Comissão formada

Concurso Prefeitura de Belo Horizonte (MG): vagas na saúde

Novo concurso prefeitura de Belo Horizonte, em Minas Gerais, para a área da saúde já está confirmado. Comissão organizadora já está formada e a oferta de vagas deve ser anunciada em breve, bem como cargos e exigências que serão cobradas n

5,00(100.0%)1 voto(s)

Fernando Cezar Alves
Publicado em 13/02/2019, às 15h01 - Atualizado em 27/06/2019, às 09h22

Concurso Prefeitura de Belo Horizonte - sede do órgão
Divulgação

A Prefeitura já iniciou os preparativos para a realização de seu novo concurso Prefeitura de Belo Horizonte (MG) para a área da saúde. O primeiro passo ocorreu na última terça-feira, 12 de fevereiro, quando publicada, em diário oficial, a portaria 7/2019, que define as pessoas que farão parte da comissão organizadora. Com isto, a definição de vagas e cargos que serão oferecidos ainda deverá ser anunciada, mas a expectativa é de que o edital de abertura de inscrições possa ser liberado ainda no primeiro semestre.

A comissão será composta pelos seguintes membros: Cristiane Fonseca de Paula Machado, Diego de Toledo Guirlanda, Juliana Dias Pereira dos Santos e André Luiz de Menezes.

Embora os cargos e vagas do concurso Prefeitura de Belo Horizonte (MG) ainda não estejam confirmados, a expectativa é de que a nova seleção conte com oportunidades para cargos com exigência de níveis médio, médio técnico e superior, tendo em vista o último concurso para a área da saúde, realizado em 2011.

Na ocasião, a oferta foi de 1.518 vagas, sendo a 469 para cargos de níveis médio e médico técnico e 1.049 para opções de nível superior.

A banca foi a Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc), com opções para os cargos de cirurgião dentista, médico, técnico superior de saúde e técnico de serviços de saúde da carreira dos servidores da área da saúde e do cargo público efetivo de serviço público da carreira dos servidores da área de administração geral.

Prova anterior

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores por cargo, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora segue a mesma para o concurso Prefeitura de Belo Horizonte (MG), direcionando a preparação para o estilo da banca.

O JC Concursos fará o acompanhamento completo do novo processo de seleção do órgão, em contato com os responsáveis pelo avanço do concurso Prefeitura de Belo Horizonte (MG).

Sobre Prefeitura de Belo Horizonte

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Comentários

Mais Lidas