MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso Câmara Municipal SP: aprovada reserva de vagas para negros

Quando realizado, o próximo concurso Câmara Municipal SP deverá contar com reserva de 20% das vagas destinadas para candidatos negros, conforme ato publicado nesta sexta (29)

Concurso Câmara Municipal SP: sede da Câmara Municipal SP
Concurso Câmara Municipal SP: sede da Câmara Municipal SP - Google Maps

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 29/11/2019, às 11h59 - Atualizado às 14h58

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Embora ainda não exista previsão neste sentido, quando realizado um novo concurso Câmara Municipal SP (Câmara Municipal de São Paulo), a seleção agora deverá contar com reserva de vagas para candidatos negros. Acontece que foi publicado, em diário oficial, nesta sexta-feira, 29 de novembro, o ato 1453/19, da mesa, que determina a reserva de 20% das vagas de concursos públicos da casa para participantes negros.

De acordo com o documento, como negros, negras ou afrodescendentes serão consideradas as pessoas consideradas como pretos, pardos ou denominação equivalente, conforme estabelecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considerando a autodeclaração, que conta com presunção relativa de veracidade, uma vez que não dispensa a correspondência da identidade fenotípica do candidato com a de pessoas identificadas socialmente como negras.

A reserva de vagas deverá ser válida quando o concurso contar com pelo menos três vagas.

Além disso, poderão optar por concorrer às vagas destinadas a pessoas com deficiência, se atenderem a esta condição, lembrando que a opção de concorrer às vagas reservadas é facultativa.

No momento da entrega de documentos para a posse, o candidato que se autodeclarar negro será avaliado em até cinco dias por uma comissão especialmente constituída para este fim, necessariamente contando com pelo menos um integrante negro.
A proposta tramitava internamente na casa desde 2017, por meio do projeto de lei 72/2017, por parte do vereador Cláudio Fonseca (PPS).

Concurso Câmara Municipal SP: saiba como foi a última seleção

O último concurso Câmra Municipal SP ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 22 vagas, sendo 12 para o cargo de técnico administrativo, de ensino médio, e as demais destinadas aos cargos de procurador legislativo (6), consultor técnico legislativo - biblioteconomia (1), consultor técnico legislativo - informática (1), consultor técnico legislativo - odontologia (1) e consultor técnico legislativo registro e revisão (1). 

A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas. 

Siga o JC Concursos no Google Newsconcursosconcursos 2024concursos sp (são paulo)provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.