Publicado: 10/08/2018 - 15:43
Publicado: 10/08/2018 - 15:43

Prefeitura de Rio Branco MT abre inscrições de concurso

O edital conta com sete vagas imediatas e cadastro reserva para cargos de níveis médio e superior de ensino. Participação deverá ser garantida até 6 de setembro

Ganhos de até R$ 8,9 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Já estão abertas as inscrições do concurso da Prefeitura Municipal de Rio Branco, localizada no Estado do Mato Grosso. A seleção visa o preenchimento de sete vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

O cargo de agente administrativo (CR) exige diploma de conclusão de curso de ensino médio e paga R$ 954. 

Aqueles que têm o nível superior podem concorrer para os postos de contador (1 vaga), procurador municipal (1), professor de pedagogia (2), professor de educação física (1), dentista (CR), controle interno (1) e médico clínico geral (1). As remunerações partem de R$ 2.762,26 e chegam a R$ 8.929,71.

As inscrições deverão ser realizadas no endereço eletrônico www.riobranco.mt.gov.br até o dia 6 de setembro. Os valores da taxa de participação são de R$ 100 para ensino médio e R$ 130 para nível superior. 

Os candidatos serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de conhecimentos de informática, cinco de conhecimentos gerais e 15 de conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado no município de Rio Branco/MT no dia 23 de setembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Atribuições do procurador municipal

Prestar assessoramento jurídico ao prefeito e demais unidades administrativas da prefeitura, emitindo pareceres, acompanhando e informando processos, redigindo documentos e contratos, comparecendo audiências e outros atos, representando o município em juízo e fora dele, mediante delegação e orientação superior; representar o município, em juízo ou fora dele, prestando quaisquer serviços de natureza jurídica, por delegação de autoridade competente; examinar e estudar questões jurídicas ou documentos relativos a direitos e obrigações de que o município seja titular ou interessado; participar de sindicância, inquérito, processo administrativo como membro de comissão ou como orientador da área jurídica; minutar proposições de lei, e respectivas mensagens, bem como decretos e demais atos de cunho normativo; examinar proposições originárias da câmara municipal, elaborando, quanto as dependente de sanção do prefeito, as razões dos vetos que entender necessário; manifestar-se em processo e expedientes administrativos nos quais o chefe, do poder executivo solicite parecer da assessoria jurídica; emitir pareceres jurídicos em procedimentos licitatórios e acompanhar a abertura dos procedimentos; cobrar, judicialmente, a dívida ativa do município, através de execução fiscal; participar de elaboração de leis e projetos de leis, quando solicitado pelo prefeito; entre outras. 

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Atualizado: 10/08/2018 - 15:43

Prefeitura de Rio Branco MT abre inscrições de concurso

O edital conta com sete vagas imediatas e cadastro reserva para cargos de níveis médio e superior de ensino. Participação deverá ser garantida até 6 de setembro

Ganhos de até R$ 8,9 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Já estão abertas as inscrições do concurso da Prefeitura Municipal de Rio Branco, localizada no Estado do Mato Grosso. A seleção visa o preenchimento de sete vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

O cargo de agente administrativo (CR) exige diploma de conclusão de curso de ensino médio e paga R$ 954. 

Aqueles que têm o nível superior podem concorrer para os postos de contador (1 vaga), procurador municipal (1), professor de pedagogia (2), professor de educação física (1), dentista (CR), controle interno (1) e médico clínico geral (1). As remunerações partem de R$ 2.762,26 e chegam a R$ 8.929,71.

As inscrições deverão ser realizadas no endereço eletrônico www.riobranco.mt.gov.br até o dia 6 de setembro. Os valores da taxa de participação são de R$ 100 para ensino médio e R$ 130 para nível superior. 

Os candidatos serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de conhecimentos de informática, cinco de conhecimentos gerais e 15 de conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado no município de Rio Branco/MT no dia 23 de setembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

 

Atribuições do procurador municipal

 

Prestar assessoramento jurídico ao prefeito e demais unidades administrativas da prefeitura, emitindo pareceres, acompanhando e informando processos, redigindo documentos e contratos, comparecendo audiências e outros atos, representando o município em juízo e fora dele, mediante delegação e orientação superior; representar o município, em juízo ou fora dele, prestando quaisquer serviços de natureza jurídica, por delegação de autoridade competente; examinar e estudar questões jurídicas ou documentos relativos a direitos e obrigações de que o município seja titular ou interessado; participar de sindicância, inquérito, processo administrativo como membro de comissão ou como orientador da área jurídica; minutar proposições de lei, e respectivas mensagens, bem como decretos e demais atos de cunho normativo; examinar proposições originárias da câmara municipal, elaborando, quanto as dependente de sanção do prefeito, as razões dos vetos que entender necessário; manifestar-se em processo e expedientes administrativos nos quais o chefe, do poder executivo solicite parecer da assessoria jurídica; emitir pareceres jurídicos em procedimentos licitatórios e acompanhar a abertura dos procedimentos; cobrar, judicialmente, a dívida ativa do município, através de execução fiscal; participar de elaboração de leis e projetos de leis, quando solicitado pelo prefeito; entre outras. 

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Atualizado: 09/08/2018 - 09:12

Concurso MRE: prova para diplomata será aplicada dia 26

Carreira paga R$ 18 mil e é destinada profissionais com curso superior em qualquer área de conhecimento

26 vagas

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O concurso do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para a carreira de diplomata no Instituto Rio Branco tem a prova da primeira fase prevista para 26 de agosto. Estão em disputa 26 vagas, sendo cinco reservadas a negros e duas a pessoas com deficiência.

 

Podem participar da seleção profissionais com diploma de curso superior (em qualquer área) emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Com salário inicial de R$ 18.059,83, o cargo de diplomata tem como principais atribuições atividades de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

 

• CURSO PARA O CONCURSO MRE 2018 - DIPLOMATA

 

As inscrições foram recebidas até 16 de julho, por meio do site www.cespe.unb.br. A taxa de participação custou R$ 230.

 

 

Etapas do concurso do MRE para diplomata 2018

 

 

O concurso para diplomata será iniciado com a aplicação de prova objetiva contendo 73 questões de múltipla escolha, marcada para 26 de agosto. 

 

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, língua inglesa, história mundial, história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia e noções de direito e direito internacional público. 

 

A segunda etapa compreenderá exames escritos de língua portuguesa e língua inglesa, previstos para ocorrer em 22 e 23 de setembro, respectivamente. 

 

Na sequência, entre 28 e 30 de setembro, os inscritos no concurso de diplomata serão submetidos a provas escritas sobre história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia, noções de direito e direito internacional público e línguas espanhola e francesa. 

 

A avaliação da primeira etapa ocorrerá nas capitais dos 26 Estados brasileiros e em Brasília. Nas demais fases, haverá aplicação nas cidades onde houver candidatos convocados.

 

O resultado está previsto para ser divulgado em 21 de dezembro. Os aprovados no concurso para diplomata do MRE ingressarão na classe inicial de terceiro secretário e deverão se matricular no curso de formação do Instituto Rio Branco, na capital federal, de acordo com o edital
 

 

Conteúdo programático parcial para o concurso de diplomata 2018

 

 

Língua portuguesa (primeira e segunda fases) - 1 Língua portuguesa: modalidade culta usada contemporaneamente no Brasil. 1.1 Sistema gráfico: ortografia, acentuação e pontuação; legibilidade. 1.2 Morfossintaxe. 1.3 Semântica. 1.4 Vocabulário. 2 Leitura e produção de textos. 2.1 Compreensão, interpretação e análise crítica de textos escritos em língua portuguesa. 2.2 Conhecimentos de linguística, literatura e estilística: funções da linguagem; níveis de linguagem; variação linguística; gêneros e estilos textuais; textos literários e não literários; denotação e conotação; figuras de linguagem; estrutura textual. 2.3 Redação de textos dissertativos dotados de fundamentação conceitual e factual, consistência argumentativa, progressão temática e referencial, coerência, objetividade, precisão, clareza, concisão, coesão textual e correção gramatical. 2.3.1 Defeitos de conteúdo: descontextualização, generalização, simplismo, obviedade, paráfrase, cópia, tautologia, contradição. 2.3.2 Vícios de linguagem e estilo: ruptura de registro linguístico, coloquialismo, barbarismo, anacronismo, rebuscamento, redundância e linguagem estereotipada.


Língua inglesa (primeira e segunda fases) - Primeira Fase: 1 Compreensão de textos escritos em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para compreensão dos conteúdos semânticos. Segunda Fase: 1 Redação em língua inglesa: expressão em nível avançado; domínio da gramática; qualidade e propriedade no emprego da linguagem; organização e desenvolvimento de ideias. 2 Tradução do Inglês para o Português: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. 3 Versão do Português para o Inglês: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. 4 Resumo: capacidade de síntese e de reelaboração em Inglês correto.

 

Política internacional (primeira e terceira fases) - 1 Relações internacionais: conceitos básicos, atores, processos, instituições e principais paradigmas teóricos. 2 A política externa brasileira: evolução desde 1945, principais vertentes e linhas de ação. 3 O Brasil e a América do Sul. 3.1 Integração na América do Sul. 3.2 O MERCOSUL: origens do processo de integração no Cone Sul. 3.3 Objetivos, características e estágio atual de integração. 3.4 A Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). 3.5 A União Sul-Americana de Nações: objetivos e estrutura. 3.6 O Conselho de Defesa da América do Sul. 4 A política externa argentina; a Argentina e o Brasil. 5 A política externa norte-americana e relações com o Brasil. 6 Relações do Brasil com os demais países do hemisfério. 7 A Política externa francesa e relações com o Brasil. 8 Política externa inglesa e relações com o Brasil. 9 Política externa alemã e relações com o Brasil. 10 A União Europeia e o Brasil. 11 Política externa russa e relações com o Brasil. 12 A África e o Brasil. 13 A política externa da China, da Índia e do Japão; relações com o Brasil. 14 Oriente Médio: a questão palestina; Síria, Iraque, Irã e outras situações nacionais relevantes. 15 A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. 16 A agenda internacional e o Brasil: 16.1 O multilateralismo de dimensão universal: a ONU; as Conferências Internacionais; os órgãos multilaterais. 16.2 Desenvolvimento. 16.3 Pobreza e ações de combate à fome. 16.4 Meio ambiente. 16.5 Direitos Humanos. 16.6 Comércio internacional e Organização Mundial do Comércio (OMC). 16.7 Sistema financeiro internacional. 16.8 Desarmamento e não-proliferação. 16.9 Conflito étnico, sectário e nacionalismo: os casos do Bálcãs e do Oriente Médio (por exemplo: Síria, Líbano, Iraque). 16.10 Crimes de guerra e crimes contra a humanidade: genocídio, holocausto e a Corte Penal Internacional. 16.11 Políticas de identidade: gênero, raça e religião como vetores da política mundial. 16.12 Terrorismo. 16.13 Narcotráfico. 16.14 A reforma das Nações Unidas. 17 O Brasil e o sistema interamericano. 18 O Brasil e a formação dos blocos econômicos. 19 A dimensão da segurança na política exterior do Brasil. 20 O Brasil e as coalizões internacionais: o G-20, o IBAS e o BRICS. 21 O Brasil e a cooperação sul-sul.

 

Geografia (primeira e terceira fases) -1 História da Geografia. 1.1 Expansão colonial e pensamento geográfico. 1.2 A Geografia moderna e a questão nacional na Europa. 1.3 As principais correntes metodológicas da Geografia. 2 A Geografia da População. 2.1 Distribuição espacial da população no Brasil e no mundo. 2.2 Os grandes movimentos migratórios internacionais e intranacionais. 2.3 Dinâmica populacional e indicadores da qualidade de vida das populações. 3 Geografia Econômica. 3.1 Globalização e divisão internacional do trabalho. 3.2 Formação e estrutura dos blocos econômicos internacionais. 3.3 Energia, logística e reordenamento territorial pós-fordista. 3.4 Disparidades regionais e planejamento no Brasil. 4 Geografia Agrária. 4.1 Distribuição geográfica da agricultura e pecuária mundiais. 4.2 Estruturação e funcionamento do agronegócio no Brasil e no mundo. 4.3 Estrutura fundiária, uso da terra e relações de produção no campo brasileiro. 5 Geografia Urbana. 5.1 Processo de urbanização e formação de redes de cidades. 5.2 Conurbação, metropolização e cidades-mundiais. 5.3 Dinâmica intraurbana das metrópoles brasileiras. 5.4 O papel das cidades médias na modernização do Brasil. 6 Geografia Política. 6.1 Teorias geopolíticas e poder mundial. 6.2 Temas clássicos da Geografia Política: as fronteiras e as formas de apropriação política do espaço. 6.3 Relações Estado e território. 6.4 Formação territorial do Brasil. 7 Geografia e gestão ambiental. 7.1 O meio ambiente nas relações internacionais: avanços conceituais e institucionais. 7.2 Macro divisão natural do espaço brasileiro: biomas, domínios e ecossistemas. 7.3 Política e gestão ambiental no Brasil.
 

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Atualizado: 07/08/2018 - 15:46

Concurso IBGE: cresce expectativa para 1.800 vagas

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística encaminhou solicitação para oportunidades nos níveis médio e superior de ensino. Salários de até R$ 8,2 mil

Técnico e analista

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Ainda está em avaliação no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Getão (MPDG) o pedido do novo concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O órgão solicitou autorização para o preenchimento de 1.800 vagas efetivas em seu quadro de pessoal

 O presidente do instituto, Roberto Olinto, já reconheceu diversas vezes a necessidade urgente para a realização deste certame. Ele chegou a ressaltar que "é prioridade absoluta dessa direção concurso e plano de carreira. Sem concurso e sem carreira a história do IBGE pode se encerrar de forma melancólica. A nossa preocupação é comunicar ao Ministério do Planejamento essa situação de forma incisiva. O impacto disso vai trazer sérios danos ao IBGE”.

Em dezembro do ano passado, o instituto solicitou o aval para 1.200 chances de técnico em informações geográficas e estatísticas e outras 600 para a carreira de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.

Atualmente, a solicitação está em trâmite na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento. Desde que foi encaminhada, ela sofreu várias movimentações dentro da Pasta.

Sobre as carreiras do concurso IBGE 2018

A função de técnico destina-se aos candidatos com certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário vigente corresponde a R$ 3.890,87 contando com o vale-alimentação.

Já o posto de analista exige formação superior completa, sendo que diversos cursos são aceitos. Consta na tabela de remuneração dos servidores federais que o vencimento atual é de R$ 8.213,07.

Último concurso IBGE para efetivos

No final de 2015, o órgão lançou dois editais que, juntos, apresentaram um total de 600 oportunidades. A banca organizadora do certame, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Um edital ofereceu 460 chances para a carreira de técnico distribuídas entre diversos Estados. A validade dele encerra no dia 30 de maio de 2018, já contando com a prorrogação.

O outro teve 90 chances para analista e 50 para tecnologista, também com lotação em vários Estados. O prazo dele vai terminar em 14 de junho de 2016, com o acréscimo da prorrogação.

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Atualizado: 07/08/2018 - 10:56

Concurso Ibama: aguardada AUTORIZAÇÃO para 1.888 vagas

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades para técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos pelo órgão chegam a R$ 7,7 mil

Três cargos

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda analisa o pedido para a realização de novo concurso do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A solicitação foi enviada recentemente e há uma grande expectativa para que a autorização seja liberada ainda este ano
 
O requerimento encaminhado solicita um total de 1.888 vagas, e não mais 1.529 como anteriormente. De tais oportunidades, 759  são para técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.
 
As carreiras de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama exigem nível superior, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com ensino médio.
 
As remunerações iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 
 

Últimos concursos do Ibama para analista


 
A seleção anterior para analista ambiental do Ibama foi aberto em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 para a área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 para licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 para monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 para gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.
 
Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.
 
Os dois processos seletivos foram organizados pelo Cespe/UnB.
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Atualizado: 06/08/2018 - 11:38

Concurso INSS: pedido tem novos avanços no Planejamento

Solicitação encaminhada recentemente ao Ministério do Planejamento é para os cargos de técnico, analista e perito

Níveis médio e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Avançou novamente o pedido do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), encaminhado este ano ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG). Ao todo, foram solicitadas 10.468 vagas para o seu quadro de pessoal.

As chances requeridas são para os cargos de técnico do seguro social (6.034 vagas), analista do seguro social (2.222) e perito médico previdenciário (2.212). Tais ofertas são para novo certame e a convocação de remanescentes.

Vale lembrar que, no dia 5 de agosto, encerrou o prazo de validade do último certame do órgão. O sindicato da categoria cobrou várias vezes a necessidade da convocação de pessoal, como isso não aconteceu, a expectativa é de que ao menos uma nova seleção seja autorizada o mais rápido possível.

A Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) informou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, já que há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.

• APOSTILAS CONCURSO INSS 2018 - TÉCNICO E ANALISTA DO SEGURO SOCIAL
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Das vagas solicitadas inicialmente no pedido, pelo menos 7.580 são para a abertura de novo concurso público a partir de 2018. Destas chances, 3.941 são para técnico (área meio), 1.493 para analista (diversas formações) e 2.146 para perito.

Consta na nota técnica enviada pelo INSS ao Planejamento que as demais ofertas são para as seguintes situações: 2.644 vagas para os excedentes da seleção vigente (2.114 para técnico e 530 para analista) e 6.324 que podem ser tanto para o atual processo seletivo quanto para o novo certame (6.160 para técnico e 164 para analista).

Sobre os cargos 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

Defasagem de pessoal 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 20 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está mais crítica porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

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Último concurso do INSS

No final de 2015, foi lançado o edital para o preenchimento de 950 vagas. Um total de 800 oportunidades foi para o emprego de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência para o cargo foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Atribuições do técnico e analista do seguro social

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.


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Atualizado: 06/08/2018 - 11:23

CRESS MT: concurso com inscrições abertas

Oferta no concurso do Conselho Regional de Serviço Social da 20ª Região é de três vagas para os cargos de assistente administrativo/financeiro e assistente social/agente fiscal

Níveis médio e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O Conselho Regional de Serviço Social da 20ª Região, no Mato Grosso, (CRESS/MT) abriu as inscrições do concurso público destinado ao provimento de três vagas do seu quadro de pessoal. Oportunidades serão lotadas no município de Cuiabá.

Do total de ofertas, duas são destinadas ao cargo de assistente administrativo/financeiro - atendimento, que exige diploma de conclusão de curso de ensino médio. O salário inicial é de R$ 1.771,32. 

A outra vaga é reservada ao posto de assistente social - agente fiscal, que requer nível superior em serviço social e registro no CRESS. A remuneração é de R$ 3.695,26. 

Para participar basta preencher o formulário de inscrição na página eletrônica da RBO Assessoria (www.rboconcursos.com.br) e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 60 para ensino médio e R$ 80 para nível superior. O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 4 de setembro. 

APOSTILA CONCURSO CRESS MT 2018 - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO FINANCEIRO

Todos os inscritos no concurso do CRESS/MT serão avaliados por meio de provas objetiva e dissertativa. Elas serão aplicadas no município de Cuiabá/MT no dia 30 de setembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno. 

A prova objetiva contemplará questões de múltipla escolha sobre as matérias de língua portuguesa, matemática/raciocínio lógico, conhecimentos em informática e/ou conhecimentos específicos e legislação. 

Já a prova dissertativa consistirá na elaboração de um texto dissertativo, com base em uma situação problema ou um tema formulado pela banca examinadora. O tema abordado será elaborado com base no programa de conhecimentos específicos.

 

Atribuições dos cargos do CRESS MT

 

Assistente administrativo/financeiro - atuar no suporte administrativo quando da realização de eventos patrocinados pelo CRESS e efetuar a divulgação através da utilização do correio eletrônico (e-mail) e/ou outros meios de comunicação; manter contatos regulares com as áreas da sede do Conselho para troca de informações e/ou esclarecimento de dúvidas; atuar no suporte administrativo às comissões, diretoria, seccionais (quando houver) e agentes fiscais; organizar as informações, classificar e controlar a prestação de contas referentes às viagens realizadas; controlar a utilização e níveis de estoque de material e apoio utilizados; organizar e manter atualizado o cadastro e as informações contidas no sistema de mala direta; controlar e efetuar compras locais de materiais de escritório e de limpeza; efetuar depósitos, retirada de talões de cheques e pagamentos em bancos (aluguel, papelaria, materiais, água, luz e outros); providenciar a reprodução de documentos; entre outras tarefas.

Assistente social/agente fiscal - executar a política nacional de fiscalização do conjunto CFESS/CRESS, e ter disponibilidade para viajar; assessorar a direção e conselho pleno em assuntos relacionados ao exercício da profissão; auxiliar a direção nas pautas dos veículos de informação da entidade e avaliar o seu conteúdo; fiscalizar e inspecionar as atividades de serviço social na área de jurisdição do Conselho; propor e realizar atividades preventivas de orientação e discussão de questões referentes ao exercício profissional do assistente social, junto aos profissionais e instituições; elaborar o plano anual de ação da Comissão de Orientação e Fiscalização - COFI; prestar esclarecimentos a qualquer interessado sobre a formalização e encaminhamento de denúncias éticas, desagravo público, exercício ilegal e situações irregulares; receber denúncias e tomar as medidas e providências necessárias para sua apuração e elaborar parecer conclusivo a respeito da mesma; realizar visitas de averiguação de irregularidades em instituições públicas e privadas, prestadores de serviços específicos relativos ao serviço social ou naquelas que possuam em seus quadros, pessoas exercendo ilegalmente as atribuições privativas do profissional assistente social; entre outras.

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Atualizado: 03/08/2018 - 13:38

Concurso SEJUDH MT: INSCRIÇÕES abertas para três cargos

Com ofertas em seis cidades, concurso da Sejudh preencherá postos de assistente administrativo, técnico de saúde bucal e agente de segurança. Salários variam de R$ 2,5 mil a R$ 3 mil

Níveis médio e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso (Sejudh MT) abriu nesta sexta-feira (3) as inscrições para o concurso destinado a formar cadastro reserva em três cargos. 

 

Profissionais com ensino médio têm oportunidades como assistente administrativo e técnico de saúde bucal, função que também cobra formação técnica. Ambas as carreiras pagam R$ 2.570,35.  

 

Já o cargo de agente de segurança socioeducativo (remuneração de R$ 3.023,92) requer curso superior em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "B".

 

APOSTILA CONCURSO SEJUDH MT 2018  - AGENTE DE SEGURANÇA / ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

As vagas em disputa no concurso da Sejudh estão distribuídas entre unidades instaladas em Cuiabá, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde, Cáceres, Rondonópolis e Sinop. 

 

 

Inscrições e etapas do concurso da Sejudh MT

 

 

As inscrições podem ser registradas até 3 de setembro, mediante a realização de cadastro no site www.ibade.org.br. A taxa custa R$ 70 para assistente e técnico e R$ 90 para agente de segurança. 

 

Em 30 de setembro, todos os candidatos realizarão prova objetiva, além de redação apenas para agente de segurança. Haverá aplicação em Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.  

 

O conteúdo programático abrange língua portuguesa; raciocínio lógico; história e geografia de Mato Grosso; noções básicas de direito; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); direitos humanos; Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e legislação pertinente; e ética e legislação na administração pública. 

 

As outras fases do processo seletivo incluem: exame de saúde, entre 7 e 11 de janeiro de 2019, teste físico, entre 15 e 18 de fevereiro, e avaliação psicológica, em 24 de março e 5 de maio, e investigação social.

 

De acordo com o edital, o concurso da Sejudh terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da pasta. 

 

 

Concurso Sejudh: conteúdo programático parcial para cargos de nível médio

 

 

Língua portuguesa - Interpretação de textos, com domínio de relações discursivas, semânticas e morfossintáticas. Tipos textuais: narrativo, descritivo, argumentativo e injuntivo. Gêneros discursivos. Coesão e coerência textual. Valor dos conectivos. Usos dos pronomes. Semântica: sinonímia, polissemia, homonímia, hiperonímia, hiponímia. Figuras de linguagem: hipérbole, metáfora, metonímia, personificação e outros. Estrutura e formação de palavras: composição, derivação e outros processos. Flexão nominal e verbal. Emprego de tempos e modos verbais. Classes de palavras. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Estruturação de períodos: coordenação, subordinação e correlação. Pontuação. Variação linguística. Ortografia vigente.

 

Raciocínio lógico - Sequências Lógicas e leis de formação (verbais, numéricas, geométricas); Teoria dos conjuntos (simbologia, operações e diagramas de Venn-Euler); Problemas com tabelas; Problemas sobre as quatro operações fundamentais da matemática; Proporções; Regra de três simples e composta; Regra de Sociedade; Análise Combinatória: Aplicações do Princípio Fundamental da Contagem e do princípio da casa dos pombos; Noções de probabilidades (definições, propriedades, problemas).

 

Ética e legislação na administração pública - Constituição Federal de 1988, artigos do 1º a 16º e artigos 37 a 41. Lei de Improbidade Administrativa (Lei Federal nº 8.429/92). Lei de acesso à informação (Lei Federal nº 12.527/11). Artigos 312 ao 326, do Código Penal, que tratam dos crimes cometidos por funcionário público contra a Administração Pública. Lei Complementar n° 112 de 01.07.02 - Institui o Código de Ética Funcional do Estado de Mato Grosso; Lei Complementar n° 207 de 29.12.04 - Institui o Código Disciplinar do Servidor Civil; Lei n° 7.692, de 1º de julho de 2002 - Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Estadual; Lei complementar estadual nº 04, de 15 de outubro de 1990 e alterações posteriores (Estatuto dos Servidores Públicos da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas Estaduais); Lei estadual nº 9.688, de 28 de dezembro de 2011, alterada pela Lei nº 10.499, de 17 de janeiro de 2017.
 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso da Sejudh

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Atualizado: 03/08/2018 - 12:14

Concurso Receita Federal: 2.083 vagas seguem em análise

Oportunidades solicitadas ao Ministério do Planejamento são para as carreiras de auditor-fiscal e analista tributário. Iniciais do concurso da Receita serão de até R$ 16,2 mil

Aguarda autorização

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Segue em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido do concurso da Receita Federal do Brasil (RFB). O órgão solicitou autorização para preencher 2.083 vagas em seu quadro de pessoal.

Dados indicam que a falta de servidores na RFB está cada vez mais crítica, ainda mais que a cada novo levantamento cresce o número de postos vagos. A tendência é que a quantidade de servidores fique cada vez mais escassa, caso uma nova seleção não ocorra.

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Último levantamento, de dezembro de 2017, aponta que a Receita Federal tem 20.830 postos em aberto, número em constante crescimento. Do déficit de servidores, 10.922 são de auditores e 9.908 de analista. A situação pode ficar mais crítica, ainda mais que cerca de 20% do pessoal já está apto a se aposentar.

Pedido do concurso da Receita Federal 2018

Em maio de 2017, o Ministério da Fazenda encaminhou ao Ministério do Planejamento pedido para que sejam liberadas à Receita Federal 2.083 oportunidades para auditor-fiscal e analista tributário.

Do total de ofertas requeridas para o concurso da Receita Federal, 630 são para auditor e 1.453 para analista. Ambas as carreiras aceitam profissionais com formação superior completa em diversas áreas de atuação. A remuneração inicial corresponde a R$ 16.201,64 e a R$ 9.714,42, respectivamente, já incluindo o vale-alimentação de R$ 458.

Veja também: simulado completo para o concurso da Receita 2018

Concurso da Receitra Federal para a área administrativa

Outra seleção aguardada é a que contempla 400 vagas para os cargos de assistente-técnico administrativo e analista administrativo, com lotação no quadro de pessoal da Receita Federal. Vale ressaltar que o lançamento do edital, assim que autorizado pelo MPDG, é feito pelo Ministério da Fazenda, que depois distribui as oportunidades para o seu quadro e o da RFB.

Para concorrer a assistente é necessário possuir ensino médio, sendo que o salário inicial, atualizado, é de R$ 4.137,97, considerando o vale-alimentação de R$ 458. Já a função de analista administrativo pede nível superior e oferece vencimento de R$ 5.490,09, incluindo o benefício.

Uma vez autorizado, o concurso contará com uma grande parte das vagas destinada para o Estado de São Paulo, por não ter sido contemplado na última seleção para os cargos administrativos.

Preparação para o concurso da Receita Federal 2018

Por ser considerado um dos concursos mais concorridos do Brasil, já que soma milhares de concorrentes, quem deseja conquistar um posto na RFB deve iniciar os estudos com antecedência. Em entrevista anterior ao JC, o auditor-fiscal da Receita Federal e ex-presidente do Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), Pedro Delarue, comentou que “as provas são disputadíssimas e as pessoas que estão estudando estão super preparadas, então, é necessário estudar bastante, já que há uma grande variedade de temas”.

Uma opção para se preparar para a seleção é analisar o conteúdo programático e as avaliações dos processos seletivos anteriores. 

Último concurso da Receita Federal

No caso de assistente técnico-administrativo, o concurso anterior ocorreu em 2014, sendo organizado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf). A prova contou com 70 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 20 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos básicos foram 20 de língua portuguesa, dez de matemática e raciocínio lógico, dez de conhecimentos de informática e dez de atualidades. Em conhecimentos específicos, cinco de gestão de pessoas e atendimento ao público, cinco de ética do servidor na administração pública, cinco de administração pública brasileira e cinco do regime jurídico dos agentes públicos. Informática e atualidades contaram com peso um e as demais disciplinas, com peso dois.  

Prepare-se para o concurso Receita Federal

PROVA ANTERIOR CONCURSO RFB

Para analista técnico administrativo, a última seleção foi em 2013, também organizada pela Esaf. O cargo contou com duas provas, sendo a primeira com 65 questões de conhecimentos básicos e a segunda com 50 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos gerais foram 15 de língua portuguesa, dez de atualidades, dez de raciocínio lógico quantitativo, dez de direito constitucional dez de direito administrativo e dez de informática básica. Língua portuguesa e conhecimentos específicos tiveram peso dois, enquanto as demais disciplinas contaram com peso um. Além disso, os candidatos foram submetidos a uma prova discursiva.

Saiba mais sobre o concurso da Receita Federal 2018

 


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Atualizado: 03/08/2018 - 09:46

Dom Aquino MT: tem concurso com vaga para procurador

Oferta do concurso da Câmara Municipal de Dom Aquino é de uma vaga para cargo de nível superior, cuja remuneração é de R$ 3,2 mil

Até 11 de agosto

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Ainda dá tempo de participar do concurso da Câmara Municipal de Dom Aquino, localizada no Estado de Mato Grosso. A seleção visa o provimento de uma vaga para o cargo de procurador legislativo. 

Interessados devem possuir nível superior em direito e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A remuneração inicial é de R$ 3.256,20 para carga horária semanal de 20 horas. 

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 11 de agosto, através do endereço eletrônico www.acpi.com.br. O valor da taxa de participação é de R$ 100. 

O concurso da Câmara de Dom Aquino será constituído de duas etapas: prova objetiva e análise de títulos. 

Marcada para o dia 2 de setembro, a prova objetiva contemplará 50 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de conhecimentos de informática, dez de direito administrativo, dez de direito tributário público e dez de conhecimentos específicos. 

 

Atribuições do cargo da Câmara de Dom Aquino MT

 

Procurador legislativo - Assessorar e representar a câmara municipal e nos assuntos de natureza jurídica, submetidos à sua apreciação, opinar, emitir parecer sobre os projetos de lei a originários ou encaminhados ao Poder Legislativo; dar parecer em editais e processos de licitação, bem como aprovar minutas de contratos administrativos, representar a câmara municipal em todas as instâncias do Poder Judiciário, atender às consultas que lhe forem formuladas pelo município, emitindo parecer conclusivo a respeito; estar disponível quando solicitado; participar de comissões de sindicância ou de inquérito administrativo abertos em desfavor de servidores públicos da câmara municipal. Instruir os processos de interesse público; executar outras atribuições de natureza jurídica, determinadas pela autoridade superior.

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Atualizado: 02/08/2018 - 11:35

Concurso Ibram: MPDG avalia solicitação para 313 vagas

Pedido de concurso do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) encaminhado ao Ministério do Planejamento é para carreiras com exigência de níveis médio e superior de ensino

Órgão federal

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda avalia o novo pedido para a abertura do concurso público do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em maio, o órgão solicitou aurorização para o preenchimento de 313 vagas em cargos com exigência de níveis médio e superior.

Das oportunidades requeridas, 73 destinam-se à carreira de assistente técnico, 19 para técnico em assuntos educacionais, 121 para técnico em assuntos culturais e 100 para analista.

O posto de assistente técnico exige nível médio completo, enquanto as demais colocações se destinam aos profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais vigentes não foram divulgados.

É grande a expectativa para que o novo concurso do Ibram seja autorizado em breve, para que o mesmo aconteça até o início de 2019.

Último concurso do Ibram

Organizado pela Funcab e lançado em 2010, o edital anterior apresentou 294 ofertas distribuídas nos empregos de assistente técnico I, técnico em assuntos educacionais, técnico em assuntos culturais e analista. A remuneração oferecida chegou a R$ 3.012,82.

Na época, a lotação das vagas ocorreu nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

A seleção constou de prova objetiva para todos os concorrentes. Em seguida, houve avaliação discursiva e análise de títulos para os postos de nível superior.

O teste objetivo aplicado no processo seletivo foi composto de perguntas sobre língua portuguesa, noções de informática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Os exames para técnico e analista também tiveram perguntas de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Para os empregos de nível médio, a validade do certame expirou em abril de 2014. Já para as colocações que necessitam de ensino superior, o prazo terminou em 16 de junho do mesmo ano.

Sobre o órgão

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) foi criado pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2009, com a assinatura da lei nº 11.906. A nova autarquia sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no que se refere aos direitos, deveres e obrigações dos museus federais.

O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Atualmente, cuida da administração direta de 30 museus.

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Atualizado: 02/08/2018 - 11:01

MPU: TCU revê decisão e CONCURSO pode ser agilizado

Oportunidades do concurso do MPU 2018 serão para os cargos de técnico e analista, que apresentam salários de até R$ 10,1 mil. Níveis médio e superior de ensino

Banca em breve

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O Tribunal de Contas da União (TCU) reviu sua decisão tomada  em sessão extraordinária de 18 de julho, na qual negava a possibilidade de o concurso público do Ministério Público da União (MPU) ocorrer por meio da utilização do valor recolhido pelas taxas no sentido de custear o certame. Na ocasião, a decisão proferida seria de que o certame deveria contar com previsão orçamentárias para ocorrer. No entanto, novo parecer divulgado pelo Tribunal agora atesta que o MPU pode solicitar crédito especial, tendo como justificativa a utilização do valor da taxa. A decisão foi publicada no diário oficial de 27 de julho.

O item 9.2.5 do documento publicado em diário oficial diz o seguinte: " é possível editar créditos suplementares ou especiais para fazer frente às despesas com a realização de concursos para o provimento de cargos públicos decorrentes de vagas não onerosas, lastreados na arrecadãção das taxas de inscrição, que somente poderão ser executados na medida da efetiva arrecadação da receita que lhe confere lastro"

Com isto, o MPU agora deve recorrer à Secretaria de Orçamento Federal, ligada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), no sentido de solicitar crédito especial nete sentido, com base no parecer do TCU.  

Além disso, o órgão possui outras opções que ainda permitem agilizar a contratação de pessoal. A primeira é incluir os custos no orçamento de 2019, que ainda não foi votado. O MPU também pode requerer crédito suplementar ao governo. Outra opção é requerer  orçamento junto aos quatro ramos do órgão, que são o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). 

A intenção inicial é de publicar o edital em outubro, segundo declaração do próprio secretário-geral do órgão, Alexandre Camanho, com oportunidades para ingresso de analistas, técnicos administrativos e técnicos de segurança, além de formar cadastro reserva de pessoal.

O órgão divulgou, em agosto de 2017, a portaria 84, que fixa as atribuições e requisitos para ingresso nas carreiras de analistas e técnicos, que serão oferecidas no certame.     

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Para concorrer ao cargo de técnico basta possuir ensino médio, com remuneração inicial de R$ 6.862,73. No caso de analista, com necessidade de nível superior, o salário corresponde a R$ 11.259,81.  

Melhorias salariais


É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019.

 

 

Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro  e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.    

A comissão do concurso do MPU, instituída dede março de 2017, é presidida pelo servidor Blal Yassine Dalloul e conta, ainda, com os seguintes participantes: Eloá Todarelli Junqueira, Denise Costa Recedive, Sandra Roberta de Souza Oliveira, Tatiane Diniz da Silva e Rayza Madlum de Paula.

 

Atribuições

  De acordo com a portaria, as atribuições do técnico são as seguintes: Auxiliar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; auxiliar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; atuar em planos, programas, projetos e convênios; atuar na gestão de contratos quando formalmente designado; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados; participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho; participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação; observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação; atender o público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencialmente; prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos; orientar quanto à aplicação das normas internas ou de sua área de atuação; contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho; orientar e supervisionar estagiários e aprendizes; inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos; observar e zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar tarefas de expediente; realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos; manter e controlar o arquivo setorial; e executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe

  Para os técnicos, na área de administração: Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno; atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e/ou anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documental.   Para analista: Assessorar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; assessorar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; realizar avaliações e vistorias; realizar perícias quando formalmente designado pelo órgão competente; acompanhar o desenvolvimento de trabalhos periciais; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, laudos, pareceres, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; propor planos, projetos, programas, diretrizes e políticas de atuação; atuar em planos, programas, projetos e convênios; atuar na gestão de contratos quando formalmente designado; participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho; participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação; observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação; atender o público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencialmente; prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos; orientar quanto à aplicação das normas internas ou da sua área de atuação; contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho; orientar e supervisionar estagiários e aprendizes; inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos; observar e zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar tarefas de expediente; realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos; manter e controlar o arquivo setorial; e executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe.   Para analista, na área de direito: Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas para subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais Último concurso do MPU


No concurso de 2013,  a seleção contou com 263 vagas para níveis médio e superior. As oportunidades foram para os cargos de técnico do MPU, técnico na área técnico administrativa especialidade tecnologia da informação e comunicação, técnico na área de saúde – enfermagem e técnico na área de saúde – saúde bucal.

No caso de analista, as opções foram para analista do MPU, analista na área técnico-administrativa – especialidade arquivologia, analista na área técnico administrativa – biblioteconomia, analista na área técnico administrativa – comunicação social, analista na área técnico administrativa – educação, analista na área técnico administrativa – estatística, analista na área técnico especializado – finanças e controle, analista na área técnico especializado – gestão pública, analista técnico especializado - planejamento e orçamento, analista na área de clínica médica, analista área de medicina – psiquiatria, analista na área de perícia – antropologia, analista na área de perícia – arquitetura, analista na área de perícia -contabilidade,analista na área de perícia – economia, analista na área de perícia – engenharia agronômica, analista na área de perícia – engenharia ambiental, analista na área de perícia – engenharia civil, analista na área de perícia – engenharia de segurança do trabalho, analista na área de perícia – engenharia elétrica, analista na área de perícia - engenharia florestal, analista na área de perícia – engenharia mecânica, analista na área de perícia – engenharia sanitária, analista na área de perícia – geografia, analista na área de perícia – medicina, analista na área de perícia medicina do trabalho, analista na área de perícia – oceanografia, analista na área de saúde – enfermagem, analista na área de saúde – odontologia, analista na área de saúde – psicologia, analista na área de saúde – serviço social, analista na área de tecnologia da informação e comunicação – desenvolvimento de sistemas e analista na área de tecnologia da informação e comunicação – suporte e infraestrutura.

Na ocasião, o concurso do MPU contou com oportunidades para o Distrito Federal e Eestados de Pernambuco, São Paulo, Amazonas, Rondônia, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Acre, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais,Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba e Tocantins.

A banca foi o Cespe/UnB.

 


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Atualizado: 01/08/2018 - 09:26

Concurso IPHAN: PROVAS serão aplicadas em 26 de agosto

Com ofertas distribuídas entre todo o Brasil, concurso do Iphan preencherá postos em cargos auxiliar, técnico e analista. Salários chegam a R$ 5,4 mil

Níveis médio e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Destinado a preencher 411 vagas distribuídas em todo o Brasil, além de formar cadastro reserva, o novo concurso do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) terá as provas objetiva e discursiva aplicadas em 26 de agosto. 


O processo seletivo oferece 131 postos para auxiliar institucional (R$ 3.877,97), 176 para técnico (R$ 5.493,29) e 104 para analista (R$ 5.493,29). A primeira posição requer ensino médio completo, enquanto as demais cobram formação superior. Os valores já incluem o auxílio-alimentação de R$ 458.

APOSTILAS CONCURSO IPHAN 2018 - CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR
CURSO ONLINE CONCURSO IPHAN 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

As oportunidades estão distribuídas entre a sede do órgão, em Brasília, e superintendências/escritórios técnicos em todos os Estados brasileiros. Para São Paulo, foram disponibilizados 18 postos.  

As inscrições para o concurso do Iphan foram recebidas até 16 de julho, por meio do site http://www.cespe.unb.br/concursos. As taxas custaram R$ 84 (nível médio) e R$ 117 (superior). 

 

Concurso Iphan: distribuição das vagas por área de formação


Parte das chances para auxiliar institucional é destinada a candidatos que possuem, além de segundo grau, formação técnica em conservação e restauração de bens culturais móveis; edificações; e agronomia ou jardinagem.  

 

As oportunidades para técnico no concurso do Iphan atendem profissionais formados em ciências sociais ou antropologia; arqueologia; arquitetura e urbanismo; arquivologia; biblioteconomia; ciências biológicas; engenharia agronômica; engenharia civil; história; e educação, pedagogia ou ciências humanas. 

 


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Curso Intensivo Gratuito para Concurso IPHAN

Para ajudar na preparação dos que realmente desejam passar nesse concurso, transmitiremos ao vivo e gratuitamente a partir de 18 de junho, o Curso Intensivo IPHAN. O conteúdo engloba desde português a história. São várias matérias de relevância com conteúdo de qualidade. Confira.

 

Já para analista, as opções são voltadas a participantes com graduação em qualquer área; comunicação social, jornalismo ou relações públicas; engenharia cartográfica, geografia ou geociências; e relações internacionais.

Sobre as provas do concurso do Iphan 2018


O processo seletivo envolverá provas objetiva e discursiva para todos os cargos, com aplicação nas capitais dos 26 Estados, além do Distrito Federal.

 

A primeira avaliação trará 120 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto dissertativo com até 30 linhas abordando tema da atualidade. 

 

O conteúdo programático inclui conhecimentos básicos (língua portuguesa, fundamentos da preservação do patrimônio cultura, noções de gestão/administração pública e atualidades) e específicos.

 

Haverá também análise de títulos para funções de nível superior, em período a ser definido. Os candidatos convocados poderão apresentar diplomas de especialização, mestrado e doutorado, bem como documentos que comprovem experiência profissional nos setores público e privado. 


De acordo com o edital, o concurso do Iphan terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição. 

 

Atribuições do auxiliar institucional no concurso do Iphan

 

Desenvolver atividades de nível intermediário de suporte às áreas administrativa e finalística, que compreendam a execução de atividades rotineiras de cunho administrativo e logístico; dar suporte às atividades que compõem o ciclo de gestão documental; dar suporte à análise, diagnóstico e intervenção em bens culturais móveis; dar apoio às atividades técnicas relativas à elaboração e análise de projetos e orçamentos e fiscalização de obras; dar suporte às atividades de fiscalização; realizar atividades de conservação e manutenção dos jardins históricos sob a gestão do Iphan; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Concurso Iphan 2018: atribuições do técnico

 

Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas, que compreendam elaborar estudos, análises, pareceres, laudos, notas, relatórios e avaliações técnicas para instrução e acompanhamento de processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; avaliar o impacto ao patrimônio cultural em projetos e empreendimentos, inclusive no âmbito do licenciamento ambiental; realizar vistorias, levantamentos e avaliações de campo; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; integrar conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; acompanhar e fiscalizar intervenções e(ou) serviços; realizar intervenções conservativas e(ou) restaurativas de bens culturais e acervos sob a gestão do Iphan; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Atribuições do analista no concurso do Iphan


Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas que compreendam o assessoramento especializado voltado para a gestão dos processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; participar em conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; executar atividades de gestão administrativa, orçamentária e financeira; acompanhar e fiscalizar projetos e(ou) serviços; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso do Iphan

 

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

Fundamentos da preservação do patrimônio cultura - Noções sobre história política, econômica e social do Brasil. 1.1 Noções sobre história e institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo, com ênfase na trajetória do IPHAN. 2 Marcos internacionais da preservação: Convenção relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003). 3 Legislação brasileira sobre preservação de bens culturais. 3.1 Constituição Federal (artigos 20, 23, 24, 30, 215 e 216). 3.2 Decreto-Lei nº 25/1937, e suas alterações. 3.3 Lei nº 3.924/1961. 3.4 Lei nº 11.483/2007, e suas alterações (art. 9º). 3.5 Decreto nº 3.551/2000. 3.6 Decreto nº 9.238/2017. 4 Legislação aplicada ao patrimônio cultural. 4.1 Portaria IPHAN nº 187/2010; Portaria IPHAN nº 420/2010; Portaria IPHAN nº 127/2009; Portaria IPHAN nº 137/2016.

 

Noções de gestão e administração pública - 2.1 Princípios e normas referentes à administração direta e indireta. 2.2 Lei nº 8.666/1993, e suas alterações (Licitações e contratos administrativos). 3 Legislação administrativa. 3.1 Lei nº 8.112/1990, e suas alterações. 3.2 Lei nº 9.784/1999, e suas alterações (Processo Administrativo). 3.3 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação). 3.4 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171/1994, e suas alterações. 4 Gestão de pessoas no setor público. 4 Gestão de processos. 4.1 Conceitos da abordagem por processos. 4.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

 

Atualidades - (somente para a prova discursiva): 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, relacionados ao patrimônio cultural.

 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso do Iphan 2018

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Atualizado: 30/07/2018 - 13:40

Concurso UFMT: abertas 31 vagas para professor

Com salários de até R$ 10 mil, concurso da UFMT selecionará docentes para os campi instalados em Cuiabá, Barra do Garças e Rondonópolis. Inscrições começam em 20 de agosto

Três cidades

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgou edital de concurso público destinado a preencher 31 vagas de professor

 

As oportunidades estão distribuídas entre os campi instalados em Cuiabá, Barra do Garças e Rondonópolis. 

 

Os salários variam de R$ 2.654,37 a R$ 10.043,67, a depender da carga horária e da titulação de cada docente (graduação, especialização, mestrado ou doutorado).  

 

Há ofertas para diversos cursos de nível superior, como enfermagem, medicina, psicologia, engenharia, direito, entre outros - confira a relação completa no quadro de vagas do edital.

 

 

Inscrição e etapas do concurso da UFMT

 

 

As inscrições serão recebidas entre 20 de agosto e 16 de setembro, por meio do site www.ufmt.br/concursos. O valor da taxa é de R$ 150.  

 

Válida pela primeira fase, a prova escrita está marcada para 28 de outubro. As outras etapas da seleção incluem avaliações didática e de títulos. 

 

O resultado final sairá em 27 de março de 2019. De acordo com o edital, o concurso da UFMT terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério da universidade. 

 

 

Concurso UFMT 2018: atribuições professor

 

 

Atividades pertinentes à pesquisa, ensino e extensão que, indissociáveis, visem a aprendizagem, a produção do conhecimento, a ampliação e transmissão do saber e da cultura; as inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria instituição, além de outras previstas na legislação vigente.
 

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Atualizado: 30/07/2018 - 10:22

Cuiabá MT suspende concurso com 3.785 vagas

O concurso da Prefeitura de Cuiabá tinha chances para técnico de desenvolvimento infantil, gastrônomo e professor em diversas áreas de ensino

Secretaria de Educação

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura de Cuiabá, capital de Mato Grosso, suspendeu temporariamente o processo seletivo destinado a preencher 3.785 vagas temporárias na Secretaria de Educação, além de formar cadastro reserva, de acordo com o edital

 

Eram ofertados 1.300 postos para técnico de desenvolvimento infantil. O cargo pagava R$ 1.655,54 e admitia profissionais com formação em magistério (nível médio) ou graduação em pedagogia.

 

Haviam chances de nível superior para gastrônomo (5 oportunidades e salário de R$ 3.206,03), professor pedagogo (1.520) e professor nas áreas de educação artística (120), letras - espanhol (120), ciências (120), matemática (120), história (120), geografia (120), letras - língua portuguesa (120) e educação física (120), com vencimentos de R$ 2.365,08.

APOSTILA CONCURSO PREFEITURA DE CUIABÁ 2018 - PROFESSOR PEDAGOGO

Do total de vagas que estavam em disputa no concurso da Prefeitura de Cuiabá, 20% eram reservadas a candidatos que se declaravam negros ou índios e 10% a pessoas com deficiência.

 

 

Inscrições e etapas do concurso da Prefeitura de Cuiabá 2018

 

 

As inscrições eram efetuadas pelo site do Instituto Selecon (www.selecon.org.br). As taxas custavam R$ 60 para técnico de desenvolvimento infantil e R$ 70 para as demais funções. 

APOSTILA CONCURSO PREFEITURA DE CUIABÁ 2018 - TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL

A seleção envolveria duas etapas: prova objetiva, marcada para ocorrer em 23 de setembro, e avaliação de títulos, com entrega dos documentos nos dias 4 e 5 de outubro. 

 

O conteúdo programático incluia português, raciocínio lógico, legislação e conhecimentos específicos, além de conhecimentos pedagógicos apenas para professor.  

 

O resultado final sairia em 31 de outubro. Os profissionais contratados teriam vínculo válido durante o ano letivo de 2019, de acordo com o edital do concurso da Prefeitura de Cuiabá

 

 

Concurso Prefeitura Cuiabá: o que iria cair na prova para técnico em desenvolvimento infantil

 

 

Língua portuguesa - Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexo, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.

 

Raciocínio lógico - Operações com conjuntos. Raciocínio lógico numérico: problemas envolvendo operações com números reais e raciocínio sequencial. Conceito de proposição: valores lógicos das proposições. Conectivos e negação. Argumentação lógica e diagramas lógicos. Equivalências e implicações lógicas. Quantificadores universal e existencial. Problemas de contagem: princípios aditivo e multiplicativo.

 

Legislação - Lei Orgânica do Município de Cuiabá, Lei no 220 de 22 de dezembro de 2010(dispõe sobre a carreira dos profissionais da Educação e posteriores alterações). Lei Complementar no 093/2003 (dispõe sobre o estatuto dos servidores públicos da Administração Pública direta, autárquica e fundacional do Município de Cuiabá). Ética, organização e cidadania.

 

Conhecimentos específicos - Pedagogia da infância, o processo de cuidar e educar, as diferentes dimensões humanas, fases de desenvolvimento da criança, direitos da infância, didática e metodologia do ensino na Educação Infantil. Linguagem verbal, escrita e corporal, manifestações e tradições culturais brasileiras, linguagem matemática, literatura infantil no Brasil. Conceitos metodológicos específicos das áreas do conhecimento de português, matemática, história, geografia, ciências e artes da Educação Básica, com foco na vivência infantil, no conhecimento do espaço voltados para a construção de habilidade de segurança e autonomia. Processos cognitivos na alfabetização. A construção e desenvolvimento da leitura e escrita. A formação do pensamento logico da criança. O ambiente alfabetizador e as dificuldades de aprendizagem. A alfabetização nos diferentes momentos históricos. A função social da alfabetização. A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento. Desenvolvimento linguístico e desenvolvimento cognitivo. As etapas do processo de alfabetização. A importância da consciência fonológica na alfabetização. A tecnologia a favor da alfabetização. A perspectiva infantil na fase da alfabetização. Teorias da aprendizagem. Avaliação. Planejamento docente: dinâmica e processos. Currículo e didática: histórico, teorias e tendências atuais. Interdisciplinaridade. Projeto Político Pedagógico: princípios e finalidades. Tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira. A função social da escola pública contemporânea.
 

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Atualizado: 24/07/2018 - 13:09

Min. do Trabalho: sindicato reforça urgência em concurso

Solicitação para abertura de concurso para o Ministério do Trabalho é para cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino. Iniciais de até R$ 16,2 mil

Agente e auditor

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

No último dia 17 de julho, o (Sinait Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho) teve a sua primeira reunião com o novo ministro do Trabalho, Caio Luiz. Um dos assuntos discutidos é a autorização urgente de novo concurso para o Ministério do Trabalho

Os dados do Sinait apontam que o órgão tem mais de 1.300 cargos vagos e cerca de 500 auditores em condições de se aposentar. O presidente do sindicato, Carlos Silva, ressaltou que “não há fiscalização sem fiscais”.

A expectativa é de que ainda em 2018 seja concedida a autorização para o novo concurso do Ministério do Trabalho.

O último pedido encaminhado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão solicitou a abertura de 2.595 vagas distribuídas em diversos cargos com exigência de níveis médio e superior. Do total de oportunidades requeridas, 1.163 é para a função de agente administrativo, que pede apenas ensino médio e apresenta inicial de R$ 3.881,97, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

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As outras 1.432 chances requeridas para o concurso do Ministério do Trabalho são para candidatos com formação superior, sendo 1.190 para a função de auditor-fiscal do trabalho, 85 para administrador, 34 para arquivista, 54 para contador, cinco para engenheiro, cinco para estatístico, três para sociólogo, 26 para psicólogo, dez para técnico em assuntos educacionais, dez para técnico em comunicação social e 12 para economista. Os salários oferecidos chegam a  R$ 16.201,64, contando com o benefício de alimentação.

Principais atribuições do agente e do auditor

Cabe ao agente administrativo exercer atividades que envolvam o suporte administrativo ás unidades organizacionais do órgão, com atuação nas áreas finalísticas, de gestão de pessoas, material, patrimônio, orçamento e finanças, compreendendo tarefas de natureza repetitivas ou não, como operar os sistemas corporativos e governamentais, atender ao público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencial, elaborar documentos e correspondências, elaborar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos, elaborar e conferir cálculo, realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos e documentos, manter e controlar arquivos, orientar a aplicação de noras internas ou de sua área de atuação, participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho, participar do plano de trabalho institucional de sua unidade, realizar levantamento de dados de natureza técnica e atuar na gestão e fiscalização de contratos e convênios. 

No caso de auditor fiscal, entre as atividades estão o cumprimento das disposições legais e regulamentares, inclusive as relacionadas à segurança e medicina do trabalho, no âmbito das relações de trabalho e emprego, verificação dos registros em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), visando à redução dos índices de informalidade, verificação do recolhimento do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS), com o objetivo de maximizar os índices de arrecadação, e cumprimento de acordos, convênios e contratos coletivos de trabalho celebrados entre empregadores e empregados.

Últimos concursos do Ministério do Trabalho

Para agente, o concurso anterior do Ministério do Trabalho ocorreu em 2014 e foi organizada pelo Cespe/UnB. O exame contou com 120 tópicos, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, além de prova discursiva de conhecimentos específicos.

Em conhecimentos básicos foram cobrados temas de língua portuguesa, noções de informática, noções de direito administrativo, atualidades, ética no serviço público e noções de administração financeira e orçamentária. Em conhecimentos específicos, legislação específica, noções de gestão de pessoas nas organizações, noções de administração de recursos materiais, noções de arquivologia e noções de gestão e fiscalização de contratos e convênios.

Para auditor, o último certame ocorreu em 2013 e também organizado pelo Cespe/UnB. A seleção constou de provas objetivas, exames discursivos e sindicância de vida pregressa. As provas objetivas tiveram 220 perguntas, sendo 100 de conhecimentos básicos e 120 de conhecimentos específicos.   

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Atualizado: 23/07/2018 - 12:59

BACEN pretende abrir CONCURSO com 220 oportunidades

A solicitação de concurso do Banco Central conta com 220 vagas para as carreiras de analista e procurador

Até R$ 17,7 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda analisa o novo pedido de concurso do Bacen (Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB), encaminhado no dia 30 de maio. No total, o órgão solicitou 220 oportunidades para o seu quadro de pessoal - número bem inferior ao requerimento anterior, que era de 990 vagas.

Das oportunidades pleiteadas pelo Bacen, 200 são para a carreira de analista e 20 para procurador; desta vez não foi contemplado o cargo de técnico. A solicitação anterior era de 800 postos para analista, 150 para técnico e 40 para procurador.

Aumenta cada vez mais a expectativa para que seja realizado em breve o novo concurso do Banco Central devido à sua grande defasagem de pessoal. Atualmente, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Bacen não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o BC não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

 

Sobre os cargos do concurso do Bacen

 

A função de técnico, não contemplada mais no pedido, se destina aos profissionais que concluíram o ensino médio em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece salário inicial de R$ 6.463,44.

Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

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Último concurso para técnico e analista do Bacen

 

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. Para concorrer a este emprego o candidato precisou ter ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação para os candidatos aprovados.

Para este concurso, os profissionais foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

 

Seleção anterior para procurador do Bacen

 

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades para a função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 13/07/2018 - 16:09

Tapurah MT realiza concurso para 54 vagas

Concurso conta com oportunidades em todos os níveis de escolaridade, para preenchimento imediato e cadastro reserva de pessoal

Iniciais até R$ 15,6 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A partir do próximo dia 23 de julho, a prefeitura de Tapurah, no Mato Grosso, receberá inscrições em seu concurso público, que conta com uma oferta de 54 vagas, sendo três para cargos com exigência de alfabetização, 13 para ensino fundamental, 12 para ensino médio e 26 para nível superior, além de formar cadastro reserva de pessoal em diversos cargos. As remunerações iniciais variam de R$ 1.262,90 a R$ 15.606,85, com jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais. O atendimento vai até 8 de agosto.

 

Alfabetização
Quem possui alfabetização pode concorrer aos cargos de agente de serviços gerais (cadastro reserva, com inicial de R$ 1.262,90, para 40horas semanais), agente de serviços públicos (CR, R$ 1.658,39, 40 horas), borracheiro (CR, R$ 1.949,34, 40 horas), coveiro (1, R$ 1.262,90, 40horas), lavador lubrificador (1, R$ 1.658,39, 40 horas), operador de máquinas pesadas (CR, com carteira de habilitação “C”, R$ 1.950,97, 40 horas), pedreiro (1, R$ 1.685,65, 40 horas) e vigia (Cr, R$ 1.262,90, 40 horas).

 

Ensino Fundamental Completo e Incompleto
Para ensino fundamental: agente operacional do DAE (CR, com fundamental completo, R$ 1.685,65, 40horas), apoio administração de nutrição escolar (6, fundamental incompleto, R$ 1.167,97, 40 horas), apoio administrativo de manutenção de infraestrutura (CR, fundamental incompleto, R$ 1.167,97, 40horas), cozinheiro (2, fundamental completo, R$ 1.262,90), eletricista automotivo (1, fundamental completo, R$ 2.231,91, 40 horas), eletricista predial (1, fundamental completo, R$ 1.658,39), mecânico (CR, fundamental completo, R$ 2.512,87, 40 horas), motorista de veículos leves (3, com carteira de habilitação “C”, R$ 2.047,40, 40 horas) e motorista de veículos pesados (CR, com carteira de habilitação “D”, R$ 2.047,40, 40 horas).

 

Ensino Médio
Para ensino médio: auxiliar de saúde bucal (2, com registro no conselho, R$ 1.284,26, 40 horas), leiturista (2, R$ 1.685,65, 40 horas), padeiro (1, com curso de padeiro com mínimo de 300 horas, R$ 2.512,87, 40 horas), recepcionista (2, R$ 1.262,90, 40 horas), técnico de desenvolvimento infantil (CR, R$ 1.369,55, 40 horas), técnico de laboratório (1, com registro no conselho, R$ 1.798,74, 40 horas) e técnico de enfermagem (4, com registro no conselho, R$ 1.798,74), 40 horas).

 

Nível Superior
Por fim, para nível superior: assistente social (CR, com registro no conselho, R$ 4.102,66, 30horas), auditor de controle interno (CR,  superior em ciências contábeis, administração, economia ou direito, com registro no conselho, R$ 4.102,66, 40 horas), enfermeiro (1, com registro no conselho, R$ 4.102,66, 40horas), engenheiro sanitarista (CR, com registro no conselho, R$ 4.102,66, 40 horas), fiscal de obras e posturas (1, com formação em engenharia civil ou arquitetura ou outro curso superior nas áreas de edificação e controle de obras e carteira de habilitação “A” e “B”, R$ 3.511,79, 40 horas), fonoaudiólogo (CR, com registro no conselho, R$ 2.051,33, 20 horas), fonoaudiólogo (1, com registro no conselho, R$ 4.102,66, 40 horas), médico clínico geral (CR, com registro no conselho, R$ 15.606,85, 40 horas), nutricionista (CR, com registro no conselho, R$ 2.051,33, 20 horas), odontólogo (1, com registro no conselho, R$ 4.102,66, 40horas),  professor 30 horas (20, com pedagogia, R$ 2.762,06, 30horas), professor 30 horas (CR, letras/língua inglesa, R$ 2.762,06, 30horas), professor 30 horas (CR, letras/língua portuguesa, R$ 2.762,06, 30 horas), professor 30 horas (CR, matemática, R$ 2.762,06, 30horas), professor 30 horas (CR, história, R$ 2.762,06, 30 horas), professor 30 horas (CR, geografia, R$ 2.762,06, 30 horas), psicólogo (CR, registro no conselho, R$ 4.102,66, 40 horas), psicopedagogo clínico e institucional (1, com graduação plena em educação ou  psicologia e pós graduação em psicopedagogia clínica e institucional, R$ 4.102,66, 40 horas),  técnico esportivo (1, com registro no conselho, R$ 3.682,75, 40 horas) e técnico esportivo (CR, com formação em educação física e registro no conselho, R$ 1.841,37, 20 horas) .


As inscrições poderão ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da organizadora, a KlC Concursos, que é www.klcconcursos.com.br


As taxas são de R$ 25 para cargos com exigência de ensino fundamental, R$ 35 para ensino médio e R$ 50 para nível superior.


Quem deixar a inscrição para o último dia poderá efetuar o pagamento da taxa até 10 de agosto.


A aplicação das provas está marcada para ocorrer em 9 de setembro.


As contratações serão feitas pelo regime estatutário, durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.    
   
     

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Atualizado: 13/07/2018 - 12:51

Nobres MT inscreve para 96 vagas e cadastros

Do total de postos, 53 são para preenchimento imediato e 43 para formar cadastro reserva de pessoal, com iniciais de até R$ 5 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura de Nobres, no Mato Grosso, recebe inscrições em seu processo seletivo para a oferta de 96 vagas, sendo 53 para preenchimento imediato e 43 para formar cadastro reserva de pessoal. Do total de postos, 50 são para cargos com exigência de ensino fundamental incompleto, 28 para ensino médio e 18 para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 954 a R$ 5.086,16, com jornada de 40 horas semanais para todas as opções. O atendimento vai até o próximo dia 25 de julho.

 

Ensino Fundamental
Quem possui ensino fundamental incompleto pode concorrer aos cargos de ajudante de serviços gerais (4 vagas e 21 cadastros, com inicial de R$ 954), auxiliar de odontologia (2 + 2 CR, R$ 1.0148,04), auxiliar de fisioterapia (1, R$ 1.048,04), gari (4 + 2CR, R$ 1.541,27), motorista de ambulância (4 + 3CR, R$ 2.311,66), motorista de veículos pesados (3 + 5CR, R$ 1.918,88), motorista de veículos leves(3 + 5 CR, R$ 1.340,89), operador de máquinas pesadas (2 + 6 CR,R$ 1.918,88), operador de moto niveladora (1 + 2CR, R$ 3.093,43), pedreiro (1 + 2 CR, R$ 1.340,89) e vigia (1 + 3 CR, R$ 954).

 

Ensino Médio
Para ensino médio: fiscal de tributos (2, R$ 1.464,20), fiscal de meio ambiente (1 + 1 CR,R$ 1.387,12), recepcionista (2 + 4 CR, R$ 1.048,04), técnico de higiene bucal (1 R$ 1.155,95), agente comunitário de saúde (7, com necessidade de residir na área da comunidade onde for atuar, R$ 1.541,27) e agente de combate às endemias (7, R$ 1.541,27).

 

Nível Superior
Para nível superior: arquiteto (1, R$ 4.161,41), assistente social (2 + 3 CR, R$ 4.161,41), engenheiro civil (1, R$ 5.086,16), farmacêutico (1, R$ 4.161,41), nutricionista (1 + 1 CR, R$ 4.161,41), psicólogo (1 + 2 CR, R$ 4.161,41) e professor de educação física (5CR, R$ 2.311,88).


As inscrições podem ser feitas pela internet, na página eletrônica http://www.travessia.com.br/gestoprocesso.


As taxas serão de R$ 40 para cargos com exigência de ensino fundamental, R$ 63 para ensino médio e R$ 83 para nível superior.


Quem deixar a inscrição para o último dia poderá efetuar o pagamento até 26 de julho.


A aplicação das provas está marcada para ocorrer em 19 de agosto


As contratações poderão ser feitas durante o prazo de validade do processo seletivo, que será de um ano, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.   

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Atualizado: 10/07/2018 - 10:51

Nova Guarita MT abre CONCURSO para 39 vagas

A remuneração oferecida varia de R$ 954 a R$ 10.490 mensais. A jornada de trabalho será de 20h a 40h semanais

Vários cargos

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura de Nova Guarita, no Estado do Mato Grosso, publicou edital de concurso público que busca preencher 39 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade, além de formar cadastro reserva. A remuneração oferecida varia de R$ 954 a R$ 10.490 mensais.

Concurso público em Nova Guarita

O concurso público da Prefeitura de Nova Guarita oferece vagas analista de informação de contas (1), assistente administrativo (3), assistente social (1), auxiliar consultório dentário (2), auxiliar de serviços gerais (2), biblioteconomista (1), eletricista (1), engenheiro civil (1), farmacêutico (1), fiscal sanitário (2), mecânico (1), médico (2), monitor de creche (2), motorista de ambulância (1), motorista (2), nutricionista (1), odontólogo (1), operador de máquinas (2), operador de máquinas pesadas - escavadeira hidráulica / motoniveladora (2), procurador municipal (1), professor III - pedagogia (4), professor IV - educação física (1) e professor de matemática (1), psicólogo (1), recepcionista (1), técnico em enfermagem (1), técnico em laboratório (1), assistente administrativo (1) e engenheiro sanitarista (1).

A jornada de trabalho será de 20h a 40h semanais.

O processo seletivo do concurso público da Prefeitura de Nova Guarita consistirá em provas objetiva, discursiva - redação e prática e avaliação de títulos. As etapas iniciais estão previstas para o dia 26 de agosto. Esta seleção é válida por dois anos, com possibilidade de prorrogação

As inscrições para o concurso público da Prefeitura de Nova Guarita devem ser efetuadas até às 17h de 9 de agosto, no site www.w2consultores.com.br. As taxas vão de R$ 40 a R$ 130.

Como se inscrever no concurso público da Prefeitura de Nova Guarita

Aqueles que não possuírem acesso à internet podem se dirigir ao posto de atendimento situado na Secretaria Municipal de Educação, que fica na avenida dos Migrantes, s/nº, Travessa Santo Antônio. O horário de funcionamento é das 8h às 11h e das 14h às 17h.

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Atualizado: 05/07/2018 - 15:54

Tangará da Serra MT tem concurso para todos os níveis

Concurso da Prefeitura de Tangará da Serra apresenta vagas para médico, motorista, operador, fiscal, agente, técnico, psicólogo, entre outros cargos

Até R$ 6,5 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, no Estado do Mato Grosso, inscreve para processo seletivo (CR) com nove vagas imediatas e cadastro reserva de pessoal. A remuneração inicial varia entre R$ 848,16 e R$ 6.553,28.

Os cargos de cozinheira (CR) e ajudante de serviços gerais (CR) destinam-se aos profissionais que são alfabetizados. 

Candidatos com ensino fundamental podem concorrer aos empregos de motorista (CR), mecânico (1), operador de máquina (1 + CR), instalador de rede (1), operador de elevações de água (CR), operador de elevações de esgoto (CR) e auxiliar cirurgião dentista (CR). 

As carreiras de técnico de enfermagem (CR), técnico de raio-X (CR), fiscal de consumo/leiturista (CR), instrutor de oficina (1 + CR), instrutor de artesanato (CR), intérprete de libras (1), técnico de informática (CR), operador de ETA (1 + CR), gesseiro (CR) e agente administrativo II (CR) exigem nível médio ou curso técnico. 

Quem possui formação superior pode concorrer no concurso da Prefeitura de Tangará da Serra para as seguintes funções: engenheiro sanitarista (CR), odontólogo (CR), médico clínico geral (CR), psicólogo (CR), médico ultrassonografista (CR), médico ortopedista (CR), farmacêutico (CR), professor em várias áreas (3 + CR). 

Saiba mais sobre o concurso da Prefeitura de Tangará da Serra 

As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até as 16h do dia 13 de julho, sendo que as taxas custam entre R$ 20 e R$ 60. O endereço eletrônico com o formulário de participação é www.tangaradaserra.mt.gov.br

Todos os participantes serão submetidos a uma prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha. O exame está marcado para 22 de julho, a partir das 8 horas, em locais que serão divulgados no mesmo site das inscrições.
 

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