020) Reabertura inscrições

Documento (02/02/2021)

Documento (17/02/2021) Novo cronograma de prova

+Aulas grátis

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