Concurso Prefeitura Jaru (RO) 2020 Encerrado

Orgão: Prefeitura Jaru
Nº vagas: 129
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Professor, Psicologo, Cuidador
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 998,00 Até R$ 2557,00
Estados com Vagas: RO
Cidades: Jaru - RO

Publicado em 02/01/2020, às 14h47 - Atualizado em 30/01/2020, às 23h00


O edital do concurso de Jaru, cidade localizada no Estado de Rondônia (RO), preencherá 129 vagas temporárias, para atender as necessidades temporárias da rede municipal de ensino das zonas urbana e rural do município.

As inscrições presenciais serão recebidas somente entre os dias 9 e 13 de janeiro de 2020, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer - Semecel, situada na Avenida Padre Adolpho Rohl, nº 956, setor 02, com horário de atendimento das 7h30 às 12h e das 14h às 17h30.

Todos os inscritos no concurso de Jaru serão avaliados por meio de análise de títulos, de caráter classificatório e eliminatório.

Informações complementares

Distribuição das vagas

Candidatos que têm o ensino médio podem concorrer a função de cuidador de alunos especiais (27 vagas), cujo salário inicial é de R$ 998.

Para nível superior, as chances são para os cargos de psicólogo educacional (1), supervisor escolar (9), psicopedagogo institucional (1), nutricionista (1), orientador educacional da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental (8), professor pedagogo da educação infantil (8), professor pedagogo da educação infantil e de anos iniciais do ensino fundamental (68) e professor dos anos finais do ensino fundamental nas disciplinas de língua inglesa (2), história (2) e ciências (2).

Atribuições de alguns cargos

Orientador educacional: Elaborar o Plano de Ação Global da Escola; Acompanhar diariamente o processo didático pedagógico desenvolvido no âmbito escolar através de entrevistas, aconselhamentos e encaminhamentos, quando necessários, a outros profissionais; Realizar estudos e pesquisas, utilizando documentação científica e outras fontes de informação, constatando resultados e métodos utilizados e testando novos métodos para aperfeiçoamento da orientação educacional; Colaborar na fase de elaboração do currículo pleno da escola, opinando sobre suas implicações no processo de orientação educacional, a fim de contribuir para o planejamento eficaz do sistema de ensino Aplicar processos de caracterização da clientela escolar, utilizando testes pedagógicos e outras técnicas especiais, para obter um perfil completo da personalidade de cada educando e da sua atuação no meio em que vive; Organizar e reunir informações dos alunos, de caráter físico, psicológico, escolar, sócio econômico e outras, para facilitar a identificação de interesses, aptidões e comportamentos de cada aluno e a resolução de seus problemas; Coordenar o processo de desenvolvimento de aptidões e interesses dos educandos, elaborando planos de estudo, orientando-os sobre o uso eficaz da biblioteca da escola e estimulando-os no novo exercício de atividades recreativas e desportivas, para aprimorar suas qualidades de reflexão e integração social; Ensejar aos educandos a aquisição de conhecimentos sobre profissões, informando-os acerca de ocupações existentes no país, requisitos para ingresso na força de trabalho e sobre salários ou levando-os a conhecerem pessoalmente estes dados, para possibilitar a descoberta de aptidões, inclinações, traços de personalidade relacionados à vida profissional, bem como de suas limitações e orientá-los na escolha de uma ocupação; Auxiliar na resolução de problemas individuais dos alunos, aconselhando-os sobre a conduta ser seguida ou encaminhando ao especialista os casos que exigem assistência especial, a fim de contribuir para o ajustamento dos mesmos ao meio em que vivem. Promover a integração escola-família-comunidade, organizando reuniões com os pais, professores de outras comunidades, para possibilitar a utilização de todos os meios capazes de realizar a educação integral dos alunos; Participar do processo de avaliação escolar e recuperação de alunos, examinando as causas de eventuais fracassos, para aconselhar a aplicação de métodos mais adequados; Desempenhar outras atribuições congêneres.

Cuidador de alunos especiais: Participar em conjunto com educadores, da execução e da avaliação das atividades; Acolher as crianças e/ou adolescentes no horário de entrada e realizar a entrega dessas crianças e/ou adolescentes ao responsável, no horário da saída; Participar ativamente do processo de adaptação das crianças e/ou adolescentes ao ambiente escolar; Conhecer o processo de desenvolvimento da criança e do adolescente, mantendo-se atualizado, através de leitura, encontros pedagógicos, formação continuada em serviço, seminário e outros congêneres; Auxiliar o(a) educador(a) quanto à observação de registro e avaliação do comportamento do desenvolvimento da criança e/ou adolescente; Participar juntamente com o educador das reuniões com pais ou responsáveis; Cuidar, estimular e orientar as crianças e/ou adolescentes na aquisição de hábitos de higiene; Acompanhar o recreio das crianças e/ou adolescentes; Observar e acompanhar as crianças e/ou adolescentes durante o período de repouso; Cuidar do ambiente e higienizar os materiais utilizados no desenvolvimento das atividades, organizando os objetos de uso pessoal e coletivo das crianças e/ou adolescentes; Higienizar e promover a independência da criança e/ou adolescente, incentivando-a/o(s) a ter iniciativa própria; Acompanhar e orientar as crianças e/ou adolescentes nos horários de alimentação, estimulando-os na aquisição de bons hábitos alimentares e incentivando-os a se alimentarem sozinhos; Acompanhar e orientar as crianças e/ou adolescentes quanto a sua locomoção pelo pátio, banheiro e outras dependências da escola; Monitorar as crianças e/ou adolescentes nos passeios, no parquinho e em outras atividades recreativas internas e externas, quando essas atividades forem realizadas pela escola; Acompanhar as crianças e adolescentes em transporte escolar quando necessário; Acompanhar a criança e/ou adolescente depois da aula até que o responsável venha buscá-la/lo(s); Desempenhar outras atribuições congêneres.

Tabela de títulos

Acompanhamento

A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso de Jaru nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.


Cronograma

Abertura das inscrições09/01/2020
Encerramento das inscrições13/01/2020
Divulgação do Resultado29/01/2020

Notícias do concurso Prefeitura Jaru (RO) 2020

Edital e Anexos

Abertura (02/01/2020)

Provas Prefeitura Jaru

Nenhuma prova encontrada

Sobre Prefeitura Jaru

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

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