Concurso SME Rio de Janeiro (RJ) - Professor de ensino fundamental 2019 Em andamento

Orgão: Prefeitura Rio de Janeiro
Nº vagas: 351
Taxa de inscrição: De R$ 100,00 Até R$ 100,00
Cargos: Professor
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 6073,29 Até R$ 6073,29
Estados com Vagas: RJ
Cidades: Rio de Janeiro - RJ

5,00(100.0%)1 voto(s)

Publicado em 20/05/2019, às 13h23 - Atualizado em 21/08/2019, às 18h00


O concurso SME RJ (Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro) preencherá 351 vagas de professor de ensino fundamental nas áreas de anos iniciais, língua portuguesa, ciências e história. A seleção envolverá provas objetiva, discursiva e de títulos. 

Resumo do edital

O que faz o professor de ensino fundamental

De acordo com o edital do concurso SME RJ, estão estre as atribuições do cargo:

  • Responsabilizar-se pelo bom andamento do trabalho dos seus alunos;
  • Participar do planejamento curricular da Unidade Escolar;
  • Planejar suas atividades como regente de turma, visando a um bom desenvolvimento funcional;
  • Acompanhar e avaliar o desempenho do aluno, propondo medidas para melhor rendimento e ajustamento do mesmo, em consonância com a Coordenação Pedagógica;
  • Manter atualizado o material de registro de desempenho do aluno, obedecendo a normas e prazos estabelecidos;
  • Atender às determinações da Unidade Escolar, quanto à observância de horários e convocações;
  • Manter-se em permanente atualização pedagógica, visando ao aperfeiçoamento profissional;
  • Executar quaisquer outros encargos semelhantes e pertinentes à categoria funcional;
  • Ministrar os dias letivos e as horas-aula estabelecidos;
  • Participar, integralmente, dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
  • Colaborar com as atividades de articulação da Unidade Escolar com as famílias e a comunidade. (Lei nº 5.623/2013 e Lei nº 6.413/2018).

O que estudar para a prova

Confira abaixo o conteúdo de conhecimentos específicos para a prova objetiva do concurso SME RJ:

  • Professor de história - 1. Perspectivas teóricas e conceituais da História: tendências e concepções historiográficas; fatos e crítica histórica; noções e experiências temporais; presentismo; narratividade; métodos e fontes históricas; verdade e função social da História; formação do historiador. 2. Ensino de História e propostas curriculares para o ensino de História para os anos finais do ensino fundamental: a disciplina escolar e o saber histórico; planejamento e propostas curriculares; procedimentos metodológicos e avaliativos; livros, fontes e matérias didáticos; ensino de História e História ensinada; Lei 9394/96; Lei 10.639/03; Lei 11.645/08; PCN - História 5ª a 8ª série; BNCC – Base Nacional Comum Curricular. 3. Relação entre a sociedade, economia e o meio ambiente, em diferentes momentos da História de povos do Mundo e do Brasil: os povos caçadores e coletores; a revolução agrícola na África e no Oriente Médio; crescimento populacional e alteração do meio ambiente na Europa medieval; as relações socioeconômicas e ambientais das sociedades africanas subsaarianas pré-coloniais; a expansão marítima e comercial europeia; exploração econômica de recursos naturais pelos colonizadores europeus no Brasil e na América; expansão da fronteira agrícola no Brasil, ontem e hoje; usos da terra: diferentes formas de posse e propriedade da terra; a Revolução Industrial e a alteração no meio ambiente em escala mundial; a luta pela terra no Brasil através dos tempos; o processo de Globalização; os problemas mundiais ambientais na atualidade: clima, energia, poluição, entre outros. 4. Relações de trabalho em diferentes momentos da História de povos do Mundo e do Brasil: escravidão antiga: Grécia e Roma; servidão e corporações de ofícios na sociedade medieval europeia; as relações de trabalho no capitalismo; o trabalho e a resistência indígena na sociedade colonial brasileira e latino americana; o trabalho escravizado do africano no Brasil, lutas, resistências e abolicionismo; tráfico e formação do escravismo da época Moderna; o trabalho negro pós-emancipação; organização de trabalhadores rurais e urbanos brasileiros e latino americanos através dos tempos: ligas, sindicatos, organizações patronais e suas lutas por melhores condições de vida e trabalho; formas de exploração do trabalho no mundo globalizado; greves, lutas de classe e embates culturais no mundo industrial e globalizado. 5. Processos de constituição dos Estados Nacionais, confrontos, lutas, guerras e revoluções na Europa, África, Oriente, América e no Brasil: a organização das antigas sociedades do Oriente Médio; as cidades-estado gregas, a República romana e a descentralização política na Idade Média; Feudalismo; culturas tradicionais do mundo árabe, expansão muçulmana no norte da África e imperialismo no Oriente Médio; Sociedades africanas subsaarianas: os reinos Iorubás; Daomeanos; de Gana; do Mali, do Congo e do Monomotapa; consolidação do Estado Nacional Moderno europeu; administração colonial portuguesa, espanhola e inglesa na América; Iluminismo e a Revolução Francesa; a Independência dos Estados Unidos; constituição dos Estados Nacionais na América Latina; Brasil: lutas pela independência, a transmigração da família real, o processo de independência e o Estado Monárquico; nacionalismo na Europa nos séculos XIX e XX; África e Ásia: expansão imperialista dos Estados Europeus; resistência chinesa ao imperialismo; O expansionismo norte americano: a marcha para o oeste e a política externa intervencionista para a América Latina: Doutrina Monroe e o Pan-Americanismo; Implantação do regime republicano no Brasil: a República Velha; Primeira e Segunda Guerras Mundiais: o nazi fascismo, organização dos Estados socialistas e comunistas; a Revolução de 1930 e o Estado Novo de Vargas; China: revoluções comunista e cultural; Guerra Fria, Guerra da Coréia; Conflitos no mundo árabe: confronto entre palestinos e israelenses - passado e presente; resistência e lutas pela independência das nações africanas; guerras entre as nações africanas no período pós-colonial; Redemocratização brasileira entre 1945-1964; o período militar ditatorial no Brasil - 1964-1985; Guerra do Vietnã; a Revolução Cubana; Socialismo e Golpe Militar no Chile; a Revolução Iraniana; esfacelamento dos Estados socialistas na Europa, queda do Muro de Berlim; conflitos étnicos no leste europeu; o avanço da política neoliberal no mundo; o Estado Brasileiro pós regime militar: a transição para a democracia; a crise política e econômica da Europa atual; a China no mundo atual; O mundo multipolar e os conflitos recentes: Caxemira, Coreias, Tibete, Ruanda, Colômbia, México, Bálcãs, Cáucaso; Israel e Palestina; Líbano, Guerra do Golfo, Guerra do Afeganistão, Guerra do Iraque. 6. Cidadania e Direitos Humanos no Mundo: a cidadania em Atenas e Roma; os ideais iluministas e as práticas de cidadania durante a Revolução Francesa e a partir da independência dos Estados Unidos; o socialismo, o anarquismo, o comunismo, a social democracia, o nazismo, o fascismo na Europa; experiências autoritárias na América Latina, as declarações dos Direitos Universais do Homem e os contextos de suas elaborações; a luta contra o apartheid na África do Sul. Os direitos das mulheres, dos jovens, das crianças, das etnias e das minorias culturais, a pobreza e a desigualdade social e econômica. 7. Cidadania e Direitos humanos no Brasil: os “homens bons”; o poder oligárquico, o coronelismo e o voto na Primeira República; as Constituições e as mudanças nos direitos políticos e civis (Estado Novo e governo militar pós 64); experiência liberal democrática de 1945-1964; Golpe civil-militar de 1964 e repressão; Movimentos populares e estudantis, luta dos povos indígenas; movimento de consciência negra; lutas contra as desigualdades
    econômicas e sociais e pelas aspirações de direitos para toda a população brasileira hoje; a luta pelos direitos civis das mulheres e dos movimentos LGBTQ+. 8. Globalização: conceituação; antecedentes históricos, globalização em diferentes níveis: alcances e limites; blocos econômicos e livre comércio; a política neoliberal e o Estado do bem-estar social; as sociedades nacionais e a emergência da sociedade global: questões sociais e culturais. 9. Dimensões da intolerância política e religiosa: cruzadas, guerras de religião e inquisição; tolerância e intolerância na era do Iluminismo; imperialismo e darwinismo social; holocausto e genocídio; impacto das ações terroristas no mundo; os movimentos de guerrilha; a atual política norte-americana e a luta contra o terrorismo. 10. Outras questões do mundo contemporâneo: racismo, xenofobia e homofobia; crime organizado, atividades ilícitas e corrupção; AIDS e epidemias globais; aquecimento global, questão energética e movimentos ecológicos.
  • Professor de língua portuguesa – 1. Texto, discurso e interdiscursividade: conceituação; abordagens no ensino de língua materna. 2. Polifonia: marcas de intertextualidade; inferência, pressupostos, subentendidos; paráfrase, paródia, reformulação; discurso direto, discurso indireto, discurso indireto livre; modalização, uso de advérbios, emprego de recursos gráficos. 3. Concepções de língua e linguagem: sistema, uso, norma. 4. Variação linguística: princípios, elementos condicionantes, aspectos relacionados à situação e ao registro, oralidade e escrita; abordagens relacionadas ao ensino. Preconceito linguístico. 5. Letramento. 6. Gêneros do discurso: conceituação; abordagens relacionadas ao ensino. 7. Modos de organização do texto: descrição narração, argumentação. 8. Estratégias argumentativas: indução, dedução, dialética; tipos de argumentação. 9. Formas de relação entre partes do texto: fato, opinião; causa, consequência, comparação, exemplificação, enumeração, generalização, particularização. 10. O emprego dos conectivos: classificação, uso, valor semântico. 11. Conceitos de gramática: prescrição, descrição, internalizada. 12. Coordenação e subordinação: classificação; efeitos na constituição interna do texto. 13. Funções sintáticas: classificação, emprego. 14. Flexão e derivação: conceituação, questões de descrição; abordagens relacionadas ao ensino. 15. Verbo: pessoa, número, tempo, modo, aspecto; vozes do verbo; construção da perspectiva textual. 16. Transitividade e regência de nomes e verbos. 17. Concordância de nomes e verbos. 18. Estrutura das palavras: classe de palavras; constituição interna; processos de formação. 19. Metáfora, metonímia, eufemismo, hipérbole, antítese, ironia, gradação, aliteração, assonância. 20. Pontuação. Acentuação.
  • Professor de ciências – 1. O Universo – origem; o Sistema Solar; o Sol como fonte de energia; movimentos da Terra e da Lua e suas consequências. 2. Rochas e solos - origem e estrutura da Terra; origem, tipos, composição e modificações das rochas; minérios, jazidas e minas; formação e tipos de solos; práticas agrícolas; erosão; doenças relacionadas com o solo; exploração e conservação do solo; combustíveis fósseis. 3. Ar atmosférico – composição; relações com os seres vivos; poluição do ar; doenças transmissíveis pelo ar; pressão atmosférica e suas variações; ventos; noções básicas de meteorologia. 4. Camadas atmosféricas. 5. Água - propriedades físicas e químicas; ciclo da água; relações com os seres vivos; pressão na água; flutuação dos corpos; vasos comunicantes; poluição da água; purificação da água; doenças relacionadas com a água; tratamento de água e esgoto. 6. Citologia: Bioquímica celular; doenças carenciais; A base molecular da vida; Constituintes da matéria viva; célula (características, propriedades físicas e químicas); Organelas e suas funções. 7. Transporte de substâncias através da membrana. 8. Metabolismo energético; Fotossíntese: etapas, equações e fatores influenciadores; Ácidos nucleicos: estrutura e função, síntese proteica, Atividades celulares; reprodução e desenvolvimento. 9. Divisão Celular. Histologia animal e vegetal. Seres vivos: Características gerais; semelhanças e diferenças entre os seres vivos; constituição dos seres vivos - níveis de organização: células, tecidos, órgãos e sistemas e os grandes grupos vegetais e animais (classificação, características básicas dos grandes reinos, representantes); classificação e caracterização geral (filos, classes, ordens, famílias, gêneros e espécies); funções vitais; adaptações ao ambiente e representantes mais característicos. 10. Os Vírus e seres de organização mais simples (procariontes, protistas e fungos). 11. Ecologia / Meio Ambiente e Sociedade: conceitos ecológicos; ciclos biogeoquímicos; estudo das populações; sucessão ecológica; interações; cadeias, teias e pirâmides ecológicas; relações entre os seres vivos; reciclagem; energias alternativas; poluição e desequilíbrio ecológico; biodiversidade e distribuição dos organismos na biosfera; biociclos, principais biomas e ecossistemas brasileiros e terrestres. 12. Fisiologia humana: nutrição, digestão, respiração, circulação; coração, vasos sanguíneos, composição e tipagem sanguínea e excreção; locomoção, ossos, músculos e percepção sensorial; desvios da coluna, coordenação nervosa e hormonal; reprodução vegetal e animal. 13. Reprodução humana: anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor humano, gametogênese, gravidez e parto, embriogênese, controle da reprodução e métodos anticoncepcionais, doenças sexualmente transmissíveis e drogas. 14. Genética - Leis de Mendel; análise de heredogramas, genealogias e probabilidades; polialelia; grupos sanguíneos; sexo e herança genética; anomalias cromossomiais; Biotecnologia, clonagem, transgenia e novas tecnologias. 15. Preservação da Saúde: Defesas do organismo e imunização; doenças adquiridas não transmissíveis; doenças adquiridas e transmissíveis; (principais viroses, bacterioses, protozooses, helmintoses e micoses), vacina, soro e saneamento básico. 16. Evolução: origem da vida; teoria e evidências da evolução; mecanismos de especiação; evolução do homem. 17. Fundamentos de Química - estrutura e propriedades da matéria; estrutura atômica; elementos químicos; tabela periódica; íons; moléculas; substâncias químicas; misturas e combinações: separação de misturas; reações químicas (tipos e equações); óxidos, bases, ácidos e sais; eletroquímica; termoquímica; equilíbrio químico. Ligações químicas. 18. Química Orgânica: cadeia carbônica; fórmulas estruturais; classes de compostos orgânicos. 19. Fundamentos de Física – estados físicos da matéria e mudanças de estado; leis de Newton; força; movimento; energia cinética e potencial; gravidade; massa e peso; Gravitação universal e movimentos planetários; Leis de Kepler. 20. Trabalho e potência; máquinas simples; hidrostática; movimentos ondulatórios; fenômenos luminosos; espelhos, lentes e problemas visuais; temperatura, calor e termodinâmica; escalas termométricas; eletricidade, circuitos elétricos e magnetismo. 21. Mecânica - cinemática: o movimento e suas causas; referencial, trajetória, posição, velocidade, aceleração. 22. Tipos de movimentos retilíneos: queda livre. Pressão e flutuação dos corpos.

Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso SMS RJ nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital abaixo, disponível entre os anexos. 

 




Cronograma

Abertura das inscrições21/05/2019
Encerramento das inscrições18/06/2019
Prova28/07/2019
Divulgação do Gabarito30/07/2019
Prova18/08/2019
Divulgação do Gabarito20/08/2019

Notícias do concurso SME Rio de Janeiro (RJ) - Professor de ensino fundamental 2019

Edital e Anexos

Abertura (20/05/2019) Edital de abertura de inscrições
Gabarito (20/08/2019) Professor de anos iniciais

Provas Prefeitura Rio de Janeiro

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Sobre Prefeitura Rio de Janeiro

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.


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