Na Bahia

Concurso Embasa BA: edital com 854 vagas deve sair este ano, afirma governador

Autorização do novo concurso Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento da Bahia) já foi concedida e prevê a abertura de vagas em todos os níveis de escolaridade

Fernando Cezar Alves
Publicado em 17/06/2019, às 20h40 - Atualizado em 18/07/2019, às 15h51

Concurso Embasa: tratamento de água na Embasa
Divulgação

O governador da Bahia, Rui Costa, disse durante o programa Papo Correria no Facebook que o novo concurso Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento da Bahia) está previsto para ser publicado ainda este ano.

Quando perguntado por um internauta sobre concursos previstos para 2019 no Estado, o dirigente respondeu: "Devemos ter concurso também da Embasa, que em breve nós publicaremos o edital". Novas informações devem ser anunciadas em breve, por parte do órgão

Vale lembrar que o concurso Embasa já está autorizado e que, conforme uma resolução publicada no dia 23/06/2019 no Diário Oficial da Bahia, será para o preenchimento de 854 vagas.

A distribuição de oportunidades por cargo ainda não está definida. A seleção, já contava com dotação orçamentária, prevista pela lei 14.036, sancionada pelo governador em 20 de dezembro.

Concurso Embasa: último edital

O último concurso da Embasa ocorreu em 2017. Na ocasião, a oferta foi para o preenchimento de 600 vagas, distribuídas por diversos cargos, com oportunidades para quem possui níveis médio, técnico e superior. A banca organizadora foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

O concurso Embasa contou com oportunidades para as carreiras de agente operacional, operador de processos de água e de esgoto, agente administrativo, assistente de laboratório, técnico operacional – edificações, técnico em eletromecânica, analista de tecnologia da informação – desenvolvimento, contador/analista de gestão – ciências contábeis e engenheiro, nas áreas civil, produção civil, sanitária, sanitária ambiental e elétrica.       

As provas objetivas foram compostas de temas sobre língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, noções de informática, noções de legislação, noções de administração pública, noções gerais da igualdade racial e de gênero, conhecimentos específicos e redação. 

Embora o último concurso Embasa tenha sido realizado há menos de dois anos, é importante ressaltar que o prazo de validade foi de seis meses, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período. Desta forma, já foi encerrado em dezembro de 2018, o que permite que ao menos parte dos cargos oferecidos possa ser novamente indicado na próxima seleção. 

Concurso Embasa: prova anterior

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores do Embasa, realizado pela organizadora IBFC, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas, para que o candidato possa analisar e direcionar a preparação.

Acompanhe todos os detalhes do concurso Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento da Bahia) no JC Concursos, que fará a cobertura completa até a publicação do edital e convocação para as provas.

Sobre Embasa BA - Empresa Baiana de Água e Saneamento da Bahia

A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) é uma empresa brasileira de sociedade anônima (S.A), e atua como concessionária de serviços de saneamento básico de quase todo o estado da Bahia e pertencente ao governo estadual.

A empresa é a principal executora das ações em todo o estado, atendendo 366 municípios, cerca de 11,3 milhões de pessoas, com abastecimento de água e 103 municípios, cerca de 4,6 milhões de pessoas, com esgotamento sanitário.

Comentários

Mais Lidas