Até 16 de julho

Concurso em Pelotas RS abre 22 vagas de nível fundamental

Todas as ofertas do concurso da Prefeitura de Pelotas são destinadas ao cargo de operador de máquinas, que ainda exige carteira de habilitação nas categorias “C”, “D” ou “E”

0,00(0.0%)0 voto(s)

Patricia Lavezzo
Publicado em 10/07/2019, às 13h15 - Atualizado em 16/07/2019, às 23h31

Concurso Prefeitura de Pelotas: museu da Baronesa
Prefeitura de Pelotas/arquivo Ascom

Já estão abertas as inscrições do concurso da Prefeitura de Pelotas, localizada no Estado do Rio Grande do Sul (RS). A seleção visa o preenchimento de 22 vagas para o cargo de operador de máquinas. Haverá, ainda, formação de cadastro reserva de eventuais oportunidades.

Interessados em disputar uma das ofertas devem possuir diploma de conclusão de curso de ensino fundamental, além de carteira de habilitação nas categorias “C”, “D” ou “E”. O salário inicial é de R$ 998 para jornada de trabalho semanal de 40 horas.

De acordo com o edital do concurso da Prefeitura de Pelotas, são atribuições do operador de máquinas:

  • atividades que se destinam a operar equipamentos rodoviários, veículos e máquinas pesadas;
  • operar escavadeiras, motoniveladoras, tratores de esteira e de roda, reboques, guindastes, caminhões tipo "muck", etc.;
  • executar serviços de terraplanagem, escavações e nivelamento de solos;
  • executar serviços de construção, pavimentação e conservação de vias;
  • efetuar carregamentos e descarregamento de materiais;
  • limpar e lubrificar as máquinas e seus implementos, de acordo com as instruções de manutenção do fabricante;
  • acompanhar os serviços de manutenção preventiva e corretiva das máquinas;
  • colocar em prática as medidas de segurança recomendadas para operação e estacionamento das máquinas;
  • realizar reparos de emergência e controlar o consumo de combustível;
  • executar outras tarefas correlatas.

Participação no concurso da Prefeitura de Pelotas

As inscrições presenciais serão recebidas até o dia 16 de julho de 2019, no setor de protocolo na Secretaria de Administração e Recursos Humanos, situada na Rua General Osório, nº 918, com horário de atendimento das 13h às 17h.

No ato da inscrição os candidatos deverão entregar o currículo, que deverá contar o nome, a data de nascimento, o RG e o CPF de forma clara e, ainda, cópia do comprovante de escolaridade e da Carteira Nacional de Habilitação.

O concurso da Prefeitura de Pelotas será constituído de duas etapas, de caráter eliminatório e/ou classificatório: análise dos currículos e prova prática.

O resultado da análise dos currículos e a convocação dos candidatos habilitados para realização da prova prática estará disponível, no dia 22 de julho de 2019, no Diário Oficial dos Municípios, no site www.diariomunicipal.com.br.

A prova prática consistirá na demonstração de habilidade do candidato em máquina retroescavadeira e motoniveladora e será atribuído um total de 100 pontos.

Prova anterior Prefeitura Pelotas (RS)

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou provas anteriores de Operador de Máquinas, além do gabarito para consulta. É importante avaliar se a organizadora será a mesma, direcionando a preparação para o estilo da banca.

JC Concursos fará a cobertura completa da seleção. Confira mais detalhes acessando a página do concurso Prefeitura Pelotas (RS).

Sobre Prefeitura Pelotas

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Comentários

Mais Lidas