Concurso Bombeiros MG divulga gabarito de prova objetiva

Oferta nos Bombeiros MG é de 500 vagas para níveis médio e técnico, para ingresso no curso de formação de soldados do quadro de praças combatentes e praças especialistas

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro
Publicado: 23/01/2019 - 10:53 | Atualizado: 23/01/2019 - 10:54

Foi divulgado no site da Fundep (www.gestaodeconcursos.com.br), banca organizadora, o gabarito preliminar da prova objetiva do concurso público para admissão ao curso de formação de soldados bombeiros militar do quadro de praças combatentes e do quadro de praças especialistas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A seleção visa o preenchimento de 500 vagas. 

Também foi publicado o calendário de atividades das demais etapas desta primeira fase do certame. Confira o gabarito e o cronograma no edital, que encontra-se anexado à notícia. 

Vagas do concurso dos Bombeiros MG

Do total de ofertas, 465 são para o quadro de praças combatentes, sendo 418 reservadas aos homens e 47 às mulheres. As outras 35 vagas são para praças especialistas, sendo dez destinadas a área de motomecanização (quatro para mecânica leve, quatro para mecânica de motor à diesel e duas para eletricista de autos), 20 para área da saúde (14 para técnico em enfermagem e seis para técnico em saúde bucal) e cinco para área de comunicações (três para técnico em informática/rede de computadores e duas para técnico em telecomunicações). 

• APOSTILAS CONCURSO CBM MG 2018 - SOLDADO BOMBEIRO MILITAR
• CURSO CONCURSO CBM MG 2018 - SOLDADO COMBATENTE

Para ingressar na carreira é necessário possuir ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m. Para o quadro de praças especialistas, também é exigido curso técnico na área da especialidade a qual concorre. 

O curso de formação de soldados bombeiros militar funcionará na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, sob a coordenação da Academia de Bombeiros Militar, tendo a duração mínima de oito meses, com início previsto para janeiro de 2020, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

O ingresso do candidato aprovado será realizado na graduação de soldado de 2ª classe, com vencimento inicial de R$ 3.506,40, além de abono fardamento e assistências médico-hospitalar, psicológica e odontológica. Concluído o curso com aproveitamento, o soldado de 2ª classe será promovido a graduação de soldado de 1ª classe e receberá a remuneração básica de R$ 4.098,42. 

Provas do concurso dos Bombeiros MG

As provas objetiva e de redação foram aplicadas no dia 20 de janeiro de 2019 nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Divinópolis, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Varginha, Governador Valadares, Uberaba, Uberlândia.

A prova objetiva foi composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, dez de matemática, cinco de geografia, cinco de história, cinco de direitos humanos, cinco de química, cinco de biologia e cinco de física. 

Já a redação versou sobre tema contemporâneo de conhecimento geral. Somente serão corrigidas as 2.000 redações dos candidatos melhores classificados e que obtiverem, no mínimo, 50% dos pontos atribuídos à prova objetiva.

O concurso dos Bombeiros/MG ainda contará com as seguintes etapas: exames médicos preliminares e complementares; teste psicológico; prova teórico/prática para as especialidades de motomecanização, saúde e comunicações; teste de capacitação física; habilidades natatórias; e exame toxicológico. 

Atribuições dos postos dos Bombeiros MG

Soldado de 1ª classe - realiza resgates e salvamentos; combate incêndios; previne acidentes e sinistros; prepara-se para ocorrências. Atende ocorrências com produtos perigosos. Trabalha conforme normas e procedimentos técnicos, de segurança e preservação do meio ambiente. Estabelece comunicação, triando e transmitindo informações, transmitindo e recebendo mensagens, e outras demandas que forem exigidas pelo Corpo de Bombeiros Militar e que atendam as normas em vigor.

Soldado de 1ª classe especialista - exerce as funções inerentes a sua especialidade, e pode, além das atribuições específicas, em conformidade com o §13, do artigo 13, da Lei nº 5.301, de 16 de outubro de 1969, serem aproveitados na atividade fim do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em circunstâncias especiais ou extraordinárias. Além disso, poderão ser empregados em caráter complementar, como encargo, nas diversas escalas das unidades, dentre estas, a guarda do aquartelamento, motorista e demais ações necessárias.


Ads

Quartas das Carreiras. Inscreva-se!

Toda quarta-feira, às 18 horas, serão entrevistados servidores públicos das mais diversas carreiras de órgãos municipais, estaduais e federais. É a oportunidade que você tem de conhecer melhor sua futura profissão!


   

Vídeos Bombeiros

Notícias Bombeiros

Concursos Relacionados

Mais Lidas

Mais Recentes

Shopping