Tudo Sobre

Concurso Polícia Civil do Amazonas (PC AM) 2020 - Delegado, investigador ou Perito

Concurso PC AM: previsão de 424 vagas no orçamento 2021

Novo concurso da PC AM (Polícia Civil do Estado do Amazonas) tem previsão para os cargos de delegado, investigador, escrivão, perito criminal, perito legista, perito odontolegista, auxiliar perito e padioleiro



Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 02/07/2020, às 10h58 - Atualizado às 14h48

concurso PC AM: viatura da PC AM
Divulgação

O aguardado concurso PC AM  (Polícia Civil do Amazonas) pode finalmente ocorrer em 2021. Acontece que o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PRTB) apresentou uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano que destina recursos para a realização do certamente, aguardado desde 2018. Na época, foi anunciada a previsão de preencher 424 vagas distribuídas entre oito carreiras: 62 para delegado, 200 para investigador, 98 para escrivão, 27 para perito criminal, oito para perito legista, três para perito odontolegista, 16 para auxiliar perito e dez para padioleiro. Novas informações devem ser anunciadas em breve.

Todas as oportunidade devem ser para candidatos que possuem certificado de nível superior, desde que emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o parlamentar, a emenda tem por objetivo atualizar, melhorar e reforçar a segurança pública no estado, uma vez que não é realizada nova seleção no estado há mais de 10 anos. 

Concurso PC AM: edital anterior

O último concurso PC AM ocorreu em 2009, com 1.010 postos distribuídos entre cargos com exigência de diploma de graduação. Os salários variavam entre R$ 2.514,24 e R$ 6.104,16.

O certame apresentou chances nos empregos de delegado de polícia (100 vagas), investigador de polícia (500), escrivão de polícia (290), perito criminal (80), perito legista (35) e perito odontolegista (5).

A seleção teve as seguintes etapas:

  • prova objetiva,
  • teste discursivo,
  • exame médico,
  • avaliação de capacidade física,
  • análise de títulos
  • teste prático de digitação, apenas para investigador e escrivão.

O exame objetivo apresentou 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de conhecimentos básicos e 45 específicas.

A prova de capacidade física consistiu em três testes, sendo eles flexão de braço, flexão abdominal e corrida de doze minutos.

Após todas as fases anteriores, os candidatos classificados passaram por um curso de formação profissional, que foi realizado em Manaus/AM.

concursosconcursos am (amazonas)concursos 2020provas anteriores

Comentários

Mais Lidas