Concurso IOM: últimos dias de inscrição para 197 vagas

Seleção preencherá postos em cargos de níveis médio/técnico e superior, com salários acima de R$ 10,2 mil. Chances são para atuar no Distrito Sanitário Especial Indígena

Lotação no AP e PA

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro
Publicado: 12/12/2018 - 09:11 | Atualizado: 12/12/2018 - 09:11

Terminam às 18h da próxima segunda-feira (17) as inscrições para o processo seletivo do Instituto Ovídio Machado (IOM) destinado a preencher 197 vagas no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Amapá e Norte do Pará.

Do total de postos em disputa, 40 são reservados a candidatos indígenas e nove a pessoas com deficiência. O concurso oferece salários iniciais entre R$ 1.779 e R$ 10.249,42. 

Há oportunidades com exigência de ensino médio/técnico para técnico de enfermagem (99 chances), auxiliar de saúde bucal (8), técnico de laboratório (3), técnico de prótese dentária (2), agente de combate a endemias (12), técnico de saneamento/edificações (10), técnico em projetos institucionais (2) e assessor técnico (2) - cargo exclusivo para indígenas.  

Curso superior é requisito para enfermeiro (32), cirurgião dentista (9), nutricionista (3), farmacêutico/bioquímico (3), fisioterapeuta (2), assistente social (3), biólogo (1), antropólogo (1), pedagogo (1), psicólogo (1), geólogo (1) e engenheiro civil/sanitarista (2). 

Concurso IOM DSEI Amapá e Norte do Pará: inscrições e etapas 

As inscrições são recebidas exclusivamente via internet, mediante a realização de cadastro pelo site www.fsadu.org.br. As taxas custam R$ 40 (nível médio) e R$ 60 (superior). 

A seleção dos candidatos envolverá três fases: análise curricular, com entrega dos documentos durante o período de inscrições, entrevista, de 25 a 28 de janeiro, e avaliação de competência, de 25 a 28 de fevereiro. 

A lotação dos profissionais aprovados será definida durante a assinatura do contrato. O vínculo de trabalho seguirá as normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A divulgação do resultado final está prevista para ocorrer em 26 de março. O concurso do IOM para o DSEI Amapá e Norte do Pará terá validade de 12 meses, conforme estabelece o edital.  

Cronograma do concurso IOM DSEI Amapá e Norte do Pará


 

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Atualizado: 11/12/2018 - 15:30

Mais Médicos: inscrição aberta para vagas remanescentes

Profissionais brasileiros e estrangeiros formados no exterior podem se inscrever até esta sexta-feira (14). Prazo para médicos com CRM Brasil vai de 18 a 19 de dezembro

 8.517 postos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Ministério da Saúde abriu nesta terça-feira (11) as inscrições para eventuais vagas remanescentes do atual edital do Programa Mais Médicos, que contempla 8.517 postos em todo o país. 

O prazo para registro de candidaturas segue disponível até as 23h59 desta sexta-feira (14) para médicos brasileiros ou estrangeiros formados no exterior. 

O formulário para cadastro está disponível no Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), por meio do endereço http://maismedicos.gov.br. Não há cobrança de taxa.  

Entre os dias 18 e 19 de dezembro, médicos com registro profissional emitido no Brasil poderão se inscrever para alocação nas vagas ociosas envolvidas no chamamento público. 

Mais detalhes sobre o atual edital do Mais Médicos 

Divulgado em 19 de novembro, o atual edital do Programa Mais Médicos prevê o preenchimento de 8.517 vagas em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

A seleção ocorre no sentido de suprir as necessidades surgidas pela saída dos médicos cubanos do programa, em decorrência de declarações recentes do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Os médicos estão sendo selecionados por meio de análise curricular e terão bolsa de R$ 11.865,60. O prazo inicial de inscrições foi encerrado em 7 de dezembro.

De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nessa segunda-feira (10), 53% dos novos médicos selecionados pelo programa já se apresentaram para trabalhar. O número corresponde a 4.508 postos ocupados.

Ainda conforme a pasta, foram recebidas 36.490 inscrições, com preenchimento de 98,7% (8.411 profissionais alocados) das 8.517 vagas disponibilizadas.

Distribuição das vagas

A distribuição dos postos por estados para o novo edital supera a oferta inicial indicada, que correspondia ao total de médicos cubanos, que era de 8.332 postos, da seguinte forma:  Acre (102 vagas), Alagoas (131), Amazonas (292), Amapá (73), Bahia (822), Ceará (429), Distrito Federal (20), Espírito Santo (210), Goiás (198), Maranhão (457), Minas Gerais (596), Mato Grosso do Sul (110), Mato Grosso (131), Pará (537), Paraíba (126), Pernambuco (414), Piauí (201), Paraná (452), Rio de Janeiro (220), Rio Grande do Norte (139), Rondônia (152), Roraima (152), Rio Grande do Sul (617), Santa Catarina (253), Sergipe (94), São Paulo (1.394) e Tocantins (92).
 

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Atualizado: 10/12/2018 - 11:41

Marabá PA lança edital de concurso com 848 vagas

Com inscrições a partir desta quarta-feira (12), seleção preencherá postos em cargos de todas as escolaridades. Prova está marcada para 24 de fevereiro

Salários até R$ 6,8 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Marabá, no Estado do Pará, divulgou edital de concurso público destinado a preencher 848 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). Os salários partem de R$ R$ 954 e alcançam R$ 6.846,86. 

O processo seletivo tem oportunidades de nível fundamental para agente de portaria (46 postos), agente de serviços gerais (154), operador de máquinas pesadas (7), motorista CNH "D" (20), motorista CNH "C" (45), motorista CNH "AB" (1) e auxiliar de serviços gerais (1 + CR). 

Quem possui ensino médio/técnico encontra opções como almoxarife (5), agente de trânsito (10), assistente administrativo (7), auxiliar de farmácia (8), auxiliar de regulação (8), auxiliar de saúde bucal (5), auxiliar de secretaria de escola (89), cuidador (10), guarda municipal (10), operador de estação de tratamento de esgoto (1), rádio operador (4), técnico de controle interno (4), técnico de enfermagem (85), técnico em enfermagem e segurança no trabalho (1), técnico em enfermagem e instrumentador cirúrgico (5), técnico em laboratório (5), técnico em nutrição e dietética (1), técnico em segurança do trabalho (1), técnico em vigilância sanitária (1), técnico em radiologia (1), técnico previdenciário (2 + CR), técnico em agrimensura (1) e agente de regularização fundiária (2).  

• APOSTILAS CONCURSO PREFEITURA MARABÁ PA 2019 - DIVERSOS CARGOS

Os cargos com exigência de curso superior são para administrador (1), analista de controle interno (4), assistente social (12), analista de sistema (1), biomédico (1), educador físico (1), enfermeiro (19), enfermeiro obstetra (1), enfermeiro psiquiátrico (1), engenheiro agrônomo (3), engenheiro civil (2), engenheiro florestal (1), engenheiro de segurança do trabalho (3), estatístico (1), farmacêutico bioquímico (4), fisioterapeuta (1), fiscal ambiental (3), fonoaudiólogo (1), geólogo (1), jornalista (1), médico clínico geral (21), veterinário (1), nutricionista (1), procurador (2), profissional de apoio escolar - mediador (20), psicólogo (2), tradutor e intérprete de Libras (4), tecnólogo de alimentos (1), terapeuta ocupacional (1), zootecnista (1), médico perito (1), analista previdenciário (1 + CR) e professor com licenciatura em pedagogia (51), língua portuguesa (21), matemática (21), geografia (33), história (21), inglês (18), educação física (9), artes visuais (4), ciências (10) e ciências agrárias e/ou agrícolas da natureza (2).  

Concurso Prefeitura Marabá: inscrições e etapas

Será possível se inscrever entre 14h de 12 de dezembro e 23h59 de 10 de janeiro, mediante a realização de cadastro pelo site http://www.portalfadesp.org.br. As taxas custam R$ 50 (nível fundamental), R$ 60 (médio) e R$ 70 (superior).
 
A seleção envolverá prova objetiva (todas as vagas), em 24 de fevereiro, além de avaliação de títulos (funções de nível superior) e teste de aptidão física (guarda municipal), em datas a serem definidas. 

O concurso da Prefeitura de Marabá terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, conforme prevê o edital.

Concurso Prefeitura Marabá: atribuições do agente de serviços gerais

Preparar e distribuir refeições; acondicionar os gêneros alimentícios de forma a evitar contaminação e deterioração; operar com fogões e outros aparelhos de preparação, aquecimento e refrigeração de alimentos; lavar louça e utensílios de copa e cozinha; preparar e transportar bandejas com alimentos e recolhê-las; manter o local de trabalho sempre em perfeitas condições de higiene; executar serviços de rouparia, lavanderia passadeira; limpar e conservar prédios s dependências dos órgãos da administração municipal; lavar sanitários; remover lixos e detritos; limpar móveis, utensílios e equipamento de escritórios; zelar pela manutenção de máquinas e equipamentos; distribuir documentos, mensagens, encomendas e outros, internos e externos, quando solicitado, executar atividades correlatas.
 

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Atualizado: 07/12/2018 - 12:49

MPC PA define banca e aumenta vagas do concurso

Agora seleção contará com 50 vagas imediatas, com oportunidades para quem possui níveis médio e superior

Níveis médio e superior

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Ministério Público de Contas do Pará (MPC/PA) divulgou, por meio de publicação em diário oficial, nesta sexta-feira, 7 de dezembro, a escolha da banca organizadora do seu aguardado concurso público. Além disso, o órgão também liberou o regulamento do certame, confirmando a ampliação da oferta de vagas, que aumentou de 30 para 50 oportunidades, destinadas para quem possui níveis médio e superior. Com isto, a publicação do edital de abertura de inscrições pode ocorrer em breve, logo após a assinatura do contrato com a banca, que será o Cebraspe

Do total de postos, 42 são para cargos da área de apoio, distribuídas da seguinte forma: analista ministerial - especialidade administração (3), analista ministerial - especialidade ciências contábeis (3), analista ministerial - especialidae comunicação social (1), analista ministerial - especialidade controle externo (16), analista ministerial - especialidade em direito (3), analista ministerial - especialidade engenharia civil (1), analista ministerial - especialidade tecnologia da informação (3), assistente ministerial de controle externo (6), assistente ministerial de informática (2) e auxiliar ministerial de controle externo (4).   

 Além disso, o concurso contará com um aumento de uma para oito vagas para o cargo de procurador de contas.

Para o cargo de assistente ministerial de controle externo será exigido apenas ensino médio, com remuneração inicial de R$ 3.154,60. Para  analista ministerial, no caso de controle externo, a exigência é de nível superior em qualquer área. Para as demais opções, a necessidade é de formação na respectiva área. As remunerações iniciais dos analistas são de R$ 6.260,22.


A remuneração e exigências para o cargo de procurador ainda serão confirmadas.


A comissão é presidida pelo procurador-geral de contas em substituição Guilherme da Costa Sperry, procuradores de contas Felipe Rosa Cruz e Deila Barbosa Maia, tendo como suplente o procurador de contas Stanley Botti Fernandes, bem como a servidora Lúcia Helena Lima Costa, tendo o servidor Jair Dias da Silva como suplente.


Uma comissão já havia sido formada em 2016, mas os trabalhos haviam sido suspensos em decorrência da necessidade de aprovação do plano de cargos dos servidores, o que já foi resolvido, em decorrência da lei 8.596, de 11 de janeiro, permitindo a realização do certame

 

Inscrições e Provas 

De acordo com o regulamento do concurso, o prazo de inscrições deverá ser de 60 dias, contando do primeiro dia útil após a publicação do edital, com possibilidade de prorrogação do prazo, pelo mesmo período.

No caso das opções para a área de apoio, a seleção contará com provas objetivas e dissertativas, além de análise de títulos. A parte objetiva contará com 80 questões, sendo 20 de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos.

Para procurador, a seleção terá quatro fases, incluindo prova objetiva, duas provas dissertativas, avaliação oral e análise de títulos. 

A parte objetiva contará com 100 questões, incluindo temas de direito constitucional, direito administrativo, direito financeiro, controle externo e legislação institucional, direito previdenciário, direito tributário, contabilidade pública e direito processual.  

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Atualizado: 07/12/2018 - 10:21

Novo Repartimento PA divulga concurso com 307 vagas

Ofertas são imediatas e de cadastro reserva para cargos temporários de todos os níveis escolares. Inscrições serão recebidas entre 13 e 14 de dezembro

Vários cargos

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No Estado do Pará, a Prefeitura Municipal de Novo Repartimento, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulgou um novo edital de concurso público para preenchimento de 307 vagas do seu quadro de temporários, sendo 223 imediatas e 84 para formação de cadastro reserva. 

Candidatos que têm o ensino fundamental podem disputar as funções de auxiliar de serviços gerais, motorista de ônibus, auxiliar de serviços gerais indígena e merendeira indígena. Os dois últimos empregos exigem que o participantes seja indígena. 

O cargo de supervisor escolar indígena requer que o concorrente seja indígena, possua ensino fundamental completo e esteja cursando magistério indígena.

Para quem tem o ensino médio completo, a chance do edital é para o posto de monitor de transporte escolar.

Aqueles que têm o nível superior estão aptos às carreiras de engenheiro civil e professor intérprete de libras. 

Os postos de professor, professor ledor/transcritor de braille e professor Toria requerem diploma de magistério, diploma de professores na modalidade normal e ensino superior completo na área que irá concorrer.

Os salários iniciais oferecidos variam de R$ 973,74 a 3.621,62. A distribuição das vagas, localidades jornada de trabalho e outros requisitos devem ser conferido no edital, que encontra-se anexado à notícia. 

Concurso Prefeitura de Novo Repartimento PA: inscrições e provas

As inscrições presenciais serão recebidas entre os dias 13 e 14 de dezembro, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, situada na Avenida Brasil, esquina com a Rua Costa Rica, lotes 5 e 6, quadra 1, Bairro Vale do Sol.

O concurso será constituído das seguintes etapas, para alguns cargos: prova objetiva, prova prática, análise de títulos e/ou entrevista. A prova objetiva será aplicada na data prevista de 21 de dezembro. 
 

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Atualizado: 03/12/2018 - 13:23

Onyx afirma que Ministério do Trabalho será dividido

O futuro chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni (DEM) afirmou que as funções do Ministério do Trabalho serão divididas entre as pastas da Justiça, da Cidadania e da Economia

Novo capítulo

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Em entrevista nesta segunda-feira, dia 3, o futuro chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni (DEM) afirmou que o Ministério do Trabalho deixará de existir no governo de Jair Bolsonaro (PSL). Em 2019, as atribuições da pasta serão divididas entre os ministérios da Justiça, da Cidadania e da Economia.

A entrevista de Lorenzoni foi concedida à Rádio Gaúcha. Na ocasião, ele foi questionado se o ministério no formato atual desparecerá e confirmou a informação, mas ressaltou que as funções da pasta Trabalho permanecerão em outros ministérios.

“O atual Ministério do Trabalho, como é conhecido, ele ficará uma parte no ministério do doutor Moro, outra parte com Osmar Terra e outra parte com Paulo Guedes”, disse.

Além disso, Lorenzoni explicou a divisão do Ministério do Trabalho. A pasta da Justiça, que será comanda por Sérgio Moro, cuidará da concessão de cartas sindicais. De acordo com Onyx, a estrutura que lida com políticas ligadas ao emprego ficará uma parte no Ministério da Economia, cujo titular será Paulo Guedes, e outra parte na pasta da Cidadania, com Osmar Terra de ministro.

As declarações sobre o Ministério do Trabalho

Se nesta segunda-feira, Onyx Lorenzoni afirmou que dividirá o Ministério do Trabalho, vale recordar que no último dia 13 de outubro, o presidente eleito Jair Bolsonaro havia dito que o órgão se manteria como ministério. “Vai continuar com status de ministério, não vai ser secretaria não”, declarou Bolsonaro, em entrevista coletiva na saída de visita ao Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília.

Porém, uma semana antes, após almoço no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Bolsonaro também havia dito que o Ministério do Trabalho seria incorporado por outra pasta em seu governo. "O Ministério do Trabalho vai ser incorporado a algum ministério", disse na ocasião, sem entrar em detalhes.

Em meio a indefinição, vale destacar que o Ministério do Trabalho foi criado há 88 anos e é responsável por elaborar políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda, além da modernização das relações de trabalho. Além disso, a pasta também é responsável por realizar a fiscalização dos postos de trabalho; participar da elaboração de políticas salariais e de desenvolvimento profissional; entre outras atividades.

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Atualizado: 03/12/2018 - 12:47

Concurso INSS: avança pedido para 7.888 vagas

Solicitação de concurso do INSS encaminhada ao Ministério do Planejamento é para os cargos de técnico, analista e perito. Níveis médio e superior

Até R$ 8,9 mil

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Finalmente, avançou o pedido do concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) que solicita a contratação de 7.888 servidores. Na última semana, o requerimento apresentou cinco movimentações, o que não acontecia desde agosto.

Vale lembrar que este certame é considerado um dos mais urgentes, isso porque a falta de trabalhadores no órgão tem afetado gravemente os serviços prestados à população. Diversos dados mostram que há milhares de brasileiros aguardando para receberem seus benefícios, que ainda continuam em análise e demoram mais do que o previsto por causa do déficit de pessoal.

A Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) tenta agilizar de diversas formas a liberação do certame, inclusive recorrendo ao Tribunal de Contas da União (TCU). 

Enviado este ano ao Planejamento, o pedido do concurso do INSS solicitou 10.468 vagas ao seu quadro de pessoal, porém 2.580 eram para excedentes - que não foram convocados durante a validade do certame anterior, encerrada em 5 de agosto.

Das oportunidades destinadas à nova seleção, 3.984 são referentes ao cargo de técnico (área meio), 1.692 a analista (diversas formações) e 2.212 a perito.

A Fenasps já salientou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, pois há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.

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Concurso INSS: sobre os cargos 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

Concurso INSS: defasagem de pessoal 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 16 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está calamitosa porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

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Concurso INSS: edital de 2015

No final de 2015, foi lançado o edital com o objetivo de preencher 950 vagas. Um total de 800 oportunidades era na função de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Concurso INSS: atribuições do técnico e analista 

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.

Concurso INSS: conhecimentos básicos de técnico

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007. REGIME JURÍDICO ÚNICO: 1 Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. 2 O servidor público como agente de desenvolvimento social. 3 Saúde e qualidade de vida no serviço público.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988 e atualizações).

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 23 8.429/1992 (sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). 9 Lei n°9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo).

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

RACIOCÍNIO LÓGICO: Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice. 4 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. 5 Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. 6 Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

Concurso INSS: conhecimentos específicos de técnico

Seguridade Social : 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias. 2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios. 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário-de-contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Proporcionalidade. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a Seguridade Social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Lei nº 8.212/1991 e alterações. 12 Lei nº 8.213/1991 e alterações. 13 Decreto nº 3.048, de 06/05/1999 e alterações. 14 Lei de Assistência Social (LOAS): conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/1993 e Decreto nº 6.214/2007 e alterações).

 



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Atualizado: 28/11/2018 - 10:14

Prefeitura de Portel PA abre concurso com 686 vagas

Ofertas do edital são para candidatos de todos os níveis escolares. Inscrições serão recebidas até o dia 31 de dezembro

Vários cargos

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Entra em vigor nesta quarta-feira (28) o prazo de inscrição do concurso público da Prefeitura Municipal de Portel, localizada no Estado do Pará. A seleção visa o provimento de 686 vagas, sendo 369 imediatas e 317 para o cadastro reserva, para atender 58 cargos do quadro de efetivos. 

O Instituto Ágata é o responsável pela organização e execução do certame. Interessados deverão preencher a ficha cadastral no site www.institutoagata.com.br até o dia 31 de dezembro. Os valores da taxa de participação são de R$ 45 (níveis alfabetizado e fundamental), R$ 60 (ensino médio e curso técnico) e R$ 80 (formação superior). 

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, noções de informática, conhecimentos gerais, didática e legislação e/ou conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, o exame será aplicado na cidade de Portel/PA no dia 20 de janeiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Aqueles que pleiteiam os empregos de nível superior ainda serão submetidos à análise de títulos, unicamente classificatória. 

Cargos da Prefeitura de Portel PA

Candidatos alfabetizados podem disputar as funções de agente de portaria (27 vagas + 23 CR), agente de serviços gerais (28 + 20 CR), agente de vigilância (80 + 40 CR), coveiro (2 + 2 CR), braçal (10 + 10 CR), gari (20 + 30 CR), mensageiro ou contínuo (3 + 4 CR) e zelador (3). O salário inicial é de R$ 954. 

Para ensino fundamental, as chances do edital são para os empregos de carpinteiro (2 + 3 CR), eletricista (1 + 1 CR), encanador (1 + 1 CR), mecânico (1 + 2 CR), motorista “AB” (2, motorista de máquinas pesadas (2 + 4 CR), operador de máquinas pesadas (3 + 7 CR), pedreiro (2 + 3 CR), pintor (1 + 2 CR), soldador (1 + 1 CR) e auxiliar administrativo (15 + 14 CR). Os vencimentos oscilam entre R$ 954 e R$ 1. 031,07. 

Quem tem o ensino médio e/ou curso técnico está apto às carreiras de agente administrativo (7 + 20     CR), agente de fiscalização ambiental (4 + 8 CR), agente de fiscalização de trânsito (3 + 6 CR), agente de inspeção - matadouro (1 + 1 CR), fiscal de postura (1 + 1 CR), fiscal de tributos (2 + 4 CR), microscopista (5 + 1 CR), músico (1 + 1 CR), técnico agrícola (3 + 1 CR), técnico em contabilidade (2), técnico em enfermagem (20 + 7 CR), técnico em informática (2), técnico em radiologia (1 + 1 CR), técnico em saúde bucal (2 + 1 CR), secretário escolar (11 + 10 CR) e professor de educação básica I (42 + 38 CR). Os ganhos chegam a R$ 1.227,68. 

Nível superior é requisito para os cargos de administrador (2), assistente social (4 + 5 CR), bibliotecário (1 + 1 CR), enfermeiro (5 + 2 CR), engenheiro ambiental (1), farmacêutico (1 + 1 CR), fisioterapeuta (1 + 1 CR), fonoaudiólogo (1 + 1 CR), geógrafo (1 + 1 CR), historiador (1 + 1 CR), nutricionista (1), odontólogo (3 + 1 CR), psicólogo (1 + 4 CR), sociólogo (1 + 2 CR), terapeuta ocupacional (2), turismólogo (1 + 1 CR), técnico pedagógico (9 + 9 CR) e professor de educação básica II nas disciplinas de ciências (3), educação física (4 + 5 CR), geografia (2 + 1 CR), história (2 + 2 CR), língua portuguesa (4 + 4 CR) e matemática (7 + 8 CR). As remunerações variam de R$ 1.227,68 a R$ 2.749,52. 
 

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Atualizado: 28/11/2018 - 09:08

Concurso Detran PA: inscrições abertas para 100 vagas

Há chances para agente de fiscalização e agente de educação de trânsito, ambas com exigência de nível médio e salário inicial de R$ 2,1 mil

Dois cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Estão abertas as inscrições para o concurso do Departamento de Trânsito do Pará (Detran PA) destinado a preencher 100 vagas imediatas em cargos de nível médio para atuação em todo o Estado.  

Há oportunidades para agente de fiscalização de trânsito (66 postos) e agente de educação de trânsito (34), ambas com jornada semanal de 30 horas e salário de R$ 2.191,52, acrescido de gratificação.

No caso das chances para a área de fiscalização, os concorrentes também devem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "AB" ou superior expedida, no mínimo, há dois anos.

As inscrições se encerram às 23h59 de 20 de dezembro, devendo ser efetuadas pelo endereço https://www.portalfadesp.org.br. O valor da taxa é o mesmo para as duas funções: R$ 35.  

Etapas do concurso do Detran PA

Com duração de quatro horas, as provas objetiva e discursiva estão marcadas para 10 de fevereiro, na capital. A primeira trará 50 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará elaboração de uma redação entre 20 e 30 linhas. 

• APOSTILAS CONCURSO DETRAN PA 2018 - AGENTE DE FISCALIZAÇÃO E DE EDUCAÇÃO

O conteúdo programático abrange língua portuguesa, matemática/raciocínio lógico, legislação aplicada ao Detran PA, ética e qualidade no serviço público, informática e conhecimentos específicos.

As outras fases da seleção preveem, apenas para agente de fiscalização, avaliações médica e psicológica, teste de capacidade física, entrega de Certidão Negativa Criminal e curso de formação.   

O concurso do Detran PA terá validade de um ano, a contar da data de homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do departamento, conforme estabelece o edital.

Concurso Detran PA: atribuições dos cargos

Agente de fiscalização de trânsito - Realizar atividades de fiscalização e operação de trânsito, fiscalização de veículos e de documentos; operações especiais de fiscalização em vias urbanas e rodovias; operações integradas com os demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito no Estado e órgãos da área de segurança pública estadual; proceder levantamento de dados no local de acidente de trânsito em rodovias estaduais e em vias urbanas devidamente conveniadas, para elaboração do Boletim de Ocorrência e Acidente de Trânsito - BOAT; orientação e monitoramento da circulação; ordenação do trânsito na forma da legislação vigente; participar e apoiar as ações de engenharia e educação para o trânsito desenvolvidas pelo DETRAN/PA; coletar dados para subsidiar a elaboração de relatórios estatísticos; conduzir viaturas de fiscalização da Autarquia e executar outras atividades correlatas a sua área de atuação.

Agente de educação de trânsito - Realizar atividades relacionadas à execução de programas e projetos de Educação para o Trânsito; apoiar as ações de fiscalização e engenharia de trânsito e executar outras atividades correlatas a sua área de atuação.

Concurso Detran PA: o que estudar para a prova


 

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Atualizado: 26/11/2018 - 13:38

Prefeitura de Belterra PA seleciona para 285 vagas

Oportunidades estão distribuídas entre cargos de professores, que exigem os níveis médio e superior

Educação

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

No Estado do Pará, a Prefeitura Municipal de Belterra, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMED), divulgou um novo edital de processo seletivo simplificado que visa o preenchimento de 285 vagas temporárias, para atuação no ano letivo de 2019. Do total de ofertas, 95 são imediatas e 190 para formação de cadastro reserva (CR). 

Oportunidades estão distribuídas entre as funções de professor de atendimento educacional especializado (7 vagas + 14 CR), professor de educação infantil (13 + 26 CR), professor de anos iniciais (35 + 70 CR) e professor nas especialidades de educação física (6 + 12 CR), história (7 + 14 CR), geografia (8 + 16 CR), matemática (8 + 16 CR), língua portuguesa (5 + 10 CR), ciências (4 + 8 CR) e língua materna indígena (2 + 4 CR). 

Interessados em concorrer a um dos postos devem possuir nível superior, exceto para o cargo de professor de língua materna indígena, que exige ensino médio e com curso de idioma Munduruku ou declaração expedida pela FUNAI de que o candidato domina a língua. 

Processo seletivo da Prefeitura de Belterra PA

As inscrições presenciais serão recebidas entre os dias 27 de novembro e 10 de dezembro, na SEMED, situada na Vila Americana, nº 253, Bairro Centro, com horário de atendimento das 9h às 14h, em dias úteis. 

O processo seletivo será constituído de uma única etapa: análise de títulos, de caráter classificatório. 
 

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Atualizado: 26/11/2018 - 09:27

Concurso Seaster PA: inscrições abertas para nove vagas

Seleção preencherá postos de técnico de enfermagem, assistente social, psicólogo e enfermeiro. Prazo para quem pretende se candidatar vai até 20/12

Salários até R$ 3,3 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O governo do Pará abriu nesta segunda-feira (26) as inscrições para o concurso público destinado a preencher nove vagas na Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster PA).

Nível médio e formação técnica são requisitos para quem pretende concorrer ao cargo de técnico de enfermagem (4 oportunidades e remuneração de R$ 1.065,11). 

As carreiras de enfermeiro (2- R$ 3.345,14), assistente social (1 - R$ 2.809,37) e psicólogo (2 - R$ 2.809,37) são opções para profissionais com curso superior.

As inscrições se encerram às 23h59 de 20 de dezembro, devendo ser efetuadas pelo endereço http://www.iades.com.br. São cobradas taxas de R$ 36 (técnico) e R$ 45 (demais funções). 

Etapas do concurso da Seaster PA

As provas objetiva e discursiva estão marcadas para 17 de fevereiro, com aplicação na capital. A primeira trará 50 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de uma redação entre 20 e 30 linhas.  

O conteúdo programático abrange língua portuguesa, matemática/raciocínio lógico, legislação aplicada aos servidores da Seaster, ética e qualidade no serviço público, informática e conhecimentos específicos. 

Haverá também avaliação de títulos para as vagas de nível superior, com entrega dos documentos em 22 e 23 de abril. Serão aceitos diplomas de especialização, mestrado e doutorado, além de comprovantes de experiência profissional e aprovação em processo seletivo.   

O concurso da Seaster terá validade de um ano, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério da pasta, conforme estabelece o edital

Concurso Seaster PA: atribuições dos cargos

Técnico de enfermagem - Desempenhar atividades técnicas de enfermagem; prestar assistência ao paciente; atuar sob supervisão de enfermeiro; desempenhar tarefas e procedimentos estabelecidos em sua área de atuação; trabalhar de acordo com as boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança; realizar registros e elaborar relatórios técnicos; comunicar-se com pacientes e familiares e com a equipe de saúde, e executar outras atividades correlatas à sua área de atuação.

Enfermeiro - Observar as prescrições médicas dos idosos albergados com os horários para a administração dos medicamentos; supervisionar as esterilizações dos materiais e equipamentos utilizados na rotina de trabalho; prestar os primeiros socorros; prever e controlar os estoques de medicamentos específicos e supervisionar sua aplicação; controlar os medicamentos e materiais necessários para elaboração do trabalho diário; orientar o pessoal auxiliar em relação às peculiaridades do desenvolvimento das crianças e dos adolescentes; acompanhar crianças e adolescentes às consultas médicas e fazer pedido de medicamento mensal com base no estoque existente, e executar outras atividades correlatas à sua formação profissional na área de atuação.

Assistente social - Desenvolver atividades de planejamento, execução, supervisão, coordenação, orientação, pesquisa e execução de projetos na área de Serviço Social, voltados ao desenvolvimento das ações integradas, relativas às Políticas Estaduais de Assistência Social, de Segurança Alimentar e de Renda e Cidadania formuladas no âmbito do Estado, de forma compatível com suas atribuições profissionais, e executar outras atividades correlatas à sua formação profissional na área de atuação.

Psicólogo - Desenvolver atividades de planejamento, execução, supervisão, coordenação, orientação, pesquisa e execução de projetos na área de Psicologia, voltados ao desenvolvimento das ações integradas, relativas às Políticas Estaduais de Assistência Social, de Segurança Alimentar e de Renda e Cidadania formuladas no âmbito do Estado, de forma compatível com suas atribuições profissionais, e executar outras atividades correlatas sua área de atuação.

Concurso Seaster: conteúdo programático parcial

Língua portuguesa - Compreensão e intelecção de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego do sinal indicativo de crase. 6 Formação, classe e emprego de palavras. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Colocação pronominal. 11 Regência nominal e verbal. 12 Equivalência e transformação de estruturas. 13 Paralelismo sintático. 14 Relações de sinonímia e antonímia.

Matemática/raciocínio lógico - 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.

Legislação - 1 Lei Estadual nº. 5.810/1994 e suas alterações – dispõe sobre o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado do Pará.

Ética e qualidade no serviço público - 1 Ética. 1.1 Ética e moral. 1.2 Os valores, a ética e a lei. 1.3 Conduta ética. 1.4 Ética profissional. 1.5 Ética e responsabilidade social. 2 Qualidade no atendimento ao público. 2.1 Comunicabilidade, apresentação, atenção, cortesia, interesse, presteza, eficiência, tolerância, discrição, conduta e objetividade. 2.2 Comunicação e relações públicas. 3 Gestão da qualidade. 3.1 Qualidade em prestação de serviços: as dimensões da qualidade pessoal e profissional. 3.2 Fatores determinantes da qualidade. 3.3 Normatização técnica e qualidade. 4 Trabalho em equipe. 4.1 Personalidade e relacionamento. 4.2 Eficácia no comportamento interpessoal. 4.3 Comportamento receptivo e defensivo, empatia e compreensão mútua. 4.4 Relação entre clientes e fornecedores internos.

Informática - 1 Aplicativos e procedimentos de internet e intranet. 2 Programas de navegação: Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares. 4 Sítios de busca e pesquisa na internet. 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 6 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall e antispyware). 7 Procedimentos de backup.

Cronograma do concurso Seaster PA

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Atualizado: 19/11/2018 - 09:40

Liquigás: divulgado gabarito de concurso com 1.349 vagas

Oportunidades do edital são para diversos cargos, de todos os níveis de escolaridade. Os salários iniciais chegam a R$ 4,8 mil

Em 17 Estados e DF

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Fundação Cesgranrio divulgou nesta segunda-feira (19) os gabaritos da prova objetiva do processo seletivo público da Liquigás. A seleção visa o preenchimento de 1.349 vagas, sendo 74 imediatas e 1.275 para formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Os candidatos podem conferir no site www.cesgranrio.org.br as provas e gabaritos da avaliação, que foi aplicada no último domingo (18). O exame contou com questões de múltipla escolha sobre conhecimentos e conhecimentos específicos. 

Vagas do concurso da Liquigás

Aqueles que têm o ensino fundamental incompleto disputam a função pública de ajudante de carga e descarga I (19 vagas + 345 CR), cujo salário inicial é de R$ 1.321,09.

Quem concluiu o ensino fundamental concorre ao emprego de oficial de produção I (23 + 725 CR), com ganho de R$ 1.691,10.

Para ensino médio, as chances do edital são para os cargos de ajudante de motorista granel I (1 + 5 CR), assistente administrativo I (1 + 5 CR), assistente de logística I (8 + 40 CR), oficial de manutenção I elétrica (1 + 5 CR), oficial de manutenção I mecânica (1 + 10 CR), operador de gás I (5 + 35 CR), técnico de instalações I (1 + 5 CR) e técnico de segurança do trabalho I (1 + 5 CR). Os vencimentos oscilam entre R$ 1.321,09 e R$ 2.984,14.

• APOSTILAS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - DIVERSOS CARGOS
• CURSOS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - DIVERSOS CARGOS

Nível superior é requisito para profissional de vendas júnior (6 + 30 CR), profissional júnior - comunicação social (1 + 20 CR), profissional júnior - direito (1 + 15 CR), profissional júnior - economia (3 + 20 CR), profissional júnior TI analista de sistemas (1 + 5 CR) e profissional júnior TI arquiteto de soluções (1 + 5 CR). As remunerações são de R$ 3.583,26 para profissional de vendas júnior e R$ 4.894,08 para os demais postos. 

A Liquigás ainda oferece para os seus servidores os seguintes benefícios: vale-gás; vale-refeição ou refeitório no local; vale-alimentação; vale-transporte; convênio farmácia; convênio odontológico; auxílio a filho excepcional; auxílio-funeral; seguro de vida em grupo; e auxílio-creche.

Ofertas serão lotadas nos Estados de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Tocantins e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Somente em São Paulo, são oferecidas 346 vagas.

Concurso Liquigás: informações sobre as provas

Além da prova objetiva, o processo seletivo ainda contará com a seguinte avaliação: prova de capacidade física para ajudante de carga e descarga e de oficial de produção.

As provas objetivas foram aplicadas nas cidades de Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Macaé/RJ, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, São Paulo/SP, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Brasília/DF, Goiânia/GO, São Luís/MA, Cuiabá/MT, Belém/PA, Natal/RN, Palmas/TO, Vitória/ES e Campo Grande/MS.  

O participante deverá acompanhar todas as publicações referentes ao processo seletivo no site da Fundação Cesgranrio. 

Mais informações sobre a Liquigás 

A Liquigás, fundada em 1953, foi adquirida pela Petrobras Distribuidora S.A. em 2004 e em novembro de 2012 passou a ser subsidiária direta da Petrobras. Ela atua no engarrafamento, distribuição e comercialização de gás liquefeito de petróleo, também conhecido como GLP. Está presente em 23 Estados (exceto Amazonas, Acre e Roraima).

A empresa conta com 23 centros operativos, 19 depósitos, 1 base de armazenagem e carregamento rodo-ferroviário, 4 unidades de envasamento em terceiros e uma rede com aproximadamente 4.800 revendedores autorizados, além de sua sede, na cidade de São Paulo/SP.

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Atualizado: 08/11/2018 - 15:30

Reformas de Bolsonaro e o impacto na geração de empregos

Conversamos com especialistas sobre como a criação do Superministério da Economia e a indefinição do Ministério do Trabalho poderão impactar na vida dos trabalhadores

Fusão dos ministérios

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A reforma ministerial do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que aos poucos vai anunciando as mudanças que veremos em 2019, gera dúvidas e incertezas na cabeça de muitos brasileiros, especialmente nas áreas da economia e do trabalho. Conversamos com especialistas sobre como a fusão dos ministérios da Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio Exterior, que ficou conhecido como “Superministério da Economia”, além da indefinição da pasta Trabalho, que poderá manter o status de ministério ou virar secretaria, poderão impactar na geração de emprego, especialmente na iniciativa privada.

Na visão de Cleverson Luiz Pereira, professor de cenários econômicos do Centro Universitário Internacional – Uninter, é preciso ressaltar que o Superministério da Economia necessitará de tempo para alinhar sua nova estrutura de funcionamento, já que sua criação envolverá a fusão de outros ministérios. Em plenas condições de atuação, a nova pasta poderá promover a agilidade das decisões e criar impactos dentro da economia. “Economia ágil gera riquezas e postos de trabalho com maior frequência e impacta de forma positiva na geração de empregos”, afirma.

Para exemplificar uma ação ágil, Cleverson cita que o superministério poderia dar acesso amplo a todos os empreendedores brasileiros, sem distinção, ao crédito de desenvolvimento através de programas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a desburocratização da abertura de empresas.

Por outro lado, Silvio Soledade, consultor e coordenador da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN), recorda que não será a primeira tentativa de agrupar órgãos públicos. “Já tentamos na gestão Collor constituir um Superministério da Economia e a experiência não deu certo. O foco dos ministérios são diferentes, enquanto o Ministério do Planejamento é voltado para o funcionamento da máquina pública, os outros (Fazenda e Indústria e Comércio) são voltados para a iniciativa privada”, explica.

Silvio avalia que é prematuro entender como será o funcionamento e a atenção das demandas geradas pelos ministérios, antes separados e agora sob um único comandante. A interlocução entre o novo órgão e as empresas da iniciativa privada deverá ser bem executada para evitar frustrações de ambos os lados. “Os industriais poderão pressionar o governo com ameaças de demissão em massa em função desta falta de interlocução. Pode ser só pressão ou pode ser também que a ausência de um diálogo com o novo governo possa impactar não somente em demissões, mas principalmente na geração de novas vagas na iniciativa privada”, completa.

Resultados não devem vir a curto prazo

Ambos os especialistas entrevistados concordam que os impactos da reforma ministerial não devem ser a curto prazo. Vale destacar que no caso do Superministério da Economia serão três pastas unificadas em uma. “Em virtude da grande estrutura a ser adaptada e da nova lógica de funcionamento do superministério, que deverá levar um tempo para maturidade, não teremos impactos em curto prazo, mas vejo boas perspectivas para o final de 2019 e o começo de 2020”, prevê Cleverson.

Deve levar um tempo para que seja estabelecido um elo de afinidade do novo governo do presidente eleito Jair Bolsonaro com o mercado, acredita Silvio. “Pelos diálogos iniciais não me parece que essa convergência acontecerá no curto prazo. O governo vai ter de provar para que veio”, diz.

Reforma ministerial x Geração de emprego

Quando perguntado sobre até que ponto uma reforma ministerial poderia contribuir para empregabilidade, o coordenador da ABMEN explica que a geração de emprego no curto prazo dependerá de investimento em infraestrutura. “E isto só vai acontecer na hora que o governo tomar pé da situação. Não me parece que será foco no primeiro ano do governo”, salienta. Silvio acrescenta que os primeiros meses da nova gestão poderão trazer bons indícios. “Um bom sinal será o equilíbrio das contas públicas e a reconquista da confiança por parte dos investidores, que poderá acontecer nas iniciativas que serão implementadas e no diálogo com o Congresso no primeiro semestre”.

Cleverson comenta que o ponto principal de uma reforma ministerial é enxugar estruturas “inchadas”, capaz de ser igual ou mais eficiente do que a antiga. “No caso do superministério, se ele funcionar da maneira apresentada pela equipe do novo governo, trará agilidade na tomada de decisões fundamentais para o desenvolvimento da economia. Uma vez aquecida, a economia fortalece a geração de riquezas e contribui para abertura de novos postos de emprego”.

Cortar encargos trabalhistas é pouco, dizem especialistas

Em entrevista durante o período de eleições, o economista Paulo Guedes, futuro ministro da nova pasta da economia, disse que pretende cortar encargos trabalhistas e gerar até 10 milhões de empregos em dois ou três anos. Na visão de Cleverson, a medida poderá ajudar, mas não será o suficiente, pois a estratégia para fomentar a geração de emprego em um único mandato vai além de cortes em encargos trabalhistas. “Outras medidas são necessárias, como impulsionar o crescimento econômico, apoiar projetos de investimentos dos novos e antigos empresários (reduzir a burocracia), desenvolver obras de infraestrutura pelo país, facilitar e baratear o acesso ao crédito para as pessoas físicas e jurídicas, entre outros”.

Silvio reforça que além de cortar encargos trabalhistas, o que vai determinar o crescimento nos índices de empregabilidade é a situação econômica do país. “Independentemente da desoneração da folha de pagamento, isto só acontecerá se houver perspectivas de crescimento da economia, investimento em infraestrutura e a conquista da confiança dos investidores externos”.

A indefinição do Ministério do Trabalho

Após confirmar a extinção do Ministério do Trabalho no início de novembro, Jair Bolsonaro voltou atrás na última terça-feira, 13, e disse que manteria a pasta com status de ministério. Porém, na manhã de quarta-feira, 14, um novo recuo. O presidente eleito declarou que enxugará o órgão, mas que ainda não está definido se o ministério se manterá como tal ou se virará uma secretaria. “Legislação trabalhista está preservada. Não importa se vai ter status de ministério, pouco tem a ver”, afirmou Bolsonaro em entrevista à TV Record.

Ainda de acordo com Bolsonaro, a pasta Trabalho não deverá se juntar a Indústria e Comércio, que será incorporada ao Superministério da Economia e comandada pelo economista Paulo Guedes.

Em meio a indefinição de Bolsonaro, vale destacar que o Ministério do Trabalho é responsável por elaborar políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda, além da modernização das relações de trabalho. Também é incumbido de fiscalizar os postos de trabalho e participar da elaboração de políticas salariais e de desenvolvimento profissional.

“Do ponto de vista do empregado, o Ministério do Trabalho é o responsável pela gestão dos direitos e deveres dos trabalhadores em suas relações com os empregadores e fiscaliza para que os direitos e deveres sejam preservados. Já do ponto de vista do empregador, o bom empregador sofrerá com a concorrência desleal de empregadores aproveitadores, capazes de contratar mão de obra em condições ‘escravas’, uma vez que não existe mais um ministério específico e atuante no mercado de trabalho”, finaliza o professor Cleverson.

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Atualizado: 05/11/2018 - 15:55

Concurso Bacen para 220 vagas segue no aguardo do aval

A solicitação de um novo edital do concurso Banco Central conta com 220 vagas nas carreiras de analista e procurador

Até R$ 17,7 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

 

É grande a expectativa para que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) libere a autorização para a abertura do novo concurso do Bacen (Banco Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB). Em maio, o órgão encaminhou um pedido para o preenchimento de 200 vagas.

Das oportunidades pleiteadas, 200 destinam-se à carreira de analista e 20 de procurador; desta vez não foi contemplado o cargo de técnico. A solicitação anterior era para 800 postos de analista, 150 de técnico e 40 de procurador.

O concurso Bacen é um dos vários que precisam ser realizados realizados urgentemente devido à grande defasagem de pessoal. No momento, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Banco Central não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o Bacen não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

Concurso Bacen: Sobre os cargos

A função de técnico, não contemplada mais no pedido, requer certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece salário inicial de R$ 6.463,44.

Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

APOSTILAS CONCURSO BANCO CENTRAL (BACEN) - TÉCNICO DE SUPORTE ADMINISTRATIVO

CURSO ONLINE CONCURSO BANCO CENTRAL (BACEN) - PROCURADOR

Concurso Bacen: edital anterior para técnico e analista

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. A exigência era de ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação aos candidatos aprovados.

Todos os profissionais contratados pelo concurso foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

Concurso Bacen: último edial de procurador

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades na função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 01/11/2018 - 10:16

Concurso AGU: últimos dias de inscrição para 100 vagas

Concurso conta com oportunidades para quem possui nível superior em qualquer área ou áreas específicas. Remunerações iniciais de R$ 6,2 mil. Provas em 9 de dezembro, em todas as capitais

Diversos cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Serão recebidas até o dia 4 de novembro (domingo) as inscrições do concurso público da Advocacia-Geral da União (AGU). A seleção visa o provimento de 100 vagas, distribuídas por diversos cargos, todos com exigência de formação de nível superior em qualquer área ou áreas específicas.

Para todos os cargos, a remuneração inicial é de R$ 6.203,34, considerando salário básico de R$ 2.220,39 e gratificação de desempenho de atividade de apoio técnico administrativo de R$ 3.128, correspondendo a 80 pontos, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.


De acordo com o edital de abertura de inscrições, a escolha da lotação das vagas será feita de acordo com a lista de classificação final, conforme os critérios de oportunidade e conveniência do órgão.

• APOSTILAS CONCURSO AGU 2018 - CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
• CURSO CONCURSO AGU 2018 - DIVERSOS CARGOS


A distribuição das vagas pelos cargos é feita da seguinte forma: administrador (48 vagas, com nível superior em administração e registro no conselho), analista técnico administrativo (10, com nível superior em qualquer área), arquivista (2, superior na área), bibliotecário (1, superior na área e registro no conselho), contador (32, superior na área e registro no conselho),     técnico em assuntos educacionais (2, formação de nível superior em qualquer área), técnico em comunicação social (5, com formação superior em comunicação social ou jornalismo).

As inscrições podem ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, a Idecan, que é www.idecan.org.br.


A taxa será de R$ 95,que deverá ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União, que deve ser paga nas agências bancárias, correios ou lotéricas.


A aplicação das provas objetivas está marcada para ocorrer em 9 de dezembro, em todas as capitais dos  26 estados e Distrito Federal, de acordo com opção do candidato no ato da inscrição.

 

Concurso AGU - Provas


As provas ocorrerão no período da manhã (das 9h30 às 13h30) para os cargos de administrador, arquivista, contador e técnico em assuntos educacionais e no período da tarde (das 15 horas às 19h30) para analista técnico administrativo, bibliotecário e técnico em comunicação social.


A prova objetiva contará com 60 questões, sendo 30 de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos gerais serão dez de língua portuguesa, cinco de raciocínio lógico, cinco de noções de informática e dez de conhecimentos gerais


Para todos os cargos também haverá prova dissertativa, aplicada no mesmo dia, com uma questão de conhecimentos específicos.

Concurso AGU - Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas na AGU, sendo 2.000 de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 de técnico de apoio à atividade jurídica.   No caso de técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações; e para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

AGU - Atribuições 

Administrador – atividades  relacionadas com supervisão, programação, coordenação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a estudos, pesquisas, análises e projetos a respeito de administração de pessoal, material, orçamento, organização e métodos.

Analista técnico administrativo - realizar atividades que envolvam a administração de pessoas, de processos, de recursos materiais e patrimoniais, de licitações e contratos, orçamento, finanças, contabilidade e auditoria; planejar, desenvolver, executar, acompanhar e avaliar planos, programas e projetos, inclusive voltados à modernização e à qualidade; realizar pesquisas e o processamento de informações; elaborar despachos, pareceres, informações, relatórios, certidões, declarações, ofícios, dentre outros; realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática; operar equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.

Arquivista - realizar atividades voltadas ao planejamento, organização e direção de serviços de arquivo; planejar, orientar e acompanhar o processo documental e informativo; planejar, orientar e direcionar as atividades de identificação das espécies documentais e participação no
planejamento de novos documentos e controle de multicópias; planejar, organizar e direcionar serviços ou centro de documentação e informação constituídos de acervos arquivísticos e mistos; planejar, organizar e direcionar serviços de microfilmagem aplicada os arquivos; orientar o planejamento da automação aplicada aos arquivos; orientar a classificação, arranjo e descrição de documentos; orientar a avaliação e seleção de documentos, para fins de preservação; promover medidas necessárias a conservação de documentos; elaborar pareceres e trabalhos de complexidade sobre assuntos arquivísticos; assessorar os trabalhos de pesquisa cientifica ou técnico-administrativa; desenvolver estudos sobre documentos culturalmente importantes.

Bibliotecário - sistemas biblioteconômicos e/ou de informação e de unidades de serviços afins; organizar os serviços de documentação; executar serviços de classificação e catalogação de manuscritos e de livros, de mapotecas, de publicações oficiais e seriadas, de bibliografia e referência; realizar projetos relativos à estrutura de normalização da coleta, do tratamento e da recuperação e da disseminação das informações documentais em qualquer suporte; realizar estudos administrativos para  o dimensionamento de equipamentos, recursos humanos e layout das unidades da área biblioteconômica e/ou de informação; estruturar e efetivar a normalização e padronização dos serviços técnicos de tratamento da informação fixando índices de eficiência, produtividade e eficácia nas áreas operacionais da biblioteconomia e/ou ciência da informação; estabelecer, coordenar e executar a política de seleção e aferição do material integrante das coleções de acervo, programando as prioridades de aquisição dos bens patrimoniais para a operacionalização dos serviços; estruturar e executar a busca de dados e a pesquisa documental; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.

Contador – desempenho de atividades relacionadas com supervisão, coordenação ou execução, em grau de maior complexidade, relativas à contabilidade e à administração financeira e patrimonial,  empreendendo balancetes, balanços, registros e demonstrações contábeis.

Técnico em assuntos educacionais - realizar atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a trabalhos de pesquisa e estudos pedagógicos, visando a solução dos problemas de educação, bem como de orientação e técnicas educacionais, administração escolar e educação sanitária.

Técnico em comunicação social - realizar atividades que envolvam a coleta, produção, revisão e edição de notícias voltadas à divulgação oficial da competência constitucional da Advocacia-Geral da União em
matérias de seu interesse, por meio da imprensa escrita, falada e televisionada, com a aplicação de técnicas de redação jornalística;
prestar assessoramento em atividades específicas de jornalismo e de assessoria de imprensa; analisar mídias divulgadas a respeito da Instituição, interpretando e avaliando a cobertura jornalística; propor
editorial adequado à missão, à visão e aos valores institucionais; usar,
de maneira eficaz, os recursos de rádio, TV, endereços eletrônicos e outros meios de divulgação e de comunicação; desenvolver o  planejamento estratégico de comunicação institucional; propor novos canais de comunicação com os diversos públicos da instituição, quando necessário, e o aperfeiçoamento dos já existentes; identificar e analisar as necessidades institucionais quanto à criação de identidades visuais e de campanhas; criar e desenvolver peças para campanhas publicitárias institucionais internas e externas, projetos, programações visuais e produções gráficas; implementar ações de publicidade, propaganda, marketing e projetos institucionais; elaborar projetos de layout para sítios web, utilizando conceitos e padrões de arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade; gerenciar o conteúdo web; planejar, coordenar, orientar e controlar as ações de relações públicas; realizar diagnósticos, estudos, pesquisas, levantamentos e relatórios para avaliação e aprimoramento das ações de divulgação e comunicação social; implementar programas e ações que promovam a integração, motivação e conscientização do público interno; aplicar normas de cerimonial e protocolo; planejar, organizar e executar eventos institucionais; realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática; operar equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.
 

Sobre a AGU

 

Cabe à Advocacia Geral da União (AGU) representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.


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Atualizado: 24/10/2018 - 10:11

Concurso MPU: saiu gabarito para técnico e analista

Avaliação foi aplicada para mais de 264 mil candidatos no último domingo (21). Seleção preencherá postos em diversos Estados

Salários até R$ 12,1 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Os mais de 264 mil inscritos para o concurso do Ministério Público da União (MPU) já podem consultar aqui o gabarito da prova objetiva, aplicada no último domingo (21). Estão em disputa 47 vagas de técnico e analista. 

Para ambos os cargos, o exame objetivo foi composto por 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. No caso de analista, a seleção também teve uma avaliação dissertativa.

No total, o concurso do MPU conta com 11 postos de técnico, cargo que pede apenas ensino médio, e 36 de analista, que pede nível superior na área de direito. Além das chances iniciais, o processo seletivo formará cadastro reserva de pessoal em todos os estados contemplados.

As oportunidades de técnico são na área de administração, com remuneração inicial de R$ 7.772.80, incluindo salário de 6.862,72 e auxílio-alimentação de R$ 910,08, enquanto de analista, na área de direito, o inicial é de R$ 12.169,89, incluindo o salário de 11.259,81 e os R$ 910,08, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

• CURSO ONLINE TÉCNICO E ANALISTA DO MPU 2018
• APOSTILAS CONCURSO MPU 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

Das 11 vagas de técnicos, a distribuição estadual do novo concurso MPU 2018 é a seguinte: Acre (1), Amapá (1), Distrito Federal (4), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (1) e Rio Grande do Sul (2).

E as 36 de analista são: Amazonas (3), Amapá (1), Bahia (2), Distrito Federal (5), Espírito Santo (1), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (2), Mato Grosso (4), Pará (5), Rio de Janeiro (2), Rondônia (4),  Rio Grande do Sul (5) e Santa Catarina.

As inscrições no concurso MPU foram recebidas até 10 de setembro, pela página eletrônica da organizadora, o Cespe, que é http://www.cespe.unb.br/concursos/mpu_18.  As taxas custaram R$ 55 para técnico e R$ 60 para analista. Ao todo, a seleção registrou 264.924 inscritos. 

Concurso MPU 2018: Melhorias salariais

É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019. Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.

Concurso MPU: Possibilidades em outros Estados

Embora o concurso para técnicos e analistas do MPU contemplem apenas alguns estados, quem pretende ingressar  em regiões não contempladas no certame não deve desanimar, uma vez que existe, sim, a possiblidade de aproveitamento durante o prazo de validade do concurso.

De acordo com o item 4.3 do edital, além da listagem de aprovados de acordo com cargo e estado, o resultado final também contará com uma listagem de aprovados por cargo, independente da lotação da vaga.

4.3 Além da listagem de classificação por UF de vaga a que concorreram, os candidatos aprovados também serão listados, ao final do concurso, pela classificação geral no cargo (reunindo-se todos os aprovados, independentemente de UF).

Com isto, havendo necessidade, o aprovado poderá ser nomeado em estado diferente daquele para o qual se inscreveu.

4.3.1 O candidato aprovado e classificado no concurso poderá ser nomeado, no âmbito do MPU, para UF de vaga diversa daquela para a qual foi aprovado, onde não haja candidato aprovado, ficando a nomeação condicionada a edital de convocação expedido pelo MPU e a manifestação de  interesse do candidato, sem quaisquer ônus para a Administração. 

De acordo com informações obtidas junto à comissão do concurso, em caso de candidato de um estado que não consta com oferta de vagas, como São Paulo, ficando o participante com uma boa colocação dentro desta listagem geral, poderá eventualmente, ser convocado para o estado, caso surja uma vaga para o cargo pretendido, durante o prazo de validade.

Concurso MPU: retificação do edital

Com a retificação do edital divulgada em 3 de setembro, o conteúdo programático agora inclui a disciplina de "promoção  da  igualdade  racial", abordando os seguintes temas: 1 Conceito de racismo institucional. 2 Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade  Racial). 3 Decreto nº  6.040/2007. 4 Decreto nº  4.887/2003. 5 Lei nº 10.639/2003. 6 Lei nº 12.990/2014. 7 Resolução CNMP nº 170/2017. 8 Recomendação CNMP nº 40/2016. 9 Resolução 2106 da Assembleia Geral das Nações Unidas (Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).

Concurso MPU: Atribuições dos cargos

Técnico - Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno;  atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e(ou) anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documenta

Analista - Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas que visa subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais.

MPU 2018: o que estudar para a prova

As provas do concurso MPU 2018 serão aplicadas no dia 21 de outubro, no período da manhã para técnico e da tarde para analista, em horários e locais que serão divulgados no ato da convocação.  

Candidatos a técnico terão que responder questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Administração, Arquivologia e Administração financeira e orçamentária.

Para analista serão cobradas questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Direito do trabalho, Direito processual do trabalho, Direito civil, Direito processual civil, Direito penal e processual penal e Direito penal militar e processual penal militar.

 

Dicas para o concurso do MPU 2018

 

Língua portuguesa: "Em relação ao concurso passado do MPU, o edital de Língua Portuguesa é centrado nas mesmas matérias, a diferença será na linguagem de cobrança do CESPE. A tendência é que essa prova seja mais difícil e deve seguir o padrão de metade das questões de análises de textos e a outra metade de gramática. Recomendo que o aluno treine, toda semana, uma prova recente do CESPE com as questões de análise de texto,  concordância verbal, de pontuação, emprego de crase e colocação pronominal"

(Elias Santana, Professor do Gran Cursos Online)

Direito administrativo: "Creio que vão cair de 10 a 12 questões de Direito Administrativo. Os temas mais importantes são: organização da Administração Pública; lei 8.666/93 modalidades e contratação direta; atos administrativos e lei 8.112/90"

(Gustavo Scatolino, Professor do Gran Cursos Online)
 


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Atualizado: 23/10/2018 - 11:22

Ananindeua PA divulga edital de concurso para 394 vagas

Com inscrições a partir de 29 de outubro, seleção preencherá postos em cargos de todas as escolaridades. Prova está marcada para 20 de janeiro

Diversas áreas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Ananindeua, no Estado do Pará, divulgou edital de concurso público destinado a preencher 394 vagas imediatas. A oferta salarial varia de R$ 954 a 1.347,94.

Quem possui nível fundamental pode concorrer aos postos de auxiliar municipal nas funções de mensageria e protocolo (30 oportunidades), motorista (30), gari (30), merendeira (40), servente - serviços gerais (130) e vigilância e segurança (70). 

Ensino médio é requisito para quem pretende disputar o cargo de técnico municipal na área de secretariado (50).

Há chances de nível superior para assistente social (5), veterinário (3), enfermeiro (3) e farmacêutico bioquímico (3).

Concurso Prefeitura Ananindeua: inscrição e etapas

Será possível se inscrever entre 29 de outubro e 17 de dezembro, mediante a realização de cadastro pelo site http://www.cetapnet.com.br. As taxas custam R$ 55 (ensino fundamental), R$ 70 (médio) e 90 (superior). 

• APOSTILAS CONCURSO PREFEITURA DE ANANINDEUA 2018 - DIVERSOS CARGOS

A seleção prevê apenas prova objetiva, marcada para ocorrer em 20 de janeiro. Os candidatos deverão solucionar 50 questões de múltipla escolha em, no máximo, três horas e meia.

As perguntas abordarão língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, atualidades, legislação, informática e conhecimentos específicos, variando as disciplinas de acordo com a vaga em disputa. 

O concurso da Prefeitura de Ananindeua terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, conforme prevê o edital.

Cronograma do concurso da Prefeitura de Ananindeua PA


 

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Atualizado: 22/10/2018 - 11:08

Câmara de Prainha PA abre prazo de concurso com 12 vagas

Candidatos de níveis fundamental e médio deverão garantir a participação no certame até o dia 16 de novembro

Ganhos de até R$ 1,4 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Entra em vigor nesta segunda-feira (22) o prazo de inscrição do concurso público da Câmara Municipal de Prainha, localizada no Estado do Pará. A seleção visa o provimento de 12 vagas do seu quadro de efetivos. 

Candidatos que têm o ensino fundamental podem disputar as funções de auxiliar de serviços gerais (2 vagas), agente de operações - vigilante (4), auxiliar administrativo (3) e office boy (1). O salário inicial é de R$ 954. 

Para quem tem o ensino médio, as chances são para os cargos de agente administrativo (1) e agente legislativo (1). O vencimento é de R$ 1.431. 

O Instituto Ágata é o responsável pela organização e execução do certame. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.institutoagata.com.br até o dia 16 de novembro. Os valores da taxa de participação são de R$ 45 (ensino fundamental) e R$ 60 (nível médio). 

Prova do concurso da Câmara de Prainha PA

O concurso será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 30 questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, o exame será aplicado na cidade de Prainha/PA no dia 2 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Atribuições do agente legislativo da Câmara de Prainha PA

Digitar textos, documentos, tabelas e similares; receber, conferir e registrar a tramitação de proposições e demais expedientes, fiscalizando o cumprimento das normas referentes a protocolo; autenticar documentos e preencher fichas de registro para formar processos; preencher fichas, formulários e mapas, conferindo as informações e os documentos originais; elaborar demonstrativos e relações, realizando os levantamentos necessários; participar das atividades de controle dos bens patrimoniais da câmara; auxiliar na organização da pauta das sessões plenárias; redigir as atas das sessões ordinárias e extraordinárias da câmara; manter atualizado o arquivo de legislação e outros documentos; redigir ou participar da redação de proposições, projetos de lei, resoluções, atas, ofícios, memorandos, editais, requerimentos, correspondências, pareceres e outros documentos; analisar e fornecer informações em processos de rotina administrativa da câmara; selecionar e arquivar resoluções, leis, decretos e outros atos normativos de interesse da câmara; coordenar a classificação, o registro e a conservação de processos, livros e outros documentos em arquivos específicos; elaborar ou colaborar na elaboração de relatórios parciais e anuais, atendendo às exigências ou normas legais; proceder ao cadastramento de todo o trâmite de proposições, projetos e leis, para atualizar o sistema informatizado, encaminhando as matérias aprovadas ao Poder Executivo; protocolar as proposições dos vereadores; arquivar documentos e atos administrativos recebidos e expedidos; auxiliar, quando necessário, nos serviços de natureza contábil da câmara; arquivar cópia dos jornais contendo a publicação dos atos da câmara; assistir os vereadores em todas as demandas diárias e durante as sessões; entre outras tarefas. 
 

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Atualizado: 21/09/2018 - 12:25

Concurso Hemopa: publicação de edital deve ser agilizada

Um total de 103 vagas será contemplado no processo seletivo. Haverá oportunidades para os níveis médio e superior de ensino

No Pará

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Cresce cada vez mais a expectativa para que seja publicado o edital do novo concurso público da Hemopa (Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará), que visará a preencher 103 vagas imediatas em seu quadro de pessoal.

Foi publicado no Diário Oficial do Pará, da edição de 19 de setembro, uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE PA) para que sejam substituídos os servidores terceirizados. É bem provável que esta orientação agilize os preparativos para o lançamento do certame.

 

Reprodução Diário Oficial

 

Vale lembrar que o órgão já contratou a empresa organizadora do processo seletivo, que é o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). A banca foi escolhida por meio de um processo licitatório na modalidade concorrência.

Como o contrato de prestação de serviços entre ambas as partes já foi assinado, agora, o próximo passo é elaborar o cronograma contendo as datas de lançamento do edital, do período de inscrições e da aplicação das provas.

Sobre as oportunidades

Consta no documento licitatório do concurso da Hemopa que, do total de chances, 60 serão para quem possui ensino médio completo e 43 para cargos com exigência de formação superior em áreas específicas.

Para nível médio, o edital contemplará 20 oportunidades na carreira de técnico de patologia clínica e 40 para técnico de enfermagem. As remunerações iniciais correspondem a R$ 1.004,95.

O diploma de graduação habilitará a participação para assistente social (7 vagas), biomédico (5), enfermeiro generalista (12), farmacêutico bioquímico (3), fisioterapeuta (4), clínico geral (7), hematologista (2), hematologista pediátrico (1) e psicólogo clínico (2). Os salários oferecidos são de R$ 3.247,70.

Etapas do concurso da Hemopa

Está definido que os participantes passarão por provas de conhecimentos (objetiva e discursiva), além da avaliação por contagem de títulos. Tais testes serão aplicados nos municípios de Belém, Santarém, Marabá, Altamira e Itaituba.

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Atualizado: 18/09/2018 - 11:12

Concurso PM AP: prazo prorrogado para oficiais de saúde

Inscrições serão recebidas até as 14h desta quarta-feira (19). Oferta no edital da Polícia Militar do Amapá é de 24 vagas para cargos de nível superior em área específica

Ganhos de até R$ 9,3 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Foram prorrogadas até as 14h desta quarta-feira (19) as inscrições para o concurso público da Polícia Militar do Estado do Amapá (PM/AP) para a carreira de oficial policial militar do quadro de saúde. O prazo inicial estava previsto para terminar ontem (17). A seleção visa o preenchimento de 24 vagas, sendo dez imediatas e 14 para formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Ofertas estão distribuídas entre os cargos de enfermeiro (2), farmacêutico (2 CR), fisioterapeuta (2 CR), odontólogo (2 CR) e médico nas especialidades de clínico geral (3 + 6 CR), cardiologia (1), ginecologia (1), ortopedista (1 + 2 CR), pediatria (1), psiquiatra (1). Para concorrer a um dos postos é necessário possuir diploma de conclusão de curso de nível superior na área pretendida, registro no órgão de classe e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. 

A remuneração inicial é de R$ 8.541,14 para o aspirante-a-oficial e R$ 9.326,53 para segundo-tenente. Além do vencimento mensal, o servidor fará jus ao recebimento, em única parcela, do auxílio-fardamento no valor de R$ 1.600, que posteriormente será concedido, anualmente, em cada gozo de férias.

 

Como participar

 

A Fundação Carlos Chagas é a empresa responsável pela organização e execução do processo de seleção. As inscrições devem ser realizadas pela página eletrônica www.concursosfcc.com.br

Será cobrada uma taxa de participação, no valor de R$ 120, e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite do prazo, observado o horário de funcionamento do banco. 

 

Mais informações sobre as provas

 

A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa (peso 1) e 40 de conhecimentos específicos (peso 2). 

Com duração máxima de três horas, a avaliação será aplicada no dia 2 de dezembro, na cidade de Macapá/AP, no período da tarde. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais para realização do exame serão divulgadas, oportunamente, por meio de edital de convocação, a ser publicado no site da banca organizadora. 

O certame ainda será constituído das seguintes etapas, todas eliminatórias: exame documental; exame de capacidade física e testes de avaliação e aptidão física; exame de saúde; teste de avaliação psicológica; e investigação social e sindicância da vida pregressa. 

 

Atribuições dos oficiais do quadro de saúde da PM AP

 

Promoção da saúde dos policiais militares e dependentes, exercício de atividades de saúde, compreendendo planejamento, controle, supervisão e execução de ações em saúde; exercício de chefia com gestão de recursos humanos, logísticos, financeiros e operacionais; participação em Juntas Policiais Militares de Saúde e realização de inspeções de saúde; participação em ações preventivas de saúde; apoio em atendimento de saúde em operações policiais militares; ministrar treinamentos ao efetivo sob sua responsabilidade; proceder a realização de atestados de origem e inquéritos sanitários de origem; proceder a verificação dos atos ilícitos que tomar conhecimento; presidir processos administrativos disciplinares e sindicâncias administrativas, participar de escalas de serviço e plantões; expedir e fiscalizar a emissão de documentos públicos de sua competência.

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Atualizado: 18/09/2018 - 09:36

Concurso SEAD AP: prorrogada inscrição para 365 vagas

O edital da Secretaria de Estado da Administração do Amapá oferece vagas para profissionais dos níveis médio e superior

Vários cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Secretaria de Estado da Administração do Amapá (SEAD/AP) prorrogou até as 14h do dia 19 de setembro as inscrições do concurso público que visa o preenchimento 365 vagas para profissionais dos níveis médio e superior.

Além das oportunidades imediatas, o certame ainda formará cadastro reserva para o Grupo Gestão Governamental do Estado do Amapá.

Vagas do concurso da SEAD AP

O concurso da Secretaria de Estado da Administração do Amapá oferece vagas nas carreiras de analista administrativo (20), analista jurídico (10), analista de finanças e controle (20), analista de planejamento e orçamento (15) e assistente administrativo (300).

A remuneração oferecida varia de R$ 3.048,23 e R$ 6.830,76, conforme o cargo pretendido.

• APOSTILA CONCURSO SEAD/AP 2018 - ASSISTENTE E ANALISTA ADMINISTRATIVO

O processo seletivo consistirá em prova objetiva, prova discursiva - redação, exame documental e exame de saúde. As avaliações têm previsão para ocorrerem no dia 2 de dezembro, na cidade de Macapá.

Como se inscrever no concurso da SEAD AP

Os interessados em participar do certame da Secretaria de Estado da Administração do Amapá devem se inscrever exclusivamente via internet, no site www.concursosfcc.com.br. As taxas vão de R$ 85 a R$ 100.

Conteúdo programático de conhecimentos gerais para todos os cargos

LÍNGUA PORTUGUESA - Domínio da ortografia oficial. Emprego da acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Sintaxe. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Adequação da linguagem ao tipo de documento. Adequação do formato do texto ao gênero.

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO - Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO AMAPÁ (História do Amapá) - Colonização da região do Amapá. Disputas territoriais e conflitos estrangeiros no Amapá. Principais atividades econômicas do Amapá: séculos XIX e XX. A Cabanagem no Amapá. A Criação do Território Federal do Amapá e sua transformação em Estado do Amapá. Manifestações populares e sincretismo cultural no Amapá. Patrimônio histórico de Macapá. (Geografia do Amapá) - O espaço natural do Amapá (noções de relevo, clima, vegetação e hidrografia do estado). A população do Amapá: crescimento, distribuição, estrutura e movimentos. O espaço econômico: atividades agropecuárias, extrativistas e industriais. O desenvolvimento econômico do Amapá. O estado do Amapá no contexto brasileiro.

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