Nível médio

Prefeitura de Ibicuí BA divulga concurso com nove vagas

Todas as ofertas são para o cargo de agente comunitário de saúde. As inscrições serão recebidas entre os dias 13 e 17 de agosto

Patricia Lavezzo
Publicado em 07/08/2018, às 13h52

A Prefeitura de Ibicuí, localizada no Estado da Bahia, receberá entre os dias 13 e 17 de agosto as inscrições do concurso público para o cargo de agente comunitário de saúde. O edital conta com nove vagas, sendo três imediatas e seis para formação de cadastro reserva de futuras oportunidades. Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva e de títulos.

Interessados devem possuir diploma de conclusão de curso de ensino médio, além de residir na área da comunidade em que irá atuar desde a data da publicação do edital. 

As inscrições presenciais serão recebidas no Museu José Veiga, situado na Rua Coronel Alberto Lopes, nº 25, Centro, com horário de atendimento das 8h30 às 12h e das 14h às 17h. O valor da taxa de participação é de R$ 60.

Marcada para o dia 23 de setembro, a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo dez de português, cinco de matemática e 15 de conhecimentos específicos. 

A confirmação da data e o local e turno de realização do exame serão comunicados no edital de convocação, a ser divulga do no site do IBEC (www.ibecconquista.com.br) em momento oportuno. 

Atribuições do agente comunitário de saúde

I - trabalhar com a discrição de famílias em base geográfica definida, a micro área;
II - cadastrar todas as pessoas de sua micro área e manter os cadastros atualizados;
III - orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis;
IV - realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;
V - acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de 1 (uma) visita/família/mês;
VI -desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adstrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade;
VII - desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, como por exemplo, combate à Dengue, malária, leishmaniose, entre outras, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco; e
VIII - estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças, e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo Governo Federal, estadual e municipal de acordo com o planejamento da equipe.
IX - ocorrendo situação de surtos e epidemias, executar em conjunto com o agente de endemias ações de controle de doenças, utilizando as medidas de controle adequadas, manejo ambiental e outras ações de manejo integrado de vetores, de acordo com decisão da gestão municipal (Redação dada pela PRT GM/MS n° 2.121 de 18.12.2015);
X - É permitido ao ACS desenvolver outras atividades nas unidades básicas de saúde, desde que vinculadas às atribuições acima.

Sobre Prefeitura Ibicuí

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Comentários

Mais Lidas