Concurso Prefeitura Itaboraí (RJ) 2020 Previsto

Orgão: Prefeitura Itaboraí
Nº vagas: 653
Taxa de inscrição: De R$ 70,00 Até R$ 90,00
Cargos: Professor
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1526,00 Até R$ 1983,00
Estados com Vagas: RJ
Cidades: Itaboraí - RJ

Publicado em 20/03/2020, às 13h38 - Atualizado em 26/03/2020, às 11h40


Foi suspenso o concurso de Itaboraí, cidade localizada no Estado do Rio de Janeiro (RJ), por prevenção, para evitar a propagação do novo coronavírus (covid-19). Oferta era de 653 vagas na área da educação.

As inscrições seriam recebidas até o dia 15 de abril de 2020, através do site da banca organizadora do processo de seleção, que é www.incab.org.br. As taxas custavam R$ 70 (ensino médio) e R$ 90 (formação superior).

O concurso de Itaboraí seria constituído das seguintes avaliações para todos os cargos: prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório; prova discursiva de caráter classificatório e eliminatório; e prova de títulos de caráter classificatório.

Informações complementares

Distribuição de vagas

Para ensino médio, as chances eram para os cargos de professor da educação infantil (51 vagas) e professor docente II do ensino fundamental I - 1º ao 5º ano (332). O salário inicial era de R$ 1.526,13 para jornada de trabalho semanal de 22 horas.

Quem tem o nível superior estava apto à carreira de professor docente I nas disciplinas de língua portuguesa (50), língua estrangeira - inglês (20), matemática (60), história (27), geografia (39), arte (20), educação física (15) e ciências (39). A remuneração era de R$ 1.983,36 para carga horária semanal de 14 horas.

Atribuições dos cargos

Professor docente I: Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico da Escola; Participar da elaboração do Projeto Pedagógico da Unidade Escolar, definindo ações, atividades e procedimentos de avaliação no processo de ensino-aprendizagem; Planejar e cumprir os Projeto de Trabalho das turmas, seguindo o Projeto Político-Pedagógico e o Projeto de Trabalho da Escola, tendo por base os Referenciais Curriculares da Rede Pública Municipal de Ensino em vigor; Ministrar aulas do componente curricular, conforme a formação acadêmica do profissional, construindo com os estudantes os conhecimentos planejados no Projeto Pedagógico, com base nos Referenciais Curriculares da Rede Pública Municipal de Ensino em vigor; Cumprir a carga horária estabelecida, de modo a garantir as horas e os dias letivos exigidos legalmente, inclusive quando definidos em sábados e domingos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional, com assiduidade e pontualidade; Zelar pela aprendizagem dos estudantes, procedendo contínua e permanente avaliação do aproveitamento escolar, revisando e replanejando o trabalho, quando necessário, registrando os avanços e as dificuldades; Interagir com os estudantes de forma a mediar e enriquecer o processo educacional, atendendo com disponibilidade e dedicação a todos os estudantes; , Propor estratégias pedagógicas que favoreçam a interação aluno-aluno e aluno-professor, no contexto escolar, de maneira a que se contribua para a formação discente do ponto de vista cidadão integral, e não apenas limitado ao conhecimento curricular; Estabelecer estratégias de recuperação paralela para os estudantes que não atingirem aos objetivos propostos para os trimestres/bimestres. Elaborar instrumentos avaliativos de acordo com o eixo temático ministrado e compatível com o nível de aprendizagem do estudante; entre outras.

Professor da educação infantil: Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico, do Projeto Pedagógico da Escola e dos Projetos de Trabalho da turma, levando em consideração os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeiras), assegurando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento e os campos de experiências, com base em uma concepção que compreenda e promova a relação indissociável entre o cuidar e o educar, de acordo com as orientações do Referencial Curricular da Rede Pública Municipal de Ensino em vigor; Atender às peculiaridades do mundo infantil, respeitando suas formas de expressão e linguagens no processo de aprender, levando esses aspectos em consideração ao organizar o planejamento e os registros de observação das crianças, entendendo-os como sujeitos de direitos; Acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas com o objetivo de ampliar o universo de experiências e conhecimentos das crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens; Interagir com as crianças de forma a mediar e enriquecer o processo educacional, atendendo com disponibilidade e dedicação a todos. Propor estratégias pedagógicas que favoreçam a interação criança-criança e criança-adulto, no contexto escolar, de maneira a que se contribua para a formação cidadã e o conhecimento integral da criança, considerando os aspectos físico, psicológicos, intelectual e social; Cumprir a carga horária estabelecida, de modo a garantir as horas e os dias letivos exigidos legalmente, inclusive quando definidos em sábados e domingos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional com assiduidade e pontualidade; Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; Participar das atividades de capacitação em sua área de atuação, oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo ou por outros órgãos educacionais; entre outras.

Professor docente II: Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico da Escola; Participar da elaboração do Projeto Pedagógico da Unidade Escolar, definindo ações, atividades e procedimentos de avaliação no processo de ensino-aprendizagem; Planejar e cumprir os Projetos de Trabalho das turmas, seguindo o Projeto Político-Pedagógico e o Projeto Pedagógico da Escola, tendo por base os Referenciais Curriculares da Rede Pública Municipal de Ensino em vigor, construindo com os estudantes, os conhecimentos planejados; Cumprir a carga horária estabelecida, de modo a garantir as horas e os dias letivos exigidos legalmente, inclusive quando definidos em sábados e domingos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional, com assiduidade e pontualidade; Zelar pela aprendizagem dos estudantes, procedendo contínua e permanente avaliação do aproveitamento escolar, revisando e replanejando o trabalho, quando necessário, registrando os avanços e as dificuldades; Interagir com os estudantes de forma a mediar e enriquecer o processo educacional, atendendo com disponibilidade e dedicação a todos; Propor estratégias pedagógicas que favoreçam a interação aluno-aluno e aluno-professor, no contexto escolar, de maneira a que se contribua para a formação discente do ponto de ou integral do cidadão, e não apenas limitado ao conhecimento curricular; Estabelecer estratégias de recuperação paralela para os estudantes que não atingirem aos objetivos propostos para os trimestres/bimestres. Elaborar instrumentos avaliativos de acordo com o eixo temático ministrado e compatível com o nível de aprendizagem do estudante; Ministrar aulas de forma dinâmica, de acordo com o Referencial Curricular previamente estabelecidos; Respeitar a individualidade e o nível de desempenho de cada estudante, considerando a dimensão coletiva da construção do conhecimento; Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; entre outras.

Conteúdo programático parcial

Comum aos cargos de nível superior

  • Língua portuguesa: Compreensão de textos. Denotação e conotação. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Sinais de Pontuação. Processo de formação de palavras. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Concordâncias: nominal e verbal. Regências: nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Emprego dos sinais de pontuação. Colocação dos pronomes. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem. Funções sintáticas de termos e de orações. Processos sintáticos: subordinação e coordenação. Referenciação. Advérbios e Locuções Adverbiais e circunstâncias que eles expressem. Funções do gênero (propósito comunicativo).
  • Estatuto dos funcionários públicos municipais de Itaboraí: Lei nº 502, de 04 de dezembro de 1979, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Município de Itaboraí. Lei n. º 1.392, de 03 de julho de 1996, que dá nova redação à Lei Municipal n. º 502, de 04 de dezembro de 1979.
  • História do município de Itaboraí: A cidade. História. Prédios Históricos. Região Metropolitana. Disponível no site https://www.Itaboraí.rj.gov.br/conheca-nossahistoria/. Acesso em 27/01/2020.

Concurso de Itaboraí: dica de estudo

Acompanhamento

A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso de Itaboraí nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.


Notícias do concurso Prefeitura Itaboraí (RJ) 2020

Edital e Anexos

Abertura (20/03/2020)

Provas Prefeitura Itaboraí

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