MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Sabesp: defasagem deve abrir portas para novo concurso

Apesar de no momento não haver previsão de um novo concurso, a Sabesp não deve demorar para fazer movimentações já que precisa de uma grande quantidade de funcionários em seu quadro

Camila Diodato
Publicado em 01/02/2017, às 14h59

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um novo concurso público não deve demorar para ser planejado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Acontece que o órgão tem uma grande defasagem de pessoal e nenhuma seleção vigente.


De acordo com o setor de recursos humanos da companhia, por enquanto não há movimentações sobre novo concurso para efetivos. E quando houver esta possibilidade a diretoria é quem fará uma solicitação de vagas ao Conselho de Defesa dos Capitais do Estado (Codec).
Mas apesar de não existir a previsão, segundo levantamento de janeiro de 2017, a Sabesp conta com nada menos do que 4.169 postos vagos e que devem ser preenchidos por profissionais concursados.
Pelos dados faltam profissionais para ocupar os cargos de advogado (22 vagas), agente de saneamento ambiental (1.214), analista de gestão (456), analista de sistemas de saneamento (46), atendente a clientes (144), biólogo (10), controlador de sistemas de saneamento (8), engenheiro (198), engenheiro de segurança do trabalho (5), médico do trabalho (13), motorista operador de equipamentos automotivos (191), oficial de manutenção (322), químico (14), técnico de segurança do trabalho (21), técnico em enfermagem do trabalho (2), técnico em gestão (983), técnico em sistemas de saneamento (486) e tecnólogo (34).
Como deu para perceber as carreiras que podem ser abertas em um futuro concurso da Sabesp são para todos os níveis escolares e diversas áreas de atuação.
Outro detalhe que vale ressaltar é que o último concurso da Sabesp foi lançado em 2013 e teve validade até 29 de maio de 2016. Ou seja, a companhia só conseguirá repor os funcionários por meio de novos concursos; sem contar que a instituição costuma realizar seleções a cada dois ou três anos, como pode ser visto pelos certames anteriores que foram publicados nos seguintes anos: 2013, 2011, 2009, 2006 e 2005.

Último concurso Sabesp


A Sabesp promoveu, em 2013, concurso para o preenchimento de 624 vagas, além de formação de cadastro reserva. O certame foi organizado pela Fundação Carlos Chagas e contou com oportunidades para todos os níveis escolares.
Para candidatos com ensino fundamental completo, carteira de habilitação na categoria “B” e experiência mínima de seis meses, as oportunidades foram para agente de saneamento ambiental e oficial de manutenção (caldeiraria, civil, elétrica, eletroeletrônica, hidráulica, mecânica e soldador). Aqueles que tem com o mesmo nível de formação e vivência profissional, além da carteira de habilitação na categoria “D”, tiveram a chance de concorrer ao posto de motorista operador de equipamentos automotivos. 
Nível médio, CNH “B” e experiência de seis meses habilitaram a participação para atendente a clientes e técnico em gestão. Enquanto curso técnico, CNH “B”, experiência mínima de seis meses e, em alguns casos, registro profissional, foram requisitos para as colocações de controlador de sistemas de saneamento e técnico nos segmentos de segurança, informática, agrimensura, edificações, eletromecânica, eletrônica/instrumentação, eletrotécnica, hidráulica, mecânica, química e meio ambiente/saneamento. 
O diploma de graduação, CNH “B”, pelo menos seis meses de experiência e registro profissional tornaram possível a disputa para as carreiras de advogado; analista de gestão (administração de empresas, contabilidade, economia, serviço social e sistemas); biólogo; enfermeiro do trabalho; engenheiro (agrimensura, ambiental, civil, elétrica, mecânica, mecatrônica, química e segurança do trabalho); médico do trabalho; e tecnólogo em construção civil, sistemas e saneamento. 
Todos os participantes foram submetidos às provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos. Os testes aconteceram nas cidades de Santos, Bragança Paulista, Caraguatatuba, São Paulo, Registro, Itapetininga, Botucatu, Itatiba, São José dos Campos, Lins, Franca e Presidente Prudente.
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Sabesp

Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

01/02/2018 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.