Sete vagas

Concurso em Ribeirão Cascalheira/MT inscreve só até 9/5

Edital disponibiliza chances para carreira de agente comunitário de saúde, que requer ensino médio. Candidatos serão submetidos a três etapas: análise de títulos, prova objetiva e entrevista

Samuel Peressin
Publicado em 07/05/2018, às 15h53

Terminam na próxima quarta-feira (9) as inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Ribeirão Cascalheira, em Mato Grosso, destinado a preencher sete vagas de agente comunitário de saúde, além de formar cadastro reserva.

Os candidatos devem possuir ensino médio completo e residir na área geográfica em que pretendem trabalhar. O cargo tem salário de R$ 1.014 e jornada semanal de 40 horas.

As vagas imediatas são para atuação nas seguintes localidades: Maria Tereza/Cruzeiro do Norte (1 posto), Primorosa (1), Novo Paraíso - Correntinho (1), Novo Paraíso - Guerreiro (1), Santa Rita (1), Barra do Brejo/Bouqueirão (1) e Comunidade Berrante (1).

As oportunidades para cadastro reserva estão distribuídas entre seis áreas: Santa Lúcia, Novo Paraíso - Vila, Gengibre, Piabanha, Jardim Tangará e Jardim Alvorada.

Concurso Ribeirão Cascalheira: inscrições e avaliação

Os interessados devem registrar a candidatura presencialmente na Secretaria Municipal de Saúde (av. Padre João Bosco, 2.067, centro), das 7h às 11h. A taxa de participação custa R$ 30.

O processo seletivo envolverá análise de títulos, cujos documentos devem ser entregues durante a inscrição, além de prova objetiva e entrevista, ambas em 6 de julho. O resultado final sairá no dia 25 do mesmo mês.

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Ribeirão Cascalheiraterá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

O que vai cair na prova do concurso da Prefeitura de Ribeirão Cascalheira 2018

Língua portuguesa - 1 - Interpretação de Texto; 2- Ortografia: Divisão Silábica, Acentuação Gráfica (nova regra), Emprego da Crase; 3 - Estrutura e Formação de Palavras; 4 - Classe de Palavras, Flexão e Emprego; 5 - Sintaxe: Frase e Oração, Período Simples e Composto, Termos da Oração; 6 - Concordância Nominal e Verbal, Encontro Vocálico, Consonantal e Dígrafo.

Conhecimentos específicos - 1 - Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde e a Lei Orgânica da Saúde. 2 - Política de Atenção Básica. (PNAB) PORTARIA N° 2488 DE 21/10/2011(Atribuições) 3 - Atribuições e Postura do ACS; 4 - Cadastramento Familiar e Mapeamento: Finalidade e Instrumentos; 5 - Conceito de Territorialização, Micro e Área de Abrangência; 6 - Diagnóstico Comunitário; 7 - Principais Problemas de Saúde da População e Recursos Existentes para o Enfrentamento dos Problemas; 8 - Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais: Abordagem, Medidas Facilitadoras de Inclusão Social e Direitos Legais; 9 - Saúde da Criança, dos Adolescentes, da Mulher, do Adulto, e do Idoso, Pré-Natal, Esquema de Vacinação; 10 – Educação em Saúde, Conceito e Instrumentos; 11 - Abordagem Comunitária: Mobilização e Participação Comunitária em Saúde; 12 - Estatuto do Idoso; 13 - Acolhimento e Vínculo; 14 - Visita Domiciliar; 15 - Estratégia Saúde da Família, DST/AIDS- Zika Vírus, Dengue.

Informática - 1) Conceitos básicos de sistemas operacionais Windows XP, gerenciador de arquivos, gerenciador de impressão. 2) Modos de utilização e conceitos de editores de texto e planilhas. 3) Noções básicas do Word. 4) Noções básicas de Excel. 5) Gerenciamento de arquivos. 6) Ferramentas e aplicativos de navegação e navegadores.

Conhecimentos gerais - 1-Histórico de Ribeirão Cascalheira. 2-Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, ecologia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e segurança pública.

Sobre Prefeitura Ribeirão Cascalheira

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Comentários

Mais Lidas