SAAE

Guarulhos/SP define banca organizadora de concurso

Oportunidades do concurso SAAE de Guarulhos serão para cargos com exigência de nível superior completo. Edital será lançado em breve

Camila Diodato
Publicado em 02/05/2018, às 12h39

Localizado na região metropolitana de São Paulo, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Guarulhos se prepara para realizar novo concurso público.

A seleção visará ao preenchimento de vagas para os cargos de subprocurador, advogado e engenheiro I. Todas as carreiras exigem ensino superior completo em áreas específicas

Recentemente, o órgão escolheu, por meio de dispensa, a banca organizadora do certame. A empresa selecionada é a Fundação Vunesp.

O próximo passo para a realização do concurso do SAAE de Guarulhos é a assinatura do contrato de prestação de serviços com a organizadora. Feito isso, será elaborado o cronograma contendo as datas de lançamento do edital, do período de inscrições e da aplicação das provas.

Sobre o SAAE de Guarulhos/SP

A produção de água potável do SAAE hoje corresponde a cerca de 13% do consumo de toda a cidade. Os outros 87% são adquiridos da Sabesp. Os sistemas produtores próprios, operados pelo SAAE, utilizam captações superficiais e subterrâneas, por meio das Estações de Tratamento de Água (ETAs) Cabuçu (7,3%) e Tanque Grande (2,45%), além de 28 poços artesianos (3,25%) espalhados pelo município.

O índice de cobertura em coleta de esgoto em Guarulhos é de 85,96%, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS 2014 (dados oficiais disponíveis para o setor de saneamento). No entanto, o esgoto doméstico não chega às Estações de Tratamento (ETEs), sendo despejado in natura nos córregos da cidade. Guarulhos trata hoje cerca de 2,5% do seu esgoto. 


O SAAE conta com os subsistemas de tratamento São João, Bonsucesso e Várzea do Palácio, cujas ETEs teriam a capacidade de tratar 17% dos dejetos do município. Mas a falta de rede coletora faz com que as ETEs sejam subutilizadas.

Sobre SAAE Guarulhos

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) é um tipo de autarquia à qual a Administração Direta outorga os serviços públicos de saneamento básico, notadamente o abastecimento de água e o tratamento de esgoto. São presentes na estrutura administrativa de parte considerável dos municípios brasileiros e foram criados por volta do início da segunda metade do século XX, e, na maioria dos casos, a criação dos SAAEs era advinda de programas de saneamento do Ministério da Saúde. Na década de 1960, muitos foram geridos em parceria com a Fundação Serviços de Saúde Pública (FSESP).

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.

Comentários

Mais Lidas