MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Anpac cobra modificações no edital do concurso

Entidade enviou carta a banca organizadora e ao grupo financeiro sugerindo alterações no certame.

Redação
Publicado em 05/01/2011, às 15h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac) enviou carta aos diretores do Banco do Brasil e a Fundação Carlos Chagas exigindo explicações e alterações no edital do concurso do Banco do Brasil, publicado ontem (4), com inscrições até o dia 10 janeiro e a realização da prova no dia 6 de fevereiro. Para a entidade, pontos cruciais como os prazos precisam ser revistos, pois mesmo se tratando de uma seleção para áreas específicas, todo e qualquer brasileiro tem que ter tempo hábil para realizar sua inscrição e participar da seleção em igualdade de condições.

O concurso, que visa formação de cadastro de reserva para o cargo de escriturário, abrangerá os estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Paraíba e Paraná. Para Ernani Pimentel, presidente da Anpac, com os prazos divulgados fica praticamente impossível um candidato de outro estado se deslocar para se inscrever. Além disso, para todos os concorrentes o prazo entre a publicação do edital e a realização da prova está estrangulado. "É preciso coerência e um período mais elástico para que os estudantes tenham condições de se preparar adequadamente", diz.

De acordo com Pimentel, a constituição diz que ninguém pode ser discriminado e nesse caso, sendo o Brasil um país com território vasto e com algumas áreas com comunicações precárias, fica impossível em apenas 4 dias úteis moradores de outras regiões se quer tomarem conhecimento do edital. "E muitos que tiverem essa oportunidade terão que viajar até o local de inscrição. Por esses e outros fatores, a Anpac tem sugerido às autoridades interessadas em certames justos, isonômicos e transparentes um prazo mínimo de 30 dias para divulgação e inscrição”, afirma, acrescentando que somente 23 dias para os candidatos estudarem para as provas é um tempo muito curto e a preparação para as mesmas torna-se inviável.

Ele ressalta que a entidade vem há anos buscando conscientizar os órgãos e as bancas sobre um prazo maior entre o lançamento do edital e a realização da prova. “O ideal é um prazo de 90 dias, como estipulado no Estatuto do Concurso Público criado pela própria Anpac. Esse prazo maior será altamente benéfico aos próprios órgãos que irão admitir funcionários muito mais bem preparados e, por isso mesmo, mais eficientes e produtivos”, afirma Pimentel, ressaltando que, nesse caso do Banco do Brasil, um cronograma tão apertado não se justifica, pois trata-se de formação de cadastro de reserva. "Além do mais, o próprio edital esclarece que existem aprovados em concursos anteriores, que ainda se encontram dentro do prazo de validade e terão prioridade de convocação", conclui.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Anpac

Veja também:

Banco do Brasil: saiu edital para escriturário em cinco Estados

Banco do Brasil: novo edital para escriturário em vários Estados

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Banco do Brasil

Banco do Brasil
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda do Concurso

05/01/2012 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.