MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Como estudar de graça para concursos públicos

Sabia que existem alternativas bastante econômicas - e até mesmo gratuitas - para se preparar para concursos? Confira algumas delas!

Estudar para concursos públicos
Estudar para concursos públicos - Divulgação

Da Redação
Publicado em 03/09/2019, às 16h05

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Dizem que estudar para concurso público é um investimento a longo prazo. Isto porque, segundo esta teoria, é preciso colocar a mão no bolso agora para poder colher os frutos mais para frente, quando enfim a aprovação for conquistada.

Apesar de parecer discurso de escola que quer vender cursos, para os que fazem do futuro na carreira pública o objetivo maior de suas vidas este é mesmo o caminho mais seguro. No entanto, para aqueles que estão em outro projeto e levam a vida de concurseiro em segundo plano, talvez não caiba o investimento. Neste caso, é bom saber que existem alternativas bastante econômicas - e até mesmo gratuitas - para se preparar para concursos públicos e que, inclusive, podem servir de complemento àqueles que já investiram (ou investem) em algum outro método.

Quem estuda por conta própria, no entanto, deve estar ciente de que é preciso muita organização para conseguir elaborar uma rotina de estudos que seja de fato eficiente. O primeiro passo é buscar o conteúdo programático do concurso para checar as disciplinas e o conteúdo que deverão ser estudados.

Veja algumas opções para se preparar para concursos sem colocar a mão no bolso:

Material escrito

O Canal de Educação do UOL, por exemplo, mantém uma plataforma onde é possível navegar por diversos conteúdos. Apesar de ser voltado para o estudo escolar, o canal reúne muitas disciplinas que costumam ser cobradas em provas de processos seletivos: língua portuguesa, matemática, atualidades etc. O material é todo escrito e ilustrado com fotos, além de estar separado por temas.

Videoaulas

Quem prefere se preparar com videoaulas ficará contente em saber que, recentemente, o JC abriu todo seu acervo de aulas preparatórias para concursos. São mais de 1.500 horas de vídeos nos quais professores especialistas em estudos para concursos abordam desde disciplinas básicas – como português, raciocínio lógico e informática – como as mais específicas – como direito previdenciário. O conteúdo também está todo catalogado por disciplinas e assuntos, de forma a facilitar a organização por parte dos concurseiros.

Provas anteriores

Outro método bastante eficaz para se preparar para concursos é praticando exercícios através de provas anteriores – de preferência, aplicadas pelo mesmo órgão ou organizadora da seleção para a qual você está estudando. Também no site do JC é possível encontrar mais de 53 mil provas de concursos anteriores. Elas podem ser consultadas com filtragens de organizadora, escolaridade, ano etc.

Siga o JC Concursos no Google Newsconcursos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.