Salários até R$ 4,4 mil

Concurso Cref MS divulga gabarito para 70 vagas

Edital do concurso Cref MS 2019 (Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região - Mato Grosso do Sul) tem chances para assistente administrativo e agente de orientação e fiscalização, com exigência de níveis médio e superior, respectivamente

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Samuel Peressin
Publicado em 21/05/2019, às 09h33

Educação física: Cref MS é responsável pela fiscalização das academias do Estado
Fernando Frazão/Agência Brasil

O Instituto Quadrix já divulgou o gabarito preliminar da prova objetiva do concurso do Cref MS 2019 (Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região - Mato Grosso do Sul), aplicada no último domingo (19). Estão em disputa 70 postos para cadastro reserva. 

A seleção teve avaliações objetiva (todas as vagas) e discursiva (apenas para nível superior). A primeira apresentou 120 questões do tipo "certo" ou "errado", enquanto a segunda cobrou a elaboração de uma redação com até 30 linhas. 

O processo seletivo inclui, ainda, análise de títulos para os concorrentes a agente, com entrega dos documentos (diplomas de especialização, mestrado e doutorado), via Sedex, entre 10 e 12 de julho. 

Vagas no concurso do Cref MS

O cargo de assistente administrativo (35 oportunidades e salário de R$ 2.355) é opção para quem possui ensino médio.

Já a carreira de agente de orientação e fiscalização (35 - R$ 4.446) requer curso superior em educação física. 

Para ambas as funções, os vencimentos iniciais informados já incluem o vale alimentação mensal de R$ 430.

O conselho ainda concede vale transporte, plano de cargos/salários e plano de saúde (na modalidade ressarcimento de despesas até R$ 240).  

Inscrições

O Instituto Quadrix recebeu inscrições para o concurso do Cref MS entre 11 de março e 2 de maio, mediante a realização de cadastro pelo site http://www.quadrix.org.br.

No total, a seleção registrou 7.189 inscritos para o cargo de assistente e 1.074 para agente, de acordo balanço divulgado pela banca

• APOSTILAS ASSISTENTE ADMINISTRATIVO E AGENTE DE ORIENTAÇÃO
• CURSO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO E AGENTE DE ORIENTAÇÃO

Em caso de dúvidas, os candidatos podem contatar a empresa examinadora pelo telefone (61) 3550-0000.

O concurso do Cref MS terá validade de dois anos. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do órgão, conforme prevê o edital.

Atribuições dos cargos

De acordo com o edital do concurso Cref MS, estão entre as funções dos servidores:

  • Assistente administrativo - Reportar-se ao Coordenador ou Supervisor do Departamento; Prestar atendimento e esclarecimentos ao público interno e externo, pessoalmente, por meio de ofícios e processos ou por meio das ferramentas de comunicação que lhe forem disponibilizadas; Receber e protocolar documentos; Efetuar e auxiliar o preenchimento de processos, guias, requisições e outros impressos; Otimizar as comunicações internas e externas, mediante a utilização dos meios postos à sua disposição, tais como telefone, fax, correio eletrônico, entre outros; Efetuar tarefas de contato com inscritos do CREF11/MS e público em geral, assim como com outros CREFs, repartições públicas e empresas; Organizar, classificar, registrar, selecionar, arquivar e desarquivar processos e documentos; Tomar medidas cabíveis para abertura e processamento de processo administrativo de cobrança; Inscrever débitos em Dívida Ativa; Elaborar certidão de dívida ativa; Operar computadores, utilizando adequadamente os programas e sistemas informacionais disponíveis; Operar o sistema de banco de dados do CREF11/MS; Operar máquinas de reprografia, scanner, calculadoras, encadernadoras e outras máquinas de acordo com as necessidades do trabalho; Redigir textos, ofícios, relatórios e correspondências, com observância das regras gramaticais e das normas de comunicação oficial; Colaborar com levantamentos, estudos e pesquisas para a formulação de planos e projetos; Zelar pela guarda e conservação dos materiais e equipamentos de trabalho; Propor à chefia imediata providências para a consecução plena de suas atividades, indicando a necessidade de aquisição, substituição, reposição, manutenção e reparo de materiais e equipamentos; Realizar outras atribuições pertinentes ao cargo, conforme orientação da chefia imediata. Manter conduta profissional compatível com os princípios reguladores da Administração Pública, especialmente os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da razoabilidade e da eficiência, preservando o sigilo das informações; Tratar o público com zelo e urbanidade; Realizar negociações de débitos; Enviar boletos de anuidades e taxas, conforme legislação vigente; Receber e conferir documentação para inscrição e registro; Identificar documentação em desacordo ou incompleta e orientar para as providências necessárias para o prosseguimento da inscrição e registro; Organizar a agenda de reuniões e compromissos; Efetuar a inserção e atualização de dados cadastrais no sistema; Efetuar, confeccionar e preencher todos os dados de registro para a emissão cédulas de identidade profissional; Renovar e expedir cédulas de identidade profissional; Confeccionar, entregar e/ou enviar os certificados de pessoa jurídica; Emitir declarações de registro; Controle de recibos e depósitos bancários, manter arquivo desses documentos para auxílio na conciliação bancária; Controle de débitos, elaboração e envio de recibos; Controle de estoque; Envio de relação de devedores ao Coordenador do setor; Controle de contas a pagar; Emissão e controle de cheques para pagamentos; Elaboração de resumo financeiro; Controle da posição bancária; Elaborar relatórios, conforme determinação da chefia; Controle de patrimônio; Efetua atividade de recepção, seleção, classificação, registro e distribuição de correspondência, documentos, pequenos volumes e encomendas internas e externas; Executa serviços externos de entrega e retirada de materiais em locais pré-determinados; Efetua pagamentos em bancos e estabelecimentos comerciais sendo responsável pelos documentos e valores que transporta; Recepciona e atende ao público em geral, verificando sua necessidade, informado ou encaminhando ao setor ou funcionário indicado, sempre anunciando para verificar a possibilidade de atendimento, organiza a recepção e distribui senhas; Atende chamadas telefônicas prestando informações, anotando recados e auxilia em atividades administrativas básicas; Manter organizado os arquivos; Executar tarefas correlatas.
  • Agente de orientação e fiscalização - Reporta-se ao Coordenador de Fiscalização; Realiza visitas de orientação e fiscalização em toda área de abrangência do CREF11/MS, de acordo com o planejamento, roteiros e estratégias previamente elaborados, cujos deslocamentos serão feitos em veículo disponibilizado pelo CREF11/MS e conduzido pelo próprio agente; Atender com maior diligência possível as determinações do Departamento de Orientação e Fiscalização do CREF11/MS; Auxiliar os departamento do CREF11/MS na realização de diligências externas; Apresentar relatórios circunstanciados das autuações, visitas, notificações e outros elementos comprobatórios, integrantes do processo de fiscalização, conforme orientações gerais; Orientar os profissionais de educação física a proceder sua regularização perante o CREF11/MS; Notificar as Pessoas Físicas que estão em exercício ilegal da profissão; participar de reuniões; prestar esclarecimentos e atender quando necessário ao público em geral referente as normatizações do exercício da profissão; Seguir o Manual de Orientação e Fiscalização do Sistema CONFEF/CREFs; Prepara termos de orientação, fiscalização, de visita e de autuação; Elabora relatórios; Atende a audiências no Ministério Público, Delegacias de Polícia e demais órgãos públicos, sempre de acordo com prévias orientações do Departamento de Fiscalização do CREF11/MS. Reportar ao Coordenador de Fiscalização todos os fatos ocorridos no exercício de sua função, principalmente os problemas que não tiveram solução ou que não sejam de sua alçada. Manter conduta profissional compatível com os princípios reguladores da Administração Pública, especialmente os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da razoabilidade e da eficiência, preservando o sigilo das informações; Tratar o público com zelo e urbanidade; Operar com computador e outros equipamentos de informática; Prestar atendimento e orientação aos profissionais e instituições por telefone ou pessoalmente; Orientar quanto aos procedimentos de inscrição de pessoa física e jurídica; Conferir a documentação dos fiscalizados; Subsidiar com informações e pareceres a Comissão de orientação e Fiscalização ou a Comissão de Ética; Participar de reuniões Plenárias, Diretoria ou Comissões sempre que solicitado; Atender denúncias e encaminhar ao departamento de fiscalização; Contribuir com a elaboração de planejamentos visando à melhoria e racionalização nos procedimentos e métodos administrativos; Participar de cursos, palestras em universidades ou outros órgãos, quando delegado pela Presidência; Cumprir as ordens, determinações e orientações da Coordenação de Fiscalização e autoridades superiores; Executar tarefas correlatas.

O que estudar para a prova objetiva

Confira abaixo o conteúdo programático completo para a prova do concurso do Cref MS:

  • Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
  • Informática - 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico: MS Outlook. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.
  • Raciocínio lógico e matemático - 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão deestruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.
  • Ética no serviço público - 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no Setor Público. 6 Decreto nº 1.171/1994.
  • Legislação (apenas para assistente) - 1 Regimento interno do CREF11/MS. 2 Estatuto do CREF11/MS. 3 Acesso à Informação: Lei nº 12.527/2011; Decreto nº 7.724/2011.
  • Legislação (apenas para agente) - Regimento interno do CREF11/MS. Estatuto do CREF11/MS. Acesso à Informação: Lei nº 12.527/2011; Decreto nº 7.724/2011. Lei nº 6.206/1975; Lei nº 6.839/1980; Lei nº 9.696/1998; Lei nº 12.197/2010; Decreto-Lei nº 3.688/1941 (art.17 e 47); Lei Estadual nº 3.792/2009; Lei Estadual nº 3.654/2009; Resoluções do CONFEF: Resolução CONFEF nº 21/2000; Resolução CONFEF nº 134/2007; Resolução CONFEF nº 233/2012; Resolução CONFEF nº 253/2013; Resolução CONFEF nº 254/2013; Resolução CONFEF nº  257/2013; Resoluções do CREF11: Resolução nº 119/2013; Resolução nº 125/2013; Resolução nº 269/2014; Resolução nº 313/2015; Resolução nº 316/2016; Resolução nº 344/2017; Resolução nº 345/2017; Resolução nº 353/2018; Resolução nº 354/2018; Resolução nº 355/2018. Regulamentações: Resolução CNS nº 218/1997, Resolução CNE/CES nº 02/2007, Resolução CNE/CP nº 02/2004, Resolução CNE/CES nº 04/2009, Resolução CFE nº 03/1987, Resolução CNE/CES nº 07/2004, Resolução CNE/CP nº 01/2002 e Resolução CNE/CP nº 02/2002.
  • Atualidades (apenas para assistente) - 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como recursos hídricos, segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.
  • Direito constitucional (apenas para agente) - 1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos. 3 Administração Pública. 3.1 Disposições gerais, servidores públicos.
  • Conhecimentos específicos (apenas para assistente) - Noções de Direito Constitucional: 1 Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania e direitos políticos; partidos políticos; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Ordem social: base e objetivos da ordem social; seguridade social; educação, cultura e desporto; ciência e tecnologia; comunicação social; meio ambiente; família, criança, adolescente e idoso. Organização: 1 Conceito e tipos de estrutura organizacional. 2 Relações humanas, desempenho profissional, desenvolvimento de equipes de trabalho. 3 Noções de cidadania e relações públicas. 4 Comunicação. 5 Redação oficial de documentos oficiais. 6 Noções de Administração geral e pública. Noções de administração de recursos materiais: 1 Classificação de materiais. 1.1 Tipos de classificação. 2 Gestão de estoques. 3 Compras. 3.1 Modalidades de compra. 3.2 Cadastro de fornecedores. 4 Recebimento e armazenagem. 4.1 Entrada. 4.2 Conferência. 4.3 Critérios e técnicas de armazenagem. Noções de arquivologia: 1 Conceitos fundamentais de arquivologia. 2 Gerenciamento da informação e a gestão de documentos. 2.1 Diagnósticos. 2.2 Arquivos correntes e intermediário. 2.3 Protocolos. 2.4 Avaliação de documentos. 2.5 Arquivos permanentes. 3 Tipologias documentais e suportes físicos. 3.1 Microfilmagem. 3.2 Automação. 3.3 Preservação, conservação e restauração de documentos. Atendimento ao público: 1 Qualidade no atendimento ao público: comunicabilidade; apresentação; atenção; cortesia; interesse; presteza; eficiência; tolerância; discrição; conduta; objetividade. 2 Trabalho em equipe: personalidade e relacionamento; eficácia no comportamento interpessoal; servidor e opinião pública; o órgão e a opinião pública; fatores positivos do relacionamento; comportamento receptivo e defensivo; empatia; compreensão mútua. 3 Postura profissional e relações interpessoais. 4 Comunicação.
  • Conhecimentos específicos (apenas para agente) - O Conselho Federal de Educação Física, O Conselho Regional de Educação Física e as atividades do Profissional em Educação Física. Noções de Direito Administrativo: Princípios constitucionais do Direito Administrativo. Controle interno e externo da Administração Pública. Administração pública: conceito, estrutura, poderes e deveres do administrador público. Administração Indireta: conceito. Autarquias, empresas públicas, fundações públicas e sociedades de economia mista. Poderes administrativos. Ato administrativo: conceito, elementos, atributos, espécies. Discricionariedade e vinculação. Abuso e desvio de poder. Ato administrativo punitivo. Multas. Ato Administrativo: anulação e revogação. Qualidade em prestação de serviços: as dimensões da qualidade pessoal e profissional; normalização técnica e qualidade; comunicação e relações públicas. Rotina da área administrativa. Supervisão. Comunicação e Negociação. Níveis e Habilidades da Equipe. Autoridade, Delegação e Descentralização. Motivação. Organização e gerenciamento de reuniões. Gerenciamento e liderança de equipes. Elaboração de parecer técnico. Montagem e controle de Processos. Implantação de sistemas. Sigilo profissional. Processo de planejamento: definição, atitudes em relação ao planejamento. Gestão da qualidade: análise de melhoria de processos. Abordagem sistêmica. Ética e responsabilidade social. Atendimento ao público. Acompanhamento e execução das atividades relacionadas à gestão de recursos materiais, financeiros, humanos e tecnológicos pertinentes ao seu campo de atuação. Correspondência empresarial e oficial. Comunicação telefônica. Uso de equipamentos de escritório. Conhecimento de organização, redação, elaboração de relatórios e registros. Rotinas de pessoal. Arquivo e sua documentação: organização de um arquivo; técnicas e métodos de arquivamento; modelos de arquivos e tipos de pastas; arquivamento de registros informatizados. Artigo 5º da Constituição Federal de 1988.


 

Sobre Quadrix - Instituto Quadrix

Presente no mercado desde 1997, o Instituto Quadrix organiza seleções em âmbito municipal, estadual e federal. Mantém escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte.

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