Nível médio

Prefeitura de Inhumas GO divulga concurso com 121 vagas

Ofertas do edital são imediatas e para formação de cadastro reserva dos cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias

Patricia Lavezzo
Publicado em 22/11/2018, às 14h54

No Estado de Goiás, a Prefeitura Municipal de Inhumas publicou um novo edital de concurso público que visa o preenchimento de 121 vagas. Do total de ofertas, 40 são imediatas e 81 para formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades.

Candidatos que têm o ensino médio completo podem disputar as funções públicas de agente comunitário de saúde (30 vagas + 61 CR) e agente de combate às endemias (10 + 20 CR). O salário inicial é de R$ 1.014 para jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

As inscrições serão recebidas entre os dias 19 de dezembro de 2018 e 15 de janeiro de 2019, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.consulpam.com.br. O valor da taxa de participação é de R$ 40. 

O concurso será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 40 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, conhecimentos matemáticos, noções de informática, noções de direito administrativo, atualidades e conhecimentos específicos. 

A avaliação será aplicada no município de Inhumas/GO no dia 17 de fevereiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Inhumas GO

Agente comunitário de saúde - trabalhar com adscrição de indivíduos e famílias em base geográfica definida e cadastrar todas as pessoas de sua área, mantendo os dados atualizados no sistema de informação da atenção básica vigente, utilizando-os de forma sistemática, com apoio da equipe, para a análise da situação de saúde, considerando as características sociais, econômicas, culturais, demográficas e epidemiológicas do território, e priorizando as situações a serem acompanhadas no planejamento local; utilizar instrumentos para a coleta de informações que apoiem no diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade; registrar, para fins de planejamento e acompanhamento das ações de saúde, os dados de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde, garantido o sigilo ético; desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividades; informar os usuários sobre as datas e horários de consultas e exames agendados; participar dos processos de regulação a partir da atenção básica para acompanhamento das necessidades dos usuários no que diz respeito a agendamentos ou desistências de consultas e exames solicitados; executar outras tarefas. 

Agente de combate às endemias - executar ações de campo para pesquisa entomológica, malacológica ou coleta de reservatórios de doenças; realizar cadastramento e atualização da base de imóveis para planejamento e definição de estratégias de prevenção, intervenção e controle de doenças, incluindo, dentre outros, o recenseamento de animais e levantamento de índice amostral tecnicamente indicado; executar ações de controle de doenças utilizando as medidas de controle químico, biológico, manejo ambiental e outras ações de manejo integrado de vetores; realizar e manter atualizados os mapas, croquis e o reconhecimento geográfico de seu território; executar ações de campo em projetos que visem avaliar novas metodologias de intervenção para prevenção e controle de doenças; exercer outras atribuições. 
 

Sobre Prefeitura Inhumas

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Comentários

Mais Lidas