MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

MRE: edital para diplomata sairá nas próximas semanas

O concurso para diplomata 2016 foi anunciado pelo Ministério da Relações Exteriores (MRE). Serão 30 vagas para a função que exige nível superior. A organizadora será a Cespe/Unb

Cintia Amaro
Publicado em 03/06/2016, às 11h49

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
O MRE (Ministério das Relações Exteriores) anunciou que fará concurso para diplomata, com 30 vagas, em breve. O órgão também é conhecido como Instituto Rio Branco e tem sede no Palácio do Itamaraty, em Brasília, no Distrito Federal.
A publicação no Diário Oficial da União informa a dispensa de licitação para contratação da banca organizadora que será o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), mais conhecido como Cespe/Unb; além de descrever as etapas de avaliação do certame.
Segundo informou a assessoria de imprensa do MRE o edital para diplomata deve sair ainda na primeira quinzena de junho.

Sobre a carreira de diplomata 2016

O ofício de diplomata exige certificado de nível superior (em qualquer área de atuação), desde que emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). A vigente tabela de remuneração dos servidores públicos federais prevê como salário inicial para o cargo o valor de R$ 15.005,26. 
Assim como nos concursos anteriores, as vagas serão lotadas em Brasília, no Distrito Federal (DF), mas as provas devem ser aplicadas em todas as capitais brasileiras: Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Boa Vista/RR, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macapá/AP, Maceió/AL, Manaus/AM, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES.

Provas do concurso de diplomata 2016

A seleção de diplomatas para o Instituto Rio Branco em 2016 será feita com três fases de avaliações. 
A primeira constará de prova objetiva de caráter eliminatório com questões sobre língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, língua inglesa, noções de economia, noções de direito e direito internacional público.
Apenas os aprovados na primeira fase do concurso passarão para a segunda etapa composta de uma avaliação discursiva de caráter eliminatório e classificatório sobre língua portuguesa. 
Também é preciso ser aprovado na segunda etapa para passar à última e terceira fase que contará com exames discursivos sobre história do Brasil, geografia e política internacional, língua inglesa, noções de economia, noções de direito e direito internacional público; além de provas objetivas sobre língua espanhola e língua francesa. 
Segunda consta na publicação, após a publicação do edital do concurso de diplomata, a primeira avaliação deverá acontecer em até 51 dias.  

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso MRE

MRE - Ministério das Relações Exteriores
Vagas: 30
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Diplomata
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: CESPE/UnB
Estados com Vagas: DF

+ Agenda do Concurso

08/06/2016 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
20/06/2016 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
24/07/2016 Prova Adicionar no Google Agenda
24/07/2017 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.