Publicado: 29/10/2018 - 17:34 | Atualizado: 07/11/2018 - 15:21
Publicado: 29/10/2018 - 17:34 | Atualizado: 07/11/2018 - 15:21

Concurso Receita Federal: é grande pressão por aval

Oportunidades solicitadas ao Ministério do Planejamento são para as carreiras de auditor-fiscal e analista tributário. Iniciais do concurso da Receita serão de até R$ 16,2 mil

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Uma das autorizações mais esperadas é a do concurso da Receita Federal do Brasil (RFB). Acontece que o órgão sofre com uma grande defasagem de pessoal, que afeta gravemente a qualidade dos serviços prestados à população, conforme vem sendo discutido pela categoria e apontado em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU).

A última solicitação encaminhada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) é para o preenchimento de 5.000 vagas, de acordo com o diretor do Departamento de Relações de Trabalho no Serviço Público (Deret/SGP), Paulo de Tarso Cancela Campolina de Oliveira. 

Os dados mostram que a situação da RFB está cada vez mais crítica devido à sua grande defasagem de pessoal, que tem aumentado a cada novo levantamento. A tendência é que a quantidade de servidores fique cada vez mais escassa, caso uma nova seleção não ocorra.

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Sindicatos da categoria demonstraram diversas vezes, ao longo dos últimos meses, a necessidade de um certame urgente e que os serviços prestados à população podem ser seriamente prejudicados se nada for feito pelo governo.

Último levantamento, de agosto de 2018, aponta que a Receita Federal tem 21.237 postos em aberto, número em constante crescimento. Do déficit de servidores, 11.197 são de auditores e 10.040 de analista. A situação pode ficar mais crítica, ainda mais que cerca de 20% do pessoal já está apto a se aposentar.

Defasagem de pessoal na Receita Federal - Levantamento de agosto/2018

Pedido do concurso da Receita Federal 2018

A solicitação do concurso da Receita Federal é para 3.000 oportunidades de analista-tributário de 2.000 de auditor-fiscal.

Ambas as carreiras aceitam profissionais com formação superior completa em diversas áreas de atuação. O salário inicial corresponde a R$ 16.201,64 e a R$ 9.714,42, respectivamente, já incluindo o vale-alimentação de R$ 458.

Veja também: simulado completo para o concurso da Receita 2018

Concurso da Receita Federal para a área administrativa

Outra seleção aguardada é a que contempla 400 vagas para os cargos de assistente-técnico administrativo e analista administrativo, com lotação no quadro de pessoal da Receita Federal. Vale ressaltar que o lançamento do edital, assim que autorizado pelo MPDG, é feito pelo Ministério da Fazenda, que depois distribui as oportunidades para o seu quadro e o da RFB.

Para concorrer a assistente é necessário possuir ensino médio, sendo que o salário inicial, atualizado, é de R$ 4.137,97, considerando o vale-alimentação de R$ 458. Já a função de analista administrativo pede nível superior e oferece vencimento de R$ 5.490,09, incluindo o benefício.

Uma vez autorizado, o concurso contará com uma grande parte das vagas destinada para o Estado de São Paulo, por não ter sido contemplado na última seleção para os cargos administrativos.

Preparação para o concurso da Receita Federal 2018

Por ser considerado um dos concursos mais concorridos do Brasil, já que soma milhares de concorrentes, quem deseja conquistar um posto na RFB deve iniciar os estudos com antecedência. Em entrevista anterior ao JC, o auditor-fiscal da Receita Federal e ex-presidente do Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), Pedro Delarue, comentou que “as provas são disputadíssimas e as pessoas que estão estudando estão super preparadas, então, é necessário estudar bastante, já que há uma grande variedade de temas”.

Uma opção para se preparar para a seleção é analisar o conteúdo programático e as avaliações dos processos seletivos anteriores. 

Último processo seletivo

No caso de assistente técnico-administrativo, o concurso anterior ocorreu em 2014, sendo organizado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf). A prova contou com 70 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 20 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos básicos foram 20 de língua portuguesa, dez de matemática e raciocínio lógico, dez de conhecimentos de informática e dez de atualidades. Em conhecimentos específicos, cinco de gestão de pessoas e atendimento ao público, cinco de ética do servidor na administração pública, cinco de administração pública brasileira e cinco do regime jurídico dos agentes públicos. Informática e atualidades contaram com peso um e as demais disciplinas, com peso dois.  

Prepare-se para o concurso Receita Federal

PROVA ANTERIOR CONCURSO RFB

Para analista técnico administrativo, a última seleção foi em 2013, também organizada pela Esaf. O cargo contou com duas provas, sendo a primeira com 65 questões de conhecimentos básicos e a segunda com 50 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos gerais foram 15 de língua portuguesa, dez de atualidades, dez de raciocínio lógico quantitativo, dez de direito constitucional dez de direito administrativo e dez de informática básica. Língua portuguesa e conhecimentos específicos tiveram peso dois, enquanto as demais disciplinas contaram com peso um. Além disso, os candidatos foram submetidos a uma prova discursiva.

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Atualizado: 07/11/2018 - 13:53

Prefeitura de Taubaté SP abre concurso com 21 vagas

As chances são para candidatos de níveis médio, técnico e superior. Inscrições serão recebidas até o dia 2 de dezembro

Dois editais

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Encontram-se abertas as inscrições de dois editais de concurso da Prefeitura Municipal de Taubaté, localizada no Estado de São Paulo. Ao todo, serão preenchidas 21 vagas do seu quadro de pessoal. 

Quem tem o ensino médio completo pode se inscrever para as funções de fiscal do meio ambiente (2 vagas), fiscal de posturas (10) e agente comunitário de saúde (1). O salário inicial é de R$ 1.458,83.

O cargo de técnico de segurança do trabalho (1) requer curso técnico na área e registro no órgão de classe. O vencimento é de R$ 1.627,71. 

Aqueles que têm o nível superior estão aptos às carreiras de enfermeiro do trabalho (1) e médico nas especialidades de neurologia (1), oftalmologia (1), pneumologia adulto (1), reumatologia (1), urologia (1) e do trabalho (1). As remunerações são de R$ 1.978,67 para enfermeiro e R$ 3.553,80 para médicos. 

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no site do Instituto Excelência (www.institutoexcelenciapr.com.br) e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 15,65 para todos os empregos. O prazo se encerrará no dia 2 de dezembro. 

Concurso Prefeitura de Taubaté SP: prova

Os candidatos serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório. Ela será composta por 50 questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa e interpretação de textos, matemática, conhecimentos gerais, atualidades, legislação de saúde pública e/ou conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, o exame será aplicado no município de Taubaté/SP no dia 16 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado com antecedência de três dias. 

Descrição dos cargos de nível médio

Fiscal do meio ambiente - orienta e fiscaliza as atividades e obras para prevenção/preservação ambiental e da saúde, por meio de vistorias, inspeções e análises técnicas de locais, atividades, obras, projetos e processos, visando o cumprimento da legislação ambiental e sanitária; promove educação sanitária e ambiental. Executa outras atividades correlatas.

Fiscal de posturas - fiscalizam estabelecimentos comerciais, feiras, diversões públicas, bares, casas de jogos, comerciantes autônomos e outros, verificando o cumprimento da legislação vigente, a fim de fazer cumprir a política tributária. Entre outras tarefas.

Agente comunitário de saúde - age como elo entre a comunidade e os serviços de saúde. Seu trabalho é realizado casa a casa, em sua micro área de abrangência, auxiliando as pessoas e os serviços na promoção e proteção da saúde. 
 

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Atualizado: 07/11/2018 - 11:33

CGE CE: assinado contrato com banca para analistas

Seleção contará com oferta inicial de 25 vagas, com exigência de nível superior em qualquer área. Remuneração pode chegar a R$ 17 mil

Edital nos próximos dias

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

A Controladoria Geral do Estado do Ceará (CGE/CE) divulgou, por meio de publicação em diário oficial, nesta quarta-feira, 7  de novembro, a assinatura do contrato com a banca organizadora do seu novo concurso público, que será o Cebraspe, escolhida por dispensa de licitação em 14 de setembro. Com isto, a publicação do edital de abertura de inscrições pode ocorrer já nos próximos dias.

A seleção contará com uma oferta de 25 vagas para o cargo de analista de controle interno.  

Para concorrer ao cargo é necessário apenas possuir formação de nível superior em qualquer área de formação, com remuneração inicial que pode chegar a, aproximadamente, R$ 17 mil, considerando vencimento básico e gratificação de desempenho.

CURSO CONCURSO CGE CE 2018 - AUDITOR DE CONTROLE INTERNO

A comissão será presidida pelo servidor Paulo Roberto de Carvalho Nunes e contará, ainda, com os seguintes membros: Lara de Oliveira Osório Ayres, Virgílio Crescêncio Granjeiro, Renata Fimeza Soares e Maria Corcyra Vasconcelos de Saboya.


Seleção anterior
O último concurso do órgão ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 18 vagas para o cargo de auditor de controle interno. A banca organizadora, na ocasião, foi a Universidade Estadual do Ceará (UECE). As oportunidades foram distribuídas pelas áreas de auditoria governamental de processos com foco em riscos, com oito vagas; auditora em obras públicas, com seis; e auditoria em tecnologia da informação, com quatro.
   
      

 

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Atualizado: 07/11/2018 - 11:01

Prefeitura de Seara SC: concurso reúne 45 vagas

Ofertas são para cargos de todos os níveis escolares, com salários de até R$ 16 mil. Inscrições serão recebidas até o dia 19 de novembro

Vários cargos

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Seara, localizada no Estado de Santa Catarina, está com inscrições abertas de concurso público para preenchimento de 45 vagas para cargos de todos os níveis escolares. A seleção ainda formará cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades. 

Interessados devem se inscrever no endereço eletrônico da banca organizadora do certame, que é a AMAUC (www.amauc.org.br) e efetuar o pagamento da taxa de participação, nos valores de R$ 60 (nível alfabetizado), R$ 80 (ensino fundamental), R$ 100 (médio e técnico) e R$ 150 (superior). O prazo para registro das candidaturas se encerrará em 19 de novembro. 

Vagas da Prefeitura de Seara SC

Candidatos alfabetizados podem se inscrever para as funções de gari (2 vagas), operador de máquinas agrícolas e similares (1), operador de máquinas pesadas (2), servente externo (2), servente interno (2) e vigia (1). Os salários iniciais oscilam entre R$ 1.030,73 e R$ 1.994,92. 

Para quem tem o ensino fundamental, as chances do edital são para os empregos de borracheiro (1), lubrificador/lavador (1), mecânico (CR), monitor de dança (1), monitor de música (1), motorista de veículos de cargas e passageiros (1), motorista de veículos leves e da saúde (1) e soldador (CR). Os vencimentos variam de R$ 1.431,57 a R$ 2.286,53. 

Aqueles que têm o ensino médio e/ou curso técnico podem concorrer para os cargos de adjunto administrativo (1), agente de atividades gerais (5), agente de vigilância epidemiológica (CR), atendente de unidade sanitária (CR), auxiliar de técnico de esporte (1), fiscal de obras e posturas (CR), fiscal de tributos (1), fiscal de vigilância sanitária (1), técnico de compras (CR), técnico de tributos (1), técnico em enfermagem (CR) e técnico em informática (CR). Os iniciais chegam a R$ 2.452,24. 

Nível superior é requisito para os postos de arquiteto (CR), auxiliar de creche (8), biólogo (CR), enfermeiro (CR), engenheiro agrônomo (CR), engenheiro civil (CR), especialista educação - orientador educacional (CR), instrutor de música (1), médico (1), nutricionista (CR), técnico de esportes (1) e professor das disciplinas de língua inglesa (1), educação física (2), geografia (1), matemática (1), educação infantil (2) e ensino fundamental I (1). As remunerações partem de R$ 1.639,29 e chegam a R$ 16.000. 

Concurso Prefeitura de Seara SC: provas

Todos os participantes serão avaliados por meio de prova objetiva. Ela contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico, conhecimentos gerais e atualidades, informática e/ou conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, a avaliação será aplicada no município de Seara/SC no dia 2 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

O concurso ainda será constituído das seguintes etapas: prova prática para os cargos de borracheiro, lubrificador/lavador, mecânico, monitor de dança, monitor de música, motorista de veículos de cargas e passageiros, motorista de veículos leves e da saúde, operador de máquinas agrícolas e similares, operador de máquinas pesadas, soldador, auxiliar de técnico de esporte e instrutor de música; e análise de títulos para monitor de dança, monitor de música, auxiliar de técnico de esporte, auxiliar de creche, especialista em educação - orientador educacional, instrutor de música, professores e técnico de esportes.

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Atualizado: 07/11/2018 - 09:16

Concurso Sefaz RS: última semana do prazo para auditor

Edital reúne 50 vagas. Carreira cobra curso superior e oferece remuneração inicial de R$ 20,4 mil

Receita Estadual

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Terminam às 18h da próxima terça-feira (13) as inscrições do concurso da Sefaz RS (Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul) para auditor-fiscal da Receita Estadual. São ofertadas 50 vagas, sendo cinco reservadas a pessoas com deficiência e oito a negros.  

 

O salário é de R$ 20.463,50, acrescido de prêmio de produtividade e eficiência variável. Os contratados cumprirão jornada semanal de 40 horas, havendo a possibilidade de atividades aos sábados, domingos e feriados. 

 

• CURSO CONCURSO SEFAZ RS 2018 - AUDITOR FISCAL

 

A carreira é destinada a profissionais com curso superior em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, ciências jurídicas e sociais, engenharia ou tecnologia da informação.

 

 

Concurso Sefaz RS: inscrição e prova

 

 

As inscrições para o processo seletivo devem ser efetuadas eclusivamente pela internet, por meio do endereço http://www.cespe.unb.br/concursos. A taxa custa R$ 187,77. 

 

A prova objetiva do concurso da Sefaz RS está dividida em três blocos, sendo o primeiro agendado para 2 de fevereiro e os outros dois para o dia 3 do mesmo mês. Os exames ocorrerão em Porto Alegre. Ao todo, os candidatos solucionarão 260 questões de múltipla escolha.

 

O conteúdo programático inclui: língua portuguesa; direito empresarial, civil e penal; tecnologia da informação; matemática e raciocínio lógico; contabilidade; direito administrativo e constitucional; tributário; legislação tributária estadual; auditoria contábil e fiscal.

 

De acordo com o edital, o concurso da Sefaz RS terá validade de dois anos, a contar da data de publicação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da pasta. 

 

 

Concurso Sefaz RS: atribuições do auditor

 

 

Lavrar termos, intimações, notificações, autos de apreensão, na conformidade da legislação competente; dar início à ação fiscal, executar a auditoria fiscal em relação a contribuintes e demais pessoas naturais ou jurídicas envolvidas na relação jurídico-tributária e constituir o crédito tributário mediante o respectivo lançamento; exercer a fiscalização repressiva, com imposição das multas cabíveis, nos termos da lei; proceder à apreensão, mediante lavratura de termo, de bens, equipamentos, objetos, livros, papéis e documentos em qualquer meio de armazenamento, inclusive digital ou eletrônico, necessários ao exame fiscal; proceder à verificação do interior dos estabelecimentos de contribuintes e demais pessoas vinculadas à situação que constitua fato gerador de tributo; determinar a abertura de móveis, lacrá-los ou removê-los em caso de negativa, até que, mediante colaboração policial ou por via judicial, seja cumprida a ordem; proceder ao arbitramento do montante das operações realizadas pelo sujeito passivo da obrigação tributária, nos casos e na forma previstos em lei; proceder à intimação de contribuintes e outras pessoas naturais ou jurídicas, de direito privado ou público, a fim de prestarem informações e esclarecimentos devidos ao fisco por força de lei; representar a Receita Estadual, pronunciando-se em procedimentos judiciais e extrajudiciais de inventários, arrolamentos, separações, divórcios e sobrepartilhas, acerca dos valores de bens e de direitos a eles relativos, inclusive como assistente técnico, nas avaliações judiciais contraditórias, e do correto lançamento do cálculo de liquidação judicial e demais fatos geradores de tributos de competência estadual; proceder à estimativa fiscal de bens, inclusive quando contraditória, para fins de recolhimento de tributos; administrar e executar a cobrança administrativa dos créditos tributários e não tributários, inclusive sua inscrição em dívida ativa; gerenciar e, em fase administrativa, conceder moratória e parcelamento dos créditos tributários e não tributários; responder a consultas formuladas por contribuintes no âmbito da administração tributária estadual; prover a interpretação oficial para a aplicação da legislação tributária estadual; elaborar e expedir normas jurídicas e propor a edição de leis e decretos pertinentes, relativos às atividades da Receita Estadual; atuar no procedimento administrativo-tributário de primeira instância, em qualquer fase do processo, inclusive no julgamento, e em segunda instância na qualidade de membro julgador, representante da Secretaria da Fazenda, ou de Defensor da Fazenda Pública; exercer ou executar outras atividades ou encargos pertinentes à ação fiscal relativa aos tributos dos quais o Estado detenha capacidade tributária ativa; dar cumprimento à legislação tributária; gerenciar, supervisionar e especificar os sistemas de informação da Receita Estadual.

 

 

O que estudar para a prova do concurso de auditor da Sefaz RS

 

 

Língua portuguesa - 1 Leitura e análise de textos. 2 Estruturação do texto e dos parágrafos. 3 Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. 4 Significação contextual de palavras e expressões. 5 Interpretação: pressuposições e inferências; implícitos e subentendidos. 6 Variedades de texto e adequação de linguagem. 7 Equivalência e transformação de estruturas. 8 Discurso direto e indireto. 9 Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. 10 Emprego de tempos e modos verbais. 11 Pontuação. 12 Estrutura e formação de palavras. 13 Funções das classes de palavras. 14 Flexão nominal e verbal. 15 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. 16 Concordância nominal e verbal. 17 Regência nominal e verbal. 18 Ocorrência de crase. 19 Ortografia oficial. 20 Acentuação gráfica. 21 Figuras de linguagem.

 

Direito empresarial, civil e penal - DIREITO EMPRESARIAL: 1 Empresário: caracterização, inscrição, capacidade. 2 Empresa individual de responsabilidade limitada. 3 Sociedade: empresária e simples; sociedade não personificada; sociedade personificada; espécies. 4 Lei Federal nº 6.404/1976, e suas alterações (Sociedade Anônima). 5 Estabelecimento: disposições gerais; registro; nome empresarial; prepostos. 6 Escrituração. 7 Liquidação da sociedade; transformação; incorporação; fusão; cisão. 8 Órgãos sociais; responsabilidade dos sócios; responsabilidade dos administradores. 9 Desconsideração da personalidade jurídica. 10 Sociedades coligadas, controladoras e controladas; grupo de sociedades; consórcio; sociedade cooperativa; empresa de pequeno porte e microempresa. 11 Sociedade nacional; sociedade estrangeira. 12 Contratos e obrigações mercantis: regras e princípios gerais; compra e venda mercantil; transporte. 13 Títulos de crédito: regras e princípios gerais; requisitos; classificação; exceções oponíveis e inoponíveis ao portador; nota promissória; letra de câmbio; duplicata; cheque. 14 Falência e recuperação judicial (Lei nº 11.101/2005, e suas alterações): regras e princípios gerais; caracterização e decretação da falência; efeitos da decretação da falência; administração da falência; declaração, verificação e classificação dos créditos; liquidação; extinção das obrigações; crimes falimentares. 15 O comércio eletrônico. II DIREITO CIVIL: 1 A Lei: vigência no tempo e no espaço. 2 Sujeitos do Direito: pessoas naturais, pessoas jurídicas; personalidade; capacidade das pessoas naturais e das pessoas jurídicas; domicílio. 3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 9 Atos ilícitos, exclusão da ilicitude, abuso do direito. 10 Prescrição e decadência: conceitos. 11 Direitos reais e obrigacionais: conceito; natureza; distinção. 12 Propriedade: conceito; noções gerais; aquisição, perda; restrições ao direito de propriedade; condomínio. 13 Posse: conceito; classificação; aquisição; perda; efeitos da posse; posse e detenção. 14 Direitos reais sobre a coisa alheia: conceito, superfície, servidões, usufruto, uso, habitação, penhor, hipoteca e propriedade fiduciária. 15 Obrigações: direitos reais, direitos pessoais; obrigações de dar, de fazer, de não fazer; obrigações decorrentes de atos ilícitos; solidariedade, indivisibilidade, inexecução; transmissão das obrigações; adimplemento e extinção. 16 Contratos: conceito, classificação; formação; efeitos; revisão; extinção; contrato, pré-contrato e negociações preliminares; compra e venda; troca ou permuta; doação; empréstimo; prestação de serviço; empreitada; depósito; mandato, fiança e aval; sociedade; parceria rural; transporte. 17 Alienação fiduciária em garantia. 18 Cooperativas: conceito; natureza; regime jurídico; atos cooperativos, operações de mercado. 19 Casamento: regime de bens; dissolução da sociedade conjugal. 20 Sucessão legítima: ordem de vocação hereditária; herdeiros legítimos, necessários; direito de representação. 21 Sucessão testamentária: noções; testamento público; particular; capacidade para testar; usufruto; revogação dos testamentos. 22 Herança: noções; aceitação; desistência; exclusão. 23 Inventário e partilha. 24 Temáticas de Gênero, Raça e Etnia. 24.1 Lei nº 11.340/2006, e suas alterações (Lei Maria da Penha). 24.2 Lei nº 12.288/2010 (Estatuto Nacional da Igualdade Racial) e Lei Estadual nº 13.694/2011 (Estatuto Estadual da Igualdade Racial). III DIREITO PENAL: 1 Aplicação da lei penal. 2 Crime. 3 Dolo e culpa. 4 Crimes contra a fé pública: falsidade de títulos e outros papéis públicos; falsidade documental; fraudes em certames de interesse público. 5 Crimes contra a administração pública: crimes praticados por funcionário público e por particular contra a administração em geral. 6 Lei nº 8.429/1992, e suas alterações (Improbidade administrativa). 7 Lei nº 8.137/1990, e suas alterações (Crimes contra a ordem tributária). 8 Lei nº 10.028/2000 (Crimes contra as finanças públicas). 9 Infração administrativa.

 

Tecnologia da informação - 1 Gerência de Projetos: Conceitos. Processos do PMBOK. 2 Gestão de Processos de Negócio: Modelagem de processos. Técnicas de análise e modelagem de processo. BPM – Business Process Modeling. 3 Gerência de Serviços de TI: Fundamentos da ITIL® (Versão 3). Fundamentos de COBIT (Versão 5). 4 Banco de dados: conceitos. Modelagem de dados relacional. Modelagem de dados multidimensional. Conceitos e estratégias de implantação de Data Warehouse, OLAP, Data Mining, ETL e Business Intelligence. 5 Segurança da informação: conceitos básicos. Plano de continuidade de negócio. Noções sobre criptografia, assinatura digital e autenticação. Certificação digital. Auditoria, vulnerabilidade e conformidade.

 

Matemática e raciocínio lógico - MATEMÁTICA: 1 Álgebra: conjuntos e conjuntos numéricos; sistema legal de medidas; razões e proporções; sequências numéricas; regras de três simples e compostas; porcentagem; equações e inequações de 1º e 2º graus; progressões aritmética e geométrica; análise combinatória, arranjos e permutações; matrizes determinantes e sistemas lineares; 2 Trigonometria. 3 Geometria plana. 4 Juros simples. Montante e juros. Descontos simples. Equivalência simples de capital. Taxa real e taxa efetiva. Taxas equivalentes. Capitais equivalentes. 5 Juros compostos. Montante e juros. Desconto composto. Taxa real e taxa efetiva. Taxas equivalentes. Capitais equivalentes. Capitalização contínua. Equivalência Composta de capitais. 6 Descontos: simples, composto. Desconto racional e desconto comercial 7 Rendas certas. Amortização: sistema francês; sistema de amortização constante. 8 Fluxo de caixa: fluxo de caixa da empresa e fluxo de caixa do acionista. Valor atual. Taxa Interna de Retorno: TIR do acionista e TIR do projeto. Payb ack e Valor Presente Líquido. II RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. 2 Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal; raciocínio matemático; raciocínio sequencial; orientação espacial e temporal; formação de conceitos; discriminação de elementos. 3 Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

 

Contabilidade - I CONTABILIDADE GERAL: 1 Contabilidade: conceito, objeto, objetivos, campo de atuação e usuários da informação contábil. 2 Princípios e Normas Brasileiras de Contabilidade emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). 3 Conceitos, forma de avaliação, evidenciação, natureza, espécie e estrutura. 4 Atos e fatos administrativos. 5 Livros contábeis obrigatórios e documentação contábil. 6 Variação do patrimônio líquido – receita, despesa, ganhos e perdas. 7 Apuração dos resultados. 8 Regimes de apuração – caixa e competência. 9 Escrituração contábil – lançamentos contábeis; contas patrimoniais, resultado. 10 Fatos contábeis – permutativos, modificativos e mistos. 11 Itens Patrimoniais: conteúdo, conceitos, estrutura, formas de avaliação e classificação dos itens patrimoniais do ativo, do passivo e do patrimônio líquido. 12 Demonstrações contábeis – balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, demonstração das mutações do patrimônio líquido, demonstração dos fluxos de caixa e demonstração do valor adicionado. 13 Notas explicativas às demonstrações contábeis – conteúdo, forma de apresentação e exigências legais de informações. 14 Ajustes, classificações e avaliações dos itens patrimoniais exigidos pelas novas práticas contábeis adotadas no Brasil trazidas pela Lei nº 11.638/2007, e suas alterações, e Lei nº 11.941/2009, e suas alterações. 15 Estoques – tipos de inventários, critérios e métodos de avaliação. 16 Apuração do custo das mercadorias vendidas, tratamento contábil dos tributos incidentes em operações de compras e vendas. II ANÁLISE EMPRESARIAL E FINANCEIRA: 1 Objetivo da Análise de Balanços. 2 Análise da Evolução Temporal e de Composição: Análise Vertical e Horizontal. 3 Indicadores de Situação Financeira. 4 Índices de Liquidez: objetivos, características e interpretação. 5 Forma de Financiamento dos Ativos e Imobilização de Capitais. 6 Indicadores de Avaliação do Passivo: Endividamento. 7 Indicadores de Ciclo Operacional e Financeiro. 8 Indicadores de Desempenho e Lucratividade: características, análise, controle e interpretação. 9 Margem Bruta, Margem Operacional e Margem Líquida. 10 Indicadores de Retorno. 11 Análise do Capital de Giro, Capital Circulante Líquido. 12 Capital de Giro Próprio e Capital Permanente Líquido. 13 Imobilização do Capital Próprio. 14 Indicadores de Rentabilidade. 15 Margens de Lucro sobre as Vendas. Giro do Ativo. 16 Taxa de Retorno sobre os Investimentos. III CONTABILIDADE AVANÇADA: 1 Conteúdo integral da disciplina Contabilidade Geral e ainda: Critérios de avaliação e baixas das contas do Ativo – Investimentos, Imobilizado e Intangível. 2 Contabilização de vendas, compras, devoluções, abatimentos, despesas e receitas operacionais e outras receitas e despesas. 3 Consolidação das Demonstrações Contábeis: Conceito e objetivos da consolidação, procedimentos e critérios contábeis aplicados, obrigatoriedade e divulgação. 4 Reorganização e reestruturação de empresas: Incorporação, fusão, cisão e extinção de empresas - Aspectos contábeis, fiscais, legais e societários da reestruturação social. 5 Redução ao valor recuperável de ativos: Objetivo, alcance, definições, procedimentos, divulgação e demais aspectos objeto da Resolução CFC nº 1.292/2010, e suas alterações. 6 Ativo intangível: Objetivo, alcance, definições, procedimentos, divulgação e demais aspectos objeto da Resolução CFC nº 1.303/2010, e suas alterações. Conceitos e procedimentos: Reconhecimento e mensuração. Reconhecimento de despesa. Mensuração após reconhecimento. Vida útil. Ativo intangível com vida útil definida e indefinida. Recuperação do valor contábil – perda por redução ao valor recuperável de ativos. Baixa e alienação. 7 Ajuste a valor presente: Objetivo, alcance, definições, procedimentos, divulgação e demais aspectos objeto da Resolução CFC nº 1.151/2009, e suas alterações. IV CONTABILIDADE DE CUSTOS: 1 Conceitos gerais e terminologia aplicável à contabilidade de custos. 2 Conceitos e classificação dos custos. 3 Apropriação dos custos à produção: conceito e critérios de atribuição dos custos. 4 Departamentalização: conceito, tratamento contábil, forma de apropriação e impacto no custo do produto. 5 Taxa de aplicação dos custos indiretos de produção. 6 Apuração da produção acabada, dos produtos em elaboração e dos produtos vendidos. 7 Utilização de equivalentes de produção. 8 Tipos de produção (conceito, aplicabilidade, tratamento contábil e apropriação dos custos): produção por ordem, produção contínua, produção conjunta. 9 Tipos de custeio: conceitos, diferenciações, apropriação dos custos, impactos nos resultados. 10 Formas de controle dos custos. 11 Custos estimados: conceito, tratamento contábil, análise das variações. 12 Custos controláveis: conceito, tratamento contábil e aplicação. 13 Custo padrão: conceito, tratamento contábil, aplicação e análises das variações. 14 Margem de contribuição: conceito, cálculos e aplicação. 15 Análise do custo x volume x lucro. 16 Variações do ponto de equilíbrio. 17 Grau de alavancagem operacional. 18 Margem de segurança.

 

Direito administrativo e constitucional - I DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Conceito, fontes, codificação, interpretação. 2 Estado, Governo e Administração Pública: conceito, elementos, poderes e organização; natureza e fins; princípios. 3 Organização administrativa: administração pública direta e indireta (Decreto-Lei Federal nº 200/1967, e suasalterações, e Emenda à Constituição Federal nº 19/1998, e suas alterações); Autarquias e Fundações; Empresas públicas e Sociedades de Economia Mista; Serviços Sociais Autônomos; Agências Reguladoras. 4 Agentes Públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa; processo administrativo disciplinar, sindicância e inquérito. 5 Poderes administrativos: poder regulamentar, poder hierárquico, poder disciplinar, poder de polícia. 6 Ato administrativo: conceito; requisitos - perfeição, validade e eficácia; atributos; nulidades e sanatória; extinção e desfazimento; classificação, espécies e exteriorização; atos vinculados e atos discricionários; mérito; uso e abuso de poder. 7 Contrato administrativo: conceito e características; cláusulas exorbitantes; garantias; formalização; execução, alteração, inexecução e rescisão; sanções administrativas e penalidades; espécies. 8 Convênio: conceito e características; requisitos; prestação de contas. 9 Licitação: conceito, objeto, finalidades e princípios; dispensa e inexigibilidade; vedações; modalidades e tipos de licitação; procedimentos e fases; revogação e invalidação; sanções administrativas e penalidades. 10 Lei Federal nº 12.462/2011, e suas alterações (Regime Diferenciado de Contratações Públicas). 11 Serviços públicos: noções fundamentais sobre delegação, concessão, permissão e autorização. 12 Domínio público: bens públicos; conceito, classificação em espécies. 13 Intervenção na propriedade: noções fundamentais sobre função social da propriedade, desapropriação direta e indireta, servidões administrativas e requisição. 14 Lei Orgânica da Administração Tributária: do órgão da administração tributária estadual, da carreira de Auditor-Fiscal da Receita Estadual e disposições gerais e transitórias. (Lei Complementar Estadual nº 13.452/2010). II DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Teoria geral do Estado. 2 Os poderes do Estado e as respectivas funções. 3 Teoria geral da Constituição: conceito, origens, conteúdo, estrutura e classificação. 4 Supremacia da Constituição. 5 Tipos de Constituição. 6 Constituições brasileiras. 7 Poder constituinte: conceito; espécies. 8 Emenda, reforma e revisão constitucional. 9 Princípios constitucionais. 10 Interpretação da Constituição. 11 Controle de Constitucionalidade: inconstitucionalidade formal e material. 12 Jurisdição constitucional; ação declaratória de inconstitucionalidade; ação direta de inconstitucionalidade; arguição de descumprimento de preceito fundamental (Lei Federal nº 9.882/1999). 13 Aplicabilidade e eficácia das normas constitucionais. 14 Análise do princípio hierárquico das normas. 15 Princípios fundamentais da Constituição Federal. 16 Direitos e garantias fundamentais.17 Ações constitucionais: hab eas corpus, mandado de segurança individual e coletivo; mandato de injunção, hab eas data, ação popular e ação civil pública. 18 Organização do Estado: organização político-administrativa; competência legislativa privativa e concorrente. 19 Administração Pública: princípios; servidores públicos. 20 Organização dos Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. 21 Funções essenciais à justiça: Ministério Público; Advocacia Pública e Defensoria Pública. 22 A defesa do Estado e das instituições democráticas. 23 A Constituição do Estado do Rio Grande do Sul: os poderes legislativo, judiciário e executivo.

 

Direito tributário - 1 Tributo: conceito e classificação (impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições diversas). 2 Normas gerais de direito tributário: legislação tributária (Constituição, emendas à Constituição, leis complementares, leis ordinárias, medidas provisórias, leis delegadas, decretos legislativos, resoluções do Senado Federal, decretos e normas complementares); vigência e aplicação da legislação tributária; interpretação e integração da legislação tributária. 3 Obrigação tributária principal e acessória; hipótese de incidência e fato gerador da obrigação tributária; sujeição ativa e passiva; solidariedade; capacidade tributária; domicílio tributário. 4 Responsabilidade tributária: conceito; responsabilidades dos sucessores; responsabilidade de terceiros; substituição tributária; responsabilidades por infrações. 5 Crédito tributário: conceito; constituição; lançamento (modalidades de lançamento; hipótese de alteração do lançamento); suspensão da exigibilidade; extinção; exclusão; garantias e privilégios do crédito tributário. 6 Administração tributária: características, prerrogativas, fiscalização; dívida ativa; certidões negativas. 7 Sistema Tributário Nacional: princípios gerais; regime especial de tributação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Lei Complementar Federal nº 123/2006, e suas alterações); limitações ao poder de tributar; tributos de competência da União (impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições diversas); tributos de competência dos Estados e do Distrito Federal (impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições para custeio do regime previdenciário); tributos de competência dos Municípios e do Distrito Federal (impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições para custeio do regime previdenciário e contribuição para custeio do serviço de iluminação pública); repartição das receitas tributárias. 8 ICMS nas operações interestaduais e nas exportações e importações (Lei Complementar Federal nº 87/1996, e suas alterações). 9 Execução fiscal (Código de Processo Civil): foro; título executivo. 10 Convênios para a concessão de isenções de ICMS (Lei Complementar Federal nº 24/1975).

 

Legislação tributária estadual - 1 Sistema Tributário do Estado do Rio Grande do Sul (Constituição do Estado): disposições gerais; impostos do Estado. 2 ICMS (Lei nº 8.820/1989, e suas alterações e Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto nº 37.699/1997): obrigação principal (hipóteses de incidência, momento da ocorrência do fato gerador, local da operação e da prestação, isenção, não incidência, contribuinte, responsável, base de cálculo, alíquota, crédito fiscal, apuração e pagamento do imposto, substituição tributária, suspensão, transferência de saldo credor, compensação, restituição); obrigação acessória (inscrição, documentos fiscais relativos às operações de circulação de mercadorias e prestações de serviços de transporte e de comunicação, livros fiscais, guias informativas, equipamento emissor de cupom fiscal, equipamento de processamento eletrônico de dados, regimes especiais e demais obrigações do contribuinte e de terceiros). 3 IPVA (Lei nº 8.115/1985, e suas alterações e Decreto nº 32.144/1985, e suas alterações): fato gerador; não incidência; isenção; contribuinte; responsável; inscrição; base de cálculo; alíquota; obrigações dos contribuintes. 4 ITCD (Lei nº 8.821/1989, e suas alterações, e Decreto nº 33.156/1989, e suas alterações): fato gerador; não incidência; isenção; contribuinte; responsável; base de cálculo; alíquota; obrigações dos contribuintes e de terceiros. 5 Taxas (Leis nº 8.109/1985, e suas alterações e Lei Estadual nº 14.634/2014, e suas alterações): fato gerador; contribuinte; responsável; isenções; base de cálculo; alíquota. 6 Procedimento Tributário Administrativo (Lei nº 6.537/1973, e suas alterações): Infrações à legislação tributária (disposições gerais, processo contencioso, efeitos das decisões e do inadimplemento, procedimentos especiais, consulta, apreensão, restituição e isenção infrações materiais, infrações formais, medidas acauteladoras, penalidades, redução ou dispensa da aplicação de multas); Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais (composição, funcionamento e defesa da Fazenda Pública); das demais formas de extinção do crédito tributário (disposições gerais, dação em pagamento e transação).

 

Auditoria contábil e fiscal - I AUDITORIA CONTÁBIL 1 Auditoria: conceitos, objetivos e exercícios práticos. 2 Distinção entre auditoria interna, auditoria independente e perícia contábil. 3 Procedimentos de auditoria. 4 Testes de observância. 5 Testes substantivos. 6 Papéis de trabalho e documentação de auditoria. 7 Normas de execução dos trabalhos de auditoria. 8 Planejamento da auditoria. 9 Fraude e erro. 10 Relevância na auditoria. 11 Riscos da auditoria. 12 Supervisão e controle de qualidade. 13 Estudo e avaliação do sistema contábil e de controles internos. 14 Continuidade normal dos negócios da entidade. 15 Amostragem: tamanho, tipos e avaliação dos resultados. 16 Processamento eletrônico de dados. 17 Estimativas contábeis. 18 Transações com partes relacionadas. 19 Contingências. 20 Transações e eventos subsequentes. 21 Evidência em auditoria. 22 Avaliação do negócio. 23 Carta de responsabilidade da administração. 24 Pareceres de auditoria. 25 Parecer sem ressalva. 26 Parecer com ressalva. 27 Parecer adverso. 28 Parecer com abstenção de opinião, parágrafo de ênfase. 29 Princípios de contabilidade e estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis: NBC TSP Estrutura Conceitual/2016 e Resolução CFC nº 1.374/2011. II AUDITORIA FISCAL: 1 Questões práticas sobre aplicação da Legislação Tributária do Estado do Rio Grande do Sul.


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Atualizado: 07/11/2018 - 09:05

Concurso Creci GO: termina hoje inscrição para 190 vagas

Com salários até R$ 2,7 mil, edital reúne cargos de níveis médio e superior para áreas de administração, fiscalização, direito, ciências contábeis, recursos humanos e tecnologia

Na capital

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

No Estado de Goiás, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 5ª Região (Creci GO) encerra às 23h59 desta quarta-feira (7) as inscrições para o concurso público destinado a preencher 190 vagas na capital. No total, são 21 postos para contratação imediata e 169 para cadastro reserva (CR). 

Quem possui ensino médio pode concorrer como profissional de suporte administrativo (11 postos + 39 CR). A remuneração é de R$ 1.984,43.

As carreiras de nível superior são para profissional de fiscalização (6 + 34 CR) e profissional de suporte técnico nas áreas de direito (1 + 24 CR), ciências contábeis (1 + 24 CR), recursos humanos (1 + 24 CR) e tecnologia da informação (1 + 24 CR), com ganhos de R$ 2.748,18.

• APOSTILAS CONCURSO CRECI GO 2018 - DIVERSOS CARGOS

Os vencimentos informados já incluem o auxílio alimentação diário de R$ 35 (R$ 770 no mês, considerando 22 dias trabalhados). Além disso, os contratados terão direito a convênio médico e odontológico, vale transporte e plano de cargos e salários.

Concurso Creci GO: inscrição e etapas

Os interessados em participar devem realizar cadastro pelo site do Instituto Quadrix (http://www.quadrix.org.br/). As taxas custam R$ 50 (suporte administrativo) e R$ 58 (demais funções).

Em 9 de dezembro, na capital, os candidatos realizarão provas objetiva e discursiva. A primeira trará 120 questões do tipo 'certo' ou 'errado', enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto dissertativo com até 30 linhas. 

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, informática, língua inglesa, atualidades, ética no serviço público, direito constitucional, direito administrativo e conhecimentos específicos, variando as disciplinas conforme o cargo.

A seleção inclui, ainda, análise de títulos para os concorrentes aos postos de nível superior. Os documentos (diplomas de especialização, mestrado e doutorado) deverão ser encaminhados à banca, via Sedex, entre 20 e 22 de fevereiro. 

O concurso do Creci GO terá validade de dois anos, a contar da data de divulgação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do conselho, conforme prevê o edital.

Concurso Creci GO: atribuições do profissional de suporte administrativo

Concurso Creci Go: conteúdo programático parcial

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

Informática (exceto para o cargo: PSTE-PROFISSIONAL DE SUPORTE TÉCNICO-TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO) - 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico: MS Outlook. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.

Língua inglesa (somente para o cargo: PSTE-PROFISSIONAL DE SUPORTE TÉCNICO-TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO) - 1 Compreensão de textos escritos em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para compreensão dos conteúdos semânticos.

Ética no serviço público - 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no Setor Público. 6 Decreto nº 1.171/1994.

Atualidades (apenas para o cargo de nível médio) - 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como recursos hídricos, segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia. 

Direito constitucional (apenas para os cargos de nível superior) - 1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos. 3 Administração Pública. 3.1 Disposições gerais, servidores públicos.

Direito administrativo (apenas para os cargos de nível superior) - 1 Direito Administrativo. 2 Princípios do Direito Administrativo. 3 Administração Direta e Indireta. 4 Atos Administrativos. 5 Bens Públicos. 6 Responsabilidade do Estado. 7 Lei nº 9.784/1998.

Confira o conteúdo programático completo para o concurso do Creci GO

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Atualizado: 06/11/2018 - 11:39

MP PI abre inscrição de concurso com vagas para promotor

As chances do edital são para candidatos que têm nível superior em direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica

Salário de R$ 24,8 mil

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP/PI) abriu as inscrições do concurso público para a função de promotor de justiça substituto. A seleção visa o provimento de cinco vagas imediatas, sendo uma reservada pessoas com deficiência e uma aos negros, além de formação de cadastro reserva de futuras oportunidades.  

Para ingressar na carreira é necessário possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em direito, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e comprovação de exercício por três anos, no mínimo, de atividade jurídica desempenhada exclusivamente após a conclusão do curso de bacharelado. 

A remuneração inicial oferecida pelo MP/PI ao promotor de justiça substituto é de R$ 24.818,90.

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é o responsável pela organização e execução do certame. As inscrições provisórias serão recebidas até as 18h do dia 1º de dezembro, através do site www.cespe.unb.br/concursos/mp_pi_18_promotor

Será cobrada uma taxa de participação, no valor de R$ 250, e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite de 10 de janeiro de 2019, observado o horário de funcionamento da rede bancária.  

Concurso MP PI: provas

A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será aplicada na cidade de Teresina/PI na data prevista de 3 de fevereiro de 2019, no turno da tarde.

A prova preambular será composta por 100 questões de múltipla escolha, dividas em grupos, especificados a seguir: Grupo I (direito constitucional, direito eleitoral, direito penal, direito processual penal), Grupo II (direito civil, direito processual civil, direito da infância e juventude direito do consumidor), Grupo III (direito administrativo, direito ambiental, direito financeiro e tributário), Grupo IV (direito material coletivo - difusos, coletivos e individuais homogêneos, direito processual coletivo, legislação do ministério público, noções gerais de direito e formação humanística). 

O certame ainda contará com as seguintes fases: provas discursivas; inscrição definitiva; exames de higidez física e mental e realização de sindicância de vida pregressa; prova oral; e análise de títulos.
 

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Atualizado: 06/11/2018 - 09:43

Câmara de Icém SP tem concurso com inscrições abertas

Oportunidade é de uma vagas para o cargo de advogado, cujo salário é de R$ 3,2 mil. Prazo se encerrará em 11 de novembro

Nível superior

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Ainda dá tempo de participar do concurso público da Câmara Municipal de Icém, localizada no Estado de São Paulo. A seleção visa o preenchimento de uma vaga para o cargo de advogado. 

Para ingressar na carreira é necessário possuir nível superior em direito e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O salário inicial é de R$ 3.292,70 para jornada de trabalho semanal de 20 horas. 

Entre as atribuições do posto, estão: atuar na representação judicial da câmara; emitir pareceres; atuar no processamento de licitações e/ou dispensa; auxiliar a secretaria da câmara nas funções de rotina; elaborar projetos de lei e resoluções com linguagem e técnicas de redação legislativa; executar demais atividades relacionadas à função.

Interessados devem se inscrever no endereço eletrônico da Unisisp (www.unisisp.com.br), banca organizadora do certame, e efetuar o pagamento da taxa de participação no valor de R$ 80. O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 11 de novembro. 

Concurso Câmara de Icém SP: provas

Os candidatos serão avaliados por meio de duas etapas: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos, unicamente classificatória.

Marcada para o dia 2 de dezembro, a prova objetiva terá duração máxima de duas horas e será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, dez de conhecimentos básicos em informática e 20 de conhecimentos específicos. 

A confirmação da data e as informações sobre os locais e horários do exame serão comunicados no edital de convocação, a ser divulgado no site da Unisisp com antecedência mínima de três dias.
 

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Atualizado: 06/11/2018 - 09:36

Concurso CRQ SP: última semana do prazo para 520 vagas

Destinadas a profissionais de níveis médio/técnico e superior, carreiras oferecem vencimentos acima de R$ 10,1 mil. Edital tem chances na capital e em cidades do interior e litoral

12 municípios

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Esta é a última semana para quem pretende se inscrever no concurso do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ 4), com jurisdição em São Paulo, destinado a formar cadastro reserva em 520 vagas distribuídas entre a capital e cidades do interior e litoral. O prazo termina às 23h59 da próxima segunda-feira (12). 

Profissionais com ensino médio podem concorrer como profissional de serviços técnico-administrativos (PSA) nas áreas de administração (20 - salário de R$ 4.419,55), manutenção predial (20 - R$ 4.419,55), manutenção predial/alvenaria/hidráulica e pintura (20 - R$ 4.419,55) e teleatendimento (20 - R$ 3.657,60).

Além de segundo grau, é necessário possuir formação técnica para disputar as funções de profissional de suporte técnico nas seguintes especialidades: compras (20), financeiro (20), recursos humanos (20), contabilidade (20) e informática (20). Todas as ofertas pagam R$ 5.129,13.  

Curso superior é requisito do concurso do CRQ SP para profissional de atividades estratégicas nas funções de fiscal (240 - R$ 10.117,45), bibliotecário (20 - R$ 7.097,15), analista de sistemas - programação (20 - R$ 7.097,15), analista de sistemas - rede (20 - R$ 7.097,15), advogado (20 - R$ 7.097,15) e jornalista (20 - R$ 7.097,15). 

• APOSTILAS CONCURSO CRQ SP 2018 - DIVERSOS CARGOS

Os vencimentos informados já incluem os valores referentes aos vales refeição e alimentação. Além disso, os contratados terão direito a convênio médico e odontológico, vale transporte e plano de cargos e salários. 

Todas as vagas são para atuar na capital, exceto para fiscal, carreira que também reúne oportunidades em Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. 

Concurso CRQ SP: inscrição e etapas

Os interessados devem se inscrever por meio do site do Instituto Quadrix (http://www.quadrix.org.br). São cobradas taxas de R$ 60 (ensino médio), R$ 65 (técnico) e R$ 75 (superior). 

Em 9 de dezembro, os candidatos realizarão provas objetiva e discursiva. A primeira trará 120 questões do tipo 'certo' ou 'errado', enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto contendo entre 15 e 30 linhas. 

Com duração de quatro horas, os exames ocorrerão em Araçatuba, Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Paulo.

O processo seletivo será finalizado com teste prático para fiscal e jornalista. A aplicação está prevista para 16 e/ou 17 de fevereiro, na capital paulista. 

O concurso do CRQ SP terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do conselho, conforme prevê o edital

Cronograma do concurso do CRQ SP

Concurso CRQ SP: conteúdo programático parcial

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

Raciocínio lógico e matemático - 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.

Atualidades - 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como recursos hídricos, segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

Confira o conteúdo programático completo do concurso do CRQ SP
 

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Atualizado: 06/11/2018 - 09:20

Concurso MP PR: último dia de inscrições para promotor

Cargo tem salário inicial de R$ 24,8 mil. Exigências incluem curso superior em direito e experiência de ao menos três anos em atividade jurídica

Dez vagas

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Terminam nesta terça-feira (6) as inscrições para o concurso do Ministério Público do Paraná (MP PR) destinado a preencher dez vagas imediatas de promotor substituto, além de formar cadastro reserva. 

Com salário inicial de R$ 24.818,90, o cargo pode ser disputado por profissionais que possuem curso superior em direito e experiência mínima de três anos em atividade jurídica.

O formulário para cadastro está disponível exclusivamente pela internet, no endereço: www.mppr.mp.br. O valor da taxa de participação é de R$ 220. 

Fases do concurso de promotor do MP PR

Válida pela primeira fase, a prova preambular está prevista para ocorrer em 13 de janeiro. Os candidatos responderão 125 questões de múltipla escolha, conforme a composição detalhada no quadro abaixo.

As outras etapas do processo seletivo incluem: provas escritas (total de cinco, divididas por grupos), exames de sanidade física e mental, sindicância, avaliação oral e análise de títulos, de acordo com o edital

Cronograma do concurso de promotor do MP PR


 

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Atualizado: 06/11/2018 - 09:09

Concurso Sulgás RS: inscrições para 11 vagas acabam hoje

Edital oferece chances para assistente de serviços administrativos, técnico em gás, engenheiro de gás e advogado. Salários chegam a R$ 8,2 mil

Quatro cargos

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Terminam nesta terça-feira (6) as inscrições para o concurso da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás). O edital oferece 11 vagas para contratação imediata.

Ensino médio é requisito para assistente de serviços administrativos (5 postos e salário de R$ 2.464,70) e técnico em gás (1 - R$ 3.122,20), função que também requer formação técnica.

O processo seletivo disponibiliza cargos com exigência de curso superior para advogado (1 - R$ 5.639,05) e engenheiro de gás (4 - R$ 8.281,13).

A Sulgás concede como benefícios: vales transporte, refeição e rancho; planos de saúde e odontológico; auxílios educação, creche, ensino fundamental e atividade física; participação nos lucros e resultados; e previdência privada.

De acordo com o edital, os profissionais contratados poderão ser lotados em qualquer uma das sedes da companhia (Canoas, Caxias do Sul ou Porto Alegre). 

Concurso Sulgás: inscrição e etapas

As inscrições devem ser registradas mediante o preenchimento de formulário disponível no site www.fundatec.org.br. As taxas custam R$ 82,36 (nível médio) e R$ 187,87 (superior). 

• APOSTILA CONCURSO SULGAS 2018 - ASS. DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

Marcada para 9 de dezembro, na capital, a prova objetiva trará 50 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos específicos, língua portuguesa, legislação, informática e raciocínio lógico. 

As outras fases da seleção incluem análise de títulos (apenas para advogado e engenheiro), com entrega dos documentos entre 3 e 7 de janeiro; avaliação psicológica, em 26 de janeiro; e entrevistas de devolução, em 6 de fevereiro.

O concurso da Sulgás terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério da companhia, conforme estabelece o edital.

Atribuições dos cargos de nível médio no concurso da Sulgás

Concurso Sulgás: conteúdo programático parcial de nível médio

Língua portuguesa - 1. Leitura e compreensão de textos: Assunto. Estruturação do texto. Ideias principais e secundárias. Relação entre as ideias. Efeitos de sentido. Figuras de linguagem. Recursos de argumentação. Informações implícitas: pressupostos e subentendidos. Coesão e coerência textuais. 2. Léxico: Significação de palavras e expressões no texto. Substituição de palavras e de expressões no texto. Estrutura e formação de palavras. 3. Aspectos linguísticos: Relações morfossintáticas. Ortografia: emprego de letras e acentuação gráfica sistema oficial vigente. Relações entre fonemas e grafias. Flexões e emprego de classes gramaticais. Vozes verbais e sua conversão. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase). Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos. Pontuação.

Legislação - 1. A Constituição da República Federativa do Brasil: Princípios fundamentais. Direitos e Garantias Fundamentais. Organização do Estado. Organização dos Poderes. Da Tributação e do Orçamento. 2. Lei 11.340/2006 3. Lei 11.909/2009

Raciocínio lógico - Lógica Proposicional; Problemas Lógicos; Raciocínio Aritmético; Interpretação de Texto; Habilidades de raciocínio, envolvendo: (a) elaboração de argumentos; (b) avaliação da argumentação; e (c) formulação ou avaliação de planos de ação. Construção de argumentos: reconhecimento da estrutura básica de um argumento; conclusões apropriadas; hipóteses subjacentes; hipóteses explicativas fundamentadas; analogia entre argumentos com estruturas semelhantes. Avaliação de argumentos: fatores que reforçam ou enfraquecem uma argumentação; erros de raciocínio; método utilizado na exposição de razões. Formulação e avaliação de um Plano de Ação: reconhecimento da conveniência, eficácia e eficiência de diferentes planos de ação; fatores que reforçam ou enfraquecem as perspectivas de sucesso de um plano proposto; hipóteses subjacentes a um plano proposto.

Concurso Sulgás: sobre o órgão

A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) é a empresa responsável pela comercialização e distribuição de gás natural canalizado no Estado. Criada em 1993, atua como uma sociedade de economia mista, tendo como acionistas o Estado do Rio Grande do Sul e a Petrobras Gás S/A – Gaspetro. Iniciou a comercialização do gás natural em 2000, com a conclusão do gasoduto Bolívia-Brasil.
 

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Atualizado: 05/11/2018 - 09:31

Concurso DPE MA: inscrições para defensor encerram hoje

Oportunidades são destinadas a candidatos que têm nível superior em direito e três anos de atividade jurídica

Inicial de R$ 26,1 mil

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Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) encerrará às 14h desta segunda-feira (5) as inscrições do concurso público que visa o provimento de oito vagas para a função de defensor público de 1ª classe, sendo uma reservada a pessoas com deficiência e duas aos negros e pardos. A lotação ocorrerá nas comarcas do interior do estado.

A carreira exige diploma de conclusão de curso de nível superior em direito e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de ter, na data da posse, no mínimo, três anos de atividade jurídica. A remuneração inicial é de R$ 26.125,15. 

• CURSO CONCURSO DPE MA 2018 - DEFENSOR PÚBLICO

A Fundação Carlos Chagas é a empresa responsável pela organização e execução do certame. As inscrições preliminares devem aser realizadas no site www.concursosfcc.com.br. O valor da taxa de participação é de R$ 229. 

Concurso DPE MA: informações sobre as provas

Todos os candidatos serão submetidos às provas objetiva e discursiva, de caráter classificatório e eliminatório. Elas serão aplicadas na cidade de São Luís/MA nas datas previstas de 15 de dezembro (objetiva) e 16 de dezembro (discursiva). 

A prova objetiva será composta por 100 questões do tipo múltipla escolha e terá duração máxima de cinco horas. As questões serão distribuídas conforme tabela abaixo:

Já a prova discursiva terá duração de quatro horas e contemplará duas questões discursivas e duas peças processuais que versarão sobre direito constitucional, direito processual civil, direito civil, direito processual penal, direito penal, legislação e princípios institucionais da defensoria pública e direitos difusos e coletivos.

O certame ainda contará com as seguintes avaliações: inscrição definitiva, eliminatória; prova oral, eliminatória e classificatória; e análise de títulos, unicamente classificatória.
 

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Atualizado: 05/11/2018 - 09:27

Concurso TJ BA: último dia para 50 postos de juiz

As chances no Tribunal de Justiça da Bahia são para candidatos que têm nível superior em direto e, no mínimo, três anos de atividade jurídica

Salário de R$ 23,2 mil

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Chega ao fim às 18h desta segunda-feira (5) o prazo de inscrição do concurso público do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ/BA) para a função de juiz de direito substituto. A seleção visa o provimento de 50 vagas, sendo três reservadas a candidatos com deficiência e 15 aos negros, além de formação de cadastro de reserva de eventuais oportunidades. 

A carreira exige diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em direito, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), três anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacharel e idade mínima de 21 anos e máxima de 65 anos na data da posse. 

A remuneração inicial mensal oferecida pelo TJ/BA ao juiz de direito substituto é de R$ 23.284,14. 

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é o responsável pela organização e execução do certame. A inscrição preliminar deve ser realizada pelo site www.cespe.unb.br/concursos/tj_ba_18_juiz

Será cobrada uma taxa de participação, no valor de R$ 230, e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite de 21 de novembro, observado o horário de funcionamento da agência bancária. 

Concurso TJ BA: informações sobre as provas

A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova objetiva seletiva, de caráter classificatório e eliminatório. Ela será composta de 100 questões do tipo múltipla escolha divididas entre três blocos. 

Com cinco horas de duração, a avaliação será aplicada na data prevista de 13 de janeiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado a partir do dia de dezembro. 

O concurso do TJ/BA ainda contará com as seguintes fases: duas provas escritas (discursiva de questões e prática de sentença cível e criminal); inscrição definitiva; sindicância da vida pregressa e investigação social; exames de sanidade física e mental; exame psicotécnico; prova oral; e análise de títulos.

Confira na tabela abaixo todas as etapas e avaliações a serem realizadas: 


 

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Atualizado: 05/11/2018 - 09:25

Concurso PGE SC: inscrições para procurador acabam hoje

Edital disponibiliza quatro vagas para contratação imediata. Carreira conta com remuneração inicial de R$ 27,4 mil

Bacharéis em direito

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Terminam às 16h desta segunda-feira (5) as inscrições do concurso da Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina (PGE SC) para preencher quatro vagas de procurador, além de formar cadastro reserva. 

Destinado a profissionais com curso superior em direito, o cargo oferece vencimentos de R$ 27.424 e tem jornada semanal de 40 horas. O ingresso na carreira ocorrerá na classe inicial.

O processo seletivo é organizado pela Fundação de Estudos e Pesquisa Socioeconômicos (Fepese). A banca recebe inscrições por meio da página http://pge.fepese.org.br/. O valor da taxa é de R$ 280.

Etapas do concurso de procurador da PGE Santa Catarina

Em 2 de dezembro, na capital, os candidatos realizarão prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha. As outras fases da seleção incluem avaliações escrita, oral e de títulos, em datas a serem definidas, de acordo com o edital

O conteúdo programático abrange legislação do Estado de Santa Catarina e conhecimentos em direito constitucional, civil, penal, administrativo, ambiental, tributário, do trabalho, eleitoral e processual (civil, constitucional, administrativo, tributário e do trabalho).  

Cronograma do concurso de procurador da PGE SC

Concurso PGE SC: atribuições do procurador 

a) exercer a representação judicial e extrajudicial do Estado, inclusive com necessidade de viagens para comparecimento a atos judiciais, tais como audiências, vistorias, perícias judiciais e extrajudiciais, constatação sobre as condições dos bens penhorados em execuções fiscais da Fazenda Pública; b) prestar consultoria e assessoramento jurídico ao Estado e nos casos previstos em lei; c) propor a adoção de normas, medidas e procedimentos destinados ao aprimoramento da Procuradoria Geral do Estado e da administração pública; d) transigir e dar ou receber quitações, nos limites da lei; e) desistir e reconhecer a procedência do pedido, na forma de ato normativo expedido pelo Procurador-Geral do Estado; f) requisitar às autoridades administrativas, civis ou militares, aos servidores dos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta e aos prestadores de serviços públicos, informações, processos administrativos e documentos em geral, bem como adotar outras medidas necessárias à instrução de processo ou defesa, em juízo ou na esfera administrativa; e g) exercer outras atribuições inerentes à função, definidas em lei ou regimento e cometidas pela respectiva chefia.

Concurso PGE SC: conteúdo programático parcial para procurador

Direito penal - 1 Princípios constitucionais do direito penal. Princípios gerais do direito penal. Aplicação da lei penal. 2 Crime (tipicidade, ilicitude, culpabilidade). Imputabilidade penal. Concurso de pessoas. 3 Penas. Suspensão condicional da pena. Livramento condicional. Medidas de segurança. 4 Efeitos da condenação. Reabilitação. 5 Ação penal e extinção da punibilidade. 6 Crimes contra a pessoa. Crimes contra o patrimônio. Crimes contra a fé pública. Crimes contra a administração pública. Lei das contravenções penais. 7 Ilícito tributário e legislações correlatas. Lei nº 8.137/90. Representação fiscal para fins penais. 8 Lavagem de Dinheiro. Organização Criminosa. 9 Crimes de tortura; crimes de trânsito; crimes de abuso de autoridade; crimes contra o meio ambiente; crimes contra as finanças públicas e a responsabilidade na gestão fiscal.

Direito eleitoral - 1 Conceito e princípios do Direito Eleitoral. 2 Jurisdição Eleitoral: Conceito, Princípios fundamentais. Organização Judiciária Eleitoral. 3 Das Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Campanhas Eleitorais: Lei nº 9.504/97 e jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral. 4 Prazos de desincompatibilização ou afastamento a serem observados por ocupantes de cargos públicos ou funções públicas que desejem concorrer nas eleições: Lei Complementar nº 64/90 e jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral.

Direito ambiental - 1. Princípios do direito ambiental. 2. Tutela constitucional do meio ambiente (Constituição Federal e Estadual). 3. Competência constitucional, administrativa, legislativa e jurisdicional em matéria ambiental. 4. Licenciamento e fiscalização ambiental. Resolução CONAMA nº 237/97. Avaliação Ambiental Integrada. Normas de cooperação para os entes federados em matéria ambiental. Lei Complementar nº 140/11. 5. Plano nacional e estadual de gerenciamento costeiro (Lei nº 7.661/88 e Lei estadual nº 13.553/05). 6. Política nacional do meio ambiente (Lei nº 6.938/81). Código Ambiental de Santa Catarina (Lei Estadual nº 14.675/2009). 7. Sistema nacional e estadual de unidades de conservação da natureza. Lei nº 9.985/00. 8. Políticas nacional e estadual dos recursos hídricos (Lei nº 9.433/97 e Lei estadual nº 9.748/94). 9. Código Florestal (Lei nº 12.651/12). 10. Bioma Mata Atlântica (Lei nº 11.428/06 e Decreto nº 6.660/08). 11. Urbanismo e Meio Ambiente - Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/01). 12. Lei do Parcelamento do Solo Urbano (Lei nº 6.766/79). 13. Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Decreto-Lei nº 25/37). 14. Tombamento - instrumento jurídico de proteção do patrimônio natural e cultural. 15. Políticas nacional e estadual do Saneamento Básico (Lei estadual nº 13.517/05 e Lei nº 11.445/07). 16. Lei dos Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98 e Decreto federal nº 6.514/08). Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10).

Confira o conteúdo programático completo das provas de procurador da PGE SC
 

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Atualizado: 01/11/2018 - 16:42

Belo Monte AL tem concurso com vagas de nível superior

Oferta do edital é de três vagas distribuídas entre os cargos de controle interno, contador e procurador. Inscrições serão recebidas até 9 de novembro

Câmara Municipal

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Já estão abertas as inscrições do concurso público da Câmara Municipal de Belo Monte, localizada no Estado de Alagoas. A seleção visa o provimento de três vagas do seu quadro de pessoal. 

Ofertas estão distribuídas entre os cargos de analista de controle interno, contador e procurador. Interessados devem possuir nível superior na área e registro no órgão de classe. O salário inicial oferecido é de R$ 1.500. 

A participação deverá ser garantida até o dia 9 de novembro, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.admtec.org.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120 e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite do prazo. 

O concurso será constituído das seguintes etapas: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos apenas para procurador, unicamente classificatória. 

A prova objetiva será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 15 de conhecimentos gerais e 25 de conhecimentos específicos. Ela será aplicada na cidade de Belo Monte/AL no dia 9 de dezembro, em locais e horários a serem divulgados em momento oportuno. 

Atribuições dos cargos da Câmara de Belo Monte AL

Analista de controle interno - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo, bem como do orçamento do município, auxiliando em sua elaboração e fiscalizando sua execução. Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira, patrimonial e fiscal, nos órgãos e entidades da administração municipal, bem como da aplicação das subvenções e dos recursos públicos, por entidades de direito privado. Exercer o controle externo no exercício de sua missão institucional. Executar outras tarefas. 

Contador - informatização de contabilidade pública: orçamentos, saldos financeiros dos balanços de cada exercício. Treinamento dos servidores do departamento de contabilidade que irão manusear o sistema contábil. Levantamento, elaboração, emissão e apresentação de balancetes, balanços e demais demonstrações contábeis mensais. Emissão de notas de empenho, cancelamentos, liquidação, despesa extra orçamentária, ordem de pagamento e restos a pagar. Emissão dos relatórios quadrimestrais, relatórios de gestão fiscal nos moldes estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Entre outras tarefas.

Procurador - assessorar os vereadores e demais funcionários do legislativo nos assuntos jurídicos da câmara. Defender, judicial ou extrajudicial os interesses e direitos da câmara. Emitir parecer sobre consultas formuladas pelo presidente, demais vereadores ou pelos órgãos da câmara, sob o aspecto jurídico e legal. Redigir e examinar projetos de leis, resoluções, justificativas de vetos, emendas, regulamentos, contratos e outros atos de natureza jurídica. Entre outras. 
 

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Atualizado: 01/11/2018 - 15:20

Concurso em Ituporanga SC tem vagas de até R$ 5,7 mil

Oferta do edital é de cinco vagas imediatas para cargos de níveis médio e superior. Inscrições serão recebidas até 8 de novembro

Câmara Municipal

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Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Câmara de Ituporanga, localizada no Estado de Santa Catarina. A seleção visa o provimento de cinco vagas, além de formação de cadastro reserva de futuras oportunidades. 

Candidatos que têm diploma de conclusão de curso de ensino médio podem se inscrever para a função de agente legislativo (2 vagas), cujo salário inicial é de R$ 3.199,99. 

Quem tem o nível superior está apto às carreiras de assessor jurídico (1), contador (1) e controlador interno (1). As remunerações são de R$ 5.789,33 para o primeiro cargo e R$ 3.199,99 para os demais postos.  

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.legalleconcursos.com.br, até o dia 8 de novembro. Os valores das taxas de participação são de R$ 50 (ensino médio) e R$ 80 (nível superior). 

O concurso será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de informática, dez de legislação e dez de conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, a avaliação será aplicada na cidade de Ituporanga/SC no dia 9 de dezembro, em locais e horários a serem comunicado no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno. 

Atribuições do agente legislativo da Câmara de Ituporanga SC

Executar atividades de assistência legislativa, compreendendo as tarefas de: recebimento, preparação, organização, tramitação, expediente, controle de prazos, e acompanhamento da documentação do processo legislativo; executar, sob orientação superior, as diversas tarefas relativas ao processo legislativo em todas as suas etapas; protocolar, instruir e encaminhar a documentação relativa ao processo legislativo; secretariar reuniões das comissões parlamentares, redigindo as atas sempre que designado; emitir informações e certidões, por determinação superior; atualizar banco de dados; elaborar relatórios estatísticos; acompanhar a tramitação de projetos legislativos e controlar os prazos legais respectivos; providenciar na composição e conferência de anais para publicação e arquivos; organizar, arquivar e preservar a documentação relativa à legislação municipal produzida; operar microcomputador organizando e gerenciando arquivos magnéticos, digitando dados e textos, atualizando cadastros, atualizando site na internet, entre outras operações simples relativas à microinformática; participar de comissão de licitações; participar de cursos, seminários palestras e outros eventos correlatos relacionados com o exercício do cargo, sempre que designado pelo presidente ou superior hierárquico; dirigir o veículo oficial da câmara quando for necessário o deslocamento para cumprir as funções do cargo, no interesse da câmara municipal; executar outras tarefas correlatas por determinação superior.
 

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Atualizado: 01/11/2018 - 14:31

Câmara de Duas Barras RJ: concurso com inscrição aberta

Oferta do edital é de cinco vagas para candidatos que têm os níveis médio, técnico e superior

Até 8 de novembro

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Ainda dá tempo de participar do concurso público da Câmara Municipal de Duas Barras, localizada no Estado do Rio de Janeiro. A seleção visa o provimento de cinco vagas do seu quadro de efetivos. 

Os cargos de técnico legislativo (1 vaga) e técnico contábil (1) exigem, respectivamente, ensino médio e curso técnico. O salário inicial para ambas as funções é de R$ 1.400. 

Candidatos que têm o nível superior estão aptos às carreiras de assessor jurídico (1), contador (1) e procurador jurídico (1). As respectivas remunerações são de R$ 2.000, R$ 1.800 e R$ 3.000. 

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no site www.incpconcursos.org.br e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 65 (ensino médio e curso técnico) e R$ 95 (nível superior), exceto para o posto de contador, cujo valor é de R$ 85. O prazo se encerrará no dia 8 de novembro. 

Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, legislação, informática e/ou conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, o exame será aplicado no município de Duas Barras/RJ no dia 16 de dezembro, no período da tarde, em locais a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Aqueles que pleiteiam os cargos de assessor jurídico e procurador ainda serão submetidos à análise de títulos, unicamente classificatória. 

Atribuições de alguns cargos da Câmara de Duas Barras RJ

Técnico contábil - auxiliar na elaboração e execução do orçamento da câmara municipal; acompanhar o controle orçamentário verificando sua correta execução; auxiliar na análise de balanços e outros documentos informativos de natureza contábil e financeira; emitir relatórios da execução orçamentária e financeira; emitir documentos necessários às prestações de contas da câmara municipal; acompanhar os boletins mensais de estoque, inventários e do acervo patrimonial; emitir empenhos e ordens de pagamento de fornecedores da câmara municipal; auxiliar no fechamento do balanço geral da câmara municipal; assinar em conjunto com o diretor da divisão contábil os documentos que lhe for solicitado; emitir os balancetes mensais para encaminhamento e consolidação com os do município; auxiliar o diretor da divisão contábil em todas as demais atividades inerentes ao setor.

Técnico legislativo - redigir as atas das reuniões do plenário; participar de reuniões das comissões elaborando os atos respectivos; organizar o sistema de tramitação de papéis, documentos e processos nas diversas unidades da câmara municipal; estudar e informar processos administrativos, encaminhando-os às unidades competentes; organizar o sistema de referência e de índices necessários à pronta consulta de qualquer documento arquivado; elaborar normas e procedimentos para registro e guarda de documentos em arquivos, a fim de facilitar a pronta localização dos mesmos; participar quando solicitado, do processo seletivo de papéis e documentos a serem eliminados, de acordo com as normas que regem a matéria; executar outras tarefas afins.
 

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Atualizado: 01/11/2018 - 12:38

Prefeitura de Italva RJ abre concurso com 120 vagas

Ofertas são destinadas a candidatos de todos os níveis escolares. As inscrições serão recebidas até o dia 20 de novembro

Ganhos de até R$ 7,6 mil

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A Prefeitura Municipal de Italva, localizada no Estado do Rio de Janeiro, abriu as inscrições dos dois editais de concurso público que somam 120 vagas. Do total de ofertas, duas são reservadas a pessoas com deficiência. 

Candidatos que têm o ensino fundamental podem disputar as funções de auxiliar de serviços gerais II diarista (1 vaga), motorista categoria “D” (1) e auxiliar administrativo (2). Os respectivos salários são de R$ 1.001,70, R$ 2.114,51 e R$ 1.057,38. 

Quem tem o ensino médio e/ou curso técnico está apto às carreiras de agente de combate às endemias (5), agente comunitário de saúde (31), técnico de enfermagem PSF (2), técnico de enfermagem (2) e professor nas especialidades de atividades culturais (1), educação especial (1), educação infantil (2), 1º ao 5º ano (30) e creche (2).  Os vencimentos oscilam entre R$ 1.014 e R$ 1.903,46. 

Nível superior é requisito para os cargos de advogado (1), assistente social (2), enfermeiro (1), enfermeiro PSF (3), enfermeiro plantonista (1), médico nas especialidades de cardiologista (1), clínico geral I plantonista (1), ginecologista/obstetra (1), neurologista (1), pediatra II diarista (1), PSF (3), trauma-ortopedista (1) e urologista (1), nutricionista (1), odontólogo (2), psicólogo (5) e professor I nas disciplinas de artes (1), ciências (2), educação física (2), geografia (2), matemática (2), língua portuguesa (3) e história (2). As remunerações partem de R$ 2.244,57 e chegam a R$ 7.600,97. 

Concurso Prefeitura de Italva RJ: inscrições e provas

Para concorrer a uma das ofertas é necessário preencher a ficha cadastral no site www.incpconcursos.org.br e efetuar o pagamento da taxa de participação, nos valores de R$ 50 (ensino fundamental), R$ 70 (níveis médio e técnico) e R$ 90 (formação superior). O prazo se encerrará no dia 20 de novembro. 

Todos os inscritos serão submetidos à prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, conhecimentos locais e gerais, noções de informática, legislação e/ou conhecimentos específicos. 

A avaliação será aplicada no município de Italva/RJ no dia 6 de janeiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

O certame ainda será constituído das seguintes etapas: análise de títulos para os cargos do magistério, advogado, agente de combate às endemias e agente comunitário de saúde, classificatória; e prova prática para motorista, eliminatória e classificatória.
 

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Atualizado: 01/11/2018 - 12:18

Sefaz DF: acolhida proposta do Cebraspe do novo concurso

Aguardado desde 2014, concurso contará com 120 vagas, sendo 40 para preenchimento imediato e 80 para cadastro de pessoal. Salário é de R$ 12,2 mil

Até abril

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Secretaria da Fazenda do Distrito Federal (Sefaz/DF) confirmou, no último dia 31, que acatou a proposta do Cebraspe no processo de escolha da banca organizadora do seu novo concurso público para o cargo de auditor fiscal. Porém, a empresa ainda não pode ser oficializada, uma vez que o processo ainda pode contar com análise de outras propostas e apresentação de recursos de outras participantes.

Além do Cebraspe, ainda participam do processo licitatório as seguintes empresas: CKM Serviços, ESPP, Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual PAU, Instituto AOCP, Iades e Consulplan. 

Vale lembrar que a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag/DF) divulgou, por meio de publicação em diário oficial,  em 4 de outubro, a resolução 02, que prorroga por mais 180 dias o prazo para a liberação do documento. Com isto, agora a seleção pode ter início até abril de 2019. O prazo anterior, divulgado em 4 de abril, com a autorização do concurso, era de publicação do documento ocorreria até 4 de outubro.

De qualquer forma, quem já está se preparando pode continuar os estudos, tendo em vista que o edital de licitação já define como serão realizadas as provas. 

O documento também determina o cronograma preliminar da seleção, que estabelece que a publicação do edital de abertura de inscrições deve ocorrer dentro de um período de 30 dias, contando da assinatura do contrato com a banca. Com isto, o documento tende a ser liberado antes do novo prazo estipulado pela Seplag/DF. 

De acordo com o documento, a aplicação das provas ocorrerá 90 dias a partir da data de publicação do edital. O resultado da prova objetiva e convocação para a segunda fase deve ser liberado 20 dias após a realização do exame. Já a segunda fase deve ocorrer dez dias após a divulgação da lista de aprovados na primeira. A lista final de aprovados deve ser divulgada 30 dias após a aplicação da segunda etapa. 

A seleção será para a oferta de 120 vagas, sendo 40 para o preenchimento imediato e 80 para formar cadastro reserva de pessoal.

Para concorrer é necessário possuir curso de nível superior em qualquer área de formação. A remuneração inicial da carreira é de R$ 12.296, podendo chegar a R$19.173 para o servidor veterano, após aproximadamente 15 anos de exercício.

A comissão do concurso, já constituída, é formada pelas servidoras Kelly de Almeida Ruas e Vanessa Sousa de Oliveira, sendo supervisionadas pela secretária adjunta da SEF/DF, Márcia Wanzoff Robalinho Cavalcanti.

 

Prepare-se para o concurso da SEFAZ

 

VÍDEOAULAS PARA SEFAZ
SIMULADOS PARA SEFAZ
CURSO CONCURSO SEFAZ / DF 2018 - AUDITOR FISCAL DA RECEITA

A secretaria não realiza concurso para o cargo há 16 anos. O último ocorreu em 2001, contando com uma oferta imediata de 200 vagas, com complementação de cadastro para mais 20%  do total de classificados durante o prazo de validade.

 

Atribuições

As atribuições da carreira correspondem a atividades de lançamento,cobrança e fiscalização, com relação aos tributos diretos, bem como mercadorias em trânsito, levantamento físico de estoque em estabelecimentos inscritos ou não no cadastro fiscal do Distrito Federal, e microempresas e empresas de pequeno porte, definidas em lei.

 

PROVAS

De acordo com o edital de licitação, o concurso contará com duas provas, sendo a primeira objetiva e a segunda discursiva. Na primeira serão160 questões, sendo 80 de conhecimentos gerais e 80 de conhecimentos específicos.   Em conhecimentos gerais serão abordados temas sobre  língua portuguesa, matemática financeira/estatística/raciocínio lógico, direito constitucional, direito administrativo, direito empresarial/penal/civil, tecnologia da informação, contabilidade pública e economia e finanças públicas.   Já em conhecimentos específicos, os temas serão sobre direito tributário, legislação tributária, auditoria fiscal,contabilidade geral e de custos e direito financeiro.   Já a parte discursiva contará com duas questões de conhecimentos específicos e uma dissertação, que deverá contar de 30 a 60 linhas.   Somente serão convocados para a segunda prova os 300 primeiros colocados na parte objetiva, bem como os empatados dentro deste limite, além dos 60 primeiros colocados para as vagas destinadas a portadores de deficiência física.      

Último concurso

O último concurso, realizado em 2001, foi organizado pela Fundação Carlos Chagas.A seleção contou com provas objetivas sobre conhecimentos gerais (com peso 1) e conhecimentos específicos (com peso 2). No primeiro foram cobrados temas sobre língua portuguesa, matemática, contabilidade comercial, contabilidade pública, noções de direito constitucional,noções de direito administrativo, noções de direito comercial, noções de direito penal e noções de informática. Já em conhecimentos específicos,os temas foram sobre direito tributário e legislação tributária do Distrito Federal.     

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Atualizado: 31/10/2018 - 14:30

Cassilândia MS: concurso reúne quatro vagas na Previsca

Edital tem chances para auxiliar de serviços diversos, assistente administrativo, contador e advogado. Inscrições terminam em 6 de novembro

Todos os níveis

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

A Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Cassilândia (Previsca), em Mato Grosso do Sul, realiza concurso público para preencher quatro vagas.

A função de auxiliar de serviços gerais requer ensino fundamental e oferece vencimentos de R$ 954.

Podem concorrer ao cargo de assistente administrativo candidatos que possuem ensino médio. O salário é de R$ 954.

Com remuneração de R$ 2.500, as carreiras de advogado e contador cobram curso superior.

Será possível se inscrever até 6 de novembro, por meio do site www.sigmams.com.br. São cobradas taxas de R$ 65 (auxiliar e assistente) e R$ 99 (advogado e contador).

A seleção prevê para todas as vagas provas objetiva, marcada para 2 de dezembro, e de títulos, em data a ser definida. 

Haverá, por fim, avaliação prática para os concorrentes a assistente administrativo, com aplicação em 13 de janeiro. 

O concurso da Previsca terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério do órgão, conforme estabelece o edital.

Concurso Previsca Cassilândia: conteúdo programático para auxiliar

Língua portuguesa - Compreensão e interpretação de diversos gêneros textuais. Ortografia. Pontuação. Parônimos e homônimos. Emprego: mal e mau; há, à, a; onde e aonde; mas e mais. Crase. Acentuação gráfica. Emprego do “porquê”. Estrutura das Palavras: Sufixos e prefixos. Classes gramaticais variáveis: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome e verbo; invariáveis: preposição, interjeição, conjunção e advérbio. Flexão de número, gênero e grau dos substantivos e adjetivos. Sinônimos e Antônimos. Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração. Concordância Nominal. Concordância Verbal. Colocação pronominal. Figuras de pensamento: hipérbole; antítese; prosopopeia; ironia; gradação; eufemismo. Regência nominal e regência verbal.

Matemática - Divisão e Multiplicação de frações; Máximo Divisor Comum (M.D.C.) Mínimo Múltiplo Comum (M.M.C.); Expressões Algébricas; Razão e Proporção; Juros Simples; Equações, Inequações e Sistemas; Conjuntos e Subconjuntos; Potências e Raízes; Geometria Plana; Ângulos; Teoremas; Trigonometria; Probabilidades e Geometria básica.

Atualidades/conhecimentos gerais - Histórico de Mato Grosso do Sul: povoamento, colonização. Histórico da divisão e criação de MS. Histórico de Cassilândia/MS: povoamento, colonização. Histórico da criação do Município. Posição Geográfica de MS e do Município: Espaço geográfico, divisão microrregional, aspectos físicos, sócio econômico e cultural, distribuição populacional. Desenvolvimento Político: No Estado e no Município. Desenvolvimento Econômico do Brasil. Processos Político-Administrativos no Brasil. O Brasil no Cenário Internacional: Relações comerciais, culturais e diplomáticas, Participação nas Organizações Internacionais. MERCOSUL. Meio ambiente. Habitação. Saúde. Ética e Cidadania. Atualidades econômicas, políticas e sociais no âmbito internacional, nacional e MS.

Conhecimentos específicos - Segurança no Trabalho; Noções Básicas de conservação de utensílios e materiais, faxinas, organização produtos de higiene e limpeza (dosagens, formas de utilização, indicações e usos); Noções de Higiene e saúde; Varrição de superfícies diversas; Equipamentos de Segurança (E.P.I. e E.P.C.); Ferramentas e equipamentos da área; Limpeza de equipamentos e conservação de materiais; Serviços Gerais de Limpeza; Conhecimento de materiais de limpeza; Princípios básicos de diluição e aplicação conforme especificação dos produtos (fabricante); Organização do local de trabalho; Comportamento no local de trabalho; Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo e ética no trabalho; Convivência com os superiores, com os colegas de trabalhos e com o público; Bom trato com os bens públicos. Ética e Cidadania: direitos e deveres do profissional: ética da responsabilidade, da humanidade. Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Relações humanas no trabalho. Noções de Prevenção de acidentes, e de organização e disciplina geral. Conhecimentos básicos sobre a rotina do trabalho, compatível com a função.

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Atualizado: 31/10/2018 - 13:08

DPE TO: concurso segue no aguardo da escolha da banca

Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em direito, com inicial de R$ 26,1 mil. Edital até meados do segundo semestre

Para defensores

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

A Defensoria Pública do Tocantins (DPE/TO) depende apenas da confirmação do nome da banca organizadora para dar início a seu novo concurso público para o cargo de defensor. A comissão organizadora do certame  trabalha no processo de escolha da empresa desde julho,  bem como na elaboração do edital de abertura de inscrições.  O quantitativo de vagas que será oferecido ainda será confirmado, mas o órgão conta com 17 vagas em aberto para o cargo. De acordo com o regulamento preliminar, a seleção também será para formar cadastro reserva de pessoal. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em direito, com remuneração inicial de R$ 26.125,17. A publicação do edital deve ocorrer ainda neste semestre.


A comissão do certame é presidida pelo servidor Leonardo Oliveira Coelho e conta, ainda, com os seguintes membros: Maria de Lourdes Vilela, representando a classe especial; Arassônia Maria Figueiras, como suplente da classe especial; Fabiana Razera Gonçalves, representando a primeira classe; Fabrício Barros Akitaya, como suplente  da primeira classe; Daniel Cunha dos Santos, representando a segunda classe; Elson Stecca Santana, como suplente da segunda classe;  Maria do Carmo Cota, diretora da escola superior e Larissa Putrini Pereira de Oliveira Braga, como suplente.

 


Seleção
De acordo com o regulamento preliminar, a seleção contará com seis fases, incluindo provas objetivas, discursiva, oral, de tribuna, avaliação de títulos e investigação de vida pregressa.


A parte objetiva contará com 100 questões, divididas por quatro grupos, com 25 cada.


O primeiro grupo contará com temas sobre direito constitucional, direitos humanos e direito administrativo, direito previdenciário e direito tributário.

No grupo II, direito civil e direito empresarial, direito processual civil e direito agrário.

No grupo III, direitos difusos e coletivos, direito da criança e do adolescente, direito do idoso, direito dos portadores de necessidades especiais, direito do consumidor e direito ambiental; filosofia do direito e sociologia jurídica; e princípios e atribuições institucionais da Defensoria Pública, lei complementar federal 80/94; lei complementar estadual 55/09 e normativas internas aprovadas pelo Conselho Superior da Defensoria Pública do estado.

Por fim, no grupo IV, direito penal, direito processual penal, execução penal e legislação penal e processual penal extravagante.
     

 

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