Publicado: 14/06/2018 - 14:12 | Atualizado: 14/06/2018 - 14:12

Concurso SECOM PA: divulgado edital para nível superior

Oferta do concurso da Secretaria de Estado de Comunicação do Pará (Secom/PA) é de sete vagas distribuídas entre os cargos de jornalista, publicitário e relações públicas

Salário de R$ 3 mil

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Foi divulgado no Diário Oficial o edital de abertura das inscrições do concurso público da Secretaria de Estado de Comunicação do Pará (Secom/PA). A seleção visa o provimento de sete vagas, distribuídas entre três cargos efetivos. Do total de ofertas, uma é reservada a pessoas com deficiência. 

Candidatos que possuem diploma de conclusão de curso de nível superior podem concorrer para as carreiras de jornalista (5 vagas), publicitário (1) e relações públicas (1). A remuneração inicial é de R$ 3.019,27 para jornada de trabalho de 30 horas semanais. 

A empresa responsável pela organização e execução do processo de seleção é a Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP). As inscrições serão recebidas entre os dias 20 de junho e 24 de julho, por meio da página eletrônica www.aocp.com.br. O valor da taxa de participação é de R$ 89. 

Etapas do concurso da Secom PA 2018

Todos os inscritos no concurso da Secom/PA serão submetidos às seguintes avaliações: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; prova discursiva, eliminatória e classificatória; e análise de títulos, unicamente classificatória.

A prova objetiva contemplará 50 questões do tipo múltipla escolha, sendo seis de língua portuguesa, quatro raciocínio lógico e matemático, quatro de legislação geral, três de ética e qualidade no serviço público, três de noções de informática e 30 de conhecimentos específicos. 

Já a prova discursiva será composta por uma questão de conhecimentos específicos. Serão avaliados: o atendimento ao tema proposto na questão; conhecimento técnico-científico sobre a matéria; clareza de argumentação/senso crítico em relação ao tema proposto na questão; e utilização adequada da língua portuguesa.

Com duração máxima de quatro horas, as provas objetiva e discursiva serão aplicadas na cidade de Belém/PA no dia 2 de setembro. A confirmação da data e os locais e horários de realização das avaliações serão divulgadas no site da AOCP, a partir do dia 10 de agosto. 

Atribuições dos cargos da Secom PA

Jornalista - Desenvolver atividades de investigação, pesquisa, análise de informação, redação, revisão e edição de materiais textuais e audiovisuais voltados para a publicação de notícias e de materiais como jornais, revistas, documentos audiovisuais institucionais e informativos em todos os meios e veículos, bem como atividades de assessoria de imprensa que sejam utilizados para a publicação das ações do governo e informação, esclarecimento e prestação de contas à sociedade.

Publicitário - Realizar atividades de acompanhamento com as agências de publicidade, propaganda e marketing que prestam serviços para o executivo estadual de acordo com suas estratégias e políticas de comunicação. 

Relações públicas - Realizar atividades de planejamento, assessoria, consultoria, pesquisa, execução e avaliação de ações e campanhas de opinião pública, atuando como um gerenciador de processos de comunicação entre a sociedade e o governo.

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Qual o segredo de quem é aprovado em um concurso?


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Atualizado: 14/06/2018 - 14:12

Concurso SECOM PA: divulgado edital para nível superior

Oferta do concurso da Secretaria de Estado de Comunicação do Pará (Secom/PA) é de sete vagas distribuídas entre os cargos de jornalista, publicitário e relações públicas

Salário de R$ 3 mil

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Foi divulgado no Diário Oficial o edital de abertura das inscrições do concurso público da Secretaria de Estado de Comunicação do Pará (Secom/PA). A seleção visa o provimento de sete vagas, distribuídas entre três cargos efetivos. Do total de ofertas, uma é reservada a pessoas com deficiência. 

Candidatos que possuem diploma de conclusão de curso de nível superior podem concorrer para as carreiras de jornalista (5 vagas), publicitário (1) e relações públicas (1). A remuneração inicial é de R$ 3.019,27 para jornada de trabalho de 30 horas semanais. 

A empresa responsável pela organização e execução do processo de seleção é a Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP). As inscrições serão recebidas entre os dias 20 de junho e 24 de julho, por meio da página eletrônica www.aocp.com.br. O valor da taxa de participação é de R$ 89. 

 

Etapas do concurso da Secom PA 2018

 

Todos os inscritos no concurso da Secom/PA serão submetidos às seguintes avaliações: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; prova discursiva, eliminatória e classificatória; e análise de títulos, unicamente classificatória.

A prova objetiva contemplará 50 questões do tipo múltipla escolha, sendo seis de língua portuguesa, quatro raciocínio lógico e matemático, quatro de legislação geral, três de ética e qualidade no serviço público, três de noções de informática e 30 de conhecimentos específicos. 

Já a prova discursiva será composta por uma questão de conhecimentos específicos. Serão avaliados: o atendimento ao tema proposto na questão; conhecimento técnico-científico sobre a matéria; clareza de argumentação/senso crítico em relação ao tema proposto na questão; e utilização adequada da língua portuguesa.

Com duração máxima de quatro horas, as provas objetiva e discursiva serão aplicadas na cidade de Belém/PA no dia 2 de setembro. A confirmação da data e os locais e horários de realização das avaliações serão divulgadas no site da AOCP, a partir do dia 10 de agosto. 

 

Atribuições dos cargos da Secom PA

 

Jornalista - Desenvolver atividades de investigação, pesquisa, análise de informação, redação, revisão e edição de materiais textuais e audiovisuais voltados para a publicação de notícias e de materiais como jornais, revistas, documentos audiovisuais institucionais e informativos em todos os meios e veículos, bem como atividades de assessoria de imprensa que sejam utilizados para a publicação das ações do governo e informação, esclarecimento e prestação de contas à sociedade.

Publicitário - Realizar atividades de acompanhamento com as agências de publicidade, propaganda e marketing que prestam serviços para o executivo estadual de acordo com suas estratégias e políticas de comunicação. 

Relações públicas - Realizar atividades de planejamento, assessoria, consultoria, pesquisa, execução e avaliação de ações e campanhas de opinião pública, atuando como um gerenciador de processos de comunicação entre a sociedade e o governo.

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Atualizado: 13/06/2018 - 15:38

Concurso Ibama: pedido para 1.529 vagas em análise

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades para técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos pelo órgão chegam a R$ 7,7 mil

1.529 vagas

Por JCConcursos - Camila Diodato

Cresce cada vez mais a expectativa para que seja autorizado, em breve, o novo concurso do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O órgão reiterou, recentemente, junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido de liberação do aval. 
 
O requerimento encaminhado solicita um total de 1.529 vagas. De tais oportunidades, 680 são para postos que estão em aberto e as outras 849 referem-se as que ficarão vagas no decorrer dos próximos três anos. Essas chances de reposição servirão para preencher as futuras aposentadorias, de modo que o quadro de pessoal não entre em crise com a falta de servidores.
 
As 680 oportunidades estão distribuídas entre as carreiras de analista ambiental (500) e analista administrativo (180). Já as demais 849 chances se destinarão ao preenchimento de todos os postos que ficarão em aberto, inclusive o de técnico administrativo.
 
Os empregos de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama exigem nível superior, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com ensino médio.
 
As remunerações iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 
 
Últimos concursos do Ibama para analista
 
O último concurso para analista ambiental do Ibama foi aberto em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 para a área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 para licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 para monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 para gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.
 
Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.
 
As duas seleções foram organizadas pelo Cespe/UnB.

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Atualizado: 13/06/2018 - 11:05

AGU: saiu autorização para concurso com 100 vagas

A autorização determina que o edital do concurso da AGU seja publicado dentro de seis meses, ou seja, até 14 de dezembro de 2018

 Diversos cargos

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

Está confirmado: um novo concurso da AGU (Advocacia-Geral da União) será aberto ainda em 2018. A autorização para o preenchimento de 100 vagas no órgão foi divulgado nesta quinta-feira (14), no Diário Oficial da União.

O aval é para os cargos de administrador (48 vagas), analista técnico administrativo (10), arquivista (2), bibliotecário (1), contador (1), técnico em assuntos educacionais (2) e tecnico em comunicação social (5).

Para todos estes cargos é necessário possuir formação de nível superior para o ingresso, com remuneração inicial de R$ 6.200, considerando vencimentos básicos e gratificações.

A autorização concedida pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) determina que o edital do concurso da AGU seja publicado dentro de seis meses, ou seja, até 14 de dezembro de 2018. Porém, o órgão já deu início ao processo de escolha da banca organizadora e a tendência é de que o edital seja liberado antes do limite estipulado pela autorização

CURSOS PARA O CONURSO AGU 2018

“A realização deste concurso é um passo importante no processo de fortalecimento do quadro de servidores da AGU. Todos nós sabemos que as vitórias obtidas pela nossa instituição somente serão possíveis graças, também, à incansável dedicação diária de nossos servidores”, disse, quando do envio do pedido do concurso, a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça.

 

   

Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas no órgão, sendo 2.000 para o cargo de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 para técnico de apoio à atividade jurídica.   Para técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações. Para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

Concurso Anterior

O último concurso da AGU para cargos da área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.

Para o quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Para quem possui formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.

Já na Secretaria dos Portos, para nível médio foram dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Para nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2).

A banca organizadora do concurso, na ocasião, foi o Idecan.

Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

 

Sobre a AGU

Cabe à Advocacia Geral da União representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.

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Atualizado: 12/06/2018 - 12:40

BACEN: novo CONCURSO é necessário para evitar defasagem

A solicitação de concurso do Banco Central conta com oportunidades para as carreiras de técnico, analista e procurador. Níveis médio e superior, com iniciais de até R$ 17,7 mil

990 vagas

Por JCConcursos - Camila Diodato

Aumenta cada vez mais a expectativa para que seja liberada a autorização para o novo concurso do Bacen (Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB). Um pedido para o preenchimento de 990 vagas já foi encaminhado e está em análise.

Do total de oportunidades solicitadas pelo Bacen ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), 800 se destinam à carreira de analista, 150 para técnico e 40 para procurador.

Um motivos para que seja realizado em breve o concurso do Banco Central é a sua grande defasagem de pessoal. No momento, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Bacen não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o BC não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

 

Sobre os cargos do concurso do Bacen

 

A função de técnico se destina aos profissionais que concluíram o ensino médio e oferece salário inicial de R$ 6.463,44. Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

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Último concurso para técnico e analista do Bacen

 

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. Para concorrer a este emprego o candidato precisou ter ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação para os candidatos aprovados.

Para este concurso, os profissionais foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

 

Seleção anterior para procurador do Bacen

 

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades para a função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 12/06/2018 - 12:05

MRE publica portaria do concurso para diplomata 2018

Edital do novo concurso está previsto para ser publicado nos próximos dias. Seleção contará com oferta de 26 vagas, destinadas a quem possui nível superior em qualquer área

Inicial de R$ 17,9 mil

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou, por meio de publicação em diário oficial, nesta terça-feira, 12 de junho, a portaria 447, que define as regras para a realização do  novo concurso para a carreira de diplomata do Instituto Rio Branco. Agora, a liberação do edital depende apenas da confirmação da banca organizadora, que deve ser anunciada nos próximos dias, uma vez que a intenção é iniciar o certame ainda em junho. Embora normamente os concursos para a carreira contem com uma oferta de 30 vagas, a portaria determina que este ano a seleção contará com um quantitativo um pouco menor, sendo oferecidas 26 oportunidades. Além disso, também reduz o prazo entre a publicação do edital e a aplicação das provas, que normalmente era de 90 e passou a ser de 45 dias.

`Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em qualquer área de formação. A remuneração inicial da carreira é de R$ 17.393,40, já considerando R$ 458 de auxílio-alimentação.

Normalmente, os concursos para a carreira contam com reserva de 20% das vagas para candidatos negros e pessoas com deficiência.

A portaria confirma que a seleção seguirá os mesmos parâmetros do último concurso para a carreira, realizado em 2017, com um total de três fases, contando com provas objetivas na primeira e mais duas provas discursivas.

A prova objetiva constou de 73 questões, versando sobre língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, noções de economia e noções de direito; e direito internacional público. Estas disciplinas já estão confirmadas para a nova seleção.

CURSO PARA O CONCURSO MRE 2018 - DIPLOMATA

A portaria determina, ainda, que a primeira prova discursiva cobrará conhecimentos de língua portuguesa e língua inglesa e na segunda, sobre história do Brasil; política internacional e geografia; noções de economia; noções de direito; e direito internacional público, além de língua espanhola e língua francesa.

A prova objetiva do último concurso foi aplicada nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal. Para a segunda e terceira fase foram convocados os 300 primeiros colocados, sendo 225 da ampla concorrência, 60 negros e 15 portadores de deficiência.


Os aprovados em todas as etapas são submetidos a exames pré-admissionais e perícia médica.

 

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Atualizado: 12/06/2018 - 09:52

Concurso IPHAN: SAIU edital para 411 vagas

Com inscrições a partir de 18 de junho, concurso do Iphan preencherá postos em cargos auxiliar, técnico e analista. Salários chegam a R$ 5,4 mil

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Foi divulgado nesta terça-feira (12) o edital do novo concurso do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A seleção preencherá 411 vagas distribuídas em todo o Brasil, além de formar cadastro reserva.  


O processo seletivo oferece 131 postos para auxiliar institucional (R$ 3.877,97), 176 para técnico (R$ 5.493,29) e 104 para analista (R$ 5.493,29). A primeira posição requer ensino médio completo, enquanto as demais cobram formação superior. Os valores já incluem o auxílio-alimentação de R$ 458.

APOSTILAS CONCURSO IPHAN 2018 - CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR

As oportunidades estão distribuídas entre a sede do órgão, em Brasília, e superintendências/escritórios técnicos em todos os Estados brasileiros. Para São Paulo, foram disponibilizados 18 postos.  

 

CURSO ONLINE CONCURSO IPHAN 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

As inscrições para o concurso do Iphan abrem às 10h de 18 de junho e se encerram às 18h de 9 de julho, por meio do site http://www.cespe.unb.br/concursos. As taxas custam R$ 84 (nível médio) e R$ 117 (superior). 

 

Concurso Iphan: distribuição das vagas por área de formação


Parte das chances para auxiliar institucional é destinada a candidatos que possuem, além de segundo grau, formação técnica em conservação e restauração de bens culturais móveis; edificações; e agronomia ou jardinagem.  

 

As oportunidades para técnico no concurso do Iphan atendem profissionais formados em ciências sociais ou antropologia; arqueologia; arquitetura e urbanismo; arquivologia; biblioteconomia; ciências biológicas; engenharia agronômica; engenharia civil; história; e educação, pedagogia ou ciências humanas. 

 

Já para analista, as opções são voltadas a participantes com graduação em qualquer área; comunicação social, jornalismo ou relações públicas; engenharia cartográfica, geografia ou geociências; e relações internacionais.

Sobre as provas do concurso do Iphan 2018


O processo seletivo envolverá provas objetiva e discursiva para todos os cargos, com aplicação prevista para 26 de agosto, nas capitais dos 26 Estados, além do Distrito Federal.

 

A primeira avaliação trará 120 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto dissertativo com até 30 linhas abordando tema da atualidade. 

 

O conteúdo programático inclui conhecimentos básicos (língua portuguesa, fundamentos da preservação do patrimônio cultura, noções de gestão/administração pública e atualidades) e específicos.

 

Haverá também análise de títulos para funções de nível superior, em período a ser definido. Os candidatos convocados poderão apresentar diplomas de especialização, mestrado e doutorado, bem como documentos que comprovem experiência profissional nos setores público e privado. 


De acordo com o edital, o concurso do Iphan terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição. 

 

Atribuições do auxiliar institucional no concurso do Iphan

 

Desenvolver atividades de nível intermediário de suporte às áreas administrativa e finalística, que compreendam a execução de atividades rotineiras de cunho administrativo e logístico; dar suporte às atividades que compõem o ciclo de gestão documental; dar suporte à análise, diagnóstico e intervenção em bens culturais móveis; dar apoio às atividades técnicas relativas à elaboração e análise de projetos e orçamentos e fiscalização de obras; dar suporte às atividades de fiscalização; realizar atividades de conservação e manutenção dos jardins históricos sob a gestão do Iphan; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Concurso Iphan 2018: atribuições do técnico

 

Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas, que compreendam elaborar estudos, análises, pareceres, laudos, notas, relatórios e avaliações técnicas para instrução e acompanhamento de processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; avaliar o impacto ao patrimônio cultural em projetos e empreendimentos, inclusive no âmbito do licenciamento ambiental; realizar vistorias, levantamentos e avaliações de campo; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; integrar conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; acompanhar e fiscalizar intervenções e(ou) serviços; realizar intervenções conservativas e(ou) restaurativas de bens culturais e acervos sob a gestão do Iphan; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Atribuições do analista no concurso do Iphan


Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas que compreendam o assessoramento especializado voltado para a gestão dos processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; participar em conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; executar atividades de gestão administrativa, orçamentária e financeira; acompanhar e fiscalizar projetos e(ou) serviços; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso do Iphan

 

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

Fundamentos da preservação do patrimônio cultura - Noções sobre história política, econômica e social do Brasil. 1.1 Noções sobre história e institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo, com ênfase na trajetória do IPHAN. 2 Marcos internacionais da preservação: Convenção relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003). 3 Legislação brasileira sobre preservação de bens culturais. 3.1 Constituição Federal (artigos 20, 23, 24, 30, 215 e 216). 3.2 Decreto-Lei nº 25/1937, e suas alterações. 3.3 Lei nº 3.924/1961. 3.4 Lei nº 11.483/2007, e suas alterações (art. 9º). 3.5 Decreto nº 3.551/2000. 3.6 Decreto nº 9.238/2017. 4 Legislação aplicada ao patrimônio cultural. 4.1 Portaria IPHAN nº 187/2010; Portaria IPHAN nº 420/2010; Portaria IPHAN nº 127/2009; Portaria IPHAN nº 137/2016.

 

Noções de gestão e administração pública - 2.1 Princípios e normas referentes à administração direta e indireta. 2.2 Lei nº 8.666/1993, e suas alterações (Licitações e contratos administrativos). 3 Legislação administrativa. 3.1 Lei nº 8.112/1990, e suas alterações. 3.2 Lei nº 9.784/1999, e suas alterações (Processo Administrativo). 3.3 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação). 3.4 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171/1994, e suas alterações. 4 Gestão de pessoas no setor público. 4 Gestão de processos. 4.1 Conceitos da abordagem por processos. 4.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

 

Atualidades - (somente para a prova discursiva): 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, relacionados ao patrimônio cultural.

 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso do Iphan 2018

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Atualizado: 11/06/2018 - 09:28

Concurso ARCON PA: último dia de inscrição para 34 vagas

Oportunidades na Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (ARCON/PA) são para cargos de níveis médio e superior

Ganhos de até R$ 4,5 mil

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Encerram-se nesta segunda-feira (11) as inscrições do concurso público da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (ARCON/PA). Sob organização e execução do Iades, a seleção preencherá 34 vagas para cargos de ensinos médio e superior. Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva, discursiva e de títulos.

 

Para ensino médio completo, as chances são para as funções de controlador de serviços públicos (15 vagas), cujo salário inicial é de R$ 2.232,72, e auxiliar em regulação de serviços públicos (15), com vencimento de R$ 1.356,31. O primeiro cargo ainda exige carteira de habilitação na categoria “B”, “C” e/ou “D”.

 

Aqueles que têm o nível superior estão aptos às carreiras de técnico em regulação de serviços públicos I (3) e assistente técnico em regulação de serviços públicos I (1). As respectivas remunerações são de R$ 4.581,71 e R$ 3. 156,86.  

APOSTILAS CONCURSO ARCON/PA 2018 - DIVERSOS CARGOS

Para concorrer a um dos postos é necessário preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico http://www.iades.com.br e efetuar o pagamento da taxa de participação, nos valores de R$ 36 para os empregos de ensino médio e R$ 45 para nível superior. 

 

 

Provas do concurso da ARCON/PA 2018

 

 

Todos os participantes serão submetidos às provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. Elas serão aplicadas na cidade de Belém/PA no dia 8 de julho, no turno da manhã para ensino médio e à tarde para nível superior. As informações sobre os locais de realização dos exames serão divulgadas no site do Iades a partir do dia 29 de junho.

 

A prova objetiva será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo seis de língua portuguesa, quatro de matemática e raciocínio lógico, quatro de legislação aplicável a ARCON/PA, três de ética e qualidade no serviço público, três de noções de microinformática e 30 de conhecimentos específicos.

APOSTILAS CONCURSO ARCON / PA 2018 - CONTROLADOR DE SERVIÇOS / AUX. EM REGULAÇÃO
APOSTILAS CONCURSO ARCON / PA 2018 - TÉCNICO E ASSISTENTE TÉCNICO EM REGULAÇÃO

Já a prova discursiva consistirá na elaboração de texto dissertativo e/ou argumentativo, com extensão mínima de 20 e máxima de 30 linhas, com base em tema formulado pela banca examinadora, primando pela clareza, precisão, consistência e concisão.

 

A etapa final do concurso da ARCON/PA será a análise de títulos, de caráter unicamente classificatório, exclusiva para nível superior. Todos os documentos deverão ser apresentados em cópias frente e verso, autenticadas em cartório, cuja autenticidade será objeto de comprovação mediante apresentação de original e outros procedimentos julgados necessários, caso o candidato venha a ser aprovado.

 

 

Atribuições dos cargos da ARCON/PA

 

 

Controlador de serviços públicos - fiscalizar os serviços regulados de acordo com os padrões e normas legais; dar suporte ao sequenciamento do processo de penalidades; instruir processos de atendimento de reclamações, esclarecimentos e de denúncias que envolvam a prestação de serviços públicos regulados; prestar apoio na elaboração e revisão de regulamentação de serviços; conduzir, quando necessário, veículos para o cumprimento de missões da autarquia; manter atualizado o relatório de atividades da área de sua competência; executar outras atividades assemelhadas.

 

Auxiliar em regulação de serviços públicos - desenvolver, sob a supervisão dos técnicos, trabalhos de apoio relacionados às atividades administrativas e de regulação e controle exercidas pela ARCON; organizar arquivo de processos relacionados ao desenvolvimento das atividades administrativas e finalísticas da ARCON; executar outras tarefas compatíveis que lhe venham a ser atribuídas.

 

Técnico em regulação de serviços públicos I - fiscalizar os serviços regulados de acordo com os padrões e normas estabelecidos nos regulamentos e contratos de concessão ou outros instrumentos de outorga; manter atualizado o sistema de informação dos serviços regulados, visando apoiar e subsidiar estudos e decisões sobre o setor; efetuar análise técnica de processos, reclamações e solicitações de usuários e operadores de serviços públicos regulados; prestar apoio nas atividades relacionadas aos processos de mediação e arbitragem para a solução dos conflitos de interesse entre operadores ou entre estes e os usuários dos serviços; exercer as demais atividades correlatas de regulação de serviços públicos.

 

Assistente técnico em regulação de serviços públicos I - executar atividades de apoio e suporte aos bancos de dados dos grupos técnicos relacionados às diferentes áreas de atuação da ARCON; assessorar os processos decisórios relacionados à ampliação e alteração na base de equipamentos de informática da ARCON; dar apoio na elaboração e implantação de aplicativos de informática na ARCON; exercer as demais atividades correlatas de apoio à regulação de serviços públicos.

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Atualizado: 04/06/2018 - 11:50

Concurso Ibram: novo pedido é avaliado no Planejamento

Pedido de concurso do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) encaminhado ao Ministério do Planejamento é para carreiras com exigência de níveis médio e superior de ensino

313 vagas

Por JCConcursos - Camila Diodato

Está em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o novo pedido para a abertura do concurso público do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O órgão solicitou autorização para o preenchimento de 313 vagas em cargos com exigência de níveis médio e superior.

As oportunidades apresentadas no requerimento estão distribuídas da seguinte maneira: 73 para assistente técnico, 19 para técnico em assuntos educacionais, 121 para técnico em assuntos culturais e 100 para analista.

O posto de assistente técnico exige nível médio completo, enquanto as demais colocações se destinam aos profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais vigentes não foram divulgados.

Último concurso do Ibram

Organizado pela Funcab e lançado em 2010, o edital anterior apresentou 294 ofertas distribuídas nos empregos de assistente técnico I, técnico em assuntos educacionais, técnico em assuntos culturais e analista. A remuneração oferecida chegou a R$ 3.012,82.

Na época, a lotação das vagas ocorreu nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

A seleção constou de prova objetiva para todos os concorrentes. Em seguida, houve avaliação discursiva e análise de títulos para os postos de nível superior.

O teste objetivo aplicado no processo seletivo foi composto de perguntas sobre língua portuguesa, noções de informática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Os exames para técnico e analista também tiveram perguntas de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Para os empregos de nível médio, a validade do certame expirou em abril de 2014. Já para as colocações que necessitam de ensino superior, o prazo terminou em 16 de junho do mesmo ano.

Sobre o órgão

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) foi criado pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2009, com a assinatura da lei nº 11.906. A nova autarquia sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no que se refere aos direitos, deveres e obrigações dos museus federais.

O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Atualmente, cuida da administração direta de 30 museus.

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Atualizado: 04/06/2018 - 10:50

PGM de João Pessoa PB: definida banca do concurso

Seleção contará com oferta inicial de quatro vagas, além de formar cadastro de pessoal. Formação de nível superior em direito, com inicial de R$ 12 mil

Edital em breve

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A Procuradoria-Geral do Município de João Pessoa, na Paraíba, divulgou,no último dia 16 de maio, o nome da banca organizadora do seu novo concurso público para o preenchimento de quatro vagas para o cargo de procurador municipal, além de formar cadastro reserva de pessoal. A escolhida é o Centro Brasileiro de Pesquisas em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos - Cebraspe. Com isto, a expectativa é de que o edital de abertura de inscrições possa ser publicado ainda no decorrer de junho, tendo em vista que a liberação estava inicialmente programada para ocorrer em maio.   Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior em direito e dois anos de atividade jurídica, além de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A remuneração inicial de R$ 12 mil.    A comissão do concurso é presidida pelo procurador geral do município Adelmar Azevedo Régis, e conta, ainda, com os procuradores Antônio Fernando de Amorim Cadete, Sérgio de Melo Dantas Júnior e Leonardo Teles de Oliveira.  Como observadores titular e suplente foram nomeados os advogados Maria Cristina Paiva Santiago e Fábio Ramos Trindade
De acordo com o procurador-geral do município, Adelmar Azevedo Régis, a realização do novo concurso será mais um avanço para o órgão jurídico. “Certamente, a Procuradoria cada vez mais fortalecida amplia ainda mais o controle interno, aumenta a transparência e dá maior respaldo técnico para as ações e políticas públicas”, diz.   Regulamento   De acordo com o regulamento do concurso, as inscrições serão recebidas pelo período de 30 dias, no site da organizadora. Para a comprovação de dois anos de exercício de prática jurídica serão considerados o exercício, mesmo voluntário, mediante participação anual, em cinco atos privativos como advogado, em causas distintas; efetivo exercício de atividade de mediação  ou arbitragem na composição de litígios; exercício de cargo, emprego ou função pública ou privada, inclusive magistério superior, que exija conhecimento preponderante de conhecimento jurídico; e efetivo exercício de função de conciliador junto a tribunais judiciais, juizados especiais, varas especiais, anexos de juizados especiais ou de varas judiciais, por mínimo de 16 horas mensais durante um ano.     Provas   A seleção contará com provas objetivas, provas subjetivas e análise de títulos.   A primeira contará com 100 questões, sendo 15 de direito constitucional, 15 de direito administrativo, 15 de direito tributário, 15 de direito processual, dez de direito civil e empresarial, dez de direito financeiro, cinco de direito previdenciário, cinco de direito do trabalho e processual do trabalho, cinco de direito ambiental e cinco de direito urbanístico.   Para a aprovação será necessário atingir um mínimo de 60 pontos e ficar entre os 180 primeiros colocados na lista geral e 20 na lista para vagas destinadas a portadores de deficiência física.   A prova subjetiva constará de uma peça processual, um parecer jurídico e oito questões, sobre  direitos constitucional, administrativo, tributário, financeiro, processual civil, ambiental e urbanístico.   Os títulos contarão com limite de cinco pontos na classificação final.


Seleção Anterior

O último concurso para o cargo ocorreu eu 2012 e contou com uma oferta de 20 vagas. A organizadora foi a Fundação Carlos Chagas e a seleção contou com três fases, com provas objetivas na primeira, prova discursiva na segunda e análise de títulos na última.
A primeira contou com 100 questões, versando sobre direito constitucional, direito administrativo, direito do trabalho e processo do trabalho, direito financeiro, direito tributário, direito civil, direito penal, direito processual civil e direito urbanístico e ambiental.   A parte discursiva contou com uma peça prática e duas questões discursivas.  
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Atualizado: 29/05/2018 - 14:44

Concurso MPF: segue em análise PL que cria 842 vagas

Proposta tem o objetivo de criar oportunidades para as carreiras de técnico, analista e procurador. Ofertas são para concurso do MPF, além do MPU

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Camila Diodato

Ainda está em avaliação na Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL) n° 6006/2016, que visa a criar 842 vagas efetivas para o quadro de pessoal do Ministério Público Federal (MPF). As chances são para todo o país e estão distribuídas entre três cargos.

O próximo passo para o avanço da proposta é eleger um novo relator, já que o anterior devolveu o PL sem nenhuma manifestação. O documento se encontra na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP).

Consta no PL que, das oportunidades, 501 são para técnico, 207 para analista e 134 para procurador. Vale ressaltar que os cargos de técnico e analista são preenchidos por meio de concurso do MPU, que depois fica com a responsabilidade de lotar as chances no quadro do MPF.

Para concorrer à carreira de técnico é preciso ter certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, enquanto a colocação de analista aceita profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação. As remunerações correspondem a R$ 6.167,99 para técnico e a R$ 10.119,93 para analista, sem incluir os seguintes benefícios: R$ 884 de vale-alimentação, R$ 699 de assistência pré-escolar, R$ 181,77 de auxílio-transporte, além de assistências médica e odontológica.

Já o posto de procurador regional da República exige bacharelado em direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica, exercida após a obtenção da graduação. O salário inicial oferecido é de R$ 28.947,55

O projeto de lei que prevê, consequentemente, a realização de um novo concurso do MPF ainda será avaliado pelas comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Após ser aprovado em todas as comissões, o documento irá ser avaliado pelo Plenário e, em seguida, irá para o Senado Federal. Por isso, haverá a sanção por parte do presidente da República.

 

Último concurso do MPF

 

No final de 2016, o MPF lançou edital com 82 vagas para procurador espalhadas pelas seguintes cidades: Maceió/AL (1), Arapiraca/AL (1), Laranjal do Jari/AP (1), Oiapoque/AP (1), Manaus/AM (3), Bom Jesus da Lapa/BA (1), Jequié/BA (1), Paulo Afonso/BA (1), Fortaleza/CE (1), Crateús/CE (1), Maracanaú/CE (1), Brasília/DF (1), Goiânia/GO (1), Anápolis/GO (1), Itumbiara/GO (1), São Luís/MA (1), Imperatriz/MA (1), Juína/MT (1), Campo Grande/MS (1), Belo Horizonte/MG (1), Ituiutaba/MG (1), Janaúba/MG (1), Manhuaçu/MG (1), Poços de Caldas/MG (1), Teófilo Otoni/MG (1), Belém/PA (1), Itaituba/PA (1), Marabá/PA (1), Tucuruí/PA (1), João Pessoa/PB (1), Guarabira/PB (1), Curitiba/PR (2), Campo Mourão/PR (1), Cascavel/PR (1), Guarapuava/PR (1), Recife/PE (1), Cabo de Santo Agostinho/PE (1), Goiana/PE (1), Jaboatão/PE (1), Salgueiro/PE (1), Teresina/PI (1), Corrente/PI (1), São Raimundo Nonato/PI (1), Rio de Janeiro/RJ (4), Macaé/RJ (1), Volta Redonda/RJ (1), Natal/RN (1), Ceará-Mirim/RN (1), Porto Alegre/RS (3), Erechim/RS (1), Novo Hamburgo/RS (1), Palmeiras das Missões/RS (1), Porto Velho/RO (2), Vilhena/RO (1), Boa Vista/RR (1), Florianópolis/SC (1), Blumenau/SC (1), Chapecó/SC (1), Itajaí/SC (1), São Paulo/SP (2), Andradina/SP (1), Bauru/SP (1), Campinas/SP (1), Catanduva/SP (1), Limeira/SP (1), Lins/SP (1), Osasco/SP (1), Registro/SP (1), São José do Rio Preto/SP (1), Lagarto/SE (1), Propriá/SE (1) e Gurupi/TO (1).

Em março deste ano serão aplicadas as provas objetivas com questões de múltipla escolha em todas as capitais do Estado, mais o Distrito Federal. Ainda haverá provas subjetivas, inscrição definitiva, análise de títulos e testes orais.

 

Último concurso do MPU

 

MPU realizou concurso, em 2013, com 263 oportunidades, além de cadastro reserva, para técnico e analista. Sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo constou de duas provas objetivas (uma com 50 questões de conhecimentos básicos e outra com 70 questões de conhecimentos específicos) para todos os participantes e teste discursivo para analista.

As 35 ofertas de técnico estavam distribuídas entre as especialidades de tecnologia da informação e comunicação, enfermagem e saúde bucal. No caso de analista, as 228 chances envolveram as áreas de arquivologia, biblioteconomia, comunicação social, educação, estatística, finanças e controle, gestão pública, planejamento e orçamento, clínica médica, psiquiatria, antropologia, arquitetura, contabilidade, economia, engenharia agronômica, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de segurança do trabalho, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia sanitária, geografia, medicina, medicina do trabalho, oceanografia, enfermagem, odontologia, psicologia, serviço social, tecnologia da informação e comunicação (desenvolvimento de sistemas ou suporte e infraestrutura. 

O edital do concurso do MPU teve ofertas no Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

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Atualizado: 29/05/2018 - 11:52

IBGE: presidente ALERTA necessidade de novo concurso

Solicitação de concurso do IBGE é para a abertura de oportunidades nos níveis médio e superior de ensino. Salários de até R$ 8,2 mil

Pedido para 1.800 vagas

Por JCConcursos - Camila Diodato

No dia 14 de maio, o presidente do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto, havia reconhecido a necessidade urgente da realização de novo concurso público para efetivos. Depois, durante o II Congresso Democrático sobre o IBGE, realizado em 25 e 28 de maio, ele voltou a alertar sobre situação grave do órgão sem a contratação de novos servidores  

Olinto ressaltou que "“é prioridade absoluta dessa direção concurso e plano de carreira. Sem concurso e sem carreira a história do IBGE pode se encerrar de forma melancólica. A nossa preocupação é comunicar ao Ministério do Planejamento essa situação de forma incisiva. O impacto disso vai trazer sérios danos ao IBGE”. O dirigente reforçará pedido junto junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) para que a autorização seja concedida em breve para que o edital saia ainda em 2018.

  Vale lembrar que, em dezembro do ano passado, o instituto solicitou o aval para 1.800 vagas efetivas, sendo 1.200 destinadas ao cargo de técnico em informações geográficas e estatísticas e as outras 600 para a carreira de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.

  Atualmente, a solicitação está em trâmite na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento. Desde que foi encaminhada, ela sofreu 23 movimentações dentro da Pasta.

  O edital do concurso IBGE 2018 só será publicado quando receber autorização do MPDG.  

Sobre as carreiras do concurso IBGE 2018

  A função de técnico destina-se aos candidatos com certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário vigente corresponde a R$ 3.890,87 contando com o vale-alimentação.   Já o posto de analista exige formação superior completa, sendo que diversos cursos são aceitos. Consta na tabela de remuneração dos servidores federais que o vencimento atual é de R$ 8.213,07.  

Último concurso IBGE para efetivos

  No final de 2015, o órgão lançou dois editais que, juntos, apresentaram um total de 600 oportunidades. A banca organizadora do certame, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).   Um edital ofereceu 460 chances para a carreira de técnico distribuídas entre diversos Estados. A validade dele encerra no dia 30 de maio de 2018, já contando com a prorrogação.   O outro teve 90 chances para analista e 50 para tecnologista, também com lotação em vários Estados. O prazo dele vai terminar em 14 de junho de 2016, com o acréscimo da prorrogação.
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Atualizado: 28/05/2018 - 11:52

Ministério da Fazenda: pedido com 1.301 vagas em ANÁLISE

Solicitação para a abertura de concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 refere-se a vários cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino

Em avaliação

Por JCConcursos - Camila Diodato

Continua em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido para a abertura do concurso do Ministério da Fazenda (MF), que solicitou autorização de 1.301 vagas para o seu quadro de pessoal.

A expectativa é de que a autorização do concurso do MF seja concedida ainda em 2018, já que apresenta um déficit de 3.999 servidores, sendo 3.062 para nível médio e 937 para superior.

As oportunidades requeridas ao Planejamento estão distribuídas da seguinte maneira: assistente técnico administrativo (904), analista técnico administrativo (257), arquiteto (12), arquivista (9), bibliotecário (12), contador (53), engenheiro (15), enfermeiro (5), pedagogo (6), psicólogo (6) e técnico em comunicação social (22).

Para concorrer ao posto de assistente é necessário possuir ensino médio completo, enquanto as demais funções aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais atuais oscilam entre R$ 3.953,68 e R$ 6.388,27, já incluindo o vale-alimentação de R$ 458.

A solicitação do concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 encaminhada ao MPDG não apresentou as regiões de lotação das oportunidades, mas é bem provável que São Paulo e Distrito Federal sejam os locais com a maior quantidade de oportunidade, e o motivo é que no último certame eles não foram abrangidos.

O detalhe do processo seletivo que pode ser dado como certo é a escolha da empresa organizadora, que será a Esaf (Escola de Administração Fazendária), como de costume nos concursos do órgão. Assim, os candidatos podem ir se preparando com as provas e os editais de seleções anteriores, uma vez que a banca se repete.

Outras oportunidades na solicitação de concurso

Junto com as vagas para o seu próprio quadro de pessoal, o MF pediu mais 3.040 chances distribuídas entre os seus órgãos vinculados. Os postos são para os níveis médio e superior.

Para a Receita Federal são as 630 vagas para auditor-fiscal e as 1.453 para analista tributário. O quadro do Tesouro Nacional é composto pelas colocações de auditor federal de finanças e controle (30) e técnico de finanças e controle (70), enquanto a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) fica com a função de procurador da Fazenda (240). 

Para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o pedido contempla 16 oportunidades para a carreira de inspetor, 30 para analista e 82 para agente executivo.

Na Superintendência de Seguros Privados (Susep), são 55 chances para analista técnico. Por fim, as demais profissões se destinam ao quadro da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), sendo elas as de especialista em previdência social (48), analista administrativo (23), técnico administrativo (39), administrador (11) e atuário (7).

Esses detalhes foram divulgados pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). 

Último concurso do Ministério da Fazenda

No início de 2014, o MF abriu processo seletivo visando a contratar 1.026 profissionais na carreira de assistente. As chances disponibilizadas pelo certame foram distribuídas entre os Estados do Acre (18 vagas), Alagoas (14), Amazonas (28), Amapá (6), Bahia (80), Ceará (53), Espírito Santo (14), Goiás (31), Maranhão (30), Minas Gerais (101), Mato Grosso do Sul (34), Mato Grosso (27), Pará (55), Paraíba (20), Pernambuco (52), Piauí (17), Paraná (97), Rio de Janeiro (61), Rio Grande do Norte (17), Rondônia (13), Roraima (8), Rio Grande do Sul (155), Santa Catarina (74), Sergipe (9) e Tocantins (12).

Todos os candidatos passaram por provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos com 70 perguntas de múltipla escolha. Os assuntos abordados nos testes foram língua portuguesa; matemática e raciocínio lógico; conhecimentos de informática; atualidades; gestão de pessoas e do atendimento ao público; ética do servidor na administração pública; administração pública brasileira; e regime jurídico dos agentes públicos.

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Atualizado: 28/05/2018 - 11:18

Concurso IGEPREV PA: ABERTAS inscrições para 74 vagas

As chances do concurso do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (IGEPREV) são para cargos de técnico e analista, com salários iniciais de até R$ 4,2 mil

Nível superior

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Entra em vigor nesta segunda-feira (28) o prazo de inscrição do concurso público do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (IGEPREV). Oportunidade é de 74 vagas para cargos de ensino superior. O contrato de trabalho será regido pelo regime estatutário, que garante estabilidade.

 

As ofertas estão distribuídas entre os empregos de técnico previdenciário A (52 vagas), técnico previdenciário B (3), técnico de estatística e atuária (1) e analista de investimentos (3), cujo salário inicial é de R$ 4.245,29, além de técnico de administração e finanças (15), com remuneração de R$ 3.266,84.

 

O Instituto Americano de Desenvolvimento - IADES é o responsável pela organização e execução do processo de seleção. O formulário de inscrição estará disponível no endereço eletrônico www.iades.com.br até o dia 22 de junho.

APOSTILAS CONCURSO IGEPREV PA 2018 - TÉCNICO E ANALISTA
CURSO ONLINE PARA O CONCURSO IGEPREV 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

Será cobrada uma taxa de participação do concurso do IGEPREV, no valor de R$ 45, e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite de 28 de junho, observado o horário de funcionamento da rede bancária.

 

 

Provas do concurso do IGEPREV PA 2018

 

 

As provas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas na cidade de Belém PA no dia 22 de julho, no período da manhã para os cargos de técnico previdenciário A, técnico previdenciário B e técnico de estatística e atuária, e à tarde para analista de investimentos e técnico de administração e finanças.

 

A prova objetiva será composta de 50 questões de múltipla escolha, sendo seis de língua portuguesa, quatro de matemática e raciocínio lógico, quatro de legislação aplicável a IGEPREV, três de ética e qualidade no serviço público, três de noções de administração geral e 30 de conhecimentos específicos.

 

Já a avaliação discursiva consistirá na elaboração de texto dissertativo e/ou argumentativo, com extensão entre 20 e 30 linhas, com base em tema formulado pela banca examinadora, primando pela clareza, precisão, consistência e concisão. Ela terá o objetivo de avaliar os conhecimentos gerais e os conhecimentos específicos, pertinentes a cada cargo, constantes do conteúdo programático e, ainda, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da língua portuguesa.

 

A etapa final do concurso do IGEPREV será a análise de títulos, de caráter meramente classificatório. Todos os documentos deverão ser apresentados em cópias frente e verso, autenticadas em cartório.

 

 

Atribuições dos cargos do IGEPREV PA

 

 

Técnico previdenciário A - realizar estudos e pesquisas na área previdenciária, com vistas a subsidiar o órgão com informações e análises atualizadas das mudanças e eventos ocorridos ou que venham a ocorrer, para pautar a atuação e as ações do órgão nessa área; proceder à análise dos processos de concessão e revisão dos benefícios previdenciários, elaborando cálculo de benefícios e do tempo de contribuição; emitir pareceres e elaborar atos relacionados com os direitos previdenciários, assim como assessorar os dirigentes das unidades na área de sua especialidade; avaliar as condições do segurado e seus dependentes para fins de procedimento quanto à necessidade de reabilitação profissional, assim como seu retorno à atividade laborativa.

 

Técnico previdenciário B - realizar entrevistas sociais visando à manutenção correta de informações dos segurados; realizar diligências para obtenção de subsídios sobre questionamentos jurídicos dos interessados; prestar orientação social ao interessado quanto ao encaminhamento da solicitação efetuada; planejar, supervisionar, coordenar, orientar e executar programas e projetos sociais do órgão voltados para os segurados e dependentes.

 

Técnico de estatística e atuária - realizar estudos estatísticos sobre a massa de servidores, pensionistas e dependentes, procedendo a diagnósticos sobre a quantidade e o valor dos benefícios, bem como sobre os impactos decorrentes; elaborar projeções sobre as contribuições e os benefícios concedidos, estabelecendo relações e fornecendo subsídios para a organização e o aperfeiçoamento do sistema previdenciário; analisar relatórios técnico-atuariais, emitindo pareceres quando necessário; elaborar relatórios e análises gerenciais sobre a gestão especializada dos benefícios concedidos e a conceder.

 

Analista de investimentos - realizar estudos de mercado com a finalidade de subsidiar a administração na tomada de decisões em relação a investimentos no mercado de capitais; analisar e realizar operações de investimento e aplicações financeiras.

 

Técnico de administração e finanças - realizar estudos sobre as matérias relacionadas com gestão de pessoas, planejamento e organização, gestão de recursos logísticos, orçamento, finanças e contabilidade, controle interno, biblioteca e arquivo, para a definição de necessidades e o estabelecimento de planos de ação do órgão; planejar, executar e avaliar as ações inerentes às respectivas áreas de atuação; elaborar relatórios e análises gerenciais e emitir pareceres sobre assuntos de sua competência.  

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Atualizado: 28/05/2018 - 10:39

Concurso INSS: REFORÇADO pedido para 10.468 vagas

Solicitação de concurso do INSS contempla os excedentes da seleção vigente e a realização de novo processo seletivo para os cargos de técnico, analista e perito

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Camila Diodato

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reforçou o pedido de abertura de novo concurso público junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG). O documento, encaminhado no início de maio, solicita autorização urgente para o preenchimento de 10.468 vagas, número inferior ao requerido no ano passado, de 16.548 oportunidades.

As chances requeridas são para os cargos de técnico do seguro social (6.034 vagas), analista do seguro social (2.222) e perito médico previdenciário (2.212). Tais ofertas são para novo certame e a convocação de remanescentes.

APOSTILAS CONCURSO INSS 2018 - TÉCNICO E ANALISTA DO SEGUROI SOCIAL
 

Das vagas solicitadas inicialmente no pedido do concurso INSS 2018/2019, pelo menos 7.580 são para a abertura de novo concurso público a partir de 2018. Destas chances, 3.941 são para técnico (área meio), 1.493 para analista (diversas formações) e 2.146 para perito.

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Consta na nota técnica enviada pelo INSS ao Planejamento que as demais ofertas são para as seguintes situações: 2.644 vagas para os excedentes da seleção vigente (2.114 para técnico e 530 para analista) e 6.324 que podem ser tanto para o atual processo seletivo quanto para o novo certame (6.160 para técnico e 164 para analista).

A expectativa é de que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão libere o mais rápido possível a autorização para que o novo concurso do INSS aconteça entre 2018 e 2019.

 

Sobre os cargos do novo concurso do INSS 2018/2019

 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.


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O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

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Defasagem de pessoal no INSS

 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 20 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está mais crítica porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

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Último concurso do INSS

 

No final de 2015, foi lançado o edital do concurso do INSS para o preenchimento de 950 vagas. Um total de 800 oportunidades foi para o emprego de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado. A validade do certame vai encerrar em meados de 2018.

O último concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência para o cargo foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

 

Atribuições do técnico e analista do seguro social

 

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.

 
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Atualizado: 25/05/2018 - 14:46

Concurso LIQUIGÁS: PROVAS confirmadas para domingo (27)

Oportunidades do concurso da Liquigás estão distribuídas entre 20 Estados. As remunerações iniciais oferecidas chegam a R$ 4,8 mil

Todos os níveis

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

A assessoria de imprensa da Fundação Cesgranrio confirmou que as provas objetivas do concurso da Liquigás Distribuidora S.A serão aplicadas neste domingo, dia 27 de maio. O cartão com os locais da avaliação estão disponíveis no endereço eletrônico da banca organizadora: www.cesgranrio.org.br. 

 

A prova objetiva versará sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, noções de informática, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos. A avaliação será aplicada nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES.

O candidato deverá chegar ao local das provas com uma hora de antecedência munido de cartão de confirmação de inscrição, do documento de identidade original e de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. As provas terão duração de três horas para o cargo de nível fundamental completo, quatro horas para nível médio e 4h30 para nível superior. 

Os gabaritos serão divulgados no primeiro dia útil seguinte ao de realização das provas, na página da Fundação Cesgranrio.

 

Mais informações sobre o concurso Liquigás 2018

 

A seleção visa o preenchimento de 794 vagas, sendo 99 imediatas e 695 para formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades. A lotação ocorrerá nos Estados de São Paulo, Bahia, Ceará, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Maranhão, Sergipe e Paraíba.

 

Somente no Estado de São Paulo são oferecidas 219 vagas, distribuídas entre a capital e as cidades de Paulínia, Barueri, Mauá, Santos, São José dos Campos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

APOSTILAS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - NÍVEIS FUNDAMENTAL / MÉDIO E SUPERIOR

Candidatos que concluíram o ensino fundamental podem se inscrever para a função de conferente I (2 vagas + 10 CR). O salário inicial é de R$ 1.733,36.

APOSTILAS CON CURSO LIQUIGÁS 2018 - NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO

 

Aqueles que têm o ensino médio e/ou curso técnico estão aptos às carreiras de ajudante de motorista granel I (11 + 55 CR), assistente administrativo I (27 + 205 CR), motorista de caminhão granel I (16 + 100 CR), oficial de manutenção I elétrica (8 + 40 CR), oficial de manutenção I eletrônica (1 + 5 CR), oficial de manutenção I mecânica (7 + 45 CR), operador de gás I (1 + 5 CR), técnico de instalações I (3 + 15 CR), técnico de segurança do trabalho I (4 + 25 CR) e técnico químico I (1 + 15 CR). Os vencimentos oscilam entre R$ 1.321,09 e R$ 2.984,14.


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Cursos para concurso Liquigás 2018

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Para nível superior, as chances no concurso da Liquigás são para profissional de vendas Junior (12 + 115 CR), profissional Junior - administração (4 + 45 CR), profissional Junior - auditoria (1 + 5 CR) e profissional Junior - ciências contábeis (1 + 10 CR). As remunerações variam de R$ 3.583,26 a R$ 4.894,08.

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Atualizado: 23/05/2018 - 12:03

Ipixuna do Pará amplia prazo de concurso com 210 vagas

Concurso da Prefeitura de Ipixuna do Pará reúne chances para mecânico, auxiliar administrativo, motorista, fiscal, técnico em enfermagem, enfermeiro, médico, professor, entre outros cargos

Todos os níveis

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Prefeitura de Ipixuna do Pará, no interior paraense, ampliou até o dia 29 de maio as inscrições do concurso público para preenchimento de 210 vagas imediatas. Os salários variam de R$ 954 a R$ 5.545,61. 

 

Profissionais com nível fundamental incompleto têm chances como mecânico de máquinas pesadas (1 posto) e operador de máquinas leves (2), enquanto aqueles que concluíram tal ciclo escolar estão aptos a concorrer como auxiliar administrativo (59) e motorista de veículos pesados (7).

 

Ensino médio é requisito para agente de vigilância sanitária (1), agente fiscal de legislação e tributos (3), fiscal de meio ambiente (1), técnico em agropecuária (1), técnico em enfermagem (27) e técnico em higiene dental (2) - as três últimas também cobram formação técnica.

 

Há chances de nível superior para assistente social (3), enfermeiro (1), fisioterapeuta (1), fonoaudiólogo (1), médico clínico geral (2), odontólogo (2), psicólogo (1), professor de geografia (2) e professor pedagógico (93).

 

Concurso Prefeitura Ipixuna do Pará: inscrições e provas

 

O concurso da Prefeitura de Ipixuna do Pará é organizado pelo Instituto Vicente Nelson. A banca recebe inscrições por meio do site www.ivin.com.br. As taxas vão de R$ 75 a R$ 85.

 

O processo seletivo envolverá prova objetiva para todos os cargos, em 23 e 24 de junho, e avaliação de títulos para vagas de nível superior, com recebimento dos documentos de 23 a 25 de julho.

 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Ipixuna do Pará terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

 

Atribuições do auxiliar administrativo no concurso da Prefeitura de Ipixuna do Pará

 

Executar atividades de apoio administrativo nas áreas de secretaria, organização de documentos, arquivos, recepção e orientação ao público, protocolo, operação de máquinas copiadoras, coleta e entrega de documentos externamente, abertura e fechamento de dependências dos prédios públicos, atendimento da comunidade e serviços afins.

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Atualizado: 23/05/2018 - 11:49

São João do Araguaia/PA prorroga inscrições de concurso

O concurso da Prefeitura de São João do Araguaia conta com 187 vagas, que estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades

Ganhos de até R$ 4,4 mil

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Prefeitura de São João do Araguaia, no Estado do Pará, prorrogou até o dia 4 de junho as inscrições do concurso público destinado a preencher 187 vagas, sendo seis reservadas a pessoas com deficiência. A oferta salarial varia de R$ 954 a R$ 4.449,17.

 

Estão em disputa cargos de nível fundamental incompleto para auxiliar operacional (2 postos), eletricista (1), mecânico geral (1), motorista CNH "B" (1), motorista CNH "D" (9), operador de máquinas pesadas (3), servente (37) e vigia (30). Já quem concluiu tal ciclo escolar tem chances como agente comunitário de saúde (5), agente de combate a endemias (1), auxiliar administrativo (28) e auxiliar de consultório dentário (3).

 

Ensino médio é requisito para agente de vigilância em saúde (3), agente administrativo (5), digitador (6), fiscal de terras (1) e fiscal de tributos (1).

 

Além de segundo grau, as carreiras de técnico agrícola (1), técnico em enfermagem (11), técnico em informática (1), técnico em laboratório (1) e técnico em radiologia (1) exigem formação técnica.

 

Em nível superior há oportunidades no concurso da Prefeitura de São João do Araguaia para assistente social (2), bioquímico (1), enfermeiro (4), médico clínico geral (5), nutricionista (2), odontólogo (1), procurador municipal (1) e professor nas áreas de ciências da natureza (1), geografia (1), inglês (1), matemática (1), português (2) e magistério - zona rural (13).

 

Concurso Prefeitura São João do Araguaia 2018: inscrições e provas

 

Com taxas entre R$ 54 a R$ 99, as inscrições para o concurso da Prefeitura de São João do Araguaia devem ser realizadas mediante cadastro no site da banca Inaz do Pará (www.paconcursos.com.br).

 

A seleção terá prova objetiva para todos os cargos, em 29 de julho, além de avaliação de títulos apenas para vagas de nível superior, com envio dos documentos à empresa organizadora entre 18 e 20 de julho.

 

De acordo com o edital, a validade do concurso da Prefeitura de São João do Araguaia será de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

 

Atribuições do servente no concurso da Prefeitura de São João do Araguaia

 

Efetuar limpeza em prédios, pátios, salas, banheiros, vestiários, cozinhas e outros locais, varrendo, tirando poeira, encerando, lustrando móveis, lavando vidraças e instalações, arrumando armários e estantes, executar a higienização e desinfecção em salas, moveis, objetos e outros equipamentos, coletar e adicionar o lixo, lavar, secar, passar e efetuar pequenos concertos em peças de roupa, controlar e distribuir roupas, escovas e creme dental, quando da execução de programas aos quais estejam eventualmente ligado (a). Cozinhar quando necessário e servir alimentação aos estudantes.

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Atualizado: 11/05/2018 - 15:39

Santarém Novo/PA tem concurso com inscrições abertas

A participação no concurso da Câmara Municipal de Santarém Novo deverá ser garantida até o dia 18 de maio

Todos os níveis

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Ainda dá tempo de participar do concurso público da Câmara Municipal de Santarém Novo, localizada no Estado do Pará. A seleção visa o provimento de nove vagas do seu quadro de efetivo.

 

Aqueles que têm o ensino fundamental completo podem se inscrever para as funções de auxiliar de serviços gerais (2 vagas), servente (2) e vigia (2). O salário inicial é de R$ 960.

 

Para ensino médio completo, as chances são para os cargos de secretário legislativo (1) e tesoureiro (1). Os respectivos vencimentos são de R$ 1.000 e R$ 1.600.

 

Candidatos que têm o nível superior estão aptos à carreira de controlador interno (1). A remuneração é de R$ 2.000.

 

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através da página eletrônica do Instituto Ágata (www.institutoagata.com.br). A ficha cadastral estará disponível no site até o dia 18 de maio. O valor da taxa de participação é de R$ 40 para todos os empregos.

 

O concurso da Câmara de Santarém Novo será constituído das seguintes fases: provas objetivas para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos para o emprego de controlador interno, apenas classificatória.

 

A prova objetiva será composta por 30 questões de múltipla escolha, que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, noções de informática, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos.

 

Com três horas de duração, o exame será aplicado no município de Santarém Novo/PA no dia 17 de junho, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado no site do Instituto Ágata em momento oportuno.

 

 

Atribuições dos cargos de nível médio da Câmara de Santarém Novo/PA

 

 

Secretário Legislativo - I - assessorar as atividades dos vereadores, em plenário; II - organizar o sistema de tramitação de papéis, documentos e procedimentos relativos ao suporte legislativo da câmara municipal; III - organizar o sistema de referência e de índices necessários à pronta localização de documentos; IV - auxiliar na redação de projetos de lei, resoluções, decretos legislativos, portarias e demais atos e documentos legais; V - informar procedimentos administrativos, encaminhando-os às unidades competentes; VI - participar do processo seletivo de papéis e documentos a serem eliminados, de acordo com as normas que regem a matéria; VII - realizar, quando solicitado, a transcrição e supervisão das gravações das atas de reuniões das comissões e das sessões plenárias; VIII - executar serviços administrativos de maior complexidade sempre que necessário; IX - realizar serviços de natureza administrativa e burocrática relacionadas ao suporte legislativo; X - Executar outras atividades correlatas.

 

Tesoureiro - I - superintender e executar todos os trabalhos pertinentes à tesouraria da câmara e outros que forem determinados pela mesa da câmara ou pela presidência. II - processar os dados financeiros e demais documentos pertinentes à tesouraria; III - planejar, organizar, coordenar e executar as atividades de administração financeiro-orçamentário, compreendendo tesouraria, patrimônio, licitações, compras, almoxarifado, prestação de contas e sortimento de material; IV - promover a preparação dos elementos necessários ao pagamento de pessoal. 
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Atualizado: 04/05/2018 - 10:30

Últimos dias do prazo para 5.707 vagas em 22 concursos

Oportunidades para cargos de todos os níveis escolares nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Ceará, Bahia, Sergipe, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

Ganhos de até R$ 11,9 mil

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Chegam ao fim nesta sexta-feira (4), sábado (5) e domingo (6) as inscrições de 22 concursos públicos. Ao todo, eles selecionarão pelo menos 5.707 profissionais para cargos de todos os níveis escolares, com remunerações iniciais de até R$ 11,9 mil por mês.

As ofertas estão nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Ceará, Bahia, Sergipe, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

 

São Paulo

 

No Estado de São Paulo, as oportunidades estão no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM); Câmara Pedro de Toledo/SP; e nas prefeituras de Ibaté, Itatiba, Sarapuí, Itariri e Santa Cruz da Esperança.

 

Demais Estados

 

Os interessados ainda podem se inscrever nos concursos do Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas/RJ); Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); Secretaria de Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc/SE); Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Alagoinhas/BA; Universidade Federal do Pará (UFPA); câmaras de Cocos/BA e Santa Lúcia/PR; e nas prefeituras de Pará de Minas/MG, Itaocara/RJ, Guapó/GO, Eusébio/CE, Olho D’água das Cunhãs/MA, Fortaleza/CE, Liberato Salzano/RS e Mafra/SC.

 

 

Prepare-se para os concursos públicos

 

Videoaulas para concursos públicos

Provas Anteriores de concursos públicos

 

Confira abaixo todos os concursos que encerram inscrições:
 

 

Sexta-feira (4)

 

Salários de até R$ 7,2 mil
Concurso HSPM/SP encerra hoje inscrições para 85 vagas

Todos os níveis
Concurso Pará de Minas/MG: prazo de inscrição acaba hoje

Todos os níveis
Aberto concurso para 26 vagas na Prefeitura de Ibaté/SP

Níveis médio e superior
Inscrições abertas para 46 vagas em concurso da UFPA

 

 

Sábado (5)

 

Salários de até R$ 3,6 mil
Concurso em Sarapuí/SP reúne 13 oportunidades

Nível médio
Concurso em Eusébio/CE abre inscrições para 63 vagas

Nível superior
UFSB recebe inscrições de concurso com 73 vagas

 

Domingo (6)

 

Níveis médio e superior
Pedro de Toledo/SP reabre inscrições de concurso

Salários de até R$ 6 mil
Itaocara/RJ prorroga inscrição de concurso com 264 vagas

Níveis médio, técnico e superior
Itatiba/SP abre inscrições de concurso com 110 vagas

Saúde
Concurso Iabas/RJ: abertas inscrições para 13 vagas

Níveis dundamental e superior
Prefeitura de Itariri/SP: concurso com inscrição aberta

Superior
Santa Cruz da Esperança: concurso com inscrições abertas

Todos os níveis
Guapó/GO divulga edital de concurso com 861 vagas

Nível médio
Concurso Sejuc/SE: últimos dias do prazo para 100 vagas

Todos os níveis
Olho D’água das Cunhãs/MA divulga concurso com 257 vagas

Salários de até R$ 6,2 mil
Câmara de Cocos/BA reabre inscrições para concurso

Salários de até R$ 9,8 mil
Concurso Fortaleza/CE: 2.467 vagas com inscrição até 6/5

Níveis médio/técnico e superior
Consórcio de Saúde de Alagoinhas: concurso tem 57 vagas

Todos os níveis
Liberato Salzano/RS inscreve para concurso com 20 vagas

Salários de até R$ 11,9 mil
Prefeitura de Mafra/SC: concurso reúne 16 ofertas

Nível médio
Câmara de Santa Lúcia/PR: concurso tem vaga para agente

 

 

Confira aqui todos os concursos com inscrições abertas

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Atualizado: 23/04/2018 - 14:01

Concurso Abin 2018: saiu resultado da prova objetiva

Banca também divulgou a classificação provisória da avaliação discursiva e o calendário de eventos da segunda fase. Estão em disputa no concurso da Abin postos de oficial e agente de inteligência, com salários de até R$ 16,6 mil

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Os participantes do concurso da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) já podem conferir aqui o resultado final da prova objetiva e a classificação provisória da avaliação discursiva. A seleção oferece, ao todo, 300 vagas.

Também já foram publicadas as datas dos eventos válidos pela segunda fase (teste físico, avaliações médica/psicológica e investigação social), que vão de maio a agosto. O calendário pode ser consultado por meio deste link.

Organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Promoção de Eventos (Cebraspe), o processo seletivo encerrou inscrições em 31 de janeiro e totalizou 64.882 candidaturas. As taxas custaram entre R$ 130 e R$ 230.

As 20 ofertas de nível médio em disputa no concurso da Abin 2018 são para o cargo de agente de inteligência, com remuneração inicial de R$ 6.302,23. 

Das 280 oportunidades destinadas a quem possui curso superior, 220 são para a função de oficial de inteligência (formação em qualquer área) e 60 para oficial técnico de inteligência (graduação em áreas específicas), com vencimentos de R$ 16,620,46 e R$ 15.312,74, respectivamente.

As chances para oficial técnico de inteligência estão distribuídas entre as seguintes áreas de formação: administração, economia ou contabilidade; direito; psicologia; pedagogia; engenharia civil; engenharia eletrônica ou engenharia elétrica; matemática ou estatística; tecnologia da informação ou engenharia, com ênfase em tecnologia da informação; arquivologia ou biblioteconomia.

As vagas têm lotação em Brasília, exceto para alguns postos de oficial de inteligência, cujo local de trabalho poderá ser escolhido pelos aprovados no concurso da Abin 2018 entre todas as unidades da Federação. 
 

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Quadro de vagas do concurso da Abin 2018

 
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Sobre as provas do concurso da Abin
 

Os inscritos no concurso da Abin realizaram provas objetiva e discursiva com questões de conhecimentos gerais/básicos e específicos. A aplicação ocorreu nas capitais dos 26 Estados brasileiros e também em Brasília.  
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  A seleção inclui ainda: prova de capacidade física para oficial de inteligência e agente de inteligência; e avaliações médica e psicológica, além de investigação social e funcional para todos os cargos, em datas a serem definidas. 
  Na última etapa do processo seletivo, de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos participarão do Curso de Formação em Inteligência (CFI), na Escola de Inteligência (ESINT), sediada na capital federal.
  O concurso da Abin 2018 terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do órgão, conforme estabelece o edital.     

Concurso Abin: atribuições do agente de inteligência no concurso da Abin

  Oferecer suporte especializado às atividades decorrentes das atribuições do Oficial de Inteligência.    

Atribuições do oficial de inteligência no concurso da Abin 2018

  Planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar a produção de conhecimentos de inteligência; as ações de salvaguarda de assuntos sensíveis; as operações de inteligência; as atividades de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico direcionadas à obtenção e à análise de dados e à segurança da informação; o desenvolvimento de recursos humanos para a atividade de inteligência; além de desenvolver e operar máquinas, veículos, aparelhos, dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas necessários à atividade de inteligência.    

Concurso Agência Brasileira de Inteligência: atribuições do oficial técnico de inteligência

  Planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de gestão técnico-administrativas, suporte e apoio logístico a: produção de conhecimentos de inteligência; ações de salvaguarda de assuntos sensíveis; operações de inteligência; atividades de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico, direcionadas à obtenção e análise de dados e à segurança da informação; atividades de construção e manutenção de prédios e outras instalações; desenvolver recursos humanos para a gestão técnico-administrativa e apoio logístico da atividade de inteligência; e desenvolver e operar máquinas, veículos, aparelhos, dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas necessários às atividades técnico-administrativas e de apoio logístico da atividade de inteligência.   APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA ABIN

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