Curso de formação

Aeronáutica dispõe de 96 vagas para controlador aéreo

Inscrições começam no dia 4 de junho, com taxa de R$ 60. Inscritos serão avaliados em cinco etapas, mais o curso de formação

Pâmela Lee Hamer
Publicado em 31/05/2013, às 15h36

A partir das 10h da próxima terça-feira, 4 de junho, jovens de ambos os sexos que tenham idade entre 17 e 24 anos e ensino médio completo ou em ou curso (o certificado de conclusão deve ser obtido até janeiro de 2014)  podem se candidatar às 96 vagas de controlador de tráfego aéreo abertas pela Aeronáutica no Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica - modalidade especial - para o ano de 2014, com abrangência nacional.
Interessados que atendam as condições estabelecidas no edital (a consulta pode ser feita nos anexos) estão aptos a se inscreverem no site do COMAER (www.fab.mil.br) ou no endereço eletrônico da Escola de Especialistas de Aeronáutica (http://www.eear.aer.mil.br). O prazo termina em 20 de junho.
É cobrada taxa de R$ 60, porém, candidatos listados no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal  que integrem famílias de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, podem pleitear a isenção total durante todo o tempo reservado para a manifestação de interesse no concurso.
Fases - Em primeiro momento, os participantes serão avaliados pelo Exame de Escolaridade (EE), a ser promovido em 18 de agosto nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Canoas (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Manaus (AM) e Porto Velho (RO). 
O teste terá início às 9h40. Em 4h20 de duração, os candidatos terão de escolher a alternativa correta para questões de língua portuguesa e inglesa; física, e conhecimentos de informática.
Os classificados em até quatro vezes o número de oportunidades (384 pessoas) serão convocados para a Concentração Intermediária, agendada para 30 de setembro nos Comandos da Aeronáutica (COMAR) de Belém (PA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Canoas (RS), Brasília (DF) e Manaus (AM). Nesta etapa serão dadas orientações para os próximos exames: Inspeção de Saúde (INSPSAU) e Exame de Aptidão Psicológica (EAP), que serão feitos de 1 a 11 de outubro, com resultado em 21 de novembro, bem como o Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), marcado para o intervalo de 25 a 27 de novembro, com resultado aguardado para 10 de dezembro.
A matrícula no curso ocorre em 23 de janeiro de 2014, quatro dias após a convocação para a Concentração Final, fase em que será realizada a análise e a conferência dos critérios exigidos e da documentação necessária para a matrícula.
Curso de formação - A formação dos aprovados para o curso de controlador de tráfego aéreo da Aeronáutica se dará na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá, interior de São Paulo. As aulas serão em regime de internato e terão duração de um ano.
A formação é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como curso técnico, de nível médio. Após a conclusão do curso, os aprovados recebem o grau de terceiro sargento. 

Comentários

Mais Lidas