Concurso Detran PA 2019 com 100 vagas divulga gabarito

Exames foram aplicados para mais de 79 mil candidatos em 10 de fevereiro. Estão em disputa no concurso do Detran PA 2019 (Departamento de Trânsito do Pará) chances para agente de fiscalização e agente de educação de trânsito

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro
Publicado: 12/02/2019 - 09:06 | Atualizado: 12/02/2019 - 09:09

Destinado a preencher 100 vagas imediatas em cargos de nível médio para atuação em todo o Estado, o concurso Detran PA 2019 (Departamento de Trânsito do Pará) divulgou o gabarito da prova objetiva, aplicada no último domingo (10). 

Para consultar o documento com as respostas corretas, os candidatos devem acessar o site da Fadesp, banca que organiza o processo seletivo.  

A prova objetiva teve 50 questões de múltipla escolha, enquanto a avaliação discursiva cobrou a elaboração de uma redação entre 20 e 30 linhas. 

O conteúdo programático previa língua portuguesa, matemática/raciocínio lógico, legislação aplicada ao Detran PA, ética e qualidade no serviço público, informática e conhecimentos específicos.

Vagas

Há oportunidades no concurso do Detran PA 2019 para agente de fiscalização de trânsito (66 postos) e agente de educação de trânsito (34), ambas com jornada semanal de 30 horas e salário de R$ 2.191,52, acrescido de gratificação.

No caso das chances para a área de fiscalização, os concorrentes também devem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "AB" ou superior expedida, no mínimo, há dois anos.

Inscrições

As inscrições no concurso Detran PA 2019 foram recebidas até 20 de dezembro, exclusivamente via internet, por meio do endereço http://www.portalfadesp.org.br. A taxa de participação custou R$ 35. 

No total, a seleção registrou 79.392 inscritos: 53.060 concorrem a agente de educação de trânsito, enquanto 26.332 disputam um dos postos de agente de fiscalização de trânsito. 

Demais etapas 

As outras fases da seleção preveem, apenas para agente de fiscalização, avaliações médica e psicológica, teste de capacidade física, entrega de Certidão Negativa Criminal e curso de formação.   

• APOSTILAS CONCURSO DETRAN PA 2018 - AGENTE DE FISCALIZAÇÃO E DE EDUCAÇÃO

O concurso do Detran PA 2019 terá validade de um ano, a contar da data de homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do departamento, conforme estabelece o edital.

Atribuições dos cargos no concurso Detran PA 2019

  • Agente de fiscalização de trânsito - Realizar atividades de fiscalização e operação de trânsito, fiscalização de veículos e de documentos; operações especiais de fiscalização em vias urbanas e rodovias; operações integradas com os demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito no Estado e órgãos da área de segurança pública estadual; proceder levantamento de dados no local de acidente de trânsito em rodovias estaduais e em vias urbanas devidamente conveniadas, para elaboração do Boletim de Ocorrência e Acidente de Trânsito - BOAT; orientação e monitoramento da circulação; ordenação do trânsito na forma da legislação vigente; participar e apoiar as ações de engenharia e educação para o trânsito desenvolvidas pelo DETRAN/PA; coletar dados para subsidiar a elaboração de relatórios estatísticos; conduzir viaturas de fiscalização da Autarquia e executar outras atividades correlatas a sua área de atuação.
  • Agente de educação de trânsito - Realizar atividades relacionadas à execução de programas e projetos de Educação para o Trânsito; apoiar as ações de fiscalização e engenharia de trânsito e executar outras atividades correlatas a sua área de atuação.

O que caiu na prova objetiva

Abaixo, confira detalhes sobre as disciplinas que foram abordadas na prova objetiva do concurso Detran PA 2019. 


 

Vídeos DETRAN

Notícias DETRAN

Concursos Relacionados

Mais Lidas

Mais Recentes

Shopping