1.100 vagas

Concurso Exército: prova e gabarito para sargento

As chances do concurso Exército para sargento são destinadas a candidatos de ambos os sexos que possuem os níveis médio e técnico

Patricia Lavezzo | patricia@jcconcursos.com.br
Publicado em 29/07/2019, às 11h57 - Atualizado em 02/08/2019, às 11h21

Concurso Exército para sargento
Divulgação

O exame intelectual do concurso Exército para o posto de sargento ocorrerá neste domingo, dia 4 de agosto de 2019. O candidato deve acessar a página eletrônica do órgão e conferir o cartão de confirmação de inscrição que contém os locais de realização da prova. 

De caráter eliminatório e classificatório, o exame intelectual constará de uma prova escrita composta por questões objetivas sobre as disciplinas de matemática, português, história e geografia do Brasil, inglês e conhecimentos específicos, além de redação. 

A avaliação será aplicada no período das 13h às 17h, devendo o candidato imprimir o cartão de confirmação de inscrição. A chegada ao local deverá ser feita a partir das 10h e os portões serão fechados às 11h30. 

O gabarito será divulgado na terça-feira, dia 6 de agosto, e os pedidos de revisão das questões serão recebidos entre os dias 7 e 8 de agosto. 

O concurso Exército para sargento ainda contará com as seguintes etapas: 

  • valoração de títulos, classificatória;
  • exame de habilitação musical para a área da música, eliminatório e classificatório;
  • inspeção de saúde, eliminatório;
  • exame de aptidão física preliminar, eliminatório.

Concurso Exército: mais informações 

concurso Exército preencherá 1.100 vagas para ingresso nos cursos de formação e graduação de sargentos das áreas geral/aviação, música e saúde, com início em fevereiro de 2020. 

Do total de ofertas, 1.000 são destinadas a área geral/aviação, sendo 900 para os homens e 100 para as mulheres. Os candidatos podem escolher entre as seguintes especialidades: infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações, material bélico (manutenção de viatura auto, manutenção de armamento, mecânico operador e manutenção de viatura blindada), manutenção de comunicações, topografia, intendência, aviação-manutenção e aviação-apoio.

As outras 60 chances são para a área da música e estão distribuídas entre os seguintes instrumentos musicais: clarineta em MIB/clarineta em SIB (15), fagote em dó/contra-fagote em dó (1), flauta transversal em dó/flautim em dó (2), oboé em dó/corne-inglês (1), saxhorne barítono em SIB/saxhorne baixo em SIB (7), saxofone em MIB/saxofone em SIB (6), tuba em MIB/tuba em SIB (4), tímpanos, bombo, pratos, tarol e caixa surda (2), trombone tenor em SIB - de vara/trombone baixo em SIB - de vara (8), trompa em fá (2) e trompete/cornetim/flueghorne (12). 

Por fim, as 40 oportunidades do concurso Exército são para a área da saúde, para o posto de técnico de enfermagem. 

Os postos exigem ensino médio completo (no caso da área da saúde também é exigido curso técnico com registro no órgão de classe), idade entre 17 e 24 anos (área geral/aviação) e entre 17 e 26 anos (áreas música e saúde) e altura mínima de 1,55m para as mulheres e 1,60m para os homens. 

As inscrições foram recebidas no endereço eletrônico da Escola de Sargentos das Armas (http://www.esa.eb.mil.br) no período de 20 de fevereiro a 20 de março de 2019. O valor da taxa foi de R$ 95. 

concursosconcursos abertosconcursos federaisprovas anteriores

Comentários

Mais Lidas