Nível médio

Sedurb de João Pessoa/PB abre concurso com 70 vagas

Ofertas no concurso da Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano (Sedurb) são destinadas ao cargo de agente de controle urbano. Inscrições serão recebidas até o dia 23 de março

0,00(0.0%)0 voto(s)

Patricia Lavezzo
Publicado em 26/02/2018, às 10h20

Entra em vigor nesta segunda-feira (26) o prazo de inscrição do concurso da Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano (Sedurb) de João Pessoa, localizada no Estado da Paraíba. Oportunidade é de 70 postos de agente de controle urbano, sendo quatro reservadas a pessoas com deficiência. 
O cargo exige diploma de conclusão de curso de nível médio emitido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário inicial é de R$ 1.238,37 para carga horária semanal de 40 horas. 
Entre as atribuições do agente de controle urbano, estão: vistoriar e controlar o comércio de ambulantes nos logradouros público: verificar as autorizações para atividades comerciais em áreas públicas; apreender mercadorias e equipamentos comercializados ou deixados nas vias e logradouros públicos, em desacordo com o código de posturas municipal; executar outras tarefas da mesma natureza ou nível de complexidade associadas ao seu cargo.

Como participar do concurso da Sedurb de João Pessoa/PB


O processo seletivo será organizado e executado pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo - IBADE. O formulário de inscrição estará disponível no endereço eletrônico www.ibade.org.br até o dia 23 de março. A taxa custa 58. 
APOSTILA CONCURSO SEDURB 2018 - AGENTE DE CONTROLE URBANO
Para quem não possui acesso à internet, será disponibilizado posto de atendimento na Escola Estadual Liceu Paraibano, situada na Avenida Getúlio Vargas, s/n, Centro, em dias úteis, no horário das 9h às 12h e das 13h às 17h. 

Provas do concurso da Sedurb de João Pessoa/PB 2018 


A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 70 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 10 de legislação e ética na administração pública, 15 de informática básica e 25 de conhecimentos da área de atuação. 
Com quatro horas de duração, a avaliação será aplicada na cidade de João Pessoa/PB no dia 22 de abril. Os locais e horários de realização do exame serão divulgados no edital de convocação, a ser publicado no site do IBADE em momento oportuno. 
O concurso da Sedurb de João Pessoa/PB ainda contará com as seguintes fases: exame psicotécnico e prova de capacidade física - TAF, ambas de caráter eliminatório. 

Conteúdo programático


Língua portuguesa - compreensão de textos. Denotação e conotação. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Classes de palavras e suas flexões. Processo de formação de palavras. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Concordâncias nominal e verbal. Regências nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Colocação dos pronomes. Emprego dos sinais de pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem. Coletivos. Funções sintáticas de termos e de orações. Processos sintáticos: subordinação e coordenação. 
Legislação e ética na administração pública - ética e moral. Ética, princípios e valores. Ética e democracia: exercício da cidadania. Ética e função pública. Ética no Setor Público. Constituição Federal de 1988, Títulos I e II, Artigos do 1º ao 16º; Capítulo VII, Artigos 37 ao 41; Título VIII, Artigos 193 a 232. Lei nº 8.112/1990 e alterações: Título IV regime disciplinar (deveres, proibições, acumulação, responsabilidades e penalidades). Lei nº 8.429/92 - lei de Improbidade Administrativa. Decreto nº 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal). Lei nº 1.079/50 - lei dos Crimes de Responsabilidade; artigos 6º, 74 a 79. Código Penal: Artigos. 312 a 326, que tratam dos crimes cometidos por funcionário público contra a Administração Pública. Responsabilidade sêxtupla dos servidores públicos. Lei nº 12.527/11 - lei de Acesso à Informação.
Informática básica - conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office, BR Office. Sistemas operacionais: Windows e LINUX. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet e intranet. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
Conhecimentos na área de atuação - conhecimentos básicos sobre fiscalização: competência para fiscalizar, ações fiscais, diligências, licenciamento, autorização, autos de infração, multas e outras penalidades, recursos. Poder de polícia. Agentes públicos. Responsabilidade dos agentes públicos. Crimes contra a Administração Pública. Lei Orgânica do Município de João Pessoa. Noções gerais das normas da Constituição Federal relativas aos Municípios e sua organização político-administrativa, a Administração Pública e dos servidores municipais. Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais - Lei 2380 de 26 de março de 1979 e suas atualizações. Estrutura Administrativa do Município - Lei 10.429 de 14 de fevereiro de 2005 e suas atualizações. Código Municipal de Posturas e legislação complementar.
APOSTILAS CONCURSO SEDURB 2018 - AGENTE DE CONTROLE URBANO

Comentários

Mais Lidas