Publicado: 06/09/2018 - 09:43 | Atualizado: 06/09/2018 - 09:43
Publicado: 06/09/2018 - 09:43 | Atualizado: 06/09/2018 - 09:43

SPGG RS prorroga concurso com dez vagas para analista

Com salário inicial de R$ 7,3 mil, cargo requer curso superior. Novo prazo se encerrará no dia 10 de setembro

Provas em outubro

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do Rio Grande do Sul prorrogou até o dia 10 de setembro as inscrições do concurso que oferece dez vagas de analista.

Destinado a profissionais com curso superior, o cargo oferece salário inicial de R$ 7.345,12 e tem jornada semanal de 40 horas. 

Os interessados podem preencher a ficha cadastral no site www.fundatec.org.br. A taxa custa R$ 182,41.

Provas do concurso da SPGG

Os candidatos serão avaliados por meio de exames objetivo e dissertativo, com aplicação prevista para 21 de outubro, em Porto Alegre, e duração de seis horas.

O conteúdo programático inclui língua portuguesa; raciocínio lógico e estatística; direito administrativo e constitucional; governança e gestão; economia e finanças públicas; e planejamento e orçamento público. 

O processo seletivo terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério da pasta, conforme estabelece o edital.

Atribuições do analista no concurso da SPGG

Elaborar, analisar e avaliar planos e programas e projetos do Setor Público, que visem ao Desenvolvimento Econômico do Estado; elaborar estudos visando à fixação de prioridades para a aplicação de recursos econômicos; auxiliar na coordenação de programas e projetos do governo; proceder estudos ao acompanhamento e controle dos projetos e programas governamentais; orientar e coordenar grupos de trabalho incumbidos econômicas de pesquisas em geral; realizar estudos visando a compatibilização dos planos estaduais com os nacionais; promover estudos e análises dos indicadores conjunturais; realizar estudos e pesquisas objetivando a montagem e implantação dos diversos sistemas de Administração Estadual; proceder a estudos referentes à modernização administrativa; proceder a estudos objetivando o progressivo aperfeiçoamento dos processos e padrões do sistema orçamentário; elaborar projetos de lei e de decreto sobre assuntos econômicos e financeiros; realizar estudos relativos à quantificação e formulação das despesas públicas; orientar tecnicamente a elaboração de propostas orçamentárias, bem como analisar e revisar as propostas parciais de orçamento; emitir pareceres sobre pedidos de abertura de credito adicionais; realizar coordenação sistemática das propostas orçamentarias dos órgãos descentralizados; emitir parecer sobre questões econômicas, financeiras e administrativas em geral, executar outras tarefas correlatas.
 

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Atualizado: 06/09/2018 - 09:43

SPGG RS prorroga concurso com dez vagas para analista

Com salário inicial de R$ 7,3 mil, cargo requer curso superior. Novo prazo se encerrará no dia 10 de setembro

Provas em outubro

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do Rio Grande do Sul prorrogou até o dia 10 de setembro as inscrições do concurso que oferece dez vagas de analista.

 

Destinado a profissionais com curso superior, o cargo oferece salário inicial de R$ 7.345,12 e tem jornada semanal de 40 horas. 

 

Os interessados podem preencher a ficha cadastral no site www.fundatec.org.br. A taxa custa R$ 182,41.

 

 

Provas do concurso da SPGG

 

 

Os candidatos serão avaliados por meio de exames objetivo e dissertativo, com aplicação prevista para 21 de outubro, em Porto Alegre, e duração de seis horas.

 

O conteúdo programático inclui língua portuguesa; raciocínio lógico e estatística; direito administrativo e constitucional; governança e gestão; economia e finanças públicas; e planejamento e orçamento público. 

 

O processo seletivo terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério da pasta, conforme estabelece o edital.

 

 

Atribuições do analista no concurso da SPGG

 

 

Elaborar, analisar e avaliar planos e programas e projetos do Setor Público, que visem ao Desenvolvimento Econômico do Estado; elaborar estudos visando à fixação de prioridades para a aplicação de recursos econômicos; auxiliar na coordenação de programas e projetos do governo; proceder estudos ao acompanhamento e controle dos projetos e programas governamentais; orientar e coordenar grupos de trabalho incumbidos econômicas de pesquisas em geral; realizar estudos visando a compatibilização dos planos estaduais com os nacionais; promover estudos e análises dos indicadores conjunturais; realizar estudos e pesquisas objetivando a montagem e implantação dos diversos sistemas de Administração Estadual; proceder a estudos referentes à modernização administrativa; proceder a estudos objetivando o progressivo aperfeiçoamento dos processos e padrões do sistema orçamentário; elaborar projetos de lei e de decreto sobre assuntos econômicos e financeiros; realizar estudos relativos à quantificação e formulação das despesas públicas; orientar tecnicamente a elaboração de propostas orçamentárias, bem como analisar e revisar as propostas parciais de orçamento; emitir pareceres sobre pedidos de abertura de credito adicionais; realizar coordenação sistemática das propostas orçamentarias dos órgãos descentralizados; emitir parecer sobre questões econômicas, financeiras e administrativas em geral, executar outras tarefas correlatas.
 

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Atualizado: 05/09/2018 - 14:41

Concurso MPU: retificado edital para técnico e analista

Nova disciplina foi adicionada ao conteúdo programático. Concurso MPU 2018 (Ministério Público da União) segue com inscrições abertas até 10 de setembro

Salários até R$ 12,1 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Ministério Público da União (MPU) divulgou, em 3 de setembro, a primeira retificação do concurso para técnico e analista. A novidade envolve a inclusão da disciplina de "promoção da igualdade racial" ao conteúdo programático.

As inscrições para o processo seletivo terminam às 18h da próxima segunda-feira (10). A seleção conta com uma oferta de 47 vagas imediatas, sendo 11 de técnico, cargo que pede apenas ensino médio, e 36 de analista, que pede nível superior na área de direito. Além das chances iniciais, o processo seletivo formará cadastro reserva de pessoal em todos os estados contemplados.

As oportunidades de técnico são na área de administração, com remuneração inicial de R$ 7.772.80. incluindo salário de 6.862,72 e auxílio-alimentação de R$ 910,08, enquanto de analista, na área de direito, o inicial é de R$ 12.169,89, incluindo o salário de 11.259,81 e os R$ 910,08, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

• CURSO ONLINE TÉCNICO E ANALISTA DO MPU 2018
• APOSTILAS CONCURSO MPU 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

Das 11 vagas de técnicos, a distribuição estadual do novo concurso MPU 2018 é a seguinte: Acre (1), Amapá (1), Distrito Federal (4), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (1) e Rio Grande do Sul (2).

E as 36 de analista do concurso MPU são: Amazonas (3), Amapá (1), Bahia (2), Distrito Federal (5), Espírito Santo (1), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (2), Mato Grosso (4), Pará (5), Rio de Janeiro (2), Rondônia (4),  Rio Grande do Sul (5) e Santa Catarina.

inscrição no concurso MPU deve ser realizada pela página eletrônica da organizadora, o Cebraspe, que é http://www.cespe.unb.br/concursos/mpu_18.  As taxas custam R$ 55 para técnico e R$ 60 para analista.

Concurso MPU 2018: Melhorias salariais

É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019. Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.

 

 

Concurso MPU: Possibilidades em outros Estados

 

Embora o concurso para técnicos e analistas do MPU contemplem apenas alguns estados, quem pretende ingressar  em regiões não contempladas no certame não deve desanimar, uma vez que existe, sim, a possiblidade de aproveitamento durante o prazo de validade do concurso.

De acordo com o item 4.3 do edital, além da listagem de aprovados de acordo com cargo e estado, o resultado final também contará com uma listagem de aprovados por cargo, independente da lotação da vaga.

4.3 Além da listagem de classificação por UF de vaga a que concorreram, os candidatos aprovados também serão listados, ao final do concurso, pela classificação geral no cargo (reunindo-se todos os aprovados, independentemente de UF).

Com isto, havendo necessidade, o aprovado poderá ser nomeado em estado diferente daquele para o qual se inscreveu.

4.3.1 O candidato aprovado e classificado no concurso poderá ser nomeado, no âmbito do MPU, para UF de vaga diversa daquela para a qual foi aprovado, onde não haja candidato aprovado, ficando a nomeação condicionada a edital de convocação expedido pelo MPU e a manifestação de  interesse do candidato, sem quaisquer ônus para a Administração. 

De acordo com informações obtidas junto à comissão do concurso, em caso de candidato de um estado que não consta com oferta de vagas, como São Paulo, ficando o participante com uma boa colocação dentro desta listagem geral, poderá eventualmente, ser convocado para o estado, caso surja uma vaga para o cargo pretendido, durante o prazo de validade.

 

 

Concurso MPU: retificação do edital

 

 

Com a retificação do edital, o conteúdo programático agora inclui a disciplina de "promoção  da  igualdade  racial", abordando os seguintes temas: 1 Conceito de racismo institucional. 2 Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade  Racial). 3 Decreto nº  6.040/2007. 4 Decreto nº  4.887/2003. 5 Lei nº 10.639/2003. 6 Lei nº 12.990/2014. 7 Resolução CNMP nº 170/2017. 8 Recomendação CNMP nº 40/2016. 9 Resolução 2106 da Assembleia Geral das Nações Unidas (Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).

 

Concurso MPU: Atribuições dos cargos

Técnico - Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno;  atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e(ou) anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documenta

Analista - Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas que visa subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais.

MPU 2018: Prova do concurso

As provas do concurso MPU 2018 serão aplicadas no dia 21 de outubro, no período da manhã para técnico e da tarde para analista, em horários e locais que serão divulgados no ato da convocação.  

Para ambos os cargos o exame objetivo será composto por 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. No caso de analista, a seleção também contará com uma prova dissertativa.

Candidatos a técnico terão que responder questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Administração, Arquivologia e Administração financeira e orçamentária.

Para analista serão cobradas questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Direito do trabalho, Direito processual do trabalho, Direito civil, Direito processual civil, Direito penal e processual penal e Direito penal militar e processual penal militar.

 

Dicas para o concurso do MPU 2018

 

Língua portuguesa: "Em relação ao concurso passado do MPU, o edital de Língua Portuguesa é centrado nas mesmas matérias, a diferença será na linguagem de cobrança do CESPE. A tendência é que essa prova seja mais difícil e deve seguir o padrão de metade das questões de análises de textos e a outra metade de gramática. Recomendo que o aluno treine, toda semana, uma prova recente do CESPE com as questões de análise de texto,  concordância verbal, de pontuação, emprego de crase e colocação pronominal"

(Elias Santana, Professor do Gran Cursos Online)

Direito administrativo: "Creio que vão cair de 10 a 12 questões de Direito Administrativo. Os temas mais importantes são: organização da Administração Pública; lei 8.666/93 modalidades e contratação direta; atos administrativos e lei 8.112/90"

(Gustavo Scatolino, Professor do Gran Cursos Online)
 


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Atualizado: 05/09/2018 - 11:17

Concurso em Horizontina RS tem vagas de nível superior

Oferta na câmara é de três vagas imediatas para os cargos de agente legislativo, contador e secretário operacional

Até 19 de setembro

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

No Estado do Rio Grande do Sul, a Câmara Municipal de Horizontina abriu as inscrições de concurso público para funções efetivas. A seleção tem três vagas imediatas, destinadas a candidatos de nível superior. 

Ofertas estão igualmente distribuídas entre o empregos de agente legislativo, contador e secretário operacional, cujos respectivos salários são de R$ 2.941,77, R$ 3.096,60 e R$ 5.573,88. 

Para disputar uma das vagas basta preencher a ficha cadastral no site da banca organizadora, que é a Objetiva Concursos (www.objetivas.com.br), e efetuar o pagamento da taxa, que varia de R$ 80 a R$ 100. O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 19 de setembro. 

Serão aceitas inscrições para mais de um cargo, desde que a prova objetiva seja aplicada em horário distinto, especificado a seguir: turno I para agente legislativo e turno II para contador e secretário operacional. 

O certame será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Marcada para o dia 21 de outubro, a avaliação contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de gramática e interpretação de texto, noções de informática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. 

 

Descrição dos cargos da Câmara de Horizontina RS

 

Agente legislativo - executar serviços complexos, de cunho administrativo, que envolvam interpretação e aplicação das leis e normas administrativas, especialmente para fundamentar informações, redigir expediente administrativo, proceder à aquisição, guarda e distribuição de material. Realizar outras atividades afins.

Contador - execução de atividades de ordem técnica no campo contábil, financeiro, orçamentário e tributário, escrituração de livros contábeis, de registro em geral e de controle de tributos; operação de sistemas, tanto manuais como informatizados; controle de resultados dos serviços contábeis.

Secretário operacional - executar e assessorar as atividades pertinentes ao Poder Legislativo, executando trabalhos de direção geral da câmara, bem como de controle e responsabilidade pelas ações legislativas, e elaboração de proposições do Legislativo.

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Atualizado: 05/09/2018 - 11:14

Concurso IBGE: nova autorização já está confirmada

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística encaminhou solicitação para oportunidades nos níveis médio e superior de ensino. Salários de até R$ 8,2 mil

Técnico e analista

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está entre os confirmados para 2019. O presidente do órgão, Roberto Olinto, divulgou em reunião com a ASSIBGE - Sindicato Nacional que o ministro do Planejamento prevê a autorização de 1.900 vagas distribuídas entre o próprio instituto, ANA (Agência Nacional de Águas) e saúde.

Vale lembrar que o pedido encaminhado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) refere-se a 1.800 oportunidades. Ainda não se sabe quantas chances serão liberadas ao IBGE, mas deve ser um número inferior ao solicitado.

Das ofertas requeridas, 1.200 são para técnico em informações geográficas e estatísticas e outras 600 para a carreira de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.

Olinto já reconheceu diversas vezes a necessidade urgente para a realização deste certame. Ele chegou a ressaltar que "é prioridade absoluta dessa direção concurso e plano de carreira. Sem concurso e sem carreira a história do IBGE pode se encerrar de forma melancólica. A nossa preocupação é comunicar ao Ministério do Planejamento essa situação de forma incisiva. O impacto disso vai trazer sérios danos ao IBGE”.

Atualmente, a solicitação está em trâmite na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento. Desde que foi encaminhada, ela sofreu várias movimentações dentro da Pasta.

Sobre as carreiras do concurso IBGE 2018

A função de técnico destina-se aos candidatos com certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário vigente corresponde a R$ 3.890,87 contando com o vale-alimentação.

Já o posto de analista exige formação superior completa, sendo que diversos cursos são aceitos. Consta na tabela de remuneração dos servidores federais que o vencimento atual é de R$ 8.213,07.

Último concurso IBGE para efetivos

No final de 2015, o órgão lançou dois editais que, juntos, apresentaram um total de 600 oportunidades. A banca organizadora do certame, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Um edital ofereceu 460 chances para a carreira de técnico distribuídas entre diversos Estados. A validade dele encerra no dia 30 de maio de 2018, já contando com a prorrogação.

O outro teve 90 chances para analista e 50 para tecnologista, também com lotação em vários Estados. O prazo dele vai terminar em 14 de junho de 2016, com o acréscimo da prorrogação.

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Atualizado: 04/09/2018 - 07:42

AGU define banca para abrir concurso ainda em 2018

A autorização do Ministério do Planejamento determina que o edital do novo concurso público da AGU seja publicado até dia 14 de dezembro de 2018. Diversos cargos

100 vagas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Mais um passo para que a Advocacia-Geral da União (AGU) possa publicar o edital do seu novo concurso público 2018, autorizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPGD) em 14 de junho.  Acontece que o nome da banca organizadora foi divulgado nesta terça-feira, 4 de setembro, por meio de publicação em diário oficial. A escolhida é o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional Nacional (Idecan).

Além disso, o órgão trabalha no processo de distribuição, pelos diversos estados, das 100 vagas que serão oferecidas no concurso. De acordo com a autorização do MPDG, a publicação do edital de abertura de inscrições da AGU deve ocorrer,no mais tardar, até 14 de dezembro.

O concurso da AGU contará com vagas para administrador (48 vagas), analista técnico administrativo (10), arquivista (2), bibliotecário (1), contador (32), técnico em assuntos educacionais (2) e tecnico em comunicação social (5).

• CURSO CONCURSO AGU 2018 - CONTADOR / ANALISTA E TÉCNICO
• CURSO CONCURSO AGU 2018 - DIVERSOS CARGOS

Para todos estes cargos é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 6.200, considerando vencimentos básicos e gratificações.

“A realização deste concurso é um passo importante no processo de fortalecimento do quadro de servidores da AGU. Todos nós sabemos que as vitórias obtidas pela nossa instituição somente serão possíveis graças, também, à incansável dedicação diária de nossos servidores”, disse, quando do envio do pedido do concurso, a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça.

Concurso AGU - Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas na AGU, sendo 2.000 de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 de técnico de apoio à atividade jurídica.   No caso de técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações; e para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

AGU - Concurso Anterior

O último concurso da AGU  na área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.

No quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Em caso de formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.

Já na Secretaria dos Portos, em nível médio, a AGU ofereceu dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Em nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2).

A banca organizadora do concurso da AGU, na ocasião, foi o Idecan.

Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

 

Sobre a AGU

Cabe à Advocacia Geral da União (AGU) representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.


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Atualizado: 31/08/2018 - 12:51

Sefaz RS: publicados editais para 100 vagas

Do total de postos, 50 são para o cargo de assistente, que pede nível médio, e 50 para técnicos de nível superior, com iniciais de até R$ 9,3 mil

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Secretaria da Fazenda do estado do Rio Grande do Sul (Sefaz/RS) divulgou os editais de seu novo concurso público, que será para o preenchimento de 100 vagas, sendo 50 para o cargo de assistente administrativo fazendário e 50 para técnico tributário da receita estadual. No caso de assistente, para concorrer basta possuir ensino médio, com remuneração inicial de R$ 3.040, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Para os técnicos, para concorrer será necessário possuir formação de nível superior em qualquer área de formação, com inicial de R$ 9.300, podendo contar, ainda, com prêmio de produtividade e eficiência, também com jornada de 40 horas semanais. No caso de técnicos, as inscrições serão recebidas no período de 10 a 24 de setembro, enquanto que para assistentes, o prazo vai de 12 a 26 de setembro.

•  APOSTILAS CONCURSO SEFAZ RS 2018 - ASSISTENTE E TÉCNICO


Nos dois casos, do total de vagas, 37 serão para ampla concorrência, cinco reservadas para portadores de deficiência física e oito reservadas para candidatos negros e pardos.


As inscrições poderão ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, que será o Cebraspe, que é http://www.cespe.unb.br/concursos/sefaz_rs_18_assistente, no caso de assistente, e http://www.cespe.unb.br/concursos/sefaz_rs_18_tecnico para os técnicos.


As taxas serão de R$ 82,35 para o cargo de assistente e R$ 187,77 para os técnicos. Quem deixar a inscrição para o último dia poderá efetuar o pagamento da taxa até 5 de novembro, para os dois cargos.

 

 

Sefaz - RS - Provas


A aplicação das provas objetivas está marcada para ocorrer em 1º de dezembro para as vagas de assistente e 2 de dezembro para os técnicos.
Nos dois casos, as contratações serão feitas de acordo com o regime jurídico único dos servidores públicos estaduais, durante o prazo de validade do respectivo concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.
     

 

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Atualizado: 30/08/2018 - 16:03

Concurso Ibram: pedido de 313 vagas segue em análise

Solicitação do concurso do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) encaminhado ao Ministério do Planejamento é para carreiras com exigência de níveis médio e superior de ensino

Órgão federal

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Continua em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido para a abertura do concurso do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). A solicitação é para o preenchimento de 313 vagas em cargos com exigência de níveis médio e superior.

Do total de oportunidades requeridas, 73 destinam-se à carreira de assistente administrativo, 19 para técnico em assuntos educacionais, 121 para técnico em assuntos culturais e 100 para analista.

O posto de assistente técnico exige nível médio completo, enquanto as demais colocações se destinam aos profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais vigentes não foram divulgados.

É grande a expectativa para que o novo concurso do Ibram seja autorizado em breve, para que o mesmo aconteça até o início de 2019.

Concurso Ibram: edital de  2010

Organizado pela Funcab e lançado em 2010, o edital anterior apresentou 294 ofertas distribuídas nos empregos de assistente técnico I, técnico em assuntos educacionais, técnico em assuntos culturais e analista. A remuneração oferecida chegou a R$ 3.012,82.

Na época, a lotação das vagas ocorreu nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

A seleção constou de prova objetiva para todos os concorrentes. Em seguida, houve avaliação discursiva e análise de títulos para os postos de nível superior.

O teste objetivo aplicado no processo seletivo foi composto de perguntas sobre língua portuguesa, noções de informática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Os exames para técnico e analista também tiveram perguntas de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Para os empregos de nível médio, a validade do certame expirou em abril de 2014. Já para as colocações que necessitam de ensino superior, o prazo terminou em 16 de junho do mesmo ano.

Sobre o órgão

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) foi criado pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2009, com a assinatura da lei nº 11.906. A nova autarquia sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no que se refere aos direitos, deveres e obrigações dos museus federais.

O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Atualmente, cuida da administração direta de 30 museus.

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Atualizado: 29/08/2018 - 15:37

Segredo RS realiza concurso para controlador interno

Cargo paga R$ 2,3 mil. Candidatos devem possuir curso superior em administração ou ciências contábeis, além de CNH

Uma vaga

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Segredo, no Rio Grande do Sul, abriu concurso público destinado a preencher uma vaga de controlador interno, com salário de R$ 2.353,16.

 

Os candidatos devem possuir curso superior em administração ou ciências contábeis, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "B".

 

Será possível se inscrever até 10 de setembro, mediante a realização de cadastro no site www.unars.com.br. O valor da taxa é de R$ 120.

 

Marcada para 29 de setembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 40 questões sobre português, matemática, legislação e conhecimentos gerais e específicos.

 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Segredo terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal. 

 

 

Concurso Prefeitura Segredo: atribuições do controlador

 

 

Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e do orçamento do Município; analisar quanto à legalidade, resultados, eficácia e eficiência, as gestões orçamentárias, financeiras e patrimoniais e a aplicação de recursos públicos municipais por entidades de direito privado; exercer controle das operações de crédito, avais, garantias, direitos e haveres do Município; requisitar documentos e proceder aos demais atos necessários ao efetivo exercício das suas atividades; conduzir veículo oficial no desempenho das atividades e executar outras atividades afins.

 

 

Concurso Prefeitura Segredo: conteúdo programático parcial

 

 

Português - 1. Análise de texto - compreensão e interpretação. 2. Figuras de linguagem. 3. Conotação e denotação. 4.Coesão e coerência textuais. 5. Ortografia. 6.Classes gramaticais: flexões e emprego. 7. Colocação pronominal. 8.Vozes verbais. 9.Concordância verbal e nominal. 10. Regência verbal e nominal. 11. Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos. 12. Pontuação. 13. Acentuação gráfica. 14.Sintaxe: frase, oração e período, termos essenciais, integrantes e acessórios da oração. 15. Crase. 16. Funções do QUE e do SE. BIBLIOGRAFIA INDICADA: 1. TERRA, Ernani. Curso Prático de Gramática. Scipione. 2. LEDUR, Paulo Flávio. Português Prático. AGE. 3. PASCHOALIN & SPADOTO. Gramática. FTD. 4. LEDUR, Paulo Flávio. Guia Prático da Nova Ortografia. AGE. 5. Mini Aurélio - Dicionário da Língua Portuguesa – Editora Positivo.

 

Matemática - 1. Conjuntos: conceito, simbologia, subconjuntos, união, intersecção, diferença, complementar e problemas.2. Conjuntos Numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. 3. Equações, problemas e sistemas de equações de 1º e 2º graus.4. Função Quadrática.5. Função Exponencial e equações exponenciais.6. Progressões Aritméticas.7. Progressões Geométricas.8. Sistemas de Equações Lineares.9. Análise Combinatória: arranjos, permutações e combinações.10. Probabilidade e estatística.11. Geometria Plana: área e perímetro do quadrado, retângulo, triângulo, paralelogramo, losango, trapézio, hexágono regular e círculo.12. Geometria Espacial: área e volume de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas.13. Equações polinomiais.14. Noções de Matemática Financeira: porcentagem, juros simples e compostos.15. Proporcionalidade: razão, proporção, regra de três simples e regra de três compostas.16. Operações, expressões e problemas envolvendo números reais. BIBLIOGRAFIA INDICADA: 1. BIANCHINI, Edwaldo e PACCOLA, Herval. Curso de Matemática: volume único. Ed. Moderna. 2. DANTE, Luiz Roberto. Matemática Contexto e Aplicações: volume único. Ed. Ática. 3. DINIZ, Maria Ignes de Souza Vieira e SMOLE, Kátia Cristina Stocco. Matemática – Ensino Médio. Ed. Saraiva. 4. PAIVA, Manoel. Matemática: volume único. Ed. Moderna. 5. SPINELLI, Walter e SOUZA, M. Helena S. Matemática Comercial e Financeira. Ed. Ática.
 

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Atualizado: 29/08/2018 - 09:14

Concurso MRE: saiu gabarito da prova para diplomata

Avaliação foi aplicada em 26 de agosto. Carreira paga R$ 18 mil e é destinada profissionais com curso superior em qualquer área de conhecimento

26 vagas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Os inscritos no concurso do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para a carreira de diplomata já podem consultar aqui o gabarito da prova da primeira fase, aplicada no último domingo (26), em todas as capitais do país.

 

Estão em disputa 26 vagas no Instituto Rio Branco, sendo cinco reservadas a negros e duas a pessoas com deficiência. A carreira é destinada a profissionais com diploma de curso superior em qualquer área.

 

Com salário inicial de R$ 18.059,83, o cargo de diplomata tem como principais atribuições atividades de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

 

• CURSO PARA O CONCURSO MRE 2018 - DIPLOMATA

 

As inscrições custaram R$ 230 e foram recebidas até 16 de julho, por meio do site www.cespe.unb.br. Ao todo, o processo seletivo registrou 5.294 inscritos. 

 

 

Etapas do concurso do MRE para diplomata 2018

 

 

O concurso para diplomata foi iniciado com a aplicação de prova objetiva contendo 73 questões de múltipla escolha. O conteúdo programático previa língua portuguesa, língua inglesa, história mundial, história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia e noções de direito e direito internacional público. 

 

A segunda etapa compreenderá exames escritos de língua portuguesa e língua inglesa, previstos para ocorrer em 22 e 23 de setembro, respectivamente. 

 

Na sequência, entre 28 e 30 de setembro, os inscritos no concurso de diplomata serão submetidos a provas escritas sobre história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia, noções de direito e direito internacional público e línguas espanhola e francesa. 

 

O resultado está previsto para ser divulgado em 21 de dezembro. Os aprovados no concurso para diplomata do MRE ingressarão na classe inicial de terceiro secretário e deverão se matricular no curso de formação do Instituto Rio Branco, na capital federal, de acordo com o edital
 

 

Conteúdo programático parcial para o concurso de diplomata 2018

 

 

Língua portuguesa (primeira e segunda fases) - 1 Língua portuguesa: modalidade culta usada contemporaneamente no Brasil. 1.1 Sistema gráfico: ortografia, acentuação e pontuação; legibilidade. 1.2 Morfossintaxe. 1.3 Semântica. 1.4 Vocabulário. 2 Leitura e produção de textos. 2.1 Compreensão, interpretação e análise crítica de textos escritos em língua portuguesa. 2.2 Conhecimentos de linguística, literatura e estilística: funções da linguagem; níveis de linguagem; variação linguística; gêneros e estilos textuais; textos literários e não literários; denotação e conotação; figuras de linguagem; estrutura textual. 2.3 Redação de textos dissertativos dotados de fundamentação conceitual e factual, consistência argumentativa, progressão temática e referencial, coerência, objetividade, precisão, clareza, concisão, coesão textual e correção gramatical. 2.3.1 Defeitos de conteúdo: descontextualização, generalização, simplismo, obviedade, paráfrase, cópia, tautologia, contradição. 2.3.2 Vícios de linguagem e estilo: ruptura de registro linguístico, coloquialismo, barbarismo, anacronismo, rebuscamento, redundância e linguagem estereotipada.


Língua inglesa (primeira e segunda fases) - Primeira Fase: 1 Compreensão de textos escritos em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para compreensão dos conteúdos semânticos. Segunda Fase: 1 Redação em língua inglesa: expressão em nível avançado; domínio da gramática; qualidade e propriedade no emprego da linguagem; organização e desenvolvimento de ideias. 2 Tradução do Inglês para o Português: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. 3 Versão do Português para o Inglês: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. 4 Resumo: capacidade de síntese e de reelaboração em Inglês correto.

 

Política internacional (primeira e terceira fases) - 1 Relações internacionais: conceitos básicos, atores, processos, instituições e principais paradigmas teóricos. 2 A política externa brasileira: evolução desde 1945, principais vertentes e linhas de ação. 3 O Brasil e a América do Sul. 3.1 Integração na América do Sul. 3.2 O MERCOSUL: origens do processo de integração no Cone Sul. 3.3 Objetivos, características e estágio atual de integração. 3.4 A Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). 3.5 A União Sul-Americana de Nações: objetivos e estrutura. 3.6 O Conselho de Defesa da América do Sul. 4 A política externa argentina; a Argentina e o Brasil. 5 A política externa norte-americana e relações com o Brasil. 6 Relações do Brasil com os demais países do hemisfério. 7 A Política externa francesa e relações com o Brasil. 8 Política externa inglesa e relações com o Brasil. 9 Política externa alemã e relações com o Brasil. 10 A União Europeia e o Brasil. 11 Política externa russa e relações com o Brasil. 12 A África e o Brasil. 13 A política externa da China, da Índia e do Japão; relações com o Brasil. 14 Oriente Médio: a questão palestina; Síria, Iraque, Irã e outras situações nacionais relevantes. 15 A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. 16 A agenda internacional e o Brasil: 16.1 O multilateralismo de dimensão universal: a ONU; as Conferências Internacionais; os órgãos multilaterais. 16.2 Desenvolvimento. 16.3 Pobreza e ações de combate à fome. 16.4 Meio ambiente. 16.5 Direitos Humanos. 16.6 Comércio internacional e Organização Mundial do Comércio (OMC). 16.7 Sistema financeiro internacional. 16.8 Desarmamento e não-proliferação. 16.9 Conflito étnico, sectário e nacionalismo: os casos do Bálcãs e do Oriente Médio (por exemplo: Síria, Líbano, Iraque). 16.10 Crimes de guerra e crimes contra a humanidade: genocídio, holocausto e a Corte Penal Internacional. 16.11 Políticas de identidade: gênero, raça e religião como vetores da política mundial. 16.12 Terrorismo. 16.13 Narcotráfico. 16.14 A reforma das Nações Unidas. 17 O Brasil e o sistema interamericano. 18 O Brasil e a formação dos blocos econômicos. 19 A dimensão da segurança na política exterior do Brasil. 20 O Brasil e as coalizões internacionais: o G-20, o IBAS e o BRICS. 21 O Brasil e a cooperação sul-sul.

 

Geografia (primeira e terceira fases) -1 História da Geografia. 1.1 Expansão colonial e pensamento geográfico. 1.2 A Geografia moderna e a questão nacional na Europa. 1.3 As principais correntes metodológicas da Geografia. 2 A Geografia da População. 2.1 Distribuição espacial da população no Brasil e no mundo. 2.2 Os grandes movimentos migratórios internacionais e intranacionais. 2.3 Dinâmica populacional e indicadores da qualidade de vida das populações. 3 Geografia Econômica. 3.1 Globalização e divisão internacional do trabalho. 3.2 Formação e estrutura dos blocos econômicos internacionais. 3.3 Energia, logística e reordenamento territorial pós-fordista. 3.4 Disparidades regionais e planejamento no Brasil. 4 Geografia Agrária. 4.1 Distribuição geográfica da agricultura e pecuária mundiais. 4.2 Estruturação e funcionamento do agronegócio no Brasil e no mundo. 4.3 Estrutura fundiária, uso da terra e relações de produção no campo brasileiro. 5 Geografia Urbana. 5.1 Processo de urbanização e formação de redes de cidades. 5.2 Conurbação, metropolização e cidades-mundiais. 5.3 Dinâmica intraurbana das metrópoles brasileiras. 5.4 O papel das cidades médias na modernização do Brasil. 6 Geografia Política. 6.1 Teorias geopolíticas e poder mundial. 6.2 Temas clássicos da Geografia Política: as fronteiras e as formas de apropriação política do espaço. 6.3 Relações Estado e território. 6.4 Formação territorial do Brasil. 7 Geografia e gestão ambiental. 7.1 O meio ambiente nas relações internacionais: avanços conceituais e institucionais. 7.2 Macro divisão natural do espaço brasileiro: biomas, domínios e ecossistemas. 7.3 Política e gestão ambiental no Brasil.
 

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Atualizado: 28/08/2018 - 13:34

Concurso Ibama: avança pedido para 1.888 vagas

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades nos cargos técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos chegam a R$ 7,7 mil

Três cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Avançou o pedido do concurso do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG). O documento solicita a autorização de 1.888 vagas.

Das oportunidades solicitadas, 759 são para a carreira de técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.

As carreiras de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama exigem nível superior, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com ensino médio.

As remunerações iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 

• CURSO CONCURSO IBAMA 2018 - ANALISTAS ADMINISTRATIVO E AMBIENTAL

É grande a expectativa de que o ministro do Planejamento libere ainda este ano a autorização do edital do concurso do Ibama.

Concurso Ibama: últimos editais de analista

A seleção anterior para analista ambiental do Ibama foi aberta em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 na área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 em licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 em monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 em gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.

Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.

Os dois processos seletivos foram organizados pelo Cespe/UnB.

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Atualizado: 28/08/2018 - 09:33

Concurso Iphan: inscrições são reabertas para técnico

Reabertura vale apenas para vagas na área de arqueologia. Provas para os demais cargos foram aplicadas em 26 de agosto

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reabriu as inscrições para a carreira de técnico - área 2 (arqueologia), cujos requisitos foram retificados (confira as mudanças aqui). A função reúne 55 vagas. 

 

As inscrições podem ser registradas até as 18h de 10 de setembro, mediante a realização de cadastro no site http://www.cespe.unb.br/concursos/iphan_18/. A taxa custa R$ 117. 

 

Para os demais cargos envolvidos no concurso, as provas objetiva e discursiva foram aplicadas em 26 de agosto. No caso das chances para técnico - área 2, as avaliações estão previstas para 21 de outubro. 

 

No total, o processo seletivo preencherá 411 vagas distribuídas em todo o Brasil, além de formar cadastro reserva. São 131 postos para auxiliar institucional (R$ 3.877,97), 176 para técnico (R$ 5.493,29) e 104 para analista (R$ 5.493,29). A primeira posição requer ensino médio completo, enquanto as demais cobram formação superior. Os valores já incluem o auxílio-alimentação de R$ 458.

• APOSTILAS CONCURSO IPHAN 2018 - CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR
• CURSO ONLINE CONCURSO IPHAN 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

As oportunidades estão distribuídas entre a sede do órgão, em Brasília, e superintendências/escritórios técnicos em todos os Estados brasileiros. Para São Paulo, foram disponibilizados 18 postos.  

 

Concurso Iphan: distribuição das vagas por área de formação


Parte das chances para auxiliar institucional é destinada a candidatos que possuem, além de segundo grau, formação técnica em conservação e restauração de bens culturais móveis; edificações; e agronomia ou jardinagem.  

 

As oportunidades para técnico no concurso do Iphan atendem profissionais formados em ciências sociais ou antropologia; arqueologia; arquitetura e urbanismo; arquivologia; biblioteconomia; ciências biológicas; engenharia agronômica; engenharia civil; história; educação, pedagogia ou ciências humanas; e graduação em qualquer área, com experiência em arqueologia. 

 


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Curso Intensivo Gratuito para Concurso IPHAN

Para ajudar na preparação dos que realmente desejam passar nesse concurso, transmitiremos ao vivo e gratuitamente a partir de 18 de junho, o Curso Intensivo IPHAN. O conteúdo engloba desde português a história. São várias matérias de relevância com conteúdo de qualidade. Confira.

 

Já para analista, as opções são voltadas a participantes com curso superior em qualquer área; comunicação social, jornalismo ou relações públicas; engenharia cartográfica, geografia ou geociências; e relações internacionais.

Sobre as provas do concurso do Iphan 2018


O processo seletivo envolve provas objetiva e discursiva para todos os cargos, com aplicação nas capitais dos 26 Estados, além do Distrito Federal.

 

A primeira avaliação reúne 120 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto dissertativo com até 30 linhas abordando tema da atualidade. 

 

O conteúdo programático inclui conhecimentos básicos (língua portuguesa, fundamentos da preservação do patrimônio cultura, noções de gestão/administração pública e atualidades) e específicos.

 

Haverá também análise de títulos para funções de nível superior, em período a ser definido. Os candidatos convocados poderão apresentar diplomas de especialização, mestrado e doutorado, bem como documentos que comprovem experiência profissional nos setores público e privado. 


De acordo com o edital, o concurso do Iphan terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição. 

 

Atribuições do auxiliar institucional no concurso do Iphan

 

Desenvolver atividades de nível intermediário de suporte às áreas administrativa e finalística, que compreendam a execução de atividades rotineiras de cunho administrativo e logístico; dar suporte às atividades que compõem o ciclo de gestão documental; dar suporte à análise, diagnóstico e intervenção em bens culturais móveis; dar apoio às atividades técnicas relativas à elaboração e análise de projetos e orçamentos e fiscalização de obras; dar suporte às atividades de fiscalização; realizar atividades de conservação e manutenção dos jardins históricos sob a gestão do Iphan; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Concurso Iphan 2018: atribuições do técnico

 

Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas, que compreendam elaborar estudos, análises, pareceres, laudos, notas, relatórios e avaliações técnicas para instrução e acompanhamento de processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; avaliar o impacto ao patrimônio cultural em projetos e empreendimentos, inclusive no âmbito do licenciamento ambiental; realizar vistorias, levantamentos e avaliações de campo; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; integrar conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; acompanhar e fiscalizar intervenções e(ou) serviços; realizar intervenções conservativas e(ou) restaurativas de bens culturais e acervos sob a gestão do Iphan; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Atribuições do analista no concurso do Iphan


Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas que compreendam o assessoramento especializado voltado para a gestão dos processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; participar em conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; executar atividades de gestão administrativa, orçamentária e financeira; acompanhar e fiscalizar projetos e(ou) serviços; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso do Iphan

 

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

Fundamentos da preservação do patrimônio cultura - Noções sobre história política, econômica e social do Brasil. 1.1 Noções sobre história e institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo, com ênfase na trajetória do IPHAN. 2 Marcos internacionais da preservação: Convenção relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003). 3 Legislação brasileira sobre preservação de bens culturais. 3.1 Constituição Federal (artigos 20, 23, 24, 30, 215 e 216). 3.2 Decreto-Lei nº 25/1937, e suas alterações. 3.3 Lei nº 3.924/1961. 3.4 Lei nº 11.483/2007, e suas alterações (art. 9º). 3.5 Decreto nº 3.551/2000. 3.6 Decreto nº 9.238/2017. 4 Legislação aplicada ao patrimônio cultural. 4.1 Portaria IPHAN nº 187/2010; Portaria IPHAN nº 420/2010; Portaria IPHAN nº 127/2009; Portaria IPHAN nº 137/2016.

 

Noções de gestão e administração pública - 2.1 Princípios e normas referentes à administração direta e indireta. 2.2 Lei nº 8.666/1993, e suas alterações (Licitações e contratos administrativos). 3 Legislação administrativa. 3.1 Lei nº 8.112/1990, e suas alterações. 3.2 Lei nº 9.784/1999, e suas alterações (Processo Administrativo). 3.3 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação). 3.4 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171/1994, e suas alterações. 4 Gestão de pessoas no setor público. 4 Gestão de processos. 4.1 Conceitos da abordagem por processos. 4.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

 

Atualidades - (somente para a prova discursiva): 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, relacionados ao patrimônio cultural.

 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso do Iphan 2018

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Atualizado: 27/08/2018 - 15:47

Concurso INSS: MPDG mostra critérios para autorização

Solicitação encaminhada recentemente ao Ministério do Planejamento é de 7.888 vagas entre os cargos de técnico, analista e perito

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Um ofício encaminhado, recentemente, pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) à Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) relata os critérios para que seja autorizado o concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O documento aponta que, antes de conceder o aval, são avaliados alguns aspectos, como a necessidade atual e futuro (que está bastante preocupante, com o déficit de 16.000 servidores) e o orçamento disponível.

Encaminhado este ano ao Planejamento, o pedido para o concurso do INSS solicitou 10.468 vagas ao seu quadro de pessoal, porém 2.580 eram para excedentes - que não foram convocados durante a validade do certame anterior, encerrada em 5 de agosto.

Das oportunidades para nova seleção, 3.984 são para técnico (área meio), 1.692 para analista (diversas formações) e 2.212 para perito.

A Fenasps já salientou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, pois há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.

• APOSTILAS CONCURSO INSS 2018 - TÉCNICO E ANALISTA DO SEGURO SOCIAL
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Concurso INSS: sobre os cargos 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

Concurso INSS: defasagem de pessoal 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 20 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está mais crítica porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

Veja também:

Artigo: Sim, existe vida após o INSS

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Dicas de aprovada no concurso do INSS

Dicas de professores para o concurso do INSS

Justiça proíbe papanicolau em concurso do INSS

Concurso INSS: edital de 2015

No final de 2015, foi lançado o edital para o preenchimento de 950 vagas. Um total de 800 oportunidades foi para o emprego de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência para o cargo foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Concurso INSS: atribuições do técnico e analista 

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.



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Atualizado: 27/08/2018 - 09:45

Concurso Coren RS: inscrição para 390 vagas encerra hoje

As chances no certame do Conselho Regional de Enfermagem são para candidatos de níveis médio, técnico e superior

Ganhos de até R$ 6,6 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Chega ao fim nesta segunda-feira (27) o prazo de inscrição do concurso do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren/RS) que visa o preenchimento de 390 vagas. Do total de ofertas, seis são imediatas e 384 para formação de cadastro reserva (CR) do seu quadro de pessoal. 

De acordo com o edital, o cadastro reserva somente será aproveitado mediante abertura de novas vagas, atendendo aos interesses de conveniência e de oportunidade do órgão, dentro do prazo de validade do concurso (de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período).

Para o cargo de assistente na área administrativa (1 vaga + 59 CR) exige diploma de conclusão de curso de ensino médio. O salário inicial é de R$ 2.542,64.

Quem tem curso técnico está apto à carreira de assistente técnico na área de fiscalização (1 + 49 CR). O vencimento é de R$ 3.108,82. 

Candidatos que possuem o nível superior podem concorrer para os postos de analista enfermeiro nas especialidades administrativa (35 CR) e fiscalização (35 CR) e analista nas áreas de comunicação social/jornalismo (35 CR), comunicação social/relações públicas (35 CR), finanças, contabilidade e controladoria (1 + 34 CR), recursos humanos (35 CR), tecnologia da informação (35 CR) e jurídica (3 + 32 CR). A remuneração é de R$ 6.622,18. 

• APOSTILA CONCURSO COREN/RS 2018 - ASSISTENTE E ANALISTA

A lotação ocorrerá na sede do Coren/RS, na cidade de Porto Alegre, exceto para os cargos de assistente na área administrativa e analista enfermeiro na área de fiscalização, cujas atividades serão exercidas em qualquer uma das subseções do órgão, no Estado do Rio Grande do Sul, ou na sua sede, de acordo com a necessidade de contratação.

 

Concurso Coren RS: inscrições e provas

 

O Instituto Quadrix é o responsável pela organização e execução do processo de seleção. As inscrições devem ser realizadas no endereço eletrônico www.quadrix.org.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 60 para ensino médio, R$ 70 para curso técnico e R$ 100 para formação superior. 

Os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; prova discursiva para nível superior, eliminatória e classificatória; e análise de títulos e experiência profissional para nível superior, unicamente classificatória.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 16 de setembro na cidade de Porto Alegre/RS. O edital de convocação, contendo os locais e horários de realização do exame, será divulgado, oportunamente, no site do Instituto Quadrix. 

A prova objetiva será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa (peso 2), dez de noções de informática (peso 1), dez de legislação (peso 1) e 20 de conhecimentos específicos (peso 3). 

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Atualizado: 24/08/2018 - 13:53

Pareci Novo RS tem concurso com inscrições abertas

Oferta na prefeitura é de duas vagas imediatas e cadastro reserva de vários cargos. Inscrições serão recebidas até 5 de setembro

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Pareci Novo, no Estado do Rio Grande do Sul, abriu as inscrições do concurso público destinado ao preenchimento de duas vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Candidatos alfabetizados podem se inscrever às funções de operário geral (CR) e serviços gerais (1 vaga), cujo salário inicial é de R$ 1.269,36. 

Quem tem o ensino fundamental pode concorrer para os empregos de motorista (CR) e operador de equipamento rodoviário (CR). Os respectivos vencimentos são de R$ R$ 2.148,15 e R$ 2.245,79.

Ensino médio e/ou curso técnico são requisitos para os cargos de agente administrativo (CR), atendente de creche (CR), fiscal de meio ambiente e posturas (1), fiscal de obras e tributos municipais (CR) e professor I - séries iniciais (CR). As remunerações oscilam entre R$ 1.445,12 e R$ 2.538,72. 

Aqueles que têm o nível superior estão aptos às carreiras de enfermeiro padrão (CR), especialista em educação - orientação educacional (CR), médico clínico geral (CR) e professor II nas disciplinas de ciências (CR) e geografia (CR). Os ganhos partem de R$ 1.590,60 e chegam a R$ 6.346,80.

 

Etapas do concurso da Prefeitura de Pareci Novo RS

 

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.premierconcursos.com.br, até o dia 5 de setembro. Os valores da taxa de participação variam de R$ 68,32 a R$ 102,48, conforme o posto pleiteado. 

O processo de seleção será constituído de prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; prova prática para motorista, operário geral, operador de equipamento rodoviário e serviços gerais, eliminatória e classificatória; e análise de títulos para especialista em educação - orientação educacional e professores, apenas classificatória.

Marcada para o dia 30 de setembro, a prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, informática, fundamentos da educação, conhecimentos gerais e/ou legislação e conhecimentos específicos. 

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Atualizado: 24/08/2018 - 11:24

FURG RS: concurso para cargos técnico-administrativos

Oferta na Universidade Federal do Rio Grande é de duas vagas para as carreiras de engenheiro civil e nutricionista

Nível superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Serão abertas no dia 27 de agosto as inscrições do concurso público da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Estado do Rio Grande do Sul. A seleção visa o provimento de duas vagas para cargos técnico-administrativos em educação. 

Ofertas estão distribuídas entre as carreiras de engenheiro civil e nutricionista, cuja remuneração inicial é de R$ 4.180,66 para jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

Interessados deverão se inscrever exclusivamente pela internet, através da página eletrônica http://progep.furg.br/bin/edital/index.php, até o dia 5 de setembro. O valor da taxa de participação é de R$ 110 e o seu pagamento poderá ser efetuado até a data limite de 6 de setembro, observado o horário de funcionamento da rede bancária.

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório, composta de 25 questões do tipo múltipla escolha sobre conhecimentos específicos. O exame será aplicado na cidade de Rio Grande/RS no dia 14 de outubro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado a partir do dia 26 de setembro. 

A etapa final do processo de seleção será a análise de títulos, unicamente classificatória. Serão aceitos os seguintes documentos: graus acadêmicos; experiência profissional na área a que concorre; e atividades técnico-científicas na área do concurso. 

 

Atribuições dos cargos da FURG RS

 

Engenheiro civil - elaborar, executar e dirigir projetos de engenharia civil relativos a rodovias, portos, aeroportos, vias férreas, sistema de água e esgoto e outros, estudando características e preparando planos, métodos de trabalho e demais dados requeridos, para possibilitar e orientar a construção, manutenção e reparo das obras mencionadas e assegurar os padrões técnicos exigidos.

Nutricionista - planejar, coordenar e supervisionar serviços de nutrição, analisando carências alimentares e o conveniente aproveitamento dos recursos dietéticos, controlando a estocagem, preparação, conservação e distribuição dos alimentos.

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Atualizado: 23/08/2018 - 11:58

Câmara de Carazinho RS: concurso paga até R$ 5,5 mil

Oportunidades são para assistente legislativo e jornalista. Prazo para inscrições termina em 6 de setembro

Dois cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Câmara de Carazinho, no Rio Grande do Sul, abriu concurso público destinado a preencher duas vagas, além de formar cadastro reserva.

 

O cargo de assistente legislativo cobra ensino médio e oferece vencimentos iniciais de R$ 2.972,11.

 

Já a carreira de jornalista requer curso superior e apresenta salário-base de R$ 5.575,45.

 

As inscrições serão recebidas até 6 de setembro, por meio do site www.legalleconcursos.com.br. As taxas custam R$ 70 (assistente) e R$ 90 (jornalista).

 

 

Etapas do concurso da Câmara de Carazinho

 

 

Prevista para 23 de setembro, a prova objetiva trará 40 questões de múltipla escolha para serem solucionadas em, no máximo, três horas.

 

As perguntas abordarão conteúdos de língua portuguesa, informática, legislação e conhecimentos específicos.

 

Na mesma data, os concorrentes ao emprego de jornalista deverão entregar os documentos relativos à avaliação de títulos. 

 

O concurso da Câmara de Carazinho terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério do Legislativo, conforme estabelece o edital

 

 

Concurso Câmara Carazinho: atribuições dos cargos

 

 

Assistente legislativo - Descrição das atribuições: Controlar o áudio dos agentes políticos nas sessões e demais eventos de interesse público, de acordo com os diferentes tempos constantes no Regimento Interno; controlar a sequência, quórum e tempo, em geral, dos atos realizados nas sessões; primar durante as sessões pela correta observância das regras regimentais, alertando imediatamente o Presidente os casos de descumprimento; confeccionar e protocolar os ofícios da Câmara Municipal; confeccionar as respostas aos ofícios recebidos pela Câmara Municipal; realizar atividades externas de entrega de documentos; desempenhar outras atividades correlatas.

 

Jornalista - Formular matérias relacionadas aos assuntos tratados nas sessões ordinárias, extraordinárias e solenes; confeccionar informativos do interesse dos vereadores e da Câmara Municipal; manter atualizadas as notícias veiculadas no sítio oficial e nos demais meios de comunicação social da Câmara Municipal; acompanhar os agentes políticos em atividades de fiscalização e eventos, quando necessário, para elaboração das notícias a serem veiculadas; realizar a cobertura das solenidades públicas realizadas pela Câmara Municipal; manter contato com órgãos de imprensa e intermediar seu relacionamento com os agentes políticos; executar outras tarefas correlatas.
 

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Atualizado: 23/08/2018 - 11:27

Eldorado do Sul RS oferece dois cargos em concurso

Câmara tem vagas para técnico e analista, destinadas a profissionais de níveis médio e superior, respectivamente. Inscrições vão até 3 de setembro

No Legislativo

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Câmara de Eldorado do Sul, município localizado no interior gaúcho, abriu concurso público destinado a formar cadastro reserva em dois cargos.

 

Há ofertas para técnico legislativo (salário de R$ 2.204,86) e analista legislativo - gestão orçamentária (R$ 5.521,13), com exigência de níveis médio e superior, respectivamente. 

 

O prazo para inscrições termina em 3 de setembro. Os interessados devem realizar cadastro pelo site www.fundatec.org.br. São cobradas taxas de R$ 70 (técnico) e R$ 100 (analista).

• APOSTILAS CONCURSO ELDORADO DO SUL RS 2018 - TÉCNICO LEGISLATIVO

 

Marcada para 23 de setembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 40 questões de múltipla escolha. As perguntas abordarão língua portuguesa, legislação e informática (ambos os cargos), além de matemática (técnico) e conhecimentos específicos (analista).  

 

O concurso da Câmara de Eldorado do Sul terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério do Legislativo, conforme estabelece o edital

 

 

Concurso Câmara Eldorado do Sul: atribuições dos cargos

 

 

Técnico - Atender público em geral. Organizar concursos públicos. Executar procedimentos diversos, tais como pareceres em processes, cálculos, arquivamentos, controle e lançamento de diárias. Executar tarefas burocráticas em geral. Preencher relatórios, fichas, arquivamento de publicações, correspondências e outros. Executar atividades de apoio técnico e administrativo relativos a pessoal, material, patrimônio, protocolo, finanças, contratos, convênios, transportes, comunicações e demais necessárias ao desenvolvimento dos trabalhos dos órgãos da estrutura em geral. Confeccionar autorizações de empenho e acompanhamento até a efetivação deste para despesas dos respectivos órgãos. Conferir notas fiscais para liquidação e pagamento dos materiais e/ou serviços. Acompanhar a movimentação financeira. Lançar os movimentos de caixa das contas bancarias. Arquivar documentos e acompanhar processo conferir toda a documentação em andamento no departamento. Fazer compras. Contatar com fornecedores para aquisição de materiais e/ou serviços, bem como solicitação de orçamentos e conferencia dos mesmos. Executar outras tarefas correlatas que lhe venham a ser atribuídas ou delegadas.

 

Analista - Confeccionar folha de pagamento, RAIS, SEFIP, DIRF. Planejar o sistema de registros e operações, atendendo as necessidades administrativas e as exigências legais, para possibilitar o controle contábil e orçamentário Participar da elaboração e confecção dos demonstrativos e demais anexos dos pianos legais para execução orçamentária, supervisionando os trabalhos de contabilização dos documentos, analisando-os e orientando seu processamento para assegurar a observância do piano de contas adotados. Controlar a escrituração de todos os livros comerciais e fiscais Controlar e participar dos trabalhos de análise e conciliação de constas, conferindo os saldos apresentados, localizando possíveis erros, assegurando a correção das operações contábeis. Orientar a classificação e avaliação de despesas. Supervisionar cálculos de reavaliação do ativo e de depreciação e veículos, máquinas, móveis, utensílios e instalações, ou participar destes trabalhos, adotando os índices indicados em cada caso para assegurar a aplicação correta das disposições legais pertinentes. Organizar e assinar balancetes, balances e demonstrativos de contas, aplicando as normas contábeis para apresentar resultados parciais e gerais da situação patrimonial, econômica e financeira da instituição. Assessorar a direção em problemas financeiros, contábeis e orçamentários, dando pareceres. Realizar trabalhos de auditoria contábil. Organizar o sistema de contabilidade de custos e outras atividades necessárias ao controle e execução orçamentária e financeira no que tange ao atendimento das exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal. Executar outras tarefas correlatas que lhe venham a ser atribuídas ou delegadas.
 

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Atualizado: 20/08/2018 - 15:59

Concurso Aneel: avança pedido para 148 vagas

Solicitação para novo concurso da Aneel se refere aos cargos de técnico, analista e especialista. Remunerações iniciais de até R$ 12,4 mil

No Distrito Federal

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Depois de mais de um ano, avançou no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido do concurso da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A estatal encaminhou solicitação para o preenchimento de 148 vagas em seu quadro de pessoal.

Do total de oportunidades requeridas, 78 destinam-se à carreira de técnico administrativo, 39 para analista administrativo e 31 para especialista em regulação de serviços públicos de energia. As remunerações iniciais oferecidas pelo órgão correspondem a R$ 6.147,52, R$ 11.529,29 e a R$ 12.432,49, respectivamente, já contando com o auxílio-alimentação de R$ 458.

A função de técnico administrativo requer certificado de ensino médio expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), enquanto as demais aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação.

O setor de comunicação informou, anteriormente, que tais oportunidades requeridas se referem à quantidade de postos vagos na Aneel. Atualmente, do seu quadro de 765 servidores, 615 se encontram preenchidos, ou seja, há 150 em aberto.

Agora, a realização do concurso Aneel 2018 depende do aval do Ministério do Planejamento. A expectativa é que o ministro analise o documento e libere as chances para que não aumente a defasagem de pessoal no órgão.

Último concurso Aneel

A seleção anterior da Aneel ocorreu em 2010, ou seja, sete anos atrás. Na ocasião, foram abertas 186 oportunidades distribuídas entre todos os cargos solicitados este ano.

Sob a organização do Cespe/UnB, a triagem dos participantes ocorreu por meio de provas objetivas e testes objetivos com conteúdo programático delimitado no edital

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Atualizado: 20/08/2018 - 15:40

Bacen tem pedido de concurso avaliado pelo Planejamento

A solicitação de um novo edital do concurso Banco Central (Bacen) conta com 220 vagas nas carreiras de analista e procurador

Até R$ 17,7 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda analisa o novo pedido de edital do concurso Bacen (Banco Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB), encaminhado no dia 30 de maio. No total, foram solicitadas 220 oportunidades para o seu quadro de pessoal - número bem inferior ao requerimento anterior, que era de 990 vagas.

Das oportunidades pleiteadas pelo órgão, 200 são para a carreira de analista e 20 de procurador; desta vez não foi contemplado o cargo de técnico. A solicitação anterior era de 800 postos para analista, 150 de técnico e 40 procuradores.

Aumenta cada vez mais a expectativa de autorização do novo edital Bacen 2018 devido à sua grande defasagem de servidores. Atualmente, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Banco Central não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o Bacen não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

 

Concurso Banco Central (Bacen 2018) - Sobre os cargos

 

A função de técnico, não contemplada mais no pedido, se destina aos profissionais que concluíram o ensino médio em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece salário inicial de R$ 6.463,44.

Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

APOSTILAS BANCO CENTRAL - TÉCNICO DE SUPORTE ADMINISTRATIVO

CURSO ONLINE BANCO CENTRAL - PROCURADOR

 

Banco Central (Bacen 2018) - Último concurso de técnico e analista

 

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. Para concorrer a este emprego o candidato precisou ter ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação aos candidatos aprovados.

Para este concurso, os profissionais foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

 

Concurso Banco Central (Bacen 2018) - Seleção anterior de procurador

 

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades para a função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 17/08/2018 - 15:56

Concurso em Cerro Largo RS inscreve para três vagas

Processo seletivo tem chances para fiscal de tributos, engenheiro civil e médico, com vencimentos de até R$ 5,9 mil

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Estão abertas as inscrições para o concurso da Prefeitura de Cerro Largo, no interior gaúcho, para preencher três vagas, além de formar cadastro reserva (CR).

 

O cargo de fiscal de tributos (CR e salário de R$ 2.382,92) é destinado a profissionais com ensino médio.

 

As ofertas de nível superior são para engenheiro civil (1 posto - R$ 3.574,38) e médico (2 - R$ 5.957,30).

 

 

Concurso Prefeitura Cerro Largo: inscrição e prova

 

 

Será possível se inscrever até 5 de setembro, mediante a realização de cadastro no site www.legalleconcursos.com.br. As taxas custam R$ 90 para fiscal e R$ 120 para as demais funções. 

 

Marcada para 21 de outubro, a prova objetiva trará 40 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática, informática, legislação municipal e conhecimentos específicos.

 

O processo seletivo terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital

 

 

Concurso Prefeitura Cerro Largo: atribuições dos cargos

 

 

Fiscal de tributos - Exercer a fiscalização geral das áreas de obras, indústria, comércio e transporte coletivo, e no pertinente a aplicação e cumprimento das disposições compreendidas na competência tributária municipal.

 

Engenheiro civil - Executar e supervisionar trabalhos técnicos de construção e conservação em geral, de obras e iluminação pública, responsabilizar-se tecnicamente por obras executadas diretamente pelo Município e servir de fiscal de execução em obras executadas em regime de execução indireta.

 

Médico - Prestar assistência médico-cirúrgica e preventiva, diagnosticar e tratar das doenças do corpo humano, em ambulatórios, escolas, hospitais ou órgãos afins; fazer inspeção de saúde em servidores Municipais, bem como candidatos a ingresso no serviço público municipal.
 

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