Publicado: 14/05/2018 - 10:47 | Atualizado: 29/05/2018 - 16:21
Publicado: 14/05/2018 - 10:47 | Atualizado: 29/05/2018 - 16:21

Concurso em Foz do Iguaçu/PR reúne 96 oportunidades

As vagas do concurso da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu são destinadas a candidatos de todos os níveis escolares. Inscrições serão recebidas até o dia 4 de junho

Vários cargos

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

No Estado do Paraná, já estão abertas as inscrições do concurso público da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu. A seleção visa o provimento de 96 vagas de níveis fundamental, médio, técnico e superior de ensino. Haverá, ainda, formação de cadastro reserva (CR) para eventuais oportunidades.

Aqueles que concluíram o ensino fundamental podem se inscrever para as funções de auxiliar administrativo (4 vagas), auxiliar em higienização (10) e porteiro (4). O salário inicial é de R$ 1.270.

Quem tem o ensino médio e/ou curso técnico pode concorrer para os cargos de instrumentador cirúrgico (4), motorista (1), técnico de manutenção (4), técnico em contabilidade (1), técnico em enfermagem (40), técnico em farmácia (1), técnico em informática (2), técnico em laboratório (7) e técnico em segurança no trabalho (1). Os vencimentos oscilam entre R$ 1.467 e R$ 2.568.

Nível superior é requisito para os postos de administrador (2), analista de tecnologia de informação (1), assistente social (2), biomédico (9), engenheiro de segurança do trabalho (1), fonoaudiólogo (1) e nutricionista (1). As remunerações variam de R$ 2.290 a R$ 3.137.

Etapas do concurso da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu/PR

Interessados deverão preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico www.unioeste.br/concursos até o dia 4 de junho. Os valores da taxa de participação são de R$ 60 para ensino fundamental, R$ 80 para nível médio e curso técnico e R$ 100 para formação superior.

O concurso da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu será constituído das seguintes avaliações: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; análise de títulos para nível superior, classificatória; e prova prática apenas para a função de motorista.

A prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de português, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Ela contará com duração máxima de quatro horas e será aplicada na cidade de Foz do Iguaçu/PR no dia 1º de julho, em locais e horários a serem comunicados em momento oportuno.

Atribuições de alguns cargos da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu/PR

Motorista - dirigir e manobrar veículos e transportam pessoas, cargas, valores, pacientes e material biológico humano, zelando pela segurança. Cumprir escala de trabalho. Verificar o funcionamento de equipamentos de sinalização sonora e luminosa. Efetuar a prestação de contas das despesas efetuadas com o veículo. Prestar ajuda no carregamento e descarregamento de materiais, encaminhando-os ao local destinado. Preencher relatórios de utilização do veículo com dados relativos a quilometragem, horário de saída e chegada e demais ocorrências durante a realização do trabalho. Auxiliar o médico e ou paramédico em emergências na ambulância. Executar outras tarefas.

Técnico em enfermagem - prestar assistência de enfermagem segura, humanizada e individualizada aos clientes, sob supervisão do enfermeiro, assim como colaborar nas atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas na instituição. Auxiliar o superior na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral, em programas de vigilância epidemiológica e no controle sistemático da infecção hospitalar. Colher e ou auxiliar o paciente na coleta de material para exames de laboratório, segundo orientação. Realizar exames de eletrodiagnósticos e registrar os eletrocardiogramas efetuados, segundo instruções médicas ou de enfermagem. Entre outras.

Auxiliar administrativo - desenvolver atividades na área administrativa dando suporte as atividades da Instituição. Desenvolver e preparar expedientes administrativos que se fizerem necessários nas diversas unidades, sob orientação. Controlar a entrada e saída de materiais, ferramentas e equipamentos, bem como o registro de frequência dos servidores, sob orientação. Auxiliar no transporte e distribuição de materiais e equipamentos. Efetuar registro de pacientes, visitantes e outros em sistema informatizado próprio. Atender ao público em geral, averiguando suas necessidades para orientá-los e/ou encaminhá-los às pessoas e/ou setores competentes. Entre outras tarefas. 

Vídeos Fundação Foz do Iguaçu

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Atualizado: 12/06/2018 - 12:40

BACEN: novo CONCURSO é necessário para evitar defasagem

A solicitação de concurso do Banco Central conta com oportunidades para as carreiras de técnico, analista e procurador. Níveis médio e superior, com iniciais de até R$ 17,7 mil

990 vagas

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Aumenta cada vez mais a expectativa para que seja liberada a autorização para o novo concurso do Bacen (Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB). Um pedido para o preenchimento de 990 vagas já foi encaminhado e está em análise.

Do total de oportunidades solicitadas pelo Bacen ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), 800 se destinam à carreira de analista, 150 para técnico e 40 para procurador.

Um motivos para que seja realizado em breve o concurso do Banco Central é a sua grande defasagem de pessoal. No momento, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Bacen não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o BC não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

 

Sobre os cargos do concurso do Bacen

 

A função de técnico se destina aos profissionais que concluíram o ensino médio e oferece salário inicial de R$ 6.463,44. Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

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Último concurso para técnico e analista do Bacen

 

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. Para concorrer a este emprego o candidato precisou ter ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação para os candidatos aprovados.

Para este concurso, os profissionais foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

 

Seleção anterior para procurador do Bacen

 

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades para a função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 12/06/2018 - 12:05

Instituto Rio Branco: PUBLICADA portaria do concurso

Edital do novo concurso está previsto para ser publicado nos próximos dias. Seleção contará com oferta de 26 vagas, destinadas a quem possui nível superior em qualquer área

Inicial de R$ 17,9 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou, por meio de publicação em diário oficial, nesta terça-feira, 12 de junho, a portaria 447, que define as regras para a realização do  novo concurso para a carreira de diplomata do Instituto Rio Branco. Agora, a liberação do edital depende apenas da confirmação da banca organizadora, que deve ser anunciada nos próximos dias, uma vez que a intenção é iniciar o certame ainda em junho. Embora normamente os concursos para a carreira contem com uma oferta de 30 vagas, a portaria determina que este ano a seleção contará com um quantitativo um pouco menor, sendo oferecidas 26 oportunidades. Além disso, também reduz o prazo entre a publicação do edital e a aplicação das provas, que normalmente era de 90 e passou a ser de 45 dias.

`Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em qualquer área de formação. A remuneração inicial da carreira é de R$ 17.393,40, já considerando R$ 458 de auxílio-alimentação.

Normalmente, os concursos para a carreira contam com reserva de 20% das vagas para candidatos negros e pessoas com deficiência.

A portaria confirma que a seleção seguirá os mesmos parâmetros do último concurso para a carreira, realizado em 2017, com um total de três fases, contando com provas objetivas na primeira e mais duas provas discursivas.

A prova objetiva constou de 73 questões, versando sobre língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, noções de economia e noções de direito; e direito internacional público. Estas disciplinas já estão confirmadas para a nova seleção.

CURSO PARA O CONCURSO MRE 2018 - DIPLOMATA

A portaria determina, ainda, que a primeira prova discursiva cobrará conhecimentos de língua portuguesa e língua inglesa e na segunda, sobre história do Brasil; política internacional e geografia; noções de economia; noções de direito; e direito internacional público, além de língua espanhola e língua francesa.

A prova objetiva do último concurso foi aplicada nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal. Para a segunda e terceira fase foram convocados os 300 primeiros colocados, sendo 225 da ampla concorrência, 60 negros e 15 portadores de deficiência.


Os aprovados em todas as etapas são submetidos a exames pré-admissionais e perícia médica.

 

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Atualizado: 12/06/2018 - 11:12

Correios prorrogam inscrições para 4.983 vagas

Para as vagas de jovem aprendiz dos Correios, podem se inscrever estudantes a partir do 9º ano do ensino fundamental, com idade entre 14 e 22 anos

Até dia 15/6

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos prorrogou novamente o prazo de inscrições para seu processo seletivo com um total de 4.983 vagas para jovem aprendiz, além de formação de cadastro reserva para o curso de assistente administrativo, nas modalidades presencial e à distância. Agora, os interessados têm até o dia 15 de junho para concorrer às vagas de aprendizagem, que estão distribuídas por todas as regiões do país.

Vagas de Jovem Aprendiz nos Correios 2018

Podem se inscrever estudantes a partir do 9º ano do ensino fundamental, com idade entre 14 e 22 anos, no ato da contratação. Todos os jovens aprendizes receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 448,46, além dos benefícios de vale-transporte e vale-refeição. A jornada de atividades será de 20 horas semanais, sendo quatro horas diárias.

Atribuições do cargo de Jovem Aprendiz dos Correios

De acordo com o edital, são atribuições do aprendiz: transportar documentos entre as áreas internas; receber e expedir documentos; arquivar documentos; repor material de expediente; apoiar a realização de eventos (organizar ambientes e verificar equipamentos/materiais conforme o solicitado); manter arquivos ordenados e atualizados; executar serviços em meios eletrônicos, tais como elaborar planilhas, digitar expedientes e contatar, por mensagens eletrônicas, os clientes internos; transmitir e receber documentos por fax; realizar serviços reprográficos; utilizar multimídia e retroprojetor; realizar atendimento telefônico; auxiliar na entrega de senhas e organização de filas, fornecendo informações necessárias ou encaminhando os clientes conforme o serviço solicitado; prestar informações sobre os serviços e produtos da ECT, cumprir as atividades previstas no curso de aprendizagem coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Processo seletivo

As etapas do processo seletivo consistirão em comprovação de requisitos e exame médico pré-admissional. Os candidatos serão classificados por meio de pontuação de renda familiar, aprovação escolar referente ao último ano letivo cursado e concluído, participação em programas sociais e ano em que está cursando, de acordo com critérios estabelecidos pelos Correios.

APOSTILAS  EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM 2018

A validade desta seleção é de um ano, podendo ser prorrogada por mais um. Vale destacar que os aprendizes serão convocados conforme a necessidade de cada unidade dos Correios, dentro desta validade.

Programa de Aprendizagem dos Correios 2018

Com duração de 12 meses consecutivos, o programa de aprendizagem dos Correios será realizado no sistema dual, que é composto pela fase teórica, nas dependências do Senai, e pela fase prática, realizada nas instalações dos Correios, sob orientação de um empregado do órgão devidamente capacitado. No total, serão mais de 800 horas de capacitação e, no término do programa, os aprendizes receberão o certificação da formação técnico-profissional, dependendo da sua aprovação no curso e da avaliação na execução das atividades correlacionadas.

Saiba como se inscrever

Os estudantes interessados devem efetuar a inscrição no site www.correios.com.br, clicando na seção “Recursos Humanos”, e seguindo as instruções contidas ali. O prazo ficará aberto até o dia 15 de junho. O resultado final está previsto para ser publicado em julho deste ano.

Dica - Evite erros no português

Muitos candidatos perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.

A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.

Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional.

Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga no mercado de trabalho.

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Atualizado: 12/06/2018 - 09:52

Concurso IPHAN: SAIU edital para 411 vagas

Com inscrições a partir de 18 de junho, concurso do Iphan preencherá postos em cargos auxiliar, técnico e analista. Salários chegam a R$ 5,4 mil

Níveis médio e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Foi divulgado nesta terça-feira (12) o edital do novo concurso do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A seleção preencherá 411 vagas distribuídas em todo o Brasil, além de formar cadastro reserva.  


O processo seletivo oferece 131 postos para auxiliar institucional (R$ 3.877,97), 176 para técnico (R$ 5.493,29) e 104 para analista (R$ 5.493,29). A primeira posição requer ensino médio completo, enquanto as demais cobram formação superior. Os valores já incluem o auxílio-alimentação de R$ 458.

 

As oportunidades estão distribuídas entre a sede do órgão, em Brasília, e superintendências/escritórios técnicos em todos os Estados brasileiros. Para São Paulo, foram disponibilizados 18 postos.  

 

CURSO ONLINE CONCURSO IPHAN 2018 - TÉCNICO E ANALISTA
APOSTILAS CONCURSO IPHAN 2018 - CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR


As inscrições para o concurso do Iphan abrem às 10h de 18 de junho e se encerram às 18h de 9 de julho, por meio do site http://www.cespe.unb.br/concursos. As taxas custam R$ 84 (nível médio) e R$ 117 (superior). 

 

Concurso Iphan: distribuição das vagas por área de formação


Parte das chances para auxiliar institucional é destinada a candidatos que possuem, além de segundo grau, formação técnica em conservação e restauração de bens culturais móveis; edificações; e agronomia ou jardinagem.  

 

As oportunidades para técnico no concurso do Iphan atendem profissionais formados em ciências sociais ou antropologia; arqueologia; arquitetura e urbanismo; arquivologia; biblioteconomia; ciências biológicas; engenharia agronômica; engenharia civil; história; e educação, pedagogia ou ciências humanas. 

 

Já para analista, as opções são voltadas a participantes com graduação em qualquer área; comunicação social, jornalismo ou relações públicas; engenharia cartográfica, geografia ou geociências; e relações internacionais.

Sobre as provas do concurso do Iphan 2018


O processo seletivo envolverá provas objetiva e discursiva para todos os cargos, com aplicação prevista para 26 de agosto, nas capitais dos 26 Estados, além do Distrito Federal.

 

A primeira avaliação trará 120 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto dissertativo com até 30 linhas abordando tema da atualidade. 

 

O conteúdo programático inclui conhecimentos básicos (língua portuguesa, fundamentos da preservação do patrimônio cultura, noções de gestão/administração pública e atualidades) e específicos.

 

Haverá também análise de títulos para funções de nível superior, em período a ser definido. Os candidatos convocados poderão apresentar diplomas de especialização, mestrado e doutorado, bem como documentos que comprovem experiência profissional nos setores público e privado. 


De acordo com o edital, o concurso do Iphan terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição. 

 

Atribuições do auxiliar institucional no concurso do Iphan

 

Desenvolver atividades de nível intermediário de suporte às áreas administrativa e finalística, que compreendam a execução de atividades rotineiras de cunho administrativo e logístico; dar suporte às atividades que compõem o ciclo de gestão documental; dar suporte à análise, diagnóstico e intervenção em bens culturais móveis; dar apoio às atividades técnicas relativas à elaboração e análise de projetos e orçamentos e fiscalização de obras; dar suporte às atividades de fiscalização; realizar atividades de conservação e manutenção dos jardins históricos sob a gestão do Iphan; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Concurso Iphan 2018: atribuições do técnico

 

Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas, que compreendam elaborar estudos, análises, pareceres, laudos, notas, relatórios e avaliações técnicas para instrução e acompanhamento de processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; avaliar o impacto ao patrimônio cultural em projetos e empreendimentos, inclusive no âmbito do licenciamento ambiental; realizar vistorias, levantamentos e avaliações de campo; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; integrar conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; acompanhar e fiscalizar intervenções e(ou) serviços; realizar intervenções conservativas e(ou) restaurativas de bens culturais e acervos sob a gestão do Iphan; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Atribuições do analista no concurso do Iphan


Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas que compreendam o assessoramento especializado voltado para a gestão dos processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; participar em conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; executar atividades de gestão administrativa, orçamentária e financeira; acompanhar e fiscalizar projetos e(ou) serviços; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso do Iphan

 

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

Fundamentos da preservação do patrimônio cultura - Noções sobre história política, econômica e social do Brasil. 1.1 Noções sobre história e institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo, com ênfase na trajetória do IPHAN. 2 Marcos internacionais da preservação: Convenção relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003). 3 Legislação brasileira sobre preservação de bens culturais. 3.1 Constituição Federal (artigos 20, 23, 24, 30, 215 e 216). 3.2 Decreto-Lei nº 25/1937, e suas alterações. 3.3 Lei nº 3.924/1961. 3.4 Lei nº 11.483/2007, e suas alterações (art. 9º). 3.5 Decreto nº 3.551/2000. 3.6 Decreto nº 9.238/2017. 4 Legislação aplicada ao patrimônio cultural. 4.1 Portaria IPHAN nº 187/2010; Portaria IPHAN nº 420/2010; Portaria IPHAN nº 127/2009; Portaria IPHAN nº 137/2016.

 

Noções de gestão e administração pública - 2.1 Princípios e normas referentes à administração direta e indireta. 2.2 Lei nº 8.666/1993, e suas alterações (Licitações e contratos administrativos). 3 Legislação administrativa. 3.1 Lei nº 8.112/1990, e suas alterações. 3.2 Lei nº 9.784/1999, e suas alterações (Processo Administrativo). 3.3 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação). 3.4 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171/1994, e suas alterações. 4 Gestão de pessoas no setor público. 4 Gestão de processos. 4.1 Conceitos da abordagem por processos. 4.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

 

Atualidades - (somente para a prova discursiva): 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, relacionados ao patrimônio cultural.

 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso do Iphan 2018

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Atualizado: 12/06/2018 - 09:31

Concurso Aeronáutica: prazo para 104 vagas encerra hoje

Oportunidades no concurso da Aeronáutica são para candidatos, de ambos os sexos, que têm o nível superior, para ingresso no curso de adaptação de médicos

Para oficial médico

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Chega ao fim nesta terça-feira (12) o prazo de inscrição do concurso da Aeronáutica que visa o preenchimento de 104 vagas para o curso de adaptação de médicos. A seleção é destinada a candidatos de ambos os sexos, com nível superior, interessados em ingressar no quadro de oficiais médicos.

 

A lotação ocorrerá nas cidades de Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Anápolis/GO, Barbacena/MG, Belo Horizonte/MG, Lagoa Santa/MG, Confins/MG, Brasília/DF, Canoas/RS, Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, Belém/PA, Fortaleza/CE, Guarulhos/SP, São Paulo/SP, Pirassununga/SP, Guaratinguetá/SP, São José dos Campos/SP, Boa Vista/RR, Salvador/BA, Manaus/AM, Natal/RN, Santa Maria/RS, São Luís/MA, Alcântara/MA, Campo Grande/MS e Florianópolis/SC.

 

Ofertas estão distribuídas entre as especialidades de alergologia (2 vagas), anatomia patológica (2), anestesiologia (8), cancerologia (2), cardiologia (4), cirurgia geral (3), clínica médica (9), cirurgia vascular periférica (1), dermatologia (1), endocrinologia (2), gastroenterologia (1), geriatria (6), ginecologia e obstetrícia (3), hemoterapia (2), medicina de família e comunidade (32), medicina do trabalho (1), neurologia (1), oftalmologia (3), otorrinolaringologia (4), ortopedia (3), pediatria (3), psiquiatria (3), radiologia (6) e urologia (2).

 

O posto exige diploma de conclusão de curso superior em medicina, em instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), título de especialista na especialidade a que concorre, obtido por meio de residência médica ou especialização, e registro de qualificação de especialista emitido pelo Conselho Regional de Medicina, além de não completar 36 anos até o dia 31 de dezembro de 2019.

 

Após a conclusão do curso de adaptação de médicos da Aeronáutica, o candidato será nomeado primeiro-tenente e receberá a remuneração mensal de R$ 7.796.

 

 

Etapas do concurso da Aeronáutica para oficiais médicos

 

 

Para participar do certame basta preencher o formulário de inscrição na página eletrônica www.fab.mil.br/ciaar e efetuar o pagamento da taxa de participação, no valor de R$ 130. 

 

O concurso da Aeronáutica será constituído das seguintes etapas: provas escritas; verificação de dados biográficos e profissionais; inspeção de saúde; teste de avaliação do condicionamento físico; exame de aptidão psicológica; prova prático-oral; procedimento de heteroidentificação complementar; e validação documental.

 

A prova escrita terá duração máxima de 4h20 e será composta por questões objetivas de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa (gramática e interpretação de texto) e conhecimentos especializados (assuntos relativos à especialidade pretendida).

 

A avaliação será aplicada no dia 29 de julho nas cidades de Belém/PA, Recife/PE, Jaboatão dos Guararapes/PE, Fortaleza/CE, Natal/RN, Parnamirim/RN, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Lagoa Santa/MG, São Paulo/SP, Guarulhos/SP, Campo Grande/MS, Porto Alegre/RS, Canoa/RS, Curitiba/PR, Brasília/DF e Manaus/AM.

 

 

O curso de adaptação da Aeronáutica para oficiais médicos

 

 

O curso de adaptação de médicos da Aeronáutica tem a finalidade de adaptar médicos que ingressam no comando da Aeronáutica para serem oficiais de carreira, capacitando-os ao desempenho das atividades técnicas específicas do serviço de saúde da Aeronáutica, bem como à direção das atividades relativas à função logística de saúde nas organizações militares.

 

Com duração aproximada de 17 semanas, o curso compreende instruções nos campos geral, militar e técnico-especializado. Ele será realizado no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, em Belo Horizonte - Lagoa Santa/MG, em 2019.

 

O estagiário que concluir o curso com aproveitamento estará em condições de ser nomeado primeiro-tenente e de ser incluído no quadro de oficiais médicos, na especialidade para qual realizou o exame. Ele servirá em organização militar sediada na localidade escolhida na inscrição.

 

De acordo com o edital, após a nomeação, o primeiro-tenente deverá permanecer na ativa da Aeronáutica, obrigatoriamente, por um período mínimo de cinco anos, caso contrário estará sujeito ao pagamento de indenização relativa às despesas com sua formação.

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Atualizado: 12/06/2018 - 09:28

ODAC: último dia de inscrição para 2.033 oportunidades

Todas as vagas do processo seletivo da ODAC são para o posto de agente recenseador, com exigência de nível fundamental completo

Em todo o país

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Organização do Aluno Consciente, mais conhecida como ODAC, encerrará nesta terça-feira (12) o prazo de inscrição do processo seletivo que visa a preencher 2.033 vagas com exigência de nível fundamental completo. A remuneração inicial corresponde a R$ 1.245 para jornadas de 40 horas semanais.

Consta no certame que as oportunidades são para as carreiras de agente recenseador para a área da saúde (800 vagas), agente recenseador para a área da educação (700), agente recenseador para a área da habitação (267) e agente recenseador para a área de esporte, cultura e lazer (266).

As chances da seleção da ODAC estão distribuídas entre os Estados do Acre (49), Alagoas (20) Amapá (16), Amazonas (10), Bahia (55), Ceará (33), Espírito Santo (22), Goiás (30), Maranhão (24), Mato Grosso (22), Mato Grosso do Sul (30), Minas Gerais (26), Pará (32), Paraíba (20), Paraná (54), Pernambuco (42), Piauí (20), Rio de Janeiro (41), Rio Grande do Norte (40), Rio Grande do Sul (28), Rondônia (15), Roraima (22), São Paulo (1.163), Santa Catarina (35), Sergipe (141) e Tocantins (17), além do Distrito Federal (26).

APOSTILAS CONCURSO ODAC 2018 - AGENTE RECENSEADOR

Os interessados em uma das ofertas devem se inscrever no próprio site da ODAC: www.alunoconsciente.com.br. A participação será efetivada após o pagamento de uma taxa no valor de R$ 65.

 

Etapas do processo seletivo da ODAC

 

A instituição aplicará provas objetivas com questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, língua portuguesa, matemática e atualidades. De caráter eliminatório e classificatório, os testes serão aplicados em dias e locais que ficarão disponibilizados a partir de 26 de agosto no endereço eletrônico da ODAC.

Já está definido que os exames terão duração máxima de cinco horas, com início às 13h e término até as 18h. Excepcionalmente, é possível que o município da avaliação seja diferente daquele em que foi feita a inscrição.

 

Atribuições do cargo da seleção da ODAC

 

Compete ao recenseador da ODAC realizar entrevistas em domicílios, escolas (federais, estaduais, municipais), bases de apoio educacional, comércios de toda natureza, além de obter informações que possibilitem identificar as características de municípios em relação a educação, saúde, habitação, esporte, cultura e lazer.

O profissional deverá prestar serviços dentro do horário estabelecido nas instruções especiais, podendo seu expediente ser diurno e/ou noturno, nos dias comerciais (segunda à sexta), finais de semana (sábados e/ou domingos), ou feriados.

 

Cidades de São Paulo com vagas da seleção da ODAC

 

Adamantina, Ado, Aguaí, Águas Da Prata, Águas De Lindóia, Águas De Santa Bárbara, Águas De São Pedro, Agudos, Alambari, Alfredo Marcondes, Altair, Altinópolis, Alto Alegre, Alumínio, Álvares Florence, Álvares Machado, Álvaro De Carvalho, Alvinlândia, Américo De Campos, Amparo, Analândia, Andradina, Angatuba, Anhembi, Anhumas, Aparecida D’Oeste, Apiaí, Araçariguama, Araçatuba, Araçoiaba Da Serra 5 Aramina, Arandu, Arapeí, Arco -Íris, Arealva, Areias, Areiópolis, Ariranha, Artur Nogueira, Aspásia, Auriflama, Avaí, Avanhandava, Bady Bassitt, Balbinos, Bálsamo, Bananal, Barão De Antonina, Barbosa, Bariri, Barra Bonita, Barra Do Chapéu, Barra Do Turvo, Barrinha, Bastos, Batatais 5 Bento De Abreu, Bernardino De Campos, Bertioga 5 Bilac, Birigui, Biritiba-Mirim, Boa Esperança Do Sul, Bocaina, Bofete, Boituva, Bom Jesus Dos Perdões, Bom Sucesso De Itararé, Borá, Boracéia, Borborema, Borebi, Braúna, Brejo Alegre, Brodowski, Brotas, Buri, Buritama, Buritizal, Cabrália Paulista, Cabreúva, Cachoeira Paulista, Caconde, Cafelândia, Caiabu, Caiuá, Cajamar, Cajati, Cajobi, Cajuru, Campo Limpo Paulista, Campos Novos Paulista, Cananéia, Canas, Cândido Mota, Cândido Rodrigues, Canitar, Capão Bonito, Capela Do Alto, Capivari, Caraguatatuba, Cardoso, Casa Branca, Cássia Dos Coqueiros, Castilho, Catanduva, Catiguá, Cedral, Cerqueira César, Cerquilho, Cesário Lange, Charqueada, Chavantes, Clementina, Colina, Colômbia, Conchal, Conchas, Cordeirópolis, Coroados, Coronel Macedo, Corumbataí, Cosmópolis, Cosmorama, Cotia, Cravinhos, Cristais Paulista, Cruzália, Cubatão, Cunha, Descalvado, Dirce Reis, Divinolândia, Dobrada, Dois Córregos, Dolcinópolis, Dourado, Dracena, Duartina, Dumont, Echaporã, Eldorado, Elias Fausto, Elisiário, Embaúba, Embu Das Artes, Embu -Guaçu, Emilianópolis, Engenheiro Coelho, Espírito Santo Do Pinhal, Espírito Santo Do Turvo, Estiva Gerbi, Estrela Do Norte, Estrela D`Oeste, Euclides Da Cunha Paulista, Fartura, Fernando Prestes, Fernandópolis, Fernão, Flora Rica, Floreal, Flórida Paulista, Florínia, Gabriel Monteiro, Gália, Garça, Gastão Vidigal, Gavião Peixoto, General Salgado, Getulina, Glicério, Guaiçara, Guaimbê, Guaíra, Guapiaçu, Guapiara, Guará, Guaraçaí, Guaraci, Guarani D`Oeste, Guarantã, Guararapes, Guararema, Guareí, Guariba, Guatapará, Guzolândia, Herculândia, Iacanga, Holambra, Ibaté, Ibirá, Ibirarema, Ibitinga, Ibiúna, Icém, Iepê, Igaraçu Do Tietê, Igarapava, Igaratá, Iguape, Ilha Solteira, Ilhabela, Indaiatuba, Indiana, Indiaporã, Inúbia Paulista, Ipaussu, Iperó, Ipeúna, Ipiguá, Iporanga, Ipuã, Iracemápolis, Irapuã, Irapuru, Itaberá, Itaí, Itajobi, Itaju, Itaóca, Itapevi, Itapira, Itapirapuã Paulista, Itápolis, Itaporanga, Itapuí, Itapura, Itararé, Itariri, Itatiba, Itatinga, Itirapina, Itirapuã, Itobi, Itupeva, Ituverava, Jaborandi, Jaci, Jacupiranga, Jales, Jambeiro, Jandira, Jardinópolis, Jarinu, Jaú, Jeriquara, Joanópolis, João Ramalho, José Bonifácio, Júlio Mesquita, Jumirim, Junqueirópolis, Juquiá, Juquitiba, Lagoinha, Laranjal Paulista, Lavínia, Lavrinhas, Lindóia, Lourdes, Louveira, Lucélia, Lucianópolis, Luís Antônio, Luiziânia, Lupércio, Lutécia, Macatuba, Macaubal, Macedônia, Magda, Mairinque, Manduri, Marabá Paulista, Maracaí, Marapoama, Mariápolis, Marinópolis, Martinópolis, Mendonça, Meridiano, Mesópolis, Miguelópolis, Mineiros Do Tietê, Mira Estrela, Miracatu, Mirandópolis, Mirante Do Paranapanema, Mirassol, Mirassolândia, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Mombuca, Monções, Mongaguá, Monte Alegre Do Sul, Monte Alto, Monte Aprazível, Monte Azul Paulista, Monte Castelo, Monteiro Lobato, Morro Agudo, Morungaba, Motuca, Murutinga Do Sul, Nantes, Narandiba, Natividade Da Serra, Nazaré Paulista, Neves Paulista, Nhandeara, Nipoã, Nova Aliança, Nova Campina, Nova Canaã Paulista, Nova Castilho, Nova Europa, Nova Granada, Nova Guataporanga, Nova Independência, Nova Luzitânia, Novais, Novo Horizonte, Nuporanga, Ocauçu, Óleo, Olímpia, Onda Verde, Oriente, Orindiúva, Orlândia, Osasco, Oscar Bressane, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Ouroeste, Pacaembu, Palestina, Palmares Paulista, Palmeira D`Oeste, Palmital, Panorama, Paraguaçu Paulista, Paraibuna, Paraíso, Paranapanema, Paranapuã, Parapuã, Pardinho, Pariquera -Açu, Parisi, Patrocínio Paulista, Paulicéia, Paulínia, Paulistânia, Paulo De Faria, Pederneiras, Pedra Bela, Pedranópolis, Pedregulho, Pedreira, Pedrinhas Paulista, Pedro De Toledo, Penápolis, Pereira Barreto, Pereiras, Piacatu, Piedade, Pilar Do Sul, Pindamonhangaba, Pindorama, Pinhalzinho, Piquerobi, Piquete, Piracaia, Piraju, Pirajuí, Pirangi, Pirapora Do Bom Jesus, Pirapozinho, Pirassununga, Piratininga, Pitangueiras, Planalto, Platina, Poloni, Pompéia, Pongaí, Pontal, Pontalinda, Pontes Gesta, Populina, Porangaba, Porto Feliz, Porto Ferreira, Potim, Potirendaba, Pracinha, Pradópolis, Pratânia, Presidente Alves, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Promissão, Quadra, Quatá, Queiroz, Queluz, Quintana, Rafard, Rancharia, Redenção Da Serra, Regente Feijó, Reginópolis, Restinga, Ribeira, Ribeirão Bonito, Ribeirão Branco, Ribeirão Corrente, Ribeirão Do Sul, Ribeirão Dos Índios, Ribeirão Grande, Rifaina, Rincão, Rinópols, Rio Das Pedras, Rio Grande Da Serra, Riolândia, Riversul, Rosana, Roseira, Rubiácea, Rubinéia, Sabino, Sagres, Sales, Sales Oliveira, Salesópolis, Salmourão, Saltinho, Salto, Salto De Pirapora, Salto Grande, Sandovalina, Santa Adélia, Santa Albertina, Santa Bárbara D`Oeste, Santa Branca, Santa Clara D`Oeste, Santa Cruz Da Conceição, Santa Cruz Da Esperança, Santa Cruz Das Palmeiras, Santa Cruz Do Rio Pardo, Santa Ernestina, Santa Fé Do Sul, Santa Gertrudes, Santa Lúcia, Santa Maria Da Serra, Santa Mercedes, Santa Rita Do Passa Quatro, Santa Rita D`Oeste, Santa Rosa De Viterbo, Santa Salete, Santana Da Ponte Pensa, Santana De Parnaíba, Santo Anastácio, Santo Antônio Da Alegria, Santo Antônio De Posse, Santo Antônio Do Aracanguá, Santo Antônio Do Jardim, Santo Antônio Do Pinha L, Santo Expedito, Santópolis Do Aguapeí, São Bento Do Sapucaí, São Francisco, São João Das Duas Pontes, São João De Iracema, São João Do Pau D`Alho, São Joaquim Da Barra, São José Da Bela Vista, São José Do Barreiro, São José Do Rio Pardo, São José Dos Campos 5 São Lourenço Da Serra, São Luiz Do Paraitinga, São Manuel, São Miguel Arcanjo, São Pedro, São Pedro Do Turvo, São Roque, São Sebastião, São Sebastião Da Grama, São Simão, Sarapuí, Sarutaiá, Sebastianópolis Do Sul, Serra Azul, Serra Negra, Serrana, Sete Barras, Severínia, Silveiras, Socorro, Sud Mennucci, Sumaré, Suzanápolis, Tabapuã, Tabatinga, Taciba, Taguaí, Taiaçu, Taiúva, Tambaú, Tanabi, Tapiraí, Tapiratiba, Taquaral, Taquaritinga, Taquarituba, Taquarivaí, Tarabai, Tarumã, Tatuí, Tejupá, Teodoro Sampaio, Terra Roxa, Tietê, Timburi, Torre De Pedra, Torrinha, Trabiju, Tremembé, Três Fronteiras, Tuiuti, Tupã, Tupi Paulista, Turiúba, Turmalina, Ubarana, Ubatuba, Ubirajara, Uchoa, União Paulista, Urânia, Uru, Urupês, Valentim Gentil, Valparaíso, Vargem, Vargem Grande Do Sul, Várzea Paulista, Vera Cruz, Vinhedo, Viradouro, Vista Alegre Do Alto, Vitória Brasil, Votorantim, Votuporanga e Zacarias.

 

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Atualizado: 11/06/2018 - 11:48

Ariranha do Ivaí PR reúne três vagas em concurso

Concurso da Câmara de Ariranha do Ivaí inscreve para postos de zelador, assessor legislativo e contador, com salários de até R$ 3,7 mil. Inscrições terminam em 26 de junho

No Legislativo

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Câmara de Ariranha do Ivaí, no interior do Paraná, recebe até 26 de junho as inscrições para o concurso público destinado a preencher três vagas.

 

O emprego de zelador (1 posto e salário de R$ 1.259,27) pode ser disputado por profissionais alfabetizados.

 

Ensino superior é requisito para assessor legislativo (1 - R$ 3.724,12) e contador (1 - R$ 3.724,12). 

 

Os interessados devem realizar cadastro pelo site www.concursosfau.com.br. As taxas de inscrição custam R$ 40 para zelador e R$ 100 para as demais funções. 

 

O processo seletivo prevê prova objetiva para todos os cargos, em 22 de julho, além de avaliação de títulos (no mesmo dia) e teste prático (em data a ser definida) para contador. 

 

De acordo com o edital, o concurso da Câmara de Ariranha do Ivaí terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do Legislativo.

 

Atribuições do zelador no concurso da Câmara de Ariranha do Ivaí PR

 

Executar tarefas inerentes a limpeza de próprios da Câmara Municipal, zelar pelos materiais, máquinas e equipamentos necessários ao desempenho de suas tarefas, manter todas as repartições, móveis, equipamentos e outros materiais limpos e em condições de uso. Fazer e servir cafezinho assim como deixar os utensílios de cozinha sempre limpos e bem organizados. Outras tarefas inerentes ao cargo.

 

Concurso Câmara Ariranha do Ivaí: atribuições do assessor legislativo 

 

Assessorar o presidente da Câmara e demais componentes da mesa diretora, bem como os vereadores que compõem as comissões permanentes e especiais em todos os procedimentos legislativos tais como: realização de sessões, elaboração de projetos, requerimentos, indicações, resoluções, atas, pareceres, decretos, emendas, redações finais de projetos, audiências públicas e afins; encaminhar, para publicações os atos legislativos necessários, desempenhar atividades correlatas que lhe forem atribuídas pelo Presidente do Legislativo Municipal.

 

Atribuições do contador no concurso da Câmara de Ariranha do Ivaí 2018

 

Organizar e dirigir os serviços de contabilidade da Câmara Municipal, planejando, supervisionando, orientando sua execução e participando dos mesmos de acordo com as exigências legais e administrativas; proceder a análise das contas; assessorar sobre questões contábeis especializados da instituição dando parecer sobre a ciência de práticas contábeis a fim de contribuir para a correta elaboração de políticas e instrumentos de ação dos setores; realizar levantamentos contábeis e financeiros e sempre comunicar ao presidente e ao Assessor Jurídico eventuais irregularidades e desvios de recursos públicos; auxiliar e fornecer informações e documentos para o controle interno da Câmara. Elaborar e encaminhar ao Tribunal de Contas ou outros órgãos competentes as informações sejam elas semanais, mensais, bimestrais, semestrais ou anuais. Registrar, dentro das normas contábeis em vigor, qualquer fato que possa, a qualquer momento, influenciar nas variações patrimoniais. Manter-se atualizado, através de cursos e treinamentos a expensas da Câmara Municipal sobre matéria de sua responsabilidade na execução dos serviços.

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Atualizado: 07/06/2018 - 11:40

AGU: pedido de concurso tem 12 avanços em um dia

Embora a AGU tenha confirmado aval do ministério para o preenchimento de 100 oportunidades, o processo ainda tramita internamente no órgão

 Níveis médio e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O pedido de autorização do novo concurso público 2018 da Advocacia Geral da União (AGU) contou com doze avanços no  Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) somente na última quarta-feira, 6 de junho. Mesmo na manhã de hoje, dia 7, o processo já teve mais um movimento interno no órgão, quando foi recebido para análise na Coordenação Geral de Despesas de Pessoal e Sentenças.A expectativa é de que a seleção seja finalmente autorizada pelo MPDG no decorrer das próximas semanas.

Na quarta-feira, dia 6, o processo saiu da Divisão de Concursos Públicos e teve diversas passagens pela Secretaria de Orçamento Federal, gabinete do ministro, Secretaria Adjunta de Assuntos Fiscais, Coordenação Geral de Despesas de Pessoal e Sentenças, para onde retornou, nesta quinta, e Secretaria Adjunta de Assuntos Fiscais.   O pedido encaminhado pelo órgão é de 1.364 vagas. Porém, em julho de 2017, a AGU chegou a anunciar, por meio de sua assessoria de imprensa, que a seleção já havia sido autorizada pelo MPDG, para o preenchimento de 100 oportunidades. No entanto, a autorização não chegou a ser efetivamente publicada em diário oficial na ocasião e processo do pedido continua tramitando internamente no ministério.   “A realização deste concurso é um passo importante no processo de fortalecimento do quadro de servidores da AGU. Todos nós sabemos que as vitórias obtidas pela nossa instituição somente serão possíveis graças, também, à incansável dedicação diária de nossos servidores”, disse, quando do envio do pedido do concurso, a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça.   De acordo com informações da assessoria de imprensa da AGU, a seleção contará com oportunidades de níveis médio e superior, mas a distribuição por escolaridade ainda será confirmada. Mas já está certo que serão para áreas de apoio às carreiras jurídicas do órgão.    As remunerações iniciais, já confirmadas, serão de R$ 4.100 para cargos com exigência de ensino médio e R$ 6.200 para aqueles com exigência de nível superior, considerando vencimentos básicos e gratificações.

 

Cargos solicitados pela AGU

  Embora a distribuição das vagas imediatas e cadastros ainda não tenha sido confirmada, a expectativa é de que sejam para as carreiras do pedido de 1.364 postos encaminhado ao Ministério do Planejamento. Do total solicitado, 782 foram para cargos de ensino médio e 582 para nível superior.   Para ensino médio, o pedido foi para os cargos de assistente técnico administrativo (com 349 vagas) e técnico em contabilidade (433). Desta forma, a expectativa é de que as duas carreiras constem na nova seleção, embora com oferta menor de vagas.   Para nível superior, o pedido foi para os cargos de administrador (170), analista de sistemas (38), analista técnico administrativo (20), arquivista (17), bibliotecário (18), engenheiro (15), contador (258), estatístico (16), médico (9), técnico em assuntos educacionais (10) e técnico em comunicação social (11).   

Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas no órgão, sendo 2.000 para o cargo de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 para técnico de apoio à atividade jurídica.   Para técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações. Para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

Concurso Anterior

O último concurso da AGU para cargos da área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.

Para o quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Para quem possui formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.

Já na Secretaria dos Portos, para nível médio foram dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Para nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2).

A banca organizadora do concurso, na ocasião, foi o Idecan.

Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

 

concurso-AGU

 

Sobre a AGU

Cabe à Advocacia Geral da União representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.

Atualizado: 05/06/2018 - 11:57

Concurso em Janiópolis PR oferece duas vagas

Há chances para professor e farmacêutico, com salários de até R$ 3,1 mil. Inscrições para o concurso da Prefeitura de Janiópolis terminam em 12 de junho

Níveis médio e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura de Janiópolis, no Paraná, mantém abertas até a próxima terça-feira (12) as inscrições para o concurso público que vai preencher duas vagas imediatas.

 

O edital traz chances para professor (salário de R$ 1.149,56) e farmacêutico (1 - R$ 3.127,25), destinadas a profissionais de níveis médio e superior, respectivamente.

 

A Fundação Fafipa, banca que organiza a seleção, recebe inscrições por meio do site: www.fundacaofafipa.org.br/concurso. As taxas custam R$ 60 (professor) e R$ 90 (farmacêutico).

 

O processo seletivo compreenderá duas fases: prova objetiva com 30 perguntas (língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais e específicos), marcada para 15 de julho, e avaliação de títulos, em período a ser definido.

 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Janiópolis terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

 

Atribuições do professor no concurso da Prefeitura de Janiópolis 2018

 

Participar na elaboração do projeto político-pedagógico da instituição educacional; Elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da instituição educacional; Zelar pela aprendizagem das crianças; Executar atividades baseadas no conhecimento científico acerca do desenvolvimento integral da criança, consignadas no projeto político-pedagógico; Organizar tempos e espaços que privilegiem o brincar como forma de expressão, pensamento e interação quando em atuação na educação infantil; Desenvolver atividades objetivando o cuidar e o educar como eixo norteador do desenvolvimento infantil quando em atuação na educação infantil; Assegurar que a criança matriculada na educação infantil tenha suas necessidades básicas de higiene, alimentação e repouso atendidas de forma adequada; Propiciar situações em que a criança possa construir sua autonomia; Implementar atividades que valorizem a diversidade sociocultural da comunidade atendida e ampliar o acesso aos bens socioculturais e artísticos disponíveis; Executar suas atividades pautando-se no respeito à dignidade, aos direitos e às especificidades da criança, em suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, sem discriminação alguma; Colaborar no envolvimento dos pais ou de quem os substitua no processo de desenvolvimento infantil; Interagir com demais profissionais da instituição educacional na qual atua, para construção coletiva do projeto político-pedagógico; Refletir e avaliar sua prática profissional, buscando aperfeiçoá-la; Estabelecer e implementar estratégias de recuperação para as crianças de menor rendimento; Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidas; Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Colaborar com as atividades de articulação da instituição educacional com as famílias e a comunidade; Divulgar as experiências educacionais realizadas; Cumprir as determinações estabelecidas no respectivo Regimento Escolar; Incumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da instituição educacional e ao processo de ensino-aprendizagem.

 

Concurso Prefeitura Janiópolis: principais atribuições do farmacêutico

 

Planejar, elaborar, executar e coordenar atividades relacionadas com a respectiva profissão, em especial: Coordenar e executar programas, projetos e políticas sociais desenvolvidos pela administração pública, direta, indireta, entidades e organizações populares dos municípios, em conformidade com SUS e Conselhos Profissionais de Farmácia visando atuar na promoção da melhoria da qualidade de vida da população. Auxiliar e/ou supervisionar a aquisição e armazenamento de medicamentos, seguindo padrões e normas preestabelecidos, controlando condições de estoque, visando manter o fluxo normal de distribuição de medicamentos aos usuários e/ou serviços, bem como sua qualidade. Dispensar/distribuir medicamentos, consultando receituário e/ou prontuário do paciente, visando melhorar e/ou recuperar o estado de saúde dos mesmos. Realizar procedimentos administrativos de controle, cadastro e atualização de medicamentos, pedidos, entre outros, a fim de gerar relatórios de utilização, permitindo o controle de uso e possibilitando calcular a quantidade necessária de medicamentos a serem comprados no próximo período, bem como atendendo aos dispositivos legais. Prestar orientações a usuários e/ou outros profissionais, sobre medicamentos, modo de utilizar e processo de obtenção dos mesmos, permitindo que o usuário tenha acesso às informações pertinentes ao seu tratamento, visando melhorar e ampliar a adesão a este. Informar aos profissionais prescritores quando um medicamento foi incluído ou excluído da lista de medicamentos fornecidos pela Secretaria de Saúde, visando promover que os usuários tenham acesso à medicação e que não ocorra à interrupção do tratamento. Entre outras atividades.

Atualizado: 05/06/2018 - 11:30

Renascença PR inscreve para concurso com 11 vagas

Com salários que chegam a R$ 14,1 mil, chances no concurso da Prefeitura de Renascença estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades

Até 12/6

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Seguem abertas até a próxima terça-feira (12) as inscrições para o concurso da Prefeitura de Renascença, no Paraná, destinado a preencher 11 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva (CR). Os salários variam de R$ 1.144,78 a R$ 14.101.29.

 

Profissionais com ensino fundamental têm chance como auxiliar de serviços gerais (1 + CR). 

 

Nível médio é requisito para auxiliar de farmácia (1), escriturário (CR), telefonista (CR) e técnico em saúde bucal (1) - função que também requer formação técnica.

 

Docentes com escolaridade a partir do ensino médio (magistério) podem concorrer como professor (CR) e professor de educação infantil (CR).   

 

Em nível superior há oportunidades para educador físico (1), farmacêutico/bioquímico (1), médico (2), pediatra (1), nutricionista (1) e psicólogo (2).

 

Concurso Prefeitura Renascença 2018: inscrições e provas

 

As inscrições devem ser efetuadas pelo site do Instituto Saber (www.saber.srv.br), banca que organiza a seleção. As taxas custam R$ 50 (ensino fundamental), R$ 100 (médio) e R$ 150 (superior).

 

O processo seletivo envolverá duas etapas: prova objetiva (todos os cargos) e avaliação de títulos (somente para professor), ambas em 8 de julho.

 

O concurso da Prefeitura de Renascença terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

 

Atribuições do escriturário no concurso da Prefeitura de Renascença 2018

 

Receber, registrar, protocolar, despachar, classificar e arquivar documentos e volumes; redigir correspondências de natureza simples; realizar serviços de digitação, datilografia e controle diversos; recepcionar pessoas; requisitar serviços de reprografia; transmitir e receber fax e e-mail; recepcionar e expedir listagens aos usuários. Classificar e arquivar correspondências, relatórios, planilhas, fichas e outros documentos, efetuando triagem, ordenando, grampeando e etiquetando, para fins de controle, facilitar sua localização; Receber, registrar e encaminhar correspondências, faturas, ordens de serviços, listagens e outros documentos, separando, conferindo e registrando dados de identificação, para fins de controle de documentação e prosseguimento do processo de trabalho; Protocolar e despachar documentos e volumes efetuando registros quanto à quantidade, especificações, destino, data e outras informações e acondicionando-os em embalagens apropriadas, a fim de evitar extravios e possibilitar o encaminhamento aos interessados; Digitar ou datilografar correspondências, tabelas, relatórios, circulares, memorandos, apostilas, formulários e outros documentos, transcrevendo dados manuscritos, impressos e seguindo padrões estabelecidos de estética e apresentação, a fim de atender as exigências de trabalho do órgão; Efetuar levantamentos referentes a assuntos diversos, coletando e registrando dados, a fim de serem utilizados pelos órgãos competentes; Redigir correspondência de natureza simples, desenvolvendo assuntos rotineiros, a fim de obter e/ou prestar informações; controlar o material de expediente, ferramentas e instrumentos utilizados na área, registrando quantidade, qualidade e consumo dos mesmos, preparando requisições, conferindo e entregando quando solicitado, a fim de atender às necessidades da área e do andamento dos trabalhos; Realizar controles diversos dentro de sua área de atuação recebendo comunicados ou procedendo o levantamento de dados, e efetuando os registros pertinentes, a fim de possibilitar o acompanhamento dos serviços; Providenciar a duplicação de documentos, preenchendo requisições, angariando assinaturas, a fim de atender às necessidades do serviço; Transmitir e receber fax e e-mail; Efetuar a recepção e expedição de listagens e trabalhos processados, verificando prazos de entrega, qualidade e remetendo aos usuários. Executar outras tarefas compatíveis com as previstas no cargo e/ou com as necessidades das Secretarias Municipais.

Atualizado: 04/06/2018 - 11:50

Concurso Ibram: novo pedido é avaliado no Planejamento

Pedido de concurso do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) encaminhado ao Ministério do Planejamento é para carreiras com exigência de níveis médio e superior de ensino

313 vagas

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Está em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o novo pedido para a abertura do concurso público do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O órgão solicitou autorização para o preenchimento de 313 vagas em cargos com exigência de níveis médio e superior.

As oportunidades apresentadas no requerimento estão distribuídas da seguinte maneira: 73 para assistente técnico, 19 para técnico em assuntos educacionais, 121 para técnico em assuntos culturais e 100 para analista.

O posto de assistente técnico exige nível médio completo, enquanto as demais colocações se destinam aos profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais vigentes não foram divulgados.

Último concurso do Ibram

Organizado pela Funcab e lançado em 2010, o edital anterior apresentou 294 ofertas distribuídas nos empregos de assistente técnico I, técnico em assuntos educacionais, técnico em assuntos culturais e analista. A remuneração oferecida chegou a R$ 3.012,82.

Na época, a lotação das vagas ocorreu nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

A seleção constou de prova objetiva para todos os concorrentes. Em seguida, houve avaliação discursiva e análise de títulos para os postos de nível superior.

O teste objetivo aplicado no processo seletivo foi composto de perguntas sobre língua portuguesa, noções de informática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Os exames para técnico e analista também tiveram perguntas de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Para os empregos de nível médio, a validade do certame expirou em abril de 2014. Já para as colocações que necessitam de ensino superior, o prazo terminou em 16 de junho do mesmo ano.

Sobre o órgão

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) foi criado pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2009, com a assinatura da lei nº 11.906. A nova autarquia sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no que se refere aos direitos, deveres e obrigações dos museus federais.

O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Atualmente, cuida da administração direta de 30 museus.

Atualizado: 04/06/2018 - 10:44

Aberto concurso para 14 vagas em Vitorino PR

Chances no concurso da Prefeitura de Vitorino são destinadas a profissionais alfabetizados e de níveis médio e superior de ensino. Inscrições vão até 8 de junho

Dois editais

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Encerra-se ao meio-dia da próxima sexta-feira (8) o período de inscrições para o concurso da Prefeitura de Vitorino, no Paraná, com oferta de 14 vagas, além de chances para cadastro reserva (CR). Distribuídos entre dois editais, os empregos apresentam salários que vão de R$ 954 a R$ 9.178,18.

 

Profissionais alfabetizados podem concorrer como agente de apoio operacional (CR) e agente de operação de veículos e equipamentos rodoviários (CR).

 

Ensino médio é requisito para agente de endemias (CR), atendente de farmácia (1), auxiliar de cirurgião dentista (1), técnico de apoio administrativo (CR), técnico de apoio de controle interno (1), técnico em enfermagem (1), técnico em enfermagem II (1), técnico em informática (1), técnico em segurança do trabalho (1) e técnico em vigilância sanitária (CR).  

 

Em nível superior há oportunidades para analista administrativo (CR), analista de recursos humanos (CR), enfermeiro (1), engenheiro agrônomo (CR), farmacêutico (CR), fisioterapeuta (1), fonoaudiólogo (CR), médico clínico geral (CR), ginecologista e obstetra (CR), veterinário (CR), psicólogo clínico (1), psicopedagogo (1) e professor nas áreas de anos iniciais do ensino fundamental (1), inglês (1) e artes (1).

 

Concurso Prefeitura Vitorino: inscrições e provas

 

As inscrições devem ser efetuadas pelo site da Objetiva Concursos (www.objetivas.com.br), banca que organiza a seleção. As taxas de participação variam de R$ 50 a R$ 110.

 

O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 15 de julho, prática (agente de operação de veículos e equipamentos rodoviários), em 26 de agosto, e de títulos (funções de nível superior), em período a ser definido.

 

De acordo com os editais, o concurso da Prefeitura de Vitorino terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

Atualizado: 01/06/2018 - 11:32

Concurso tem vaga para contador na Câmara de Capanema PR

Inscrições para o concurso da Câmara de Capanema, no interior paranaense, vão de 4 a 25 de junho. Cargo oferece salário inicial de R$ 4,1 mil

Nível superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Câmara de Capanema, no interior do Paraná, abriu concurso público destinado a preencher uma vaga de contador legislativo, além de formar cadastro reserva. O salário é de R$ 4.134,03. 

 

O cargo pode ser disputado por profissionais com curso superior em ciências contábeis ou graduação em qualquer área e formação técnica em contabilidade.

 

As inscrições serão recebidas entre 4 e 25 de junho, por meio do site da Fundação de Apoio ao desenvolvimento Unicentro (FAU), no endereço: www.concursosfau.com.br. O valor da taxa é de R$ 150.

 

Marcada para 15 de julho, a prova objetiva cobrará a resolução de 70 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, informática, raciocínio lógico/matemático e conhecimentos específicos.

 

De acordo com o edital, o concurso da Câmara de Capanema terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do Legislativo.

 

Principais atribuições do contador no concurso da Câmara de Capanema

 

I - Assessorar os vereadores na fiscalização contábil da Câmara de Capanema, da Prefeitura e demais órgãos da administração direta, indireta, autárquica e fundacional; II - escriturar ou fazer escritura, sintética e analiticamente as operações contábeis, visando demonstrar a receita e a despesa; III - organizar, mensalmente, o balancete do exercício financeiro, do ativo e passivo orçamentário; IV - assinar, conjuntamente com o Presidente, os balancetes, balanços, programas de aplicação, prestação de contas e outros documentos de apuração contábil; V - promover o empenho prévio das despesas da Câmara de Capanema; VI - promover a abertura de créditos adicionais, suplementares e especiais, quando necessário; VII - manter o controle dos depósitos e retiradas bancárias, conferindo no mínimo uma vez por mês, os extratos de contras correntes, conciliando-os e propondo as providencias que se fizerem necessárias para o eventual acerto; VIII - elaborar e calcular a folha de pagamento de vereadores e servidores; IX - efetuar o pagamento da remuneração dos vereadores e demais servidores da Câmara de Capanema; X - fazer registro de pessoal, preenchendo ficha específica, com respectiva portaria de nomeação e termo de posse; XII - preencher documentos necessários dos encargos sociais e efetuar seu pagamento; XIII - fazer controle e recibo de férias dos servidores, anotando na ficha do servidor; XIV - analisar, orientar, fiscalizar e aplicar a execução de leis, regulamentos demais atos referentes ao pessoal da Câmara de Capanema; Entre outras atividades.

Atualizado: 29/05/2018 - 14:44

Concurso MPF: segue em análise PL que cria 842 vagas

Proposta tem o objetivo de criar oportunidades para as carreiras de técnico, analista e procurador. Ofertas são para concurso do MPF, além do MPU

Níveis médio e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Ainda está em avaliação na Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL) n° 6006/2016, que visa a criar 842 vagas efetivas para o quadro de pessoal do Ministério Público Federal (MPF). As chances são para todo o país e estão distribuídas entre três cargos.

O próximo passo para o avanço da proposta é eleger um novo relator, já que o anterior devolveu o PL sem nenhuma manifestação. O documento se encontra na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP).

Consta no PL que, das oportunidades, 501 são para técnico, 207 para analista e 134 para procurador. Vale ressaltar que os cargos de técnico e analista são preenchidos por meio de concurso do MPU, que depois fica com a responsabilidade de lotar as chances no quadro do MPF.

Para concorrer à carreira de técnico é preciso ter certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, enquanto a colocação de analista aceita profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação. As remunerações correspondem a R$ 6.167,99 para técnico e a R$ 10.119,93 para analista, sem incluir os seguintes benefícios: R$ 884 de vale-alimentação, R$ 699 de assistência pré-escolar, R$ 181,77 de auxílio-transporte, além de assistências médica e odontológica.

Já o posto de procurador regional da República exige bacharelado em direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica, exercida após a obtenção da graduação. O salário inicial oferecido é de R$ 28.947,55

O projeto de lei que prevê, consequentemente, a realização de um novo concurso do MPF ainda será avaliado pelas comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Após ser aprovado em todas as comissões, o documento irá ser avaliado pelo Plenário e, em seguida, irá para o Senado Federal. Por isso, haverá a sanção por parte do presidente da República.

 

Último concurso do MPF

 

No final de 2016, o MPF lançou edital com 82 vagas para procurador espalhadas pelas seguintes cidades: Maceió/AL (1), Arapiraca/AL (1), Laranjal do Jari/AP (1), Oiapoque/AP (1), Manaus/AM (3), Bom Jesus da Lapa/BA (1), Jequié/BA (1), Paulo Afonso/BA (1), Fortaleza/CE (1), Crateús/CE (1), Maracanaú/CE (1), Brasília/DF (1), Goiânia/GO (1), Anápolis/GO (1), Itumbiara/GO (1), São Luís/MA (1), Imperatriz/MA (1), Juína/MT (1), Campo Grande/MS (1), Belo Horizonte/MG (1), Ituiutaba/MG (1), Janaúba/MG (1), Manhuaçu/MG (1), Poços de Caldas/MG (1), Teófilo Otoni/MG (1), Belém/PA (1), Itaituba/PA (1), Marabá/PA (1), Tucuruí/PA (1), João Pessoa/PB (1), Guarabira/PB (1), Curitiba/PR (2), Campo Mourão/PR (1), Cascavel/PR (1), Guarapuava/PR (1), Recife/PE (1), Cabo de Santo Agostinho/PE (1), Goiana/PE (1), Jaboatão/PE (1), Salgueiro/PE (1), Teresina/PI (1), Corrente/PI (1), São Raimundo Nonato/PI (1), Rio de Janeiro/RJ (4), Macaé/RJ (1), Volta Redonda/RJ (1), Natal/RN (1), Ceará-Mirim/RN (1), Porto Alegre/RS (3), Erechim/RS (1), Novo Hamburgo/RS (1), Palmeiras das Missões/RS (1), Porto Velho/RO (2), Vilhena/RO (1), Boa Vista/RR (1), Florianópolis/SC (1), Blumenau/SC (1), Chapecó/SC (1), Itajaí/SC (1), São Paulo/SP (2), Andradina/SP (1), Bauru/SP (1), Campinas/SP (1), Catanduva/SP (1), Limeira/SP (1), Lins/SP (1), Osasco/SP (1), Registro/SP (1), São José do Rio Preto/SP (1), Lagarto/SE (1), Propriá/SE (1) e Gurupi/TO (1).

Em março deste ano serão aplicadas as provas objetivas com questões de múltipla escolha em todas as capitais do Estado, mais o Distrito Federal. Ainda haverá provas subjetivas, inscrição definitiva, análise de títulos e testes orais.

 

Último concurso do MPU

 

MPU realizou concurso, em 2013, com 263 oportunidades, além de cadastro reserva, para técnico e analista. Sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo constou de duas provas objetivas (uma com 50 questões de conhecimentos básicos e outra com 70 questões de conhecimentos específicos) para todos os participantes e teste discursivo para analista.

As 35 ofertas de técnico estavam distribuídas entre as especialidades de tecnologia da informação e comunicação, enfermagem e saúde bucal. No caso de analista, as 228 chances envolveram as áreas de arquivologia, biblioteconomia, comunicação social, educação, estatística, finanças e controle, gestão pública, planejamento e orçamento, clínica médica, psiquiatria, antropologia, arquitetura, contabilidade, economia, engenharia agronômica, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de segurança do trabalho, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia sanitária, geografia, medicina, medicina do trabalho, oceanografia, enfermagem, odontologia, psicologia, serviço social, tecnologia da informação e comunicação (desenvolvimento de sistemas ou suporte e infraestrutura. 

O edital do concurso do MPU teve ofertas no Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

Atualizado: 29/05/2018 - 11:52

IBGE: presidente ALERTA necessidade de novo concurso

Solicitação de concurso do IBGE é para a abertura de oportunidades nos níveis médio e superior de ensino. Salários de até R$ 8,2 mil

Pedido para 1.800 vagas

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

No dia 14 de maio, o presidente do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto, havia reconhecido a necessidade urgente da realização de novo concurso público para efetivos. Depois, durante o II Congresso Democrático sobre o IBGE, realizado em 25 e 28 de maio, ele voltou a alertar sobre situação grave do órgão sem a contratação de novos servidores  

Olinto ressaltou que "“é prioridade absoluta dessa direção concurso e plano de carreira. Sem concurso e sem carreira a história do IBGE pode se encerrar de forma melancólica. A nossa preocupação é comunicar ao Ministério do Planejamento essa situação de forma incisiva. O impacto disso vai trazer sérios danos ao IBGE”. O dirigente reforçará pedido junto junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) para que a autorização seja concedida em breve para que o edital saia ainda em 2018.

  Vale lembrar que, em dezembro do ano passado, o instituto solicitou o aval para 1.800 vagas efetivas, sendo 1.200 destinadas ao cargo de técnico em informações geográficas e estatísticas e as outras 600 para a carreira de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.

  Atualmente, a solicitação está em trâmite na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento. Desde que foi encaminhada, ela sofreu 23 movimentações dentro da Pasta.

  O edital do concurso IBGE 2018 só será publicado quando receber autorização do MPDG.  

Sobre as carreiras do concurso IBGE 2018

  A função de técnico destina-se aos candidatos com certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário vigente corresponde a R$ 3.890,87 contando com o vale-alimentação.   Já o posto de analista exige formação superior completa, sendo que diversos cursos são aceitos. Consta na tabela de remuneração dos servidores federais que o vencimento atual é de R$ 8.213,07.  

Último concurso IBGE para efetivos

  No final de 2015, o órgão lançou dois editais que, juntos, apresentaram um total de 600 oportunidades. A banca organizadora do certame, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).   Um edital ofereceu 460 chances para a carreira de técnico distribuídas entre diversos Estados. A validade dele encerra no dia 30 de maio de 2018, já contando com a prorrogação.   O outro teve 90 chances para analista e 50 para tecnologista, também com lotação em vários Estados. O prazo dele vai terminar em 14 de junho de 2016, com o acréscimo da prorrogação.

Atualizado: 29/05/2018 - 11:41

Seju PR: autorizado concurso para 69 vagas

Oportunidades são para diversos cargos, já definidos, destinados para a área de saúde do sistema socioeducativo

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A governadora do Paraná, Cida Borghetti, autorizou, na última segunda-feira, 28 de maio, a realização de novo concurso público para o Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dease), vinculado à Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju/PR). Ao todo serão oferecidas 69 vagas, destinadas a cargos com exigência de níveis médio e superior. As remunerações iniciais ainda serão confirmadas. As oportunidades serão para a área de saúde do sistema socioeducativo        

Com a autorização do concurso, os próximos passos são formar a comissão organizadora e, posteriormente, definir a banca responsável pela aplicação das provas. Somente então será anunciada a data de publicação do edital de abertura de inscrições.


 Do total de oportunidades, 19 serão para o cargo de agente de execução, função de técnico de enfermagem; 19 para agente profissional, função psicólogo; 14 para agente profissional, função de médico; sete para o cargo de agente profissional, função de terapeuta ocupacional; seis para agente profissional, função de enfermeiro; e quatro para o cargo de agente profissional, função de odontólogo.


De acordo com a governadora, as oportunidades serão para o atendimento nas áreas de saúde, com prioridade aos atendimentos nas unidades de socioeducação, com o objetivo de priorizar a garantia dos direitos do adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas.


Segundo o secretário estadual de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Elias Gandour Thomé, os profissionais contratados deverão substituir aqueles que hoje atuam nos Centros de Socioeducação.
O último concurso do órgão ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 411 vagas para o cargo de educador social. Desde então, o órgão tem realizados processos seletivos para contratações em regime temporário.            
 

Atualizado: 28/05/2018 - 11:52

Ministério da Fazenda: pedido com 1.301 vagas em ANÁLISE

Solicitação para a abertura de concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 refere-se a vários cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino

Em avaliação

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Continua em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido para a abertura do concurso do Ministério da Fazenda (MF), que solicitou autorização de 1.301 vagas para o seu quadro de pessoal.

A expectativa é de que a autorização do concurso do MF seja concedida ainda em 2018, já que apresenta um déficit de 3.999 servidores, sendo 3.062 para nível médio e 937 para superior.

As oportunidades requeridas ao Planejamento estão distribuídas da seguinte maneira: assistente técnico administrativo (904), analista técnico administrativo (257), arquiteto (12), arquivista (9), bibliotecário (12), contador (53), engenheiro (15), enfermeiro (5), pedagogo (6), psicólogo (6) e técnico em comunicação social (22).

Para concorrer ao posto de assistente é necessário possuir ensino médio completo, enquanto as demais funções aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais atuais oscilam entre R$ 3.953,68 e R$ 6.388,27, já incluindo o vale-alimentação de R$ 458.

A solicitação do concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 encaminhada ao MPDG não apresentou as regiões de lotação das oportunidades, mas é bem provável que São Paulo e Distrito Federal sejam os locais com a maior quantidade de oportunidade, e o motivo é que no último certame eles não foram abrangidos.

O detalhe do processo seletivo que pode ser dado como certo é a escolha da empresa organizadora, que será a Esaf (Escola de Administração Fazendária), como de costume nos concursos do órgão. Assim, os candidatos podem ir se preparando com as provas e os editais de seleções anteriores, uma vez que a banca se repete.

Outras oportunidades na solicitação de concurso

Junto com as vagas para o seu próprio quadro de pessoal, o MF pediu mais 3.040 chances distribuídas entre os seus órgãos vinculados. Os postos são para os níveis médio e superior.

Para a Receita Federal são as 630 vagas para auditor-fiscal e as 1.453 para analista tributário. O quadro do Tesouro Nacional é composto pelas colocações de auditor federal de finanças e controle (30) e técnico de finanças e controle (70), enquanto a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) fica com a função de procurador da Fazenda (240). 

Para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o pedido contempla 16 oportunidades para a carreira de inspetor, 30 para analista e 82 para agente executivo.

Na Superintendência de Seguros Privados (Susep), são 55 chances para analista técnico. Por fim, as demais profissões se destinam ao quadro da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), sendo elas as de especialista em previdência social (48), analista administrativo (23), técnico administrativo (39), administrador (11) e atuário (7).

Esses detalhes foram divulgados pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). 

Último concurso do Ministério da Fazenda

No início de 2014, o MF abriu processo seletivo visando a contratar 1.026 profissionais na carreira de assistente. As chances disponibilizadas pelo certame foram distribuídas entre os Estados do Acre (18 vagas), Alagoas (14), Amazonas (28), Amapá (6), Bahia (80), Ceará (53), Espírito Santo (14), Goiás (31), Maranhão (30), Minas Gerais (101), Mato Grosso do Sul (34), Mato Grosso (27), Pará (55), Paraíba (20), Pernambuco (52), Piauí (17), Paraná (97), Rio de Janeiro (61), Rio Grande do Norte (17), Rondônia (13), Roraima (8), Rio Grande do Sul (155), Santa Catarina (74), Sergipe (9) e Tocantins (12).

Todos os candidatos passaram por provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos com 70 perguntas de múltipla escolha. Os assuntos abordados nos testes foram língua portuguesa; matemática e raciocínio lógico; conhecimentos de informática; atualidades; gestão de pessoas e do atendimento ao público; ética do servidor na administração pública; administração pública brasileira; e regime jurídico dos agentes públicos.

Atualizado: 28/05/2018 - 10:39

Concurso INSS: REFORÇADO pedido para 10.468 vagas

Solicitação de concurso do INSS contempla os excedentes da seleção vigente e a realização de novo processo seletivo para os cargos de técnico, analista e perito

Níveis médio e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reforçou o pedido de abertura de novo concurso público junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG). O documento, encaminhado no início de maio, solicita autorização urgente para o preenchimento de 10.468 vagas, número inferior ao requerido no ano passado, de 16.548 oportunidades.

As chances requeridas são para os cargos de técnico do seguro social (6.034 vagas), analista do seguro social (2.222) e perito médico previdenciário (2.212). Tais ofertas são para novo certame e a convocação de remanescentes.

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Das vagas solicitadas inicialmente no pedido do concurso INSS 2018/2019, pelo menos 7.580 são para a abertura de novo concurso público a partir de 2018. Destas chances, 3.941 são para técnico (área meio), 1.493 para analista (diversas formações) e 2.146 para perito.

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Consta na nota técnica enviada pelo INSS ao Planejamento que as demais ofertas são para as seguintes situações: 2.644 vagas para os excedentes da seleção vigente (2.114 para técnico e 530 para analista) e 6.324 que podem ser tanto para o atual processo seletivo quanto para o novo certame (6.160 para técnico e 164 para analista).

A expectativa é de que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão libere o mais rápido possível a autorização para que o novo concurso do INSS aconteça entre 2018 e 2019.

 

Sobre os cargos do novo concurso do INSS 2018/2019

 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

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Defasagem de pessoal no INSS

 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 20 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está mais crítica porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

Veja também:
O sabor de ser primeiro lugar no INSS

Artigo: Sim, existe vida após o INSS

Como estudar para analista do INSS

Dicas de aprovada no concurso do INSS

Dicas de professores para o concurso do INSS

Justiça proíbe papanicolau em concurso do INSS

 

Último concurso do INSS

 

No final de 2015, foi lançado o edital do concurso do INSS para o preenchimento de 950 vagas. Um total de 800 oportunidades foi para o emprego de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado. A validade do certame vai encerrar em meados de 2018.

O último concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência para o cargo foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

 

Atribuições do técnico e analista do seguro social

 

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.

 

Atualizado: 25/05/2018 - 14:46

Concurso LIQUIGÁS: PROVAS confirmadas para domingo (27)

Oportunidades do concurso da Liquigás estão distribuídas entre 20 Estados. As remunerações iniciais oferecidas chegam a R$ 4,8 mil

Todos os níveis

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A assessoria de imprensa da Fundação Cesgranrio confirmou que as provas objetivas do concurso da Liquigás Distribuidora S.A serão aplicadas neste domingo, dia 27 de maio. O cartão com os locais da avaliação estão disponíveis no endereço eletrônico da banca organizadora: www.cesgranrio.org.br. 

 

A prova objetiva versará sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, noções de informática, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos. A avaliação será aplicada nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES.

O candidato deverá chegar ao local das provas com uma hora de antecedência munido de cartão de confirmação de inscrição, do documento de identidade original e de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. As provas terão duração de três horas para o cargo de nível fundamental completo, quatro horas para nível médio e 4h30 para nível superior. 

Os gabaritos serão divulgados no primeiro dia útil seguinte ao de realização das provas, na página da Fundação Cesgranrio.

 

Mais informações sobre o concurso Liquigás 2018

 

A seleção visa o preenchimento de 794 vagas, sendo 99 imediatas e 695 para formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades. A lotação ocorrerá nos Estados de São Paulo, Bahia, Ceará, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Maranhão, Sergipe e Paraíba.

 

Somente no Estado de São Paulo são oferecidas 219 vagas, distribuídas entre a capital e as cidades de Paulínia, Barueri, Mauá, Santos, São José dos Campos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

APOSTILAS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - NÍVEIS FUNDAMENTAL / MÉDIO E SUPERIOR

Candidatos que concluíram o ensino fundamental podem se inscrever para a função de conferente I (2 vagas + 10 CR). O salário inicial é de R$ 1.733,36.

APOSTILAS CON CURSO LIQUIGÁS 2018 - NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO

 

Aqueles que têm o ensino médio e/ou curso técnico estão aptos às carreiras de ajudante de motorista granel I (11 + 55 CR), assistente administrativo I (27 + 205 CR), motorista de caminhão granel I (16 + 100 CR), oficial de manutenção I elétrica (8 + 40 CR), oficial de manutenção I eletrônica (1 + 5 CR), oficial de manutenção I mecânica (7 + 45 CR), operador de gás I (1 + 5 CR), técnico de instalações I (3 + 15 CR), técnico de segurança do trabalho I (4 + 25 CR) e técnico químico I (1 + 15 CR). Os vencimentos oscilam entre R$ 1.321,09 e R$ 2.984,14.


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Para nível superior, as chances no concurso da Liquigás são para profissional de vendas Junior (12 + 115 CR), profissional Junior - administração (4 + 45 CR), profissional Junior - auditoria (1 + 5 CR) e profissional Junior - ciências contábeis (1 + 10 CR). As remunerações variam de R$ 3.583,26 a R$ 4.894,08.

Atualizado: 21/05/2018 - 11:26

Nova Cantu/PR realiza concurso com 32 vagas

Oportunidades no concurso da Prefeitura de Nova Cantu estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Inscrições terminam em 28 de maio

Salários até R$ 7,6 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura de Nova Cantu, no Estado do Paraná, abriu concurso público destinado a preencher 32 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). Os salários vão de R$ 1.052,25 a R$ 7.683,67.

 

As carreiras de operador de máquinas (1 posto) e servente geral (5) admitem profissionais alfabetizados. 

 

Em nível fundamental há oportunidades para agente de combate a endemias (1), agente comunitário de saúde (2), eletricista (1), mestre de obras (1), motorista (2) e vigia (1). 

 

Ensino médio é requisito do concurso da Prefeitura de Nova Cantu para agente administrativo (1), assistente administrativo (CR), auxiliar de saúde bucal (1), professor (5), fiscal de tributos (1), técnico agrícola (1) e técnico de enfermagem (2) - as duas últimas funções também exigem formação técnica.

 

Estão em disputa postos de ensino superior para assistente social (1), arquiteto e urbanista (1), contador (CR), odontólogo (CR), engenheiro civil (CR), enfermeiro padrão (1), farmacêutico (CR), fisioterapeuta (1), fonoaudióloga (1), médico (1), veterinário (1), professor de educação física (CR) e psicólogo (CR). 

 

Inscrições e etapas do concurso da Prefeitura de Nova Cantu

 

As inscrições podem ser realizadas até 28 de maio, por meio do site www.alfaumuarama.com.br/concursos. As taxas custam R$ 50 (nível fundamental), 100 (médio) e R$ 150 (superior). 

 

O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 24 de junho, prática (eletricista, motorista, mestre de obras e operador de máquinas), física (agente de combate a endemias, agente comunitário de saúde, servente geral e vigia) e de títulos (professor), em 8 de julho.

 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Nova Cantu terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

 

Principais atribuições do servente geral no concurso da Prefeitura de Nova Cantu 2018

 

Fazer trabalhos de limpeza nas diversas dependências dos prédios da Prefeitura, ruas, avenidas, praças, centros esportivos, escolas, parques e demais dependências municipais; - Executar trabalhos de abertura de buracos, brocas com uso de trados e recortes em alvenaria para passagem de rede de água, esgoto e galerias de águas pluviais utilizando de picareta, enxada, pá e outros equipamentos manuais, elétricos ou mecânicos devidos; - Executar trabalhos de auxílio em construções de alvenaria e hidráulica; - Preparar e carregar concreto e/ou argamassa para reboco; - Preparar o terreno para execução de calçadas e similares; - Ajudar a preparar escoramento, colocação e concretagem de laje; - Plantar de grama, desde a preparação até a cobertura; - Executar trabalhos de carga e descarga de caminhões e similares; Executar trabalhos de roçagem e capina em terrenos baldios, ruas, rodovias e logradouros públicos, bem como providenciar o rastelamento da sujeira restante e seu devido acondicionamento para transporte; - Carregar carretas ou caminhões;

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