Publicado: 20/08/2018 - 15:18 | Atualizado: 20/08/2018 - 15:18

CRN-8 recebe inscrições de concurso com 120 vagas

Oportunidades no Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná são para cargos que exigem os níveis médio e superior

Ganhos de até R$ 3,1 mil

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público do Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região (CRN-8), que tem jurisdição no Estado do Paraná. A seleção visa o preenchimento de 120 vagas, sendo quatro efetivas e 116 para formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades. A lotação ocorrerá nas cidades de Curitiba e Londrina.

De acordo com o edital, o cadastro reserva somente será aproveitado mediante abertura de novas vagas, atendendo aos interesses de conveniência e de oportunidade do CRN-8, durante o prazo de validade do concurso (de um ano, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, prorrogável uma única vez por igual período).

Vagas no concurso do CRN-8

Candidatos que têm o ensino médio completo podem se inscrever para o cargo de assistente administrativo júnior (3 vagas + 57 CR), cujo salário inicial é de R$ 1.746,17. 

• APOSTILA CONCURSO CRN 8ª REGIÃO 2018 - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO JÚNIOR 

Quem tem o nível superior está apto à carreira de nutricionista fiscal júnior (1 + 59 CR), com remuneração de R$ 3.152,10. 

Além dos vencimentos, o órgão oferece aos seus servidores os seguintes benefícios: vale-refeição no valor de R$ 29 pagos 22 dias no mês; plano de assistência médica; plano de assistência odontológica; auxílio-creche; e auxílio-transporte.

Concurso CRN-8: inscrições e provas

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico do Instituto Quadrix (www.quadrix.org.br) e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 60 para ensino médio e R$ 80 para nível superior. O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 12 de setembro. 

O certame contará com as seguintes avaliações: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; prova discursiva para nutricionista fiscal júnior, eliminatória e classificatória; e análise de títulos para nível superior, apenas classificatória.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas nas cidades de Curitiba/PR e Londrina/PR no dia 21 de outubro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado no site do Instituto Quadrix em momento oportuno. 

Para ensino médio, a prova objetiva contará com 50 questões, sendo dez de língua portuguesa, cinco de raciocínio lógico e matemático, dez de noções de informática, cinco de ética no serviço público e 20 de conhecimentos específicos. Já para nível superior, serão 15 questões de língua portuguesa, cinco de ética no serviço público e 30 de conhecimentos específicos. 

Concurso CRN-8: atribuições do assistente administrativo júnior

Controlar a recepção das pessoas que comparecem ao CRN-8 e realizar seu encaminhamento aos setores. Realizar atendimento pessoal, telefônico e via e-mail do setor. Realizar o atendimento ao público em geral, fornecendo orientações aos profissionais e empresas pelo telefone ou pessoalmente com informações relacionadas a pagamentos, preenchimento de documentos, acesso ao site, cadastro de pessoa física e pessoa jurídica. Preparar correspondências, tabelas, comunicados e outros documentos, bem como, quando solicitado, providenciar a reprodução e circulação dos mesmos. Organizar e controlar malotes. Providenciar cópias xerográficas. Preparar etiquetas, envelopes, AR/Sedex. Preparar reuniões diversas (pauta, correspondência, convocações, cópias de documentos, livros de frequência). Realizar serviços de digitação e o controle de documentos, de acordo com o padrão do Sistema CFN/CRN (ofícios, declarações e atos). Controlar a entrada e saída de correspondências e registrá-las no sistema informatizado. Organizar, classificar, arquivar documentos, processos, relatórios, periódicos e outras publicações. Auxiliar nos processos licitatórios de bens e serviços. Controlar e solicitar material de escritório e consumo. Auxiliar nos trabalhos de inserção e atualização do sistema de banco de dados. Executar outras tarefas. 

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Atualizado: 20/08/2018 - 15:18

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Oportunidades no Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná são para cargos que exigem os níveis médio e superior

Ganhos de até R$ 3,1 mil

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público do Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região (CRN-8), que tem jurisdição no Estado do Paraná. A seleção visa o preenchimento de 120 vagas, sendo quatro efetivas e 116 para formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades. A lotação ocorrerá nas cidades de Curitiba e Londrina.

De acordo com o edital, o cadastro reserva somente será aproveitado mediante abertura de novas vagas, atendendo aos interesses de conveniência e de oportunidade do CRN-8, durante o prazo de validade do concurso (de um ano, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, prorrogável uma única vez por igual período).

 

Vagas no concurso do CRN-8

 

Candidatos que têm o ensino médio completo podem se inscrever para o cargo de assistente administrativo júnior (3 vagas + 57 CR), cujo salário inicial é de R$ 1.746,17. 

• APOSTILA CONCURSO CRN 8ª REGIÃO 2018 - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO JÚNIOR 

Quem tem o nível superior está apto à carreira de nutricionista fiscal júnior (1 + 59 CR), com remuneração de R$ 3.152,10. 

Além dos vencimentos, o órgão oferece aos seus servidores os seguintes benefícios: vale-refeição no valor de R$ 29 pagos 22 dias no mês; plano de assistência médica; plano de assistência odontológica; auxílio-creche; e auxílio-transporte.

 

Concurso CRN-8: inscrições e provas

 

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico do Instituto Quadrix (www.quadrix.org.br) e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 60 para ensino médio e R$ 80 para nível superior. O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 12 de setembro. 

O certame contará com as seguintes avaliações: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; prova discursiva para nutricionista fiscal júnior, eliminatória e classificatória; e análise de títulos para nível superior, apenas classificatória.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas nas cidades de Curitiba/PR e Londrina/PR no dia 21 de outubro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado no site do Instituto Quadrix em momento oportuno. 

Para ensino médio, a prova objetiva contará com 50 questões, sendo dez de língua portuguesa, cinco de raciocínio lógico e matemático, dez de noções de informática, cinco de ética no serviço público e 20 de conhecimentos específicos. Já para nível superior, serão 15 questões de língua portuguesa, cinco de ética no serviço público e 30 de conhecimentos específicos. 

 

Concurso CRN-8: atribuições do assistente administrativo júnior

 

Controlar a recepção das pessoas que comparecem ao CRN-8 e realizar seu encaminhamento aos setores. Realizar atendimento pessoal, telefônico e via e-mail do setor. Realizar o atendimento ao público em geral, fornecendo orientações aos profissionais e empresas pelo telefone ou pessoalmente com informações relacionadas a pagamentos, preenchimento de documentos, acesso ao site, cadastro de pessoa física e pessoa jurídica. Preparar correspondências, tabelas, comunicados e outros documentos, bem como, quando solicitado, providenciar a reprodução e circulação dos mesmos. Organizar e controlar malotes. Providenciar cópias xerográficas. Preparar etiquetas, envelopes, AR/Sedex. Preparar reuniões diversas (pauta, correspondência, convocações, cópias de documentos, livros de frequência). Realizar serviços de digitação e o controle de documentos, de acordo com o padrão do Sistema CFN/CRN (ofícios, declarações e atos). Controlar a entrada e saída de correspondências e registrá-las no sistema informatizado. Organizar, classificar, arquivar documentos, processos, relatórios, periódicos e outras publicações. Auxiliar nos processos licitatórios de bens e serviços. Controlar e solicitar material de escritório e consumo. Auxiliar nos trabalhos de inserção e atualização do sistema de banco de dados. Executar outras tarefas. 

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Atualizado: 20/08/2018 - 12:02

AGU: banca do concurso sai nos próximos dias

A autorização do Ministério do Planejamento determina que o edital do novo concurso público da AGU seja publicado até dia 14 de dezembro de 2018. Diversos cargos

100 vagas

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A Advocacia-Geral da União (AGU)  deve confirmar, no decorrer dos próximos dias, o nome da banca organizadora do seu novo concurso público 2018, autorizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPGD) em 14 de junho.  O órgão também trabalha no processo de distribuição, pelos diversos estados, das 100 vagas que serão oferecidas no concurso. De acordo com a autorização do MPDG, a publicação do edital de abertura de inscrições da AGU deve ocorrer,no mais tardar, até 14 de dezembro.

O concurso da AGU contará com vagas para administrador (48 vagas), analista técnico administrativo (10), arquivista (2), bibliotecário (1), contador (1), técnico em assuntos educacionais (2) e tecnico em comunicação social (5).

Para todos estes cargos é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 6.200, considerando vencimentos básicos e gratificações.

“A realização deste concurso é um passo importante no processo de fortalecimento do quadro de servidores da AGU. Todos nós sabemos que as vitórias obtidas pela nossa instituição somente serão possíveis graças, também, à incansável dedicação diária de nossos servidores”, disse, quando do envio do pedido do concurso, a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça.

Concurso AGU - Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas na AGU, sendo 2.000 de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 de técnico de apoio à atividade jurídica.   No caso de técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações; e para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

AGU - Concurso Anterior

O último concurso da AGU  na área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.

No quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Em caso de formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.

Já na Secretaria dos Portos, em nível médio, a AGU ofereceu dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Em nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2).

A banca organizadora do concurso da AGU, na ocasião, foi o Idecan.

Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

 

Sobre a AGU

Cabe à Advocacia Geral da União (AGU) representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.


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Atualizado: 20/08/2018 - 09:14

Concurso Iphan: locais de provas são divulgados

Com ofertas distribuídas entre todo o Brasil, seleção preencherá postos em cargos auxiliar, técnico e analista. Salários chegam a R$ 5,4 mil

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Os inscritos para o concurso do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) já podem consultar aqui os locais de aplicação das provas objetiva e discursiva, que ocorrem no próximo domingo (26). A seleção preencherá 411 vagas distribuídas em todo o Brasil, além de formar cadastro reserva.


O processo seletivo oferece 131 postos para auxiliar institucional (R$ 3.877,97), 176 para técnico (R$ 5.493,29) e 104 para analista (R$ 5.493,29). A primeira posição requer ensino médio completo, enquanto as demais cobram formação superior. Os valores já incluem o auxílio-alimentação de R$ 458.

• APOSTILAS CONCURSO IPHAN 2018 - CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR
• CURSO ONLINE CONCURSO IPHAN 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

As oportunidades estão distribuídas entre a sede do órgão, em Brasília, e superintendências/escritórios técnicos em todos os Estados brasileiros. Para São Paulo, foram disponibilizados 18 postos.  

As inscrições para o concurso do Iphan foram recebidas até 16 de julho, por meio do site http://www.cespe.unb.br/concursos. As taxas custaram R$ 84 (nível médio) e R$ 117 (superior). 

 

Concurso Iphan: distribuição das vagas por área de formação


Parte das chances para auxiliar institucional é destinada a candidatos que possuem, além de segundo grau, formação técnica em conservação e restauração de bens culturais móveis; edificações; e agronomia ou jardinagem.  

 

As oportunidades para técnico no concurso do Iphan atendem profissionais formados em ciências sociais ou antropologia; arqueologia; arquitetura e urbanismo; arquivologia; biblioteconomia; ciências biológicas; engenharia agronômica; engenharia civil; história; e educação, pedagogia ou ciências humanas. 

 


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Curso Intensivo Gratuito para Concurso IPHAN

Para ajudar na preparação dos que realmente desejam passar nesse concurso, transmitiremos ao vivo e gratuitamente a partir de 18 de junho, o Curso Intensivo IPHAN. O conteúdo engloba desde português a história. São várias matérias de relevância com conteúdo de qualidade. Confira.

 

Já para analista, as opções são voltadas a participantes com graduação em qualquer área; comunicação social, jornalismo ou relações públicas; engenharia cartográfica, geografia ou geociências; e relações internacionais.

Sobre as provas do concurso do Iphan 2018


O processo seletivo envolverá provas objetiva e discursiva para todos os cargos, com aplicação nas capitais dos 26 Estados, além do Distrito Federal.

 

A primeira avaliação trará 120 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto dissertativo com até 30 linhas abordando tema da atualidade. 

 

O conteúdo programático inclui conhecimentos básicos (língua portuguesa, fundamentos da preservação do patrimônio cultura, noções de gestão/administração pública e atualidades) e específicos.

 

Haverá também análise de títulos para funções de nível superior, em período a ser definido. Os candidatos convocados poderão apresentar diplomas de especialização, mestrado e doutorado, bem como documentos que comprovem experiência profissional nos setores público e privado. 


De acordo com o edital, o concurso do Iphan terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição. 

 

Atribuições do auxiliar institucional no concurso do Iphan

 

Desenvolver atividades de nível intermediário de suporte às áreas administrativa e finalística, que compreendam a execução de atividades rotineiras de cunho administrativo e logístico; dar suporte às atividades que compõem o ciclo de gestão documental; dar suporte à análise, diagnóstico e intervenção em bens culturais móveis; dar apoio às atividades técnicas relativas à elaboração e análise de projetos e orçamentos e fiscalização de obras; dar suporte às atividades de fiscalização; realizar atividades de conservação e manutenção dos jardins históricos sob a gestão do Iphan; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Concurso Iphan 2018: atribuições do técnico

 

Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas, que compreendam elaborar estudos, análises, pareceres, laudos, notas, relatórios e avaliações técnicas para instrução e acompanhamento de processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; avaliar o impacto ao patrimônio cultural em projetos e empreendimentos, inclusive no âmbito do licenciamento ambiental; realizar vistorias, levantamentos e avaliações de campo; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; integrar conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; acompanhar e fiscalizar intervenções e(ou) serviços; realizar intervenções conservativas e(ou) restaurativas de bens culturais e acervos sob a gestão do Iphan; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Atribuições do analista no concurso do Iphan


Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas que compreendam o assessoramento especializado voltado para a gestão dos processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; participar em conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; executar atividades de gestão administrativa, orçamentária e financeira; acompanhar e fiscalizar projetos e(ou) serviços; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso do Iphan

 

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

Fundamentos da preservação do patrimônio cultura - Noções sobre história política, econômica e social do Brasil. 1.1 Noções sobre história e institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo, com ênfase na trajetória do IPHAN. 2 Marcos internacionais da preservação: Convenção relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003). 3 Legislação brasileira sobre preservação de bens culturais. 3.1 Constituição Federal (artigos 20, 23, 24, 30, 215 e 216). 3.2 Decreto-Lei nº 25/1937, e suas alterações. 3.3 Lei nº 3.924/1961. 3.4 Lei nº 11.483/2007, e suas alterações (art. 9º). 3.5 Decreto nº 3.551/2000. 3.6 Decreto nº 9.238/2017. 4 Legislação aplicada ao patrimônio cultural. 4.1 Portaria IPHAN nº 187/2010; Portaria IPHAN nº 420/2010; Portaria IPHAN nº 127/2009; Portaria IPHAN nº 137/2016.

 

Noções de gestão e administração pública - 2.1 Princípios e normas referentes à administração direta e indireta. 2.2 Lei nº 8.666/1993, e suas alterações (Licitações e contratos administrativos). 3 Legislação administrativa. 3.1 Lei nº 8.112/1990, e suas alterações. 3.2 Lei nº 9.784/1999, e suas alterações (Processo Administrativo). 3.3 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação). 3.4 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171/1994, e suas alterações. 4 Gestão de pessoas no setor público. 4 Gestão de processos. 4.1 Conceitos da abordagem por processos. 4.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

 

Atualidades - (somente para a prova discursiva): 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, relacionados ao patrimônio cultural.

 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso do Iphan 2018

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Atualizado: 20/08/2018 - 07:47

MPU assina contrato com banca do novo concurso

Oportunidades do concurso MPU 2018 serão destinadas a candidatos de níveis médio e superior. Cargos de técnico e analista apresentam salários iniciais de até R$ 10,1 mil

Edital iminente

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

Mais um passo para a realização do aguardado concurso MPU (concurso público do Ministério Público da União) para técnico e analista. Após anunciar a escolha do Cebraspe (Cespe/UnB), como organizadora do certame, o órgão divulgou, nesta segunda-feira, 20 de agosto, por meio de publicação em diário oficial, a assinatura do contrato com a empresa. Com isto, o próximo passo é a publicação do edital do concurso MPU 2018, o que deve ocorrer nas próximas semanas. Resta apenas ao órgão concluir o concurso interno de remoção, para que possam ser pontuadas as vagas que permanecerão em aberto para o concurso. O próprio secretário-geral do MPU, Alexandre Camanho, havia anunciado a intenção de publicar o edital em outubro, mas com a assinatura do contrato, a tendência é de que a liberação seja antecipada e ocorra nas próximas semanas, provavelmente até meados de setembro. .

O concurso público MPU terá oportunidades para as carreiras de analistas e técnicos administrativos. A tendência é de que sejam oferecidas oportunidades de analistas em direito e, no caso de técnicos, além da área administrativa, possivelmente também para a especialidade de segurança. 

No dia 15 de agosto foi publicado o edital do concurso interno de remoção do MPU. Normalmente, este processo ocorre antes de algum novo concurso público, pois possibilita que servidores já em atividade possam efetuar eventuais transferências de locais de trabalho, permitindo, assim, pontuar as vagas que serão oferecidas na seleção de ingresso. De acordo com informações divulgadas pelo próprio MPU, em geral, o concurso deverá ser basicamente para formar cadastro reserva de pessoal, no sentido de suprir eventuais necessidades que forem surgindo durante o prazo de validade

• CURSO ONLINE TÉCNICO E ANALISTA DO MPU 2018
• APOSTILAS CONCURSO MPU 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

A contratação da empresa reforça a recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de liberar a utilização do valor recolhido pelas taxas, no sentido de custear o concurso. Inicialmente, em decisão divulgada em 18 de julho, o Tribunal havia advertido que  o concurso deveria contar com previsão orçamentárias para ocorrer. No entanto, novo parecer divulgado pelo TCU atesta que o MPU pode solicitar crédito especial, tendo como justificativa a utilização do valor da taxa. A decisão foi publicada no diário oficial de 27 de julho.

O item 9.2.5 do documento publicado em diário oficial diz o seguinte: " é possível editar créditos suplementares ou especiais para fazer frente às despesas com a realização de concursos para o provimento de cargos públicos decorrentes de vagas não onerosas, lastreados na arrecadãção das taxas de inscrição, que somente poderão ser executados na medida da efetiva arrecadação da receita que lhe confere lastro"

Com isto, o MPU agora deve recorrer à Secretaria de Orçamento Federal, ligada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), no sentido de solicitar o crédito especial, com base no parecer do TCU.  

Além disso, o órgão possui outras opções que ainda permitem agilizar a contratação de pessoal. A primeira é incluir os custos no orçamento de 2019, que ainda não foi votado. O MPU também pode requerer crédito suplementar ao governo. Outra opção é requerer  orçamento junto aos quatro ramos do órgão, que são o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). 

O MPU divulgou, em agosto de 2017, a portaria 84, que fixa as atribuições e requisitos das carreiras de analistas e técnicos, que serão oferecidas no certame. 

Para concorrer ao cargo de técnico basta possuir ensino médio, com remuneração inicial de R$ 6.862,73. No caso de analista, com necessidade de nível superior, o salário corresponde a R$ 11.259,81.

 

Concurso MPU 2018: Melhorias salariais


É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019.

Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro  e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.

A comissão do concurso do MPU, instituída dede março de 2017, é presidida pelo servidor Blal Yassine Dalloul e conta, ainda, com os seguintes participantes: Eloá Todarelli Junqueira, Denise Costa Recedive, Sandra Roberta de Souza Oliveira, Tatiane Diniz da Silva e Rayza Madlum de Paula.

 

Concurso MPU: Atribuições dos cargos

   De acordo com a portaria, as atribuições do técnico são as seguintes: Auxiliar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; auxiliar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; atuar em planos, programas, projetos e convênios; atuar na gestão de contratos quando formalmente designado; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados; participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho; participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação; observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação; atender o público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencialmente; prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos; orientar quanto à aplicação das normas internas ou de sua área de atuação; contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho; orientar e supervisionar estagiários e aprendizes; inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos; observar e zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar tarefas de expediente; realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos; manter e controlar o arquivo setorial; e executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe    

Para os técnicos em administração: Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno; atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e/ou anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documental.   Para analista: Assessorar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; assessorar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; realizar avaliações e vistorias; realizar perícias quando formalmente designado pelo órgão competente; acompanhar o desenvolvimento de trabalhos periciais; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, laudos, pareceres, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; propor planos, projetos, programas, diretrizes e políticas de atuação; atuar em planos, programas, projetos e convênios; atuar na gestão de contratos quando formalmente designado; participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho; participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação; observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação; atender o público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencialmente; prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos; orientar quanto à aplicação das normas internas ou da sua área de atuação; contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho; orientar e supervisionar estagiários e aprendizes; inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos; observar e zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar tarefas de expediente; realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos; manter e controlar o arquivo setorial; e executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe.   Para analistas em direito: Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas para subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais Último concurso do MPU.  

MPU: concurso anterior de técnico e analista


No concurso MPU de 2013, o edital contou com 263 vagas para níveis médio e superior. As oportunidades foram para os cargos de técnico do MPU, técnico administrativo com especialidade em tecnologia da informação e comunicação, técnico em saúde – enfermagem e técnico na área de saúde – saúde bucal.

No caso de analista, as opções foram para analista do MPU, analista técnico-administrativo – especialidade arquivologia, analista técnico administrativo – biblioteconomia, analista na área técnico administrativa – comunicação social, analista na área técnico administrativa – educação, analista técnico administrativo – estatística, analista na área técnico especializado – finanças e controle, analista técnico especializado – gestão pública, analista técnico especializado - planejamento e orçamento, analista na área de clínica médica, analista área de medicina – psiquiatria, analista de perícia – (antropologia, arquitetura, contabilidade, perícia, economia, engenharia agronômica, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia segurança do trabalho, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia sanitária, geografia, medicina, medicina do trabalho, oceanografia) analista de saúde – enfermagem, analista de saúde – odontologia, analista de saúde – psicologia, analista de saúde – serviço social, analista de tecnologia da informação e comunicação – desenvolvimento de sistemas e analista na área de tecnologia da informação e comunicação – suporte e infraestrutura.

Na ocasião, o edital concurso MPU contou com oportunidades para o Distrito Federal e Eestados de Pernambuco, São Paulo, Amazonas, Rondônia, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Acre, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais,Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba e Tocantins.

A banca que publicou o edital na ocasião foi o Cespe/UnB.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 


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Atualizado: 17/08/2018 - 15:01

Campo do Tenente PR tem concurso com inscrições abertas

Oferta é de uma vaga e cadastro reserva para cargos de níveis médio e superior. Inscrições serão recebidas até 2 de setembro

Câmara Municipal

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Câmara Municipal de Campo do Tenente, localizada no Estado do Paraná. A seleção visa o preenchimento de uma vaga imediata, além de formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades.

Aqueles que têm diploma de conclusão de curso de ensino médio estão aptos à carreira de técnico legislativo (1 vaga), cujo salário inicial é de R$ 1.330 para jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

Quem tem o nível superior pode se inscrever para os cargos de advogado (CR) e contador (CR). O vencimento é de R$ 2.500 para carga horária semanal de 20 horas. 

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico www.scconcursos.com.br e efetuar o pagamento da taxa de participação, nos valores de R$ 40 para ensino médio e R$ 80 para nível superior. O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 2 de setembro. 

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será aplicada no município de Campo do Tenente no dia 16 de setembro. 

Para ensino médio serão dez questões de língua portuguesa, cinco de matemática, dez de informática, cinco de legislação municipal e dez de conhecimentos específicos. Já para nível superior serão dez de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de informática, cinco de legislação municipal e 15 de conhecimentos específicos. 

O concurso ainda contará com análise de títulos, exclusivamente classificatória, para todos os cargos. O envio dos documentos será realizado no período de 27 de setembro a 02 de outubro.

 

Atribuições do técnico legislativo

 

Executar tarefas na área legislativa e administrativa da câmara municipal como: redigir correspondências, atas e demais documentos; organizar e atualizar arquivos; receber e protocolar correspondências e outros documentos; atender e fazer ligações telefônicas; recepcionar as pessoas que se dirijam ao setor para prestar-lhes as informações desejadas ou encaminhá-las ao local adequado; receber, classificar, numerar, encaminhar e escriturar em livros e fichas de controle, as proposições (requerimentos, projetos de lei, resolução e decreto legislativo) apresentadas pelos Vereadores; autuar os projetos de lei, resolução e decreto legislativo, realizando consultas aos cadastros sobre proposições da mesma natureza; registrar a publicação dos atos; controlar os prazos dos pedidos de informações, vetos, para promulgação e sanção da matéria aprovada e outros; prestar informações sobre a tramitação das proposições; controlar a frequência dos Vereadores; desempenhar outras atividades correlatas.

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Atualizado: 16/08/2018 - 11:25

Califórnia PR suspende concurso para preencher 105 vagas

Seleção era para preenchimento imediato e cadastro reserva de pessoal para diversas opções, em todos os níveis de escolaridade. Iniciais de até R$ 4,5 mil

Diversos cargos

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

Foi suspenso o concurso da Prefeitura de Califórnia, no Paraná, que visava a preencher 105 vagas, sendo 53 para cargos com exigência de ensino fundamental, 36 para ensino médio e 16 para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 966,54 a R$ 4.536,77, com jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais. Para todos os cargos, além das vagas imediatas o certame também tinha cadastro reserva de pessoal.

 

Ensino Fundamental
Quem possui ensino fundamental poderia concorrer aos cargos de auxiliar administrativo (7 vagas, com inicial de R$ 1.512,26, para 40 horas semanais), auxiliar de serviços gerais (11, R$ 1.179,56, 40 horas), borracheiro(1, R$ 980, 40 horas), cozinheiro (4, R$ 1.285,40, 40 horas), eletricista (1, R$ 1.209,80, 40 horas), gari (11, R$ 966,54, 40 horas), motorista 40 horas (4, R$ 1.481,99, 40 horas), motorista 12X36 (2, R$ 1.179,56, 12X36), mecânico (1, R$ 2.117,16, 40 horas), operador de máquinas (2, R$ 1.633,24, 40 horas), pedreiro (6, R$ 1.481,99, 40 horas), telefonista (1, R$ 1.179,56, 30 horas) e vigia (2, R$ 1.179,56, 40 horas).

 

Ensino Médio
Para ensino médio: auxiliar de farmácia (1, R$ 1.180, 40 horas), escriturário (6, R$ 1.179,56, 40 horas), fiscal de postura (1, R$ 1.512,26, 40 horas), professor I (21, R$ 1.227,67,20 horas), técnico em agropecuária (1, R$ 1.663,49, 40 horas), técnico em contabilidade (2, R$ 1.246,22, 40horas), técnico em enfermagem 40 horas (2, R$ 1.246,22, 40 horas) e técnico em enfermagem 12X36 (2, R$ 1.246,22, 12X36).

 

Nível Superior
Por fim, para nível superior: arquiteto (CR,R$ 2.500, 20 horas), assistente social (1, R$ 2.873,29, 30 horas), contador (1, R$ 4.536,77, 20 horas), dentista (1, R$ 1.890,32, 20 horas), enfermeiro 40 horas(1, R$ 3.326,96, 40 horas), enfermeiro 12X36 (2, R$ 3.326,96, 12X36), engenheiro civil (1, R$ 3.780,63, 20 horas), farmacêutico (1, R$ 1.890, 20 horas), fisioterapeuta (1, R$ 1.890,32, 20 horas), médico clínico geral (1, R$ 5.000, 40horas), médico veterinário (1, R$ 1.800, 40 horas), procurador jurídico (1, R$ 4.536,77, 40horas), psicólogo (1, R$ 2.873,29, 30 horas), professor II de educação física (2, R$ 1.620,53, 20 horas) e técnico em informática (1, R$ 2.722,06, 30 horas).


As inscrições seriam feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, a Fundação Fafipa, que é www.fundacaofafipa.org.br.


As taxas custavam R$ 45 para cargos com exigência de ensino fundamental, R$ 65 para ensino médio e R$ 100 para nível superior.


A aplicação das provas estava marcada para ocorrer em 21 de outubro.

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Atualizado: 15/08/2018 - 10:06

Santa Fé PR lança edital de concurso com 54 vagas

Chances estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Inscrições abrem nesta quinta-feira (16)

Salários até R$ 11,2 mil

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Prefeitura de Santa Fé, no Paraná, abriu concurso público destinado a preencher 54 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). Distribuídas entre dois editais, as carreiras oferecem salários que variam de R$ 1.011,62 a R$ 11.292,46. 

 

Há chances de nível fundamental para auxiliar de enfermagem (1), agente de serviços gerais e diversos (2), auxiliar de creche (2), merendeira (1), eletricista (1), pedreiro (1), motorista (4), operador de trator (1), operador de pá carregadeira (1) e operador de motoniveladora (1).  

 

Ensino médio é requisito para agente comunitário de saúde (2), agente erradicador de dengue (1), agente comunitário (1), auxiliar de serviços de saúde (1), auxiliar administrativo (1), recepcionista (1), auxiliar de secretaria escolar (1), secretário escolar (1), agente oficial administrativo (3), fiscal de obras (1), fiscal tributário (1), professor (3), professor de educação infantil (1), técnico agrícola (1), técnico em enfermagem (2), técnico em informática (CR) e técnico em radiologia (1). 

 

Em nível superior há oportunidades para enfermeiro (2), médico clínico geral (2), advogado (2), agente de controle interno (CR), assistente social (1), dentista (1), contador (1), enfermeiro (1), engenheiro civil (CR), farmacêutico (1), fisioterapeuta (1), fonoaudiólogo (1), médico veterinário (CR), nutricionista (1), professor de educação física (1), psicólogo (1), psicopedagogo (1) e zootecnista (CR).

 

 

Inscrição e etapas

 

 

As inscrições abrem às 12h de 16 de agosto e se encerram às 23h59 de 4 de setembro, devendo ser efetuadas pelo site www.concursosfau.com.br. As taxas ficam entre R$ 50 e R$ 110.

 

A prova objetiva está prevista para ocorrer em 14 de outubro. Na sequência, a seleção terá avaliação de títulos, além de teste prático para alguns cargos.

 

O processo seletivo será válido por dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério da Prefeitura de Santa Fé, conforme estabelecem os editais.
 

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Atualizado: 14/08/2018 - 13:11

Jaguariaíva PR inscreve para concurso com 65 vagas

Edital reúne chances de níveis fundamental, médio e superior. Salários chegam a R$ 13 mil

Até 13 de setembro

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Prefeitura de Jaguariaíva, no Paraná, abriu nesta terça-feira (14) as inscrições para o concurso destinado a preencher 65 vagas. Os salários variam de R$ 956,39 a R$ 13.090,77. 

 

Candidatos com nível fundamental têm opções como agente de saúde (3 postos), auxiliar de cirurgião dentista (2), auxiliar de serviços gerais (2), auxiliar de topógrafo (1), cozinheiro/merendeira (1), mecânico (1), motorista CNH "CDE" e operador de máquinas pesadas (1).

 

Ensino médio é requisito para documentador escolar (1), educador infantil (28), eletricista instalador (1), eletricista predial (1), fiscal de obras (2), operador de projeção cinematográfica (1), projetista (1), técnico em contabilidade (1) e técnico em informática (1).    

 

Em nível superior há ofertas para advogado (1), arquiteto (1), assistente social (1), fisioterapeuta (1), instrutor de práticas esportivas (1), médico generalista (1), médico ginecologista/obstetra (1), médico pediatra (1), médico veterinário (1), professor (6) e professor de música (1). 

 

 

Inscrição e etapas

 

 

Será possível se inscrever até 13 de setembro, mediante a realização de cadastro no site do Instituto Saber (www.saber.srv.br), banca que organiza a seleção. As taxas custam entre R$ 50 e R$ 150. 

 

A seleção envolverá prova objetiva (todos os cargos), em 21 de outubro, além de avaliações prática (advogado, arquiteto, auxiliar de topógrafo, eletricista, mecânico, motorista, operador de máquinas, professor, projetista e operador de projeção cinematográfica) e de títulos (funções de nível superior), ambas em 11 de novembro. 

 

O processo seletivo terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério da Prefeitura de Jaguariaíva, conforme estabelece o edital
 

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Atualizado: 13/08/2018 - 14:28

Concurso Coren PR: divulgado edital com 15 vagas

As ofertas são destinadas a candidatos que possuem os níveis médio, técnico e superior de ensino. A atuação ocorrerá em quatro cidades

Ganhos de até R$ 6,3 mil

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Serão abertas no dia 17 de agosto as inscrições do concurso público do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR). Oportunidade é de 15 vagas imediatas e cadastro reserva (CR), com lotação nas cidades de Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá.

Aqueles que concluíram o ensino médio podem concorrer para a função de auxiliar administrativo (5 vagas + CR), cujo salário inicial é de R$ 1.911,04.

O cargo de técnico fiscal (CR) exige curso técnico em enfermagem e paga R$ 3.907,67.

Nível superior é requisito para os postos de administrador (1), advogado (1), analista de tecnologia da informação (1), arquivista (CR), contador (1), enfermeiro fiscal (5 + CR) e secretário executivo (1). As remunerações oscilam entre R$ 2.646,06 e R$ 6.361,21.

As inscrições serão recebidas no endereço eletrônico do núcleo de concursos da Universidade Federal do Paraná (www.nc.ufpr.br) até o dia 17 de setembro. Os valores da taxa de participação são de R$ 55 para ensino médio, R$ 65 para curso técnico e R$ 100 para formação superior e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite de 18 de setembro. 

 

Informações sobre as provas

 

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, que contarão com duração máxima de quatro horas e serão aplicadas na cidade de Curitiba/PR no dia 14 de outubro. As informações sobre locais e horários de realização dos exames serão divulgadas no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno.

A prova objetiva contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as matérias de língua portuguesa, raciocínio lógico, informática e/ou conhecimentos específicos. Já a prova discursiva contará com uma redação, exceto para o cargo de advogado, cuja avaliação será composta de um parecer jurídico. 

O processo de seleção ainda contará com análise de títulos, exclusiva para os empregos que exigem nível superior. 

 

Atribuições de alguns cargos

 

Auxiliar administrativo - executar serviços de apoio nas diversas áreas administrativas e assessorias. Organizar e controlar correspondências, memorandos, ofícios, circulares, processos e demais documentos relativos à sua área, visando a otimização do atendimento das necessidades de sua chefia imediata e das demais áreas. Assistir a chefia imediata em assuntos de natureza administrativa e/ou técnica, executando, controlando e acompanhando o desenvolvimento das tarefas em sua área. Identificar necessidades de material, conferência no recebimento, armazenamento e conservação dos mesmos, mantendo atualizados os registros de estoque, assegurando o suprimento de materiais em sua área. Otimizar o uso dos recursos disponíveis. Entre outras. 

Técnico fiscal - fiscalização sob supervisão do agente fiscal de nível superior, do exercício da enfermagem e do cumprimento dos postulados éticos da profissão, fiscalização de instruções de serviço e de ensino na área de enfermagem, realização de diligências com vistas a apuração de denúncias, leitura dos diários oficiais e jornais de grande circulação, acompanhando assuntos correlatos à profissão.

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Atualizado: 13/08/2018 - 14:04

Câmara de Icaraíma PR realiza concurso para secretário

Destinado a profissionais com curso superior em qualquer área, cargo paga R$ 2,8 mil. Inscrições seguem disponíveis até 30 de agosto

Legislativo

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Câmara de Icaraíma, no interior do Paraná, abriu concurso público destinado a preencher uma vaga na função de secretário legislativo.  

 

Com salário inicial de R$ 2.828,87 e jornada semanal de 40 horas, o cargo pode ser disputado por profissionais que possuem curso superior em qualquer área.

 

O prazo para inscrições termina às 17h de 30 de agosto. Os interessados devem realizar cadastro pelo site www.fauel.org.br e pagar taxa de R$ 100.

 

Marcada para 30 de setembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 40 questões sobre língua portuguesa, matemática/raciocínio lógico e conhecimentos gerais e específicos.  

 

O processo seletivo terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério da Câmara de Icaraíma, conforme estabelece o edital.

 

 

Atribuições do secretário legislativo

 

 

Orientar e proceder a tramitação de processos, orçamentos, contratos e demais assuntos administrativos, consultando documentos em arquivos e fichários, levantando dados, efetuando cálculos e prestando informações quando necessário. Elaborar, redigir, revisar, encaminhar e eventualmente datilografar ou digitar cartas, ofícios, circulares, tabelas, gráficos, instruções, memorandos e outros. Elaborar, analisar e atualizar quadros demonstrativos, tabelas e outros documentos, efetuando cálculos e ajustamentos, para efeitos comparativos. Participar de estudos e projetos a serem elaborados e desenvolvidos por técnicos, na área administrativa. Operar equipamentos diversos, como máquinas calculadoras, de datilografia, microcomputadores, processadores de texto e outros. Estudar e informar processos que tratem de assuntos relacionados ao setor de trabalho, preparando os expedientes que se fizerem necessários. Orientar, coordenar e supervisionar trabalhos a serem desenvolvidos por auxiliares. Atender a chamadas telefônicas, anotando ou envidando recados, para obter ou fornecer informações. Arquivar processos, publicações e documentos diversos de interesse da unidade administrativa, segundo normas preestabelecidas. Controlar estoques, distribuindo o material quando solicitado e providenciando sua reposição de acordo com as normas preestabelecidas. Receber material de fornecedores, conferindo as especificações dos materiais com os documentos de entrega. Interpretar leis, regulamentos e instruções relativas a assuntos da administração geral, para fins de aplicação, orientação e assessoramento. Secretariar reuniões, registrando os assuntos tratados, para a elaboração de atas. Executar outras atividades correlatas.
 

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Atualizado: 10/08/2018 - 15:09

Concurso Iprerine PR: vagas de níveis médio e superior

Oferta no edital do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Rio Negro é de duas vagas imediatas e cadastro reserva. Inscrições serão recebidas até 24 de agosto

Ganhos de até R$ 3,2 mil

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

No Paraná, o Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Rio Negro (Iprerine) está com inscrições abertas de concurso para provimento de duas vagas imediatas do seu quadro de pessoal. A seleção ainda formará (CR) para futuras oportunidades. 

O cargo de assistente de administração “B” (1 vaga) requer diploma de conclusão de curso de ensino médio e paga 1.042 para carga horária semanal de 40 horas. 

Quem tem o nível superior pode se inscrever para os empregos de advogado (CR) e contador (CR), cujo vencimento é de R$ 3.287,86 para jornada de trabalho de 20 horas semanais, e assistente de administração “C” (1), com remuneração de R$ 2.104,46 para carga horária semanal de 40 horas. 

Como benefício, o Iprerine ainda oferece para os seus servidores auxílio-alimentação no valor de R$ 248,70. 

Interessados deverão se inscrever no endereço eletrônico www.fauel.org.br até o dia 24 de agosto. Os valores da taxa de participação são de R$ 100 para ensino médio e R$ 150 para nível superior. 

Todos os inscritos serão submetidos à prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 40 questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. 

A avaliação será aplicada na data prevista de 23 de setembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno. 

 

Atribuições do assistente de administração “B”

 

Auxiliar na programação dos serviços, elabora do demonstrativos, projetos e manuais; promover depósitos e acompanhar a movimentação de contas bancárias, referentes aos créditos da repartição; colaborar na redação de relatórios anuais ou parciais atendendo as exigências, normas e legislação municipal da prefeitura; expedir atestados, lavrar termos de posse, apostilas, certidão e termos de ocorrências; elaborar quadros demonstrativos e folhas de pagamento; organizar coletâneas de leis, regulamentos e normas relativas a assuntos da repartição ou mesmo do município; coordenar trabalhos relacionados com arquivamento de documentos; auxiliar na aquisição e suprimento de material permanente e de consumo, mediante tomada de preço, registrado de fornecedores, expedição de convites, divulgação de editais e outras tarefas correlatas; receber material de consumo ou permanente adquirido, e promover seu armazenamento e posterior distribuição; efetuar, coordenar e controlar trabalhos contábeis; registrar os atos e fatos administrativos que demonstram a situação da prefeitura, por meio de levantamento de balanço; desempenhar outras atividades, quando solicitadas pela chefia.

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Atualizado: 10/08/2018 - 13:18

Concurso da Prefeitura de Tapejara PR oferece 22 vagas

Oportunidades são destinadas a profissionais de níveis médio e superior. Cargos contam com salários de até R$ 15,2 mil

Inscrição aberta

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Começaram nesta sexta-feira (10) as inscrições para o concurso da Prefeitura de Tapejara, no interior paranaense. A seleção reúne 22 vagas para contratação imediata. 

 

As carreiras de técnico de enfermagem plantonista (5 postos e remuneração de R$ 1.679,61) e técnico em higiene dental (2 - R$ 1.402,16) são destinadas a profissionais com ensino médio e formação técnica

 

Há ofertas em cargos de nível superior para enfermeiro (2 - R$ 4.723,91), enfermeiro plantonista (5 - R$ 3.344,21), farmacêutico (2 - R$ 2.444,41), médico clínico geral (1 - R$ 15.296,47), médico plantonista (2 - R$ 10.527,55) e odontólogo (3 - R$ 2.444,41).

 

Os interessados podem se inscrever até as 23h59 de 10 de setembro, mediante a realização de cadastro no site www.institutofip.com.br. As taxas custam R$ 60 para os empregos de técnico e R$ 100 para as demais funções.

 

Marcada para 14 de outubro, a prova objetiva cobrará a resolução de 30 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais e específicos. 

 

A seleção inclui ainda: avaliação de títulos (vagas de nível superior), com entrega dos documentos no mesmo dia do exame objetivo, e teste prático (enfermeiro, enfermeiro plantonista, técnico de enfermagem e técnico em higiene dental), em data a ser definida.  

 

O processo seletivo terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

 

 

Conteúdo programático parcial para o concurso da Prefeitura de Tapejara

 

 

Língua portuguesa – Análise e interpretação de texto (compreensão geral do texto; ponto de vista ou ideia central defendida pelo autor; argumentação; elementos de coesão; inferências; estrutura e organização do texto e dos parágrafos). Som e fonema; Encontros vocálicos e consonantais; Dígrafos; Divisão silábica; Ortografia Oficial; Acentuação gráfica. Classes de palavras e seus empregos. Sintaxe da oração e do período; Tipos de Subordinação e Coordenação; Concordância nominal e verbal; Regência Verbal e Nominal; Emprego de sinal indicativo de crase. Sentido Conotativo e Denotativo; Relações de homonímia e paronímia. Tipologia textual.

 

Matemática – Raciocínio lógico e matemático: Resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequências (com números, com figuras, de palavras). Raciocínio lógico matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos.

 

Confira o conteúdo programático completo para a prova do concurso de Tapejara
 

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Atualizado: 10/08/2018 - 12:11

Seju PR: cresce expectativa por edital para 69 vagas

Oportunidades são para diversos cargos, já definidos, destinados para a área de saúde do sistema socioeducativo

Diversos cargos

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

Cresce a expectativa pela publicação do edital do novo concurso público que será realizado pelo Departamento de Atendimento Socioeducativo do Paraná (Dease), vinculado à Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju/PR). A seleção é aguardada desde 28 de maio, quando autorizada pela governadora Cida Borguetti. Ao todo serão oferecidas 69 vagas, destinadas a cargos com exigência de níveis médio e superior. As remunerações iniciais ainda serão confirmadas. As oportunidades serão para a área de saúde do sistema socioeducativo        

A expectativa é de que o certame seja iniciado ainda neste semestre, mas ainda depende da escolha da banca responsável pela aplicação das provas. Somente então será anunciada a data de publicação do edital de abertura de inscrições.


 Do total de oportunidades, 19 serão para o cargo de agente de execução, função de técnico de enfermagem; 19 para agente profissional, função psicólogo; 14 para agente profissional, função de médico; sete para o cargo de agente profissional, função de terapeuta ocupacional; seis para agente profissional, função de enfermeiro; e quatro para o cargo de agente profissional, função de odontólogo.


De acordo com a governadora, as oportunidades serão para o atendimento nas áreas de saúde, com prioridade aos atendimentos nas unidades de socioeducação, com o objetivo de priorizar a garantia dos direitos do adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas.


Segundo o secretário estadual de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Elias Gandour Thomé, os profissionais contratados deverão substituir aqueles que hoje atuam nos Centros de Socioeducação.
O último concurso do órgão ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 411 vagas para o cargo de educador social. Desde então, o órgão tem realizados processos seletivos para contratações em regime temporário.            
 

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Atualizado: 09/08/2018 - 13:19

Prefeitura de Sarandi PR abre concurso com 93 vagas

Com ofertas destinadas a profissionais de todas as escolaridades, seleção apresenta salários de até 11,8 mil. Inscrições começam em 11 de agosto

Três editais

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Prefeitura de Sarandi, no Paraná, abriu concurso destinado a preencher 93 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). Distribuídas entre três editais, as carreiras oferecem salários que variam de R$ 989 a R$ 11.876,45. 

 

O cargo de auxiliar de serviços gerais - feminino (7 postos) pode ser disputado por profissionais com nível fundamental incompleto, enquanto candidatos que concluíram esse ciclo escolar têm opções como fiscal (5).   

 

Há ofertas com exigência de ensino médio e, em alguns casos, formação técnica para agente comunitário de saúde (10), agente de autoridade de trânsito - masculino (4), agente de autoridade de trânsito - feminino (1), guarda municipal - masculino (8), guarda municipal - feminino (2), auxiliar administrativo (12), assistente de informática (CR), auxiliar de cuidados dentários (1), auxiliar de farmácia (1), técnico de enfermagem (1), técnico de enfermagem - PSF (3), instrutor de artes (1) e técnico em higiene dental (1).

 

Estão em disputa postos de nível superior para enfermeiro - PSF (3), enfermeiro - CAPS (1), enfermeiro padrão (1), farmacêutico (1), médico ginecologista (1), médico pediatra (1), médico PSF (3), médico plantonista clínico geral (1), médico psiquiatra (1), médico do trabalho (1), odontólogo (1), psicólogo CAPS (1), psicólogo (3), terapeuta ocupacional (1), educador físico (1), assistente social (2), contador (1), educador infantil (11) e engenheiro civil (1).

 

 

Inscrição e etapas

 

 

Com taxas entre R$ 30 e R$ 120, as inscrições abrem às 8h de 11 de agosto e terminam às 23h59 de 9 de setembro, devendo ser efetuadas pelo endereço www.fundacaofafipa.org.br.

 

O processo seletivo envolverá prova objetiva (todos os cargos), em 30 de setembro, análise de títulos (funções de nível superior) e avaliações psicológica e física (agente de autoridade de trânsito e guarda municipal), em datas a serem definidas. 

 

A seleção terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério da Prefeitura de Sarandi, conforme estabelecem os editais.

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Atualizado: 09/08/2018 - 09:12

Concurso MRE: prova para diplomata será aplicada dia 26

Carreira paga R$ 18 mil e é destinada profissionais com curso superior em qualquer área de conhecimento

26 vagas

Por JCConcursos - Samuel Peressin

O concurso do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para a carreira de diplomata no Instituto Rio Branco tem a prova da primeira fase prevista para 26 de agosto. Estão em disputa 26 vagas, sendo cinco reservadas a negros e duas a pessoas com deficiência.

 

Podem participar da seleção profissionais com diploma de curso superior (em qualquer área) emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Com salário inicial de R$ 18.059,83, o cargo de diplomata tem como principais atribuições atividades de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

 

• CURSO PARA O CONCURSO MRE 2018 - DIPLOMATA

 

As inscrições foram recebidas até 16 de julho, por meio do site www.cespe.unb.br. A taxa de participação custou R$ 230.

 

 

Etapas do concurso do MRE para diplomata 2018

 

 

O concurso para diplomata será iniciado com a aplicação de prova objetiva contendo 73 questões de múltipla escolha, marcada para 26 de agosto. 

 

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, língua inglesa, história mundial, história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia e noções de direito e direito internacional público. 

 

A segunda etapa compreenderá exames escritos de língua portuguesa e língua inglesa, previstos para ocorrer em 22 e 23 de setembro, respectivamente. 

 

Na sequência, entre 28 e 30 de setembro, os inscritos no concurso de diplomata serão submetidos a provas escritas sobre história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia, noções de direito e direito internacional público e línguas espanhola e francesa. 

 

A avaliação da primeira etapa ocorrerá nas capitais dos 26 Estados brasileiros e em Brasília. Nas demais fases, haverá aplicação nas cidades onde houver candidatos convocados.

 

O resultado está previsto para ser divulgado em 21 de dezembro. Os aprovados no concurso para diplomata do MRE ingressarão na classe inicial de terceiro secretário e deverão se matricular no curso de formação do Instituto Rio Branco, na capital federal, de acordo com o edital
 

 

Conteúdo programático parcial para o concurso de diplomata 2018

 

 

Língua portuguesa (primeira e segunda fases) - 1 Língua portuguesa: modalidade culta usada contemporaneamente no Brasil. 1.1 Sistema gráfico: ortografia, acentuação e pontuação; legibilidade. 1.2 Morfossintaxe. 1.3 Semântica. 1.4 Vocabulário. 2 Leitura e produção de textos. 2.1 Compreensão, interpretação e análise crítica de textos escritos em língua portuguesa. 2.2 Conhecimentos de linguística, literatura e estilística: funções da linguagem; níveis de linguagem; variação linguística; gêneros e estilos textuais; textos literários e não literários; denotação e conotação; figuras de linguagem; estrutura textual. 2.3 Redação de textos dissertativos dotados de fundamentação conceitual e factual, consistência argumentativa, progressão temática e referencial, coerência, objetividade, precisão, clareza, concisão, coesão textual e correção gramatical. 2.3.1 Defeitos de conteúdo: descontextualização, generalização, simplismo, obviedade, paráfrase, cópia, tautologia, contradição. 2.3.2 Vícios de linguagem e estilo: ruptura de registro linguístico, coloquialismo, barbarismo, anacronismo, rebuscamento, redundância e linguagem estereotipada.


Língua inglesa (primeira e segunda fases) - Primeira Fase: 1 Compreensão de textos escritos em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para compreensão dos conteúdos semânticos. Segunda Fase: 1 Redação em língua inglesa: expressão em nível avançado; domínio da gramática; qualidade e propriedade no emprego da linguagem; organização e desenvolvimento de ideias. 2 Tradução do Inglês para o Português: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. 3 Versão do Português para o Inglês: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. 4 Resumo: capacidade de síntese e de reelaboração em Inglês correto.

 

Política internacional (primeira e terceira fases) - 1 Relações internacionais: conceitos básicos, atores, processos, instituições e principais paradigmas teóricos. 2 A política externa brasileira: evolução desde 1945, principais vertentes e linhas de ação. 3 O Brasil e a América do Sul. 3.1 Integração na América do Sul. 3.2 O MERCOSUL: origens do processo de integração no Cone Sul. 3.3 Objetivos, características e estágio atual de integração. 3.4 A Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). 3.5 A União Sul-Americana de Nações: objetivos e estrutura. 3.6 O Conselho de Defesa da América do Sul. 4 A política externa argentina; a Argentina e o Brasil. 5 A política externa norte-americana e relações com o Brasil. 6 Relações do Brasil com os demais países do hemisfério. 7 A Política externa francesa e relações com o Brasil. 8 Política externa inglesa e relações com o Brasil. 9 Política externa alemã e relações com o Brasil. 10 A União Europeia e o Brasil. 11 Política externa russa e relações com o Brasil. 12 A África e o Brasil. 13 A política externa da China, da Índia e do Japão; relações com o Brasil. 14 Oriente Médio: a questão palestina; Síria, Iraque, Irã e outras situações nacionais relevantes. 15 A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. 16 A agenda internacional e o Brasil: 16.1 O multilateralismo de dimensão universal: a ONU; as Conferências Internacionais; os órgãos multilaterais. 16.2 Desenvolvimento. 16.3 Pobreza e ações de combate à fome. 16.4 Meio ambiente. 16.5 Direitos Humanos. 16.6 Comércio internacional e Organização Mundial do Comércio (OMC). 16.7 Sistema financeiro internacional. 16.8 Desarmamento e não-proliferação. 16.9 Conflito étnico, sectário e nacionalismo: os casos do Bálcãs e do Oriente Médio (por exemplo: Síria, Líbano, Iraque). 16.10 Crimes de guerra e crimes contra a humanidade: genocídio, holocausto e a Corte Penal Internacional. 16.11 Políticas de identidade: gênero, raça e religião como vetores da política mundial. 16.12 Terrorismo. 16.13 Narcotráfico. 16.14 A reforma das Nações Unidas. 17 O Brasil e o sistema interamericano. 18 O Brasil e a formação dos blocos econômicos. 19 A dimensão da segurança na política exterior do Brasil. 20 O Brasil e as coalizões internacionais: o G-20, o IBAS e o BRICS. 21 O Brasil e a cooperação sul-sul.

 

Geografia (primeira e terceira fases) -1 História da Geografia. 1.1 Expansão colonial e pensamento geográfico. 1.2 A Geografia moderna e a questão nacional na Europa. 1.3 As principais correntes metodológicas da Geografia. 2 A Geografia da População. 2.1 Distribuição espacial da população no Brasil e no mundo. 2.2 Os grandes movimentos migratórios internacionais e intranacionais. 2.3 Dinâmica populacional e indicadores da qualidade de vida das populações. 3 Geografia Econômica. 3.1 Globalização e divisão internacional do trabalho. 3.2 Formação e estrutura dos blocos econômicos internacionais. 3.3 Energia, logística e reordenamento territorial pós-fordista. 3.4 Disparidades regionais e planejamento no Brasil. 4 Geografia Agrária. 4.1 Distribuição geográfica da agricultura e pecuária mundiais. 4.2 Estruturação e funcionamento do agronegócio no Brasil e no mundo. 4.3 Estrutura fundiária, uso da terra e relações de produção no campo brasileiro. 5 Geografia Urbana. 5.1 Processo de urbanização e formação de redes de cidades. 5.2 Conurbação, metropolização e cidades-mundiais. 5.3 Dinâmica intraurbana das metrópoles brasileiras. 5.4 O papel das cidades médias na modernização do Brasil. 6 Geografia Política. 6.1 Teorias geopolíticas e poder mundial. 6.2 Temas clássicos da Geografia Política: as fronteiras e as formas de apropriação política do espaço. 6.3 Relações Estado e território. 6.4 Formação territorial do Brasil. 7 Geografia e gestão ambiental. 7.1 O meio ambiente nas relações internacionais: avanços conceituais e institucionais. 7.2 Macro divisão natural do espaço brasileiro: biomas, domínios e ecossistemas. 7.3 Política e gestão ambiental no Brasil.
 

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Atualizado: 07/08/2018 - 15:46

Concurso IBGE: cresce expectativa para 1.800 vagas

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística encaminhou solicitação para oportunidades nos níveis médio e superior de ensino. Salários de até R$ 8,2 mil

Técnico e analista

Por JCConcursos - Camila Diodato

Ainda está em avaliação no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Getão (MPDG) o pedido do novo concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O órgão solicitou autorização para o preenchimento de 1.800 vagas efetivas em seu quadro de pessoal

 O presidente do instituto, Roberto Olinto, já reconheceu diversas vezes a necessidade urgente para a realização deste certame. Ele chegou a ressaltar que "é prioridade absoluta dessa direção concurso e plano de carreira. Sem concurso e sem carreira a história do IBGE pode se encerrar de forma melancólica. A nossa preocupação é comunicar ao Ministério do Planejamento essa situação de forma incisiva. O impacto disso vai trazer sérios danos ao IBGE”.

Em dezembro do ano passado, o instituto solicitou o aval para 1.200 chances de técnico em informações geográficas e estatísticas e outras 600 para a carreira de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.

Atualmente, a solicitação está em trâmite na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento. Desde que foi encaminhada, ela sofreu várias movimentações dentro da Pasta.

Sobre as carreiras do concurso IBGE 2018

A função de técnico destina-se aos candidatos com certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário vigente corresponde a R$ 3.890,87 contando com o vale-alimentação.

Já o posto de analista exige formação superior completa, sendo que diversos cursos são aceitos. Consta na tabela de remuneração dos servidores federais que o vencimento atual é de R$ 8.213,07.

Último concurso IBGE para efetivos

No final de 2015, o órgão lançou dois editais que, juntos, apresentaram um total de 600 oportunidades. A banca organizadora do certame, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Um edital ofereceu 460 chances para a carreira de técnico distribuídas entre diversos Estados. A validade dele encerra no dia 30 de maio de 2018, já contando com a prorrogação.

O outro teve 90 chances para analista e 50 para tecnologista, também com lotação em vários Estados. O prazo dele vai terminar em 14 de junho de 2016, com o acréscimo da prorrogação.

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Atualizado: 07/08/2018 - 10:56

Concurso Ibama: aguardada AUTORIZAÇÃO para 1.888 vagas

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades para técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos pelo órgão chegam a R$ 7,7 mil

Três cargos

Por JCConcursos - Camila Diodato

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda analisa o pedido para a realização de novo concurso do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A solicitação foi enviada recentemente e há uma grande expectativa para que a autorização seja liberada ainda este ano
 
O requerimento encaminhado solicita um total de 1.888 vagas, e não mais 1.529 como anteriormente. De tais oportunidades, 759  são para técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.
 
As carreiras de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama exigem nível superior, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com ensino médio.
 
As remunerações iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 
 

Últimos concursos do Ibama para analista


 
A seleção anterior para analista ambiental do Ibama foi aberto em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 para a área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 para licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 para monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 para gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.
 
Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.
 
Os dois processos seletivos foram organizados pelo Cespe/UnB.
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Atualizado: 07/08/2018 - 10:07

Concurso CRBM PR: inscrições abertas para 105 vagas

As ofertas do concurso do Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região estão distribuídas entre os cargos de auxiliar administrativo, agente administrativo e fiscal biomédico

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

No Estado do Paraná, o Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região (CRBM/PR) abriu as inscrições do concurso público que dispõe de 105 vagas, sendo três imediatas e 102 para formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. A lotação ocorrerá na cidade de Curitiba. 

De acordo com o edital, o cadastro reserva somente será aproveitado mediante abertura de novas vagas, atendendo aos interesses de conveniência e de oportunidade do CRBM/PR, dentro do prazo de validade do concurso (de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, prorrogável uma única vez por igual período, por conveniência administrativa).

 

Vagas do concurso do CRBM PR 2018

 

O cargo de auxiliar administrativo (1 vaga + 34 CR) requer diploma de conclusão de curso de ensino médio. O salário inicial é de R$ 1.200 para jornada de trabalho de 44 horas semanais. 

Para nível superior, as chances são para os postos de agente administrativo (1 + 34 CR) e fiscal biomédico (1 + 34 CR), cujos respectivos vencimentos são de R$ 2.200 e R$ 2.500, para carga horária semanal de 44 horas. 

Como benefícios, o órgão oferece para os seus servidores: ajuda de custo mensal de alimentação; assistência médica, por meio de reembolso de plano de saúde contratado pelo profissional; e vale-transporte.

 

Concurso CRBM PR: inscrições e provas

 

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico do Instituto Quadrix (www.quadrix.org.br), até o dia 12 de setembro. Os valores da taxa de participação são de R$ 44 para ensino médio e R$ 55 para nível superior.

O certame será constituído das seguintes avaliações: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos para nível superior, unicamente classificatória. 

A prova objetiva será aplicada na cidade Curitiba/PR no dia 14 de outubro. Ela contemplará 120 itens, sendo 40 de conhecimentos básicos, 20 de conhecimentos complementares e 60 de conhecimentos específicos, e o julgamento de cada item será certo ou errado.

 

Concurso CRBM PR: atribuições

 

Auxiliar administrativo - auxiliar o agente administrativo a desenvolver atividades técnicas administrativa do CRBM-PR, atendimento e orientação presencial ou telefônico do público geral do CRBM-PR, anotar as ocorrências diárias dos atendimentos no sistema do CRBM-PR, operar equipamentos de informática e zelar pelo bom funcionamento e organização deles e dos materiais de trabalho; receber e controlar o suprimento de fundo de caixa, participar de reuniões quando solicitado; receber, separar, protocolar e encaminhar correspondência, malotes e documentos aos destinatários; redigir memorandos, ofícios, relatórios, atas e outros trabalhos administrativos; organizar e controlar o arquivo de documentos bem como material de estoque, realizar atividades externas; emitir boletos de pagamentos, negociar dívidas sob supervisão; efetuar registros, organizar e manter atualizado os cadastros e as informações contidas no sistema; controlar e efetuar orçamentos e compras locais de materiais produtos e serviços; e executar demais atribuições inerentes ou determinadas pelo superior hierárquico.

Agente administrativo - desenvolver atividades técnicas administrativa do CRBM-PR, atendimento e orientação presencial ou telefônico do público geral do CRBM-PR, anotar as ocorrências diárias dos atendimentos no sistema do CRBM-6, operar equipamentos de informática e zelar pelo bom funcionamento e organização deles e dos materiais de trabalho; receber e controlar o suprimento de fundo de caixa, participar de reuniões quando solicitado; receber, separar, protocolar e encaminhar correspondência, malotes e documentos aos destinatários; redigir memorandos, ofícios, relatórios, atas e outros trabalhos administrativos; organizar e controlar o arquivo de documentos bem como material de estoque, realizar atividades externas; emitir boletos de pagamentos, negociar dívidas sob supervisão; efetuar registros, organizar e manter atualizado os cadastros e as informações contidas no sistema; controlar e efetuar orçamentos e compras locais de materiais produtos e serviços; entre outras.

Fiscal biomédico - executar ações fiscalizatórias do exercício profissional da biomedicina de pessoas físicas e jurídicas. Prestar atendimento e orientação aos profissionais, instituições e público em geral por telefone, pessoalmente e outros; conferir a documentação de registros de pessoa física e pessoas jurídicas; integrar comissões e grupos de trabalho; elaborar relatórios e prestação de contas de suas atividades; participar de reuniões sempre que solicitado; manter consulta diária a jornais, revistas e outras fontes de informações, para verificar qualquer irregularidade com profissionais da área; participar de cursos, palestras em universidades ou outros órgãos, quando delegado pela Presidência; operar equipamentos de informática e zelar pelo bom funcionamento e organização deles e dos materiais de trabalho; conduzir veículo de propriedade do CRBM-PR para fins de fiscalização e zelar pelo bom funcionamento e conservação; solicitar da autoridade policial garantia de acesso às dependências de onde ocorre o exercício profissional, quando houver impedimentos ou obstáculo da ação de fiscalização, e executar demais tarefas.
 

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Atualizado: 06/08/2018 - 11:38

Concurso INSS: pedido tem novos avanços no Planejamento

Solicitação encaminhada recentemente ao Ministério do Planejamento é para os cargos de técnico, analista e perito

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Camila Diodato

Avançou novamente o pedido do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), encaminhado este ano ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG). Ao todo, foram solicitadas 10.468 vagas para o seu quadro de pessoal.

As chances requeridas são para os cargos de técnico do seguro social (6.034 vagas), analista do seguro social (2.222) e perito médico previdenciário (2.212). Tais ofertas são para novo certame e a convocação de remanescentes.

Vale lembrar que, no dia 5 de agosto, encerrou o prazo de validade do último certame do órgão. O sindicato da categoria cobrou várias vezes a necessidade da convocação de pessoal, como isso não aconteceu, a expectativa é de que ao menos uma nova seleção seja autorizada o mais rápido possível.

A Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) informou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, já que há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.

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Das vagas solicitadas inicialmente no pedido, pelo menos 7.580 são para a abertura de novo concurso público a partir de 2018. Destas chances, 3.941 são para técnico (área meio), 1.493 para analista (diversas formações) e 2.146 para perito.

Consta na nota técnica enviada pelo INSS ao Planejamento que as demais ofertas são para as seguintes situações: 2.644 vagas para os excedentes da seleção vigente (2.114 para técnico e 530 para analista) e 6.324 que podem ser tanto para o atual processo seletivo quanto para o novo certame (6.160 para técnico e 164 para analista).

Sobre os cargos 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

Defasagem de pessoal 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 20 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está mais crítica porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

Veja também:

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Dicas de professores para o concurso do INSS

Justiça proíbe papanicolau em concurso do INSS

Último concurso do INSS

No final de 2015, foi lançado o edital para o preenchimento de 950 vagas. Um total de 800 oportunidades foi para o emprego de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência para o cargo foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Atribuições do técnico e analista do seguro social

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.


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Atualizado: 03/08/2018 - 14:28

Concurso em Apucarana PR reúne 14 oportunidades

Candidatos de todos os níveis escolares deverão se inscrever no concurso da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana até o dia 13 de agosto

Ganhos de até R$ 4,8 mil

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, localizada no Estado do Paraná. A seleção visa o preenchimento de 14 vagas, além de formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Candidatos que têm o ensino fundamental podem se inscrever para a função de motorista (1 vaga), cujo salário inicial é de R$ 1.361,47. 

Os cargos de agente comunitário de saúde (8), assistente administrativo (1), atendente de consultório dentário (CR), guarda de endemias (CR) e operador de comunicação (1) exigem ensino médio. Os vencimentos oscilam entre R$ 1.208,92 e R$ 2.084,68.

Nível superior é requisito para os postos de assistente social (1), contador (CR), farmacêutico/bioquímico (CR), terapeuta ocupacional (1) e veterinário (1). As remunerações variam de R$ 2.541,27 a R$ 4.837,44. 

 

Etapas do concurso da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana PR

 

As inscrições deverão ser realizadas no endereço eletrônico www.concursosfau.com.br, até o dia 13 de agosto. Os valores da taxa de participação são de R$ 30 para ensino fundamental, R$ 60 para nível médio e R$ 90 para formação superior. 

O concurso da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana será constituído das seguintes fases: prova objetiva para todos os cargos, de caráter classificatório e eliminatório; prova prática para motorista, eliminatória e classificatória; e análise de títulos para nível superior, apenas classificatória. 

Marcada para o dia 2 de setembro, a prova objetiva contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico e matemática, informática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos.

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