Concurso UFSC: saiu edital para 66 vagas de técnico

Seleção preencherá postos de níveis médio e superior nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Joinville e Florianópolis. Inscrições começam em 21 de dezembro

Salários até R$ 4,6 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro
Publicado: 23/11/2018 - 14:36 | Atualizado: 30/11/2018 - 15:50

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou edital de concurso público destinado a preencher 66 vagas em funções técnico-administrativas distribuídas entre os campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Joinville e Florianópolis.

Há ofertas com exigência de ensino médio/técnico para assistente em administração (30) e técnico nas áreas de laboratório - biologia (2), laboratório - física (2), tecnologia da informação (7), agrimensura (2), mecânica (2), restauração (1), segurança do trabalho (2) e som (1). O salário é de R$ 2.904,96.  

Curso superior é requisito para administrador (2), arqueólogo (1), assistente social (2), auditor (2), bibliotecário documentalista (2), contador (3), diretor de produção (1), farmacêutico (1), jornalista (1), médico do trabalho (1) e matemático (1), com ganhos de R$ 4.638,66. 

• APOSTILAS CONCURSO UFSC 2018 - NÍVEIS MÉDIO E TÉCNICO
• CURSO CONCURSO UFSC 2018 -  NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR

Os vencimentos informados já incluem o auxílio alimentação mensal no valor de R$ 458. Os contratados cumprirão jornada semanal entre 20 e 40 horas, a depender da função ocupada. 

Concurso UFSC: inscrições e etapas

Será possível se inscrever entre 10h de 21 de dezembro e 23h59 de 28 de janeiro, mediante a realização de cadastro pelo link http://1362018ddp.concursos.ufsc.br/. As taxas custam R$ 78,49 (nível médio) e R$ 125,37 (superior).  

A prova objetiva cobrará a resolução de 50 questões sobre língua portuguesa e conhecimentos gerais e específicos. O exame está marcado para 24 de fevereiro, com aplicação nas cinco cidades envolvidas na seleção. 

O concurso da UFSC terá validade de um ano, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério da universidade, conforme estabelece o edital

Concurso UFSC: atribuições do assistente em administração

Dar suporte administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; executar serviços áreas de escritório. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Concurso UFSC: conteúdo programático parcial de nível médio

Língua portuguesa - Compreensão e interpretação de textos: ideias principais e secundárias, explícitas e implícitas; fatos e opiniões; relações intratextuais e intertextuais. Coesão e coerência textual. Vocabulário: sentido de palavras e de expressões no texto; denotação e conotação. Aspectos gramaticais: concordância e regência verbal e nominal; funcionamento de diferentes recursos gramaticais no texto (níveis fonético-fonológico, morfológico, sintático e semântico); pontuação. Gêneros textuais: formas e funções.

Legislação -  Lei 8.112/1990 (RJU); Lei 11.091/2005 (PCCTAE); Decreto no 1.171/1994 (Código de Ética).

Informática - Componentes de um computador e periféricos; Utilização do sistema operacional Windows. Utilização dos aplicativos Microsoft Office Word, Excel e Power Point 2013. Utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à Internet. 

Noções de sustentabilidade - Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P (seis eixos temáticos: Uso dos recursos naturais; Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Sensibilização dos servidores para a sustentabilidade; Compras sustentáveis; Construções sustentáveis; e Gestão de resíduos sólidos).
 

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Atualizado: 30/11/2018 - 15:09

Aberto concurso para 63 vagas em Canoinhas SC

Prefeitura inscreve até 20 de dezembro para funções de níveis fundamental, médio e superior. Salários chegam a R$ 6,3 mil

Dois editais

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Canoinhas, em Santa Catarina, abriu concurso público destinado a preencher 63 vagas, além de formar cadastro reserva. Distribuídas entre dois editais, as vagas contam com salários que vão de R$ 613,84 a R$ 6.380,24. 

O emprego de eletricista (1 oportunidade) é opção para candidatos que possuem ensino fundamental.  

Estão em disputa cargos de nível médio/técnico como agente comunitário de saúde (14), técnico em enfermagem (1), motorista socorrista CNH "D" (1), monitor de educação especial (1), monitor de educação infantil (1), instrutor agrícola (1), assistente técnico administrativo (1), orientador social (1), monitor social (1), operador de máquina (1), instrutor de informática (1) e educador social masculino (1).     

Formação superior é requisito para assistente social do trabalho (1), engenheiro agrônomo (1), fisioterapeuta (1), médico do trabalho (1), técnico desportivo de dança (1), nutricionista (2), fonoaudióloga (1), psicólogo (1), pedagogo (1), orientador educacional (1), assistente social (1), contador (1), engenheiro eletricista (1), psicólogo do trabalho (1), médico (2) e médico nas seguintes especialidades: cancerologista cirúrgico (1), cardiologista (1), cirurgião geral (1), clínico geral (1), coloproctologista (1), neurologista (1), oftalmologista (1), otorrinolaringologista (1), pediatra (1) e psiquiatra (1)  

Também serão selecionados professores para as áreas de arte (1), ensino religioso (1), educação física (1), ciências (1), matemática (1), geografia (1), inglês (1), língua portuguesa (1), educação infantil (1) e anos iniciais (1). 

Concurso Prefeitura Canoinhas: inscrições e etapas

Será possível se inscrever até 20 de dezembro, mediante a realização de cadastro pelo endereço www.institutoexcelenciapr.com.br. As taxas custam R$ 50 (níveis fundamental e médio) e R$ 100 (superior). 

A seleção envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 13 de janeiro, prática (operador de máquinas), em data a ser definida, e de títulos (vagas que cobram curso superior), com entrega dos documentos durante o período para registro de candidaturas.

O concurso da Prefeitura de Canoinhas terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, conforme estabelecem os editais. 

Concurso Prefeitura Canoinhas: atribuições do agente comunitário de saúde

Realizar mapeamento de sua área; Identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco; Cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; Identificar áreas de risco; Realizar ações e atividades no nível de suas competências, nas áreas prioritárias da Atenção Básica; Estar sempre bem informado e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das famílias acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco; Realizar por meio de visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade; Orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, realizando encaminhamentos conforme situação apresentada; Desenvolver ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças; Promover a educação e a mobilização comunitária, visando o desenvolvimento de ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente; Identificar parceiros e recursos existentes na comunidade, que possam ser potencializados pela equipe; Traduzir para a Equipe a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites; Auxiliar a equipe na promoção e proteção da saúde; Notificar aos serviços de saúde as doenças que necessitam vigilância; Estimular a participação comunitária; Atuar no controle das doenças epidêmicas; Acompanhar as condições de saúde das crianças, gestantes, hipertensos, diabéticos, entre outros; Prestar orientações sobre cuidados com a higiene; Realizar orientações de saúde à população de maneira integral; Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.
 

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Atualizado: 30/11/2018 - 10:57

Concurso Deinfra SC: publicado edital com 50 vagas

Todas as ofertas do Departamento Estadual de Infraestrutura são destinadas ao cargo de engenheiro, cujo salário inicial é de R$ 6,7 mil

Nível superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Saiu o edital de abertura das inscrições do concurso público do Departamento Estadual de Infraestrutura do Estado de Santa Catarina (Deinfra/SC). A seleção visa o provimento de 50 vagas para o cargo de engenheiro, sendo três reservadas a pessoas com deficiência.

Ofertas estão distribuídas entre as especialidades de engenharia civil (43 vagas), engenharia elétrica (2), engenharia florestal (2), engenharia mecânica (1) e engenharia ambiental (2). Interessados devem possuir nível superior na área a que pretendem concorrer, além de registro no órgão de classe. 

A remuneração inicial oferecida pela Deinfra é de R$ 6.735,24 para jornada de trabalho semanal de 40 horas, já inclusas as gratificações e o auxílio-alimentação no valor de R$ 264. 

Entre as atribuições do engenheiro, estão: supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente; executar estudo, planejamento, projeto e especificação; executar estudo de viabilidade técnico econômica; prestar assistência, assessoria e consultoria; dirigir obras e serviços técnicos; executar vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e perecer técnico; elaborar orçamento; executar outras tarefas. 

A lotação ocorrerá nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Joinville, Lages e São Miguel do Oeste.  

Concurso Deinfra SC: inscrições e provas

As inscrições deverão ser realizadas no período das 12h do dia 3 de dezembro às 16h de 2 de janeiro de 2019. A ficha cadastral estará disponível no endereço eletrônico da Fepese (http://deinfra2018.fepese.org.br). O valor da taxa de participação é de R$ 100. 

O concurso será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 50 questões, sendo cinco de língua portuguesa, cinco de raciocínio lógico e 40 de conhecimentos específicos. 

A avaliação terá duração máxima de quatro horas e será aplicada na cidade de Florianópolis/SC no dia 27 de janeiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados oportunamente, por meio do edital de convocação.

Mais informações sobre o Deinfra

O Departamento Estadual de Infraestrutura é um órgão do governo do Estado de Santa Catarina criado pela lei complementar 244, de 30 de janeiro de 2003, resultante da fusão do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Santa Catarina (DER), com o departamento de edificações e Obras Hidráulicas (DEOH), órgãos extintos no governo Luiz Henrique de Silveira. A partir de 28 de fevereiro, com a aprovação da lei complementar 284, o Deinfra passou a operar dentro do novo modelo de gestão governamental.

 

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Atualizado: 29/11/2018 - 15:39

Prefeitura de Maracajá SC abre concurso com 50 vagas

As inscrições serão recebidas até o dia 10 de dezembro. Os salários iniciais oferecidos chegam a R$ 2,4 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Maracajá, localizada no Estado de Santa Catarina, abriu as inscrições do concurso que preencherá 50 vagas do seu quadro de temporários. Haverá, ainda, formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades. 

Quem tem o ensino fundamental pode disputar as funções de agente de limpeza urbana, obras e serviços gerais (7 vagas), faxineira/copeira (1), gari/separador de resíduos sólidos (CR), merendeira (1), motorista de caminhão, ambulância e ônibus (CR) e operador de máquinas e equipamentos (CR). Os salários iniciais oscilam entre R$ 1.200 e R$ 1.709,75. 

Para ensino médio e/ou curso técnico, as chances do edital são para os empregos de agente de combate de endemias (1), agente de saúde (5), auxiliar de agente administrativo (2), auxiliar de ensino de educação infantil (7), recepcionista (1) e técnico de enfermagem (1). Os vencimentos variam de R$ 1.200 a R$ 1.554,32. 

Nível superior é requisito para os cargos de psicólogo (1) e professor nas áreas de língua portuguesa (1 + CR), matemática (1), ciências (1 + CR), educação patrimonial e ambiental (1), educação física (3), artes (2), ensino religioso (1), inglês (1 + CR), história (CR), geografia (CR), educação infantil (8) e séries iniciais (4). As remunerações chegam a R$ 2.455,35. 

Concurso Prefeitura de Maracajá SC: inscrições e provas 

A participação deverá ser garantida até o dia 10 de dezembro, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.unesc.net/concursos. Os valores da taxa são de R$ 60 (ensino fundamental), R$ 90 (níveis médio e técnico) e R$ 110 (formação superior).

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 15 de conhecimentos gerais e 25 de conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado na cidade de Maracajá/SC no dia 13 de janeiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno. 
 

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Atualizado: 28/11/2018 - 11:59

Concurso Cress SC: inscrições abertas para 85 vagas

Com salários acima de R$ 6,1 mil, edital tem chances para assistente administrativo, assistente de comunicação e tecnologia e agente fiscal

Três cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Estão abertas as inscrições para o concurso público do Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina (Cress SC) destinado a preencher 85 vagas, sendo duas imediatas e 83 para cadastro reserva (CR). 

Ensino médio é requisito para assistente administrativo júnior (2 postos + 33 CR e salário de R$ 3.293,29). 

Além de segundo grau, o cargo de assistente de comunicação e tecnologia (25 CR - R$ 3.381,38) cobra formação técnica

A carreira de agente fiscal (25 CR - R$ 6.184,75) pode ser disputada por candidatos com curso superior em serviço social. 

Os vencimentos informados já incluem os vales alimentação (R$ 595,54) e refeição (R$ 528,22). O Cress ainda concede plano de saúde e vale transporte.

• APOSTILAS CONCURSO CRESS SC 2018 - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO JR

Todas as oportunidades são para atuar em Florianópolis. O regime de trabalho corresponde a 30 horas semanais.   

Concurso Cress SC: inscrições e etapas

Será possível se inscrever até 7 de janeiro, mediante a realização de cadastro pelo site do Instituto Quadrix (http://www.quadrix.org.br). As taxas custam R$ 50 (assistente administrativo), R$ 55 (assistente de comunicação) e R$ 65 (agente).

As provas objetiva e discursiva estão marcadas para 10 de fevereiro, com aplicação na capital. A primeira trará 120 questões do tipo 'certo' ou 'errado', enquanto a segunda cobrará a elaboração de uma redação com até 30 linhas.   

O conteúdo programático abrange língua portuguesa, informática, raciocínio lógico/matemático, língua inglesa, direito constitucional, ética no serviço público, legislação e conhecimentos específicos, variando as disciplinas conforme a vaga. 

O concurso do Cress SC terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do órgão, conforme estabelece o edital

Concurso Cress SC: atribuições dos cargos

Assistente administrativo - Realizar atividades administrativas referentes a processos de inscrição, registro de pessoas físicas e jurídicas, despacho de documentações, almoxarifado e arquivos, efetuando cadastros, controlando os pagamentos realizados pelas pessoas físicas e jurídicas, prestando orientações, dentre outras atividades, com o objetivo de assegurar o cumprimento das atividades fins do Conselho.

Assistente de comunicação e tecnologia - Realizar atividades de manutenção de sistemas e suporte técnico aos/às usuários/as (trabalhadores/as, conselheiros/as, colaboradores/as), envolvendo reparo, manutenção, configuração e utilização de equipamentos, softwares, servidores, rede local e internet, organizando a rotina diária da base de dados, a fim de assegurar o funcionamento adequado de todo o sistema de informática e rede local, bem como, apoiar e desenvolver atividades relacionadas à comunicação do Conjunto CFESS/CRESS, por meio de mídia impressa e/ou digital, propiciando maior visibilidade do Conselho.

Agente fiscal - Orientar e fiscalizar o exercício profissional em matéria de Serviço Social, por meio de visitas de orientação e fiscalização, atendimentos técnicos, estudos, audiências, reuniões internas e externas, palestras, construção de documentos técnicos, assessoria à direção, planejamento e coordenação dos processos de trabalho, tendo em vista a defesa e fortalecimento da profissão de Assistente Social e a qualidade dos serviços prestados à população, com base no Projeto Ético Político. 

Concurso Cress SC: conteúdo programático parcial

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República ). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

Ética no serviço público - 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no Setor Público.

Legislação - Regimento Interno do CRESS 12ª região – CRESS-SC. Estatuto do Conjunto CFESS/CRESS. Acesso à Informação: Lei nº 12.527/2011; Decreto nº 7.724/2011.

Cronograma do concurso Cress SC


 

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Atualizado: 27/11/2018 - 13:27

Últimos dias de inscrição para o concurso do Simae SC

Processo seletivo preencherá um posto de engenheiro civil. Autarquia oferece salário de R$ 6,5 mil

Nível superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Em Santa Catarina, o Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto (Simae) encerra às 16h desta quinta-feira (29) as inscrições para o concurso que disponibiliza uma vaga para engenheiro civil, além de formar cadastro reserva.

Mantida pelos municípios de Joaçaba, Herval d´Oeste e Luzerna, a autarquia oferece salário de R$ 6.526,86, já considerando o ticket alimentação de R$ 546,04. O contratado também receberá vale transporte.   

Os candidatos devem possuir curso superior e registro no conselho da categoria. Estão entre as principais atribuições do engenheiro civil: elaborar, executar, fiscalizar, coordenar e acompanhar projetos, obras e serviços.

As inscrições são recebidas exclusivamente pela internet, por meio do site da Aprender.com (http://www.aprendersc.srv.br/), banca que organiza a seleção. A taxa custa R$ 120.  

Marcada para 9 de dezembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 50 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática, legislação e conhecimentos específicos.

O concurso do Simae terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério da autarquia, conforme estabelece o edital.

Concurso Simae SC: o que estudar para a prova de engenheiro civil

Língua portuguesa - Leitura, análise e compreensão de textos de gêneros diversos, significado contextual de palavras e expressões, fonética, pontuação, acentuação gráfica, separação de sílabas, ortografia, semântica, classes das palavras, concordância nominal, concordância verbal, regência verbal, crase, análise sintática e morfológica, colocação pronominal, pontuação, emprego de certas palavras, emprego das iniciais, plural dos compostos, emprego do hífen, vícios de linguagem, figuras de linguagem, estrutura das palavras, estilística, Conjugação de verbos, utilização de pronomes, adjetivos, substantivos e suas flexões, gramática em geral.

Matemática - Números: naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais, complexos; Raiz quadrada de um número qualquer; Teoria dos Conjuntos; Álgebra: sequências, conceitos, operações com expressões algébricas; Equações e Inequações; Relações e funções exponenciais e trigonométricas; Análise Combinatória; Progressões Aritméticas e Geométricas; Regra de três simples e composta. Geometria: elementos básicos, conceitos primitivos, representação geométrica no plano; Sistema de medidas: comprimento, superfície, volume, capacidade, ângulo, tempo, massa, peso, velocidade e temperatura; Estatística descritiva e inferencial: gráficos, medidas de posição, medidas de dispersão, medidas de assimetria, distribuições discretas, distribuições contínuas, intervalos de confiança, testes de hipóteses, Razão, proporção, interpretação e construção de tabelas e gráficos; Matrizes e Determinantes; Sistema de Equações Lineares; Juros simples e composto; Noções de probabilidade. Expressões aritméticas; Equações e Funções Logarítmica, M.D.C (Máximo divisor Comum). M.M.C (Mínimo Múltiplo Comum). Polinômios; Radiciação; Exponenciação.

Legislação - Decretos nº 5451/2018 do Município de Joaçaba, 3842/2018 do Município de Herval d `Oeste e 2613/2018 do Município de Luzerna (Regulamento do SIMAE), Normas Complementares (http://www.simae.sc.gov.br/normas-complementares); Lei Complementar n. 76/2003 de 11 de dezembro de 2003 e suas alterações (Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Joaçaba), Lei Complementar 193 de 06 de setembro de 2010 e suas alterações (Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos dos Servidores do SIMAE), conforme arquivos disponibilizados no site do SIMAE – www.simae.sc.gov.br.

Conhecimentos específicos - Legislação de Obras Públicas; Construção Civil; Topografia. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL: Componentes de alvenaria: tijolos cerâmicos e blocos vazados; Concreto armado: dosagem, amassamento, lançamento e cura; Argamassa para revestimento: chapisco, reboco e emboco; Aço para concreto armado: tipos de aço e classificação; Aglomerantes aéreos e hidráulicos: caracterização e procedimentos de ensaios físicos e mecânicos; Agregados: caracterização e procedimentos de ensaios físicos e mecânicos dos agregados graúdos e miúdos; Aditivos, impermeabilizantes e polímeros: classificação, caracterização, propriedades e emprego de aditivos na construção civil. Tipos e aplicações de impermeabilizantes e isolantes. Características e aplicações dos polímeros, vidros, materiais cerâmicos, madeiras e materiais metálicos na construção civil; TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES: Estudos preliminares. Levantamento topográfico do terreno. Anteprojetos e projetos. Canteiro de obras. Alvenaria de vedação e alvenaria estruturais. Formas para concreto armado. Sistema de formas de madeira. Cobertura das edificações. Telhados cerâmicos: suporte e telhas. RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS: Tensões, deformações, propriedades mecânicas dos materiais, torção, flexão, cisalhamento, linha elástica, flambagem, critérios de resistência. CONCRETO ARMADO: Materiais, normas, solicitações normais, flexão normal simples, cisalhamento, controle de fissuração, aderência, lajes maciças e nervuradas, punção, torção, deformações na flexão, pilares. FUNDAÇÕES: Resistência ao Cisalhamento dos Solos; Sondagens; Prova de carga e capacidade de carga de fundações; Tipos de fundações em função do porte obra e perfil de solo; INSTALAÇÕES HIDRO SANITÁRIAS: Projeto e dimensionamento de instalações prediais de água fria. Projeto e dimensionamento de instalações prediais de esgotos sanitários. Projeto e dimensionamento de instalações prediais de águas pluviais. Projeto e dimensionamento de instalações prediais de combate a incêndio. INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: Projeto e dimensionamento de instalações elétricas prediais de baixa tensão. PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS: Estudo de viabilidade do terreno: análise técnica e sintética; Orçamento: quantitativos, composições do custo unitário dos serviços, planilha orçamentária, bonificação e despesas indiretas; Cronogramas: Físico e financeiro de execução, interdependência de serviços, cronograma de aquisição de insumos; Apropriações: dimensionamento de pessoal, medições, análise dos resultados das medições, faturas; Controle de qualidade: de materiais, de serviços e de desperdícios. SANEAMENTO: Sistemas de abastecimento de água (composto por adutoras, redes de distribuição, ramais de água, bombeamentos e reservatórios) e Sistemas de esgotamento sanitário (composto por ramais de esgoto, redes coletoras, coletores tronco, emissários e bombeamentos); Noções de hidráulica de condutos por gravidade e condutos forçados. Cálculo de perda de carga, velocidade mínima e máxima nas redes. LEGISLAÇÕES PERTINENTES: Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (ligadas segurança e a construção civil); Conhecimentos de Planilha Eletrônica (Excel) e Editor de Texto (Word); ProgeCAD 2014 – Definições e Comandos;; AutoCAD 2014 – Definições e Comandos; Conhecimentos inerentes à função observando-se a prática do dia-a-dia.
 

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Atualizado: 26/11/2018 - 15:39

Prefeitura de Capinzal SC abre concurso com 105 vagas

Oportunidades estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Inscrições vão até 20 de dezembro

Salários até R$ 16,1 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Capinzal, em Santa Catarina, abriu processo seletivo destinado a preencher 105 vagas temporárias. Os salários variam de R$ 997,85 a R$ 16.141,57.

O cargo de agente de serviços gerais (7 postos) é opção para candidatos alfabetizados.

Quem possui nível fundamental podem concorrer como motorista (3), operador de máquinas leves (1), operador de máquinas pesadas (2) e operador de motoniveladora (1). 

Há ofertas com exigência de ensino médio/técnico para auxiliar de professor (20); monitor nas áreas de artes (1), artes marciais (1), atividade física (1), culinária (1), dança (1), informática (1) e recreação (1); professor de anos iniciais (CR), ciências (CR), educação física (CR), educação infantil (CR), geografia (CR), história (CR), informática (CR), língua inglesa (CR), língua portuguesa (CR), matemática (CR) e música (CR); técnico em saúde bucal (1); e técnico desportivo em diversas modalidades (13). 

Curso superior é requisito para assistente social (1), fisioterapeuta (1), médico (4), odontólogo (4), psicólogo (1) e professor nas áreas de anos iniciais (10), ciências (1), educação física (4), educação infantil (10), geografia (1), história (1), informática (4), língua inglesa (2), língua portuguesa (1), matemática (1) e música (4). 

Concurso Prefeitura Capinzal: inscrições e etapas

Será possível se inscrever até 20 de dezembro, mediante a realização de cadastro pelo site http://www.aprendersc.srv.br/. As taxas de participação custam entre R$ 25 e R$ 100.

A seleção envolverá prova objetiva (todos os cargos), avaliação prática (motorista e operador) e análise de títulos (somente para professor com curso superior), todas em 6 de janeiro. 

O concurso da Prefeitura de Capinzal terá validade de um ano, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, conforme prevê o edital

Cronograma do concurso da Prefeitura de Capinzal SC


 

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Atualizado: 22/11/2018 - 21:38

Governo prorroga inscrições para 8.517 médicos até dia 7

Oportunidades são destinadas para todo o país, com o objetivo de suprir as necessidades surgidas com a saída dos médicos cubanos. Bolsa de R$ 11,8 mil

Mais médicos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, anunciou nesta quinta-feira, dia 22, que está sendo prorrogado o prazo das inscrições do chamamento público realizado pelo  Ministério da Saúde  para o preenchimento de 8.517 vagas para médicos, em todo o país. O prazo, que seria até domingo, dia 25, agora vai até 7 de dezembro. O motivo é a elevada procura e o suposto ataque ao link de inscrições, que chegou a ficar fora do ar na última quarta, dia 21.“Apesar dos ataques, não houve invasão, mas isso acaba tornando o sistema mais lento. Por isso, estamos estudando nova data de efetivação das inscrições”, esclareceu o ministro.

A seleção ocorre no sentido de suprir as necessidades surgidas pela saída dos médicos cubanos do programa Mais Médicos, em decorrência de declarações recentes do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Podem participar brasileiros formados no Brasil com registro no conselho, com valor da bolsa estipulado em R$ 11.865,60.

As inscrições podem ser feitas pela internet, na página http://maismedicos.gov.br. A seleção será por meio de análise curricular. 

A lista de aprovados deveria ser divulgada na segunda, dia 26. A validação dos documentos seria feita de 27 a 30 de novembro e os candidatos deveriam se apresentar nos locais de atividade de 3 a 7 de dezembro. Agora estes prazos estão sendo alterados e os escolhidos devem se apresentar nos municípios no período de 23 de novembro a 14 de dezembro 

Além disso,segue programado, para o próximo dia 27, a divulgação de outro edital para o programa Mais Médicos, este destinado para médicos brasileiros com CRM, brasileiros sem CRM e médicos estrangeiros. Neste caso, o prazo de inscrições não deve ter data para encerramento.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do governo, a contratação dos servidores deverá ser feita imediatamente após a seleção dos candidatos.

Após a saída dos médicos cubanos, o Ministério da Saúde emitiu uma nota, no último dia 14, informando sobre o comunicado e os próximos passos para suprir a necessidade de profissionais e manter o atendimento às populações carentes.

 

Distribuição das vagas

A distribuição dos postos por estados para o novo edital supera a oferta inicial indicada, que correspondia ao total de médicos cubanos, que era de 8.332 postos, da seguinte forma:  Acre (102 vagas), Alagoas (131), Amazonas (292), Amapá (73), Bahia (822), Ceará (429), Distrito Federal (20), Espírito Santo (210), Goiás (198), Maranhão (457), Minas Gerais (596), Mato Grosso do Sul (110), Mato Grosso (131), Pará (537), Paraíba (126), Pernambuco (414), Piauí (201), Paraná (452), Rio de Janeiro (220), Rio Grande do Norte (139), Rondônia (152), Roraima (152), Rio Grande do Sul (617), Santa Catarina (253), Sergipe (94), São Paulo (1.394) e Tocantins (92).
 

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Atualizado: 19/11/2018 - 09:40

Liquigás: divulgado gabarito de concurso com 1.349 vagas

Oportunidades do edital são para diversos cargos, de todos os níveis de escolaridade. Os salários iniciais chegam a R$ 4,8 mil

Em 17 Estados e DF

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Fundação Cesgranrio divulgou nesta segunda-feira (19) os gabaritos da prova objetiva do processo seletivo público da Liquigás. A seleção visa o preenchimento de 1.349 vagas, sendo 74 imediatas e 1.275 para formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Os candidatos podem conferir no site www.cesgranrio.org.br as provas e gabaritos da avaliação, que foi aplicada no último domingo (18). O exame contou com questões de múltipla escolha sobre conhecimentos e conhecimentos específicos. 

Vagas do concurso da Liquigás

Aqueles que têm o ensino fundamental incompleto disputam a função pública de ajudante de carga e descarga I (19 vagas + 345 CR), cujo salário inicial é de R$ 1.321,09.

Quem concluiu o ensino fundamental concorre ao emprego de oficial de produção I (23 + 725 CR), com ganho de R$ 1.691,10.

Para ensino médio, as chances do edital são para os cargos de ajudante de motorista granel I (1 + 5 CR), assistente administrativo I (1 + 5 CR), assistente de logística I (8 + 40 CR), oficial de manutenção I elétrica (1 + 5 CR), oficial de manutenção I mecânica (1 + 10 CR), operador de gás I (5 + 35 CR), técnico de instalações I (1 + 5 CR) e técnico de segurança do trabalho I (1 + 5 CR). Os vencimentos oscilam entre R$ 1.321,09 e R$ 2.984,14.

• APOSTILAS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - DIVERSOS CARGOS
• CURSOS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - DIVERSOS CARGOS

Nível superior é requisito para profissional de vendas júnior (6 + 30 CR), profissional júnior - comunicação social (1 + 20 CR), profissional júnior - direito (1 + 15 CR), profissional júnior - economia (3 + 20 CR), profissional júnior TI analista de sistemas (1 + 5 CR) e profissional júnior TI arquiteto de soluções (1 + 5 CR). As remunerações são de R$ 3.583,26 para profissional de vendas júnior e R$ 4.894,08 para os demais postos. 

A Liquigás ainda oferece para os seus servidores os seguintes benefícios: vale-gás; vale-refeição ou refeitório no local; vale-alimentação; vale-transporte; convênio farmácia; convênio odontológico; auxílio a filho excepcional; auxílio-funeral; seguro de vida em grupo; e auxílio-creche.

Ofertas serão lotadas nos Estados de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Tocantins e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Somente em São Paulo, são oferecidas 346 vagas.

Concurso Liquigás: informações sobre as provas

Além da prova objetiva, o processo seletivo ainda contará com a seguinte avaliação: prova de capacidade física para ajudante de carga e descarga e de oficial de produção.

As provas objetivas foram aplicadas nas cidades de Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Macaé/RJ, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, São Paulo/SP, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Brasília/DF, Goiânia/GO, São Luís/MA, Cuiabá/MT, Belém/PA, Natal/RN, Palmas/TO, Vitória/ES e Campo Grande/MS.  

O participante deverá acompanhar todas as publicações referentes ao processo seletivo no site da Fundação Cesgranrio. 

Mais informações sobre a Liquigás 

A Liquigás, fundada em 1953, foi adquirida pela Petrobras Distribuidora S.A. em 2004 e em novembro de 2012 passou a ser subsidiária direta da Petrobras. Ela atua no engarrafamento, distribuição e comercialização de gás liquefeito de petróleo, também conhecido como GLP. Está presente em 23 Estados (exceto Amazonas, Acre e Roraima).

A empresa conta com 23 centros operativos, 19 depósitos, 1 base de armazenagem e carregamento rodo-ferroviário, 4 unidades de envasamento em terceiros e uma rede com aproximadamente 4.800 revendedores autorizados, além de sua sede, na cidade de São Paulo/SP.

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Atualizado: 13/11/2018 - 16:16

Ministério da Fazenda aguarda aval para 1.301 vagas

Solicitação para a abertura de concurso do Ministério da Fazenda refere-se a vários cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino

Concurso nacional

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Ministério o Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda avalia o pedido do concurso do Ministério da Fazenda (MF), encaminhado no ano passado. A solicitação requer um total de 1.301 vagas para o seu quadro de pessoal.

A seleção precisa realizada devido à grande defasagem de pessoal no MF. Atualmente, existem 3.148 postos vagas, sendo 2.254 referente aos cargos de nível médio e 894 para ensino superior.

As oportunidades do concurso do Ministério da Fazenda requeridas ao Planejamento estão distribuídas da seguinte maneira: assistente técnico administrativo (904), analista técnico administrativo (257), arquiteto (12), arquivista (9), bibliotecário (12), contador (53), engenheiro (15), enfermeiro (5), pedagogo (6), psicólogo (6) e técnico em comunicação social (22).

Para concorrer ao posto de assistente é necessário possuir ensino médio completo, enquanto as demais funções aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais atuais oscilam entre R$ 3.953,68 e R$ 6.388,27, já incluindo o vale-alimentação de R$ 458.

A solicitação do concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 encaminhada ao MPDG não apresentou as regiões de lotação das oportunidades, mas é bem provável que São Paulo e Distrito Federal sejam os locais com a maior quantidade de oportunidade, e o motivo é que no último certame eles não foram abrangidos.

• CURSO CONCURSO MINISTÉRIO DA FAZENDA 2018 - DIVERSOS

O detalhe do processo seletivo que pode ser dado como certo é a escolha da empresa organizadora, que será a Esaf (Escola de Administração Fazendária), como de costume nos concursos do órgão. Assim, os candidatos podem ir se preparando com as provas e os editais de seleções anteriores, uma vez que a banca se repete.

Concurso Ministério da Fazenda: outras oportunidades

Junto com as vagas para o seu próprio quadro de pessoal, o MF pediu mais 3.040 chances distribuídas entre os seus órgãos vinculados. Os postos são para os níveis médio e superior.

Para a Receita Federal são as 630 vagas para auditor-fiscal e as 1.453 para analista tributário. O quadro do Tesouro Nacional é composto pelas colocações de auditor federal de finanças e controle (30) e técnico de finanças e controle (70), enquanto a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) fica com a função de procurador da Fazenda (240). 

Para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o pedido contempla 16 oportunidades para a carreira de inspetor, 30 para analista e 82 para agente executivo.

Na Superintendência de Seguros Privados (Susep), são 55 chances para analista técnico. Por fim, as demais profissões se destinam ao quadro da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), sendo elas as de especialista em previdência social (48), analista administrativo (23), técnico administrativo (39), administrador (11) e atuário (7).

Esses detalhes foram divulgados pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). 

Concurso Ministério da Fazenda: edital anterior

No início de 2014, o MF abriu processo seletivo visando a contratar 1.026 profissionais na carreira de assistente. As chances disponibilizadas pelo certame foram distribuídas entre os Estados do Acre (18 vagas), Alagoas (14), Amazonas (28), Amapá (6), Bahia (80), Ceará (53), Espírito Santo (14), Goiás (31), Maranhão (30), Minas Gerais (101), Mato Grosso do Sul (34), Mato Grosso (27), Pará (55), Paraíba (20), Pernambuco (52), Piauí (17), Paraná (97), Rio de Janeiro (61), Rio Grande do Norte (17), Rondônia (13), Roraima (8), Rio Grande do Sul (155), Santa Catarina (74), Sergipe (9) e Tocantins (12).

Todos os candidatos passaram por provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos com 70 perguntas de múltipla escolha. Os assuntos abordados nos testes foram língua portuguesa; matemática e raciocínio lógico; conhecimentos de informática; atualidades; gestão de pessoas e do atendimento ao público; ética do servidor na administração pública; administração pública brasileira; e regime jurídico dos agentes públicos.

Concurso Ministério da Fazenda: sobre o órgão

O Ministério da Fazenda é o órgão da estrutura administrativa da República Federativa do Brasil responsável pela formulação e execução da política econômica.

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Atualizado: 13/11/2018 - 11:02

Câmara de Taió SC oferece três vagas em concurso

Inscrições terminam nesta sexta-feira (16). Edital conta com oportunidades para auxiliar de serviços gerais, jornalista e contador

Últimos dias

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Câmara de Taió, em Santa Catarina, encerra nesta sexta-feira (16), às 17h, as inscrições para o concurso destinado a preencher três vagas, além de formar cadastro reserva.

O emprego de auxiliar de serviços gerais (1 oportunidade e remuneração de R$ 1.105,20) pode ser disputado por candidatos com ensino fundamental incompleto.

Curso superior é requisito para quem pretende concorrer aos cargos de contador (1 - R$ 3.345,73) e jornalista (1 - R$ 3.345,73). 

Os interessados devem se inscrever por meio do site www.nbsprovas.com.br. São cobradas taxas de R$ 80 (auxiliar) e R$ 120 (demais funções). 

A seleção envolverá prova objetiva (todas as vagas), em 16 de dezembro, teste físico (auxiliar), em 13 de janeiro, e análise de títulos (contador e jornalista), com envio dos documentos durante o período de inscrições. 

O concurso da Câmara de Taió terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério do Legislativo, conforme estabelece o edital.

Concurso Câmara Taió: atribuições do auxiliar de serviços gerais

Executar trabalho de limpeza em geral das instalações da Câmara Municipal e demais dependências internar e externas que se fizerem necessárias para o funcionamento e atividades do Poder Legislativo, como: varrer, espanar, lavar, passar, encerar e afins. Remover o pó dos móveis, paredes, tetos, janelas, portas e equipamentos; limpar utensílios de cozinha e objetos de adorno; arrumar e limpar banheiros e coletar o lixo de todas as dependências para depositá-lo em lixeiras ou incineradores. Preparar e servir alimentação nas atividades do Poder Legislativo Municipal. Zelar pela manutenção dos pequenos jardins da Câmara; Receber, guardar e manter os materiais de limpeza e alimentação da casa; Executar outras atividades correlatas ou complementares, inerentes à função, determinadas pelos superiores hierárquicos.

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Atualizado: 12/11/2018 - 11:00

Garopaba SC recebe inscrições de concurso com 114 vagas

As chances são para candidatos de níveis alfabetizado, médio e superior. Participação deverá ser garantida até o dia 29 de novembro

Temporárias

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Garopaba, localizada no Estado de Santa Catarina. A seleção visa o preenchimento de 114 vagas temporárias, além de formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Candidatos alfabetizados podem disputar as funções de merendeira (10 vagas + CR), servente (22 + CR) e motorista categoria “D” (6 + CR). O salário inicial para os dois primeiros empregos é de R$ 976,39 e para o último é de R$ 1.352,76. 

O cargo de professor (CR) exige ensino médio completo com magistério e o vencimento é de R$ 1.227,67 para jornada de trabalho semanal de 20h e R$ 2.455,35 para 40h. 

Nível superior é requisito para professor com licenciatura (45 + CR), professor de contação de história e musicalização (16 + CR) e professor nas disciplinas de artes (CR), ciências (CR), educação física (9 + CR), geografia (CR), história (CR), inglês (6 + CR), língua portuguesa (CR) e matemática (CR).  As remunerações variam de R$ 638,39 a R$ 2.553,57. 

Concurso Prefeitura de Garopaba SC: inscrições e provas

As inscrições serão recebidas até o dia 29 de novembro, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.iobv.org.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 43,50 (nível alfabetizado), R$ 73,50 (ensino médio) e R$ 93,50 (nível superior).

Todos os participantes serão submetidos à prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e atualidades e/ou conhecimentos específicos. 

A avaliação será aplicada no município de Garopaba/SC no dia 9 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

O concurso ainda contará com prova prática para o cargo de motorista, eliminatória; e análise de títulos para nível superior, unicamente classificatória. 
 

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Atualizado: 08/11/2018 - 15:30

Reformas de Bolsonaro e o impacto na geração de empregos

Conversamos com especialistas sobre como a criação do Superministério da Economia e a indefinição do Ministério do Trabalho poderão impactar na vida dos trabalhadores

Fusão dos ministérios

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A reforma ministerial do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que aos poucos vai anunciando as mudanças que veremos em 2019, gera dúvidas e incertezas na cabeça de muitos brasileiros, especialmente nas áreas da economia e do trabalho. Conversamos com especialistas sobre como a fusão dos ministérios da Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio Exterior, que ficou conhecido como “Superministério da Economia”, além da indefinição da pasta Trabalho, que poderá manter o status de ministério ou virar secretaria, poderão impactar na geração de emprego, especialmente na iniciativa privada.

Na visão de Cleverson Luiz Pereira, professor de cenários econômicos do Centro Universitário Internacional – Uninter, é preciso ressaltar que o Superministério da Economia necessitará de tempo para alinhar sua nova estrutura de funcionamento, já que sua criação envolverá a fusão de outros ministérios. Em plenas condições de atuação, a nova pasta poderá promover a agilidade das decisões e criar impactos dentro da economia. “Economia ágil gera riquezas e postos de trabalho com maior frequência e impacta de forma positiva na geração de empregos”, afirma.

Para exemplificar uma ação ágil, Cleverson cita que o superministério poderia dar acesso amplo a todos os empreendedores brasileiros, sem distinção, ao crédito de desenvolvimento através de programas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a desburocratização da abertura de empresas.

Por outro lado, Silvio Soledade, consultor e coordenador da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN), recorda que não será a primeira tentativa de agrupar órgãos públicos. “Já tentamos na gestão Collor constituir um Superministério da Economia e a experiência não deu certo. O foco dos ministérios são diferentes, enquanto o Ministério do Planejamento é voltado para o funcionamento da máquina pública, os outros (Fazenda e Indústria e Comércio) são voltados para a iniciativa privada”, explica.

Silvio avalia que é prematuro entender como será o funcionamento e a atenção das demandas geradas pelos ministérios, antes separados e agora sob um único comandante. A interlocução entre o novo órgão e as empresas da iniciativa privada deverá ser bem executada para evitar frustrações de ambos os lados. “Os industriais poderão pressionar o governo com ameaças de demissão em massa em função desta falta de interlocução. Pode ser só pressão ou pode ser também que a ausência de um diálogo com o novo governo possa impactar não somente em demissões, mas principalmente na geração de novas vagas na iniciativa privada”, completa.

Resultados não devem vir a curto prazo

Ambos os especialistas entrevistados concordam que os impactos da reforma ministerial não devem ser a curto prazo. Vale destacar que no caso do Superministério da Economia serão três pastas unificadas em uma. “Em virtude da grande estrutura a ser adaptada e da nova lógica de funcionamento do superministério, que deverá levar um tempo para maturidade, não teremos impactos em curto prazo, mas vejo boas perspectivas para o final de 2019 e o começo de 2020”, prevê Cleverson.

Deve levar um tempo para que seja estabelecido um elo de afinidade do novo governo do presidente eleito Jair Bolsonaro com o mercado, acredita Silvio. “Pelos diálogos iniciais não me parece que essa convergência acontecerá no curto prazo. O governo vai ter de provar para que veio”, diz.

Reforma ministerial x Geração de emprego

Quando perguntado sobre até que ponto uma reforma ministerial poderia contribuir para empregabilidade, o coordenador da ABMEN explica que a geração de emprego no curto prazo dependerá de investimento em infraestrutura. “E isto só vai acontecer na hora que o governo tomar pé da situação. Não me parece que será foco no primeiro ano do governo”, salienta. Silvio acrescenta que os primeiros meses da nova gestão poderão trazer bons indícios. “Um bom sinal será o equilíbrio das contas públicas e a reconquista da confiança por parte dos investidores, que poderá acontecer nas iniciativas que serão implementadas e no diálogo com o Congresso no primeiro semestre”.

Cleverson comenta que o ponto principal de uma reforma ministerial é enxugar estruturas “inchadas”, capaz de ser igual ou mais eficiente do que a antiga. “No caso do superministério, se ele funcionar da maneira apresentada pela equipe do novo governo, trará agilidade na tomada de decisões fundamentais para o desenvolvimento da economia. Uma vez aquecida, a economia fortalece a geração de riquezas e contribui para abertura de novos postos de emprego”.

Cortar encargos trabalhistas é pouco, dizem especialistas

Em entrevista durante o período de eleições, o economista Paulo Guedes, futuro ministro da nova pasta da economia, disse que pretende cortar encargos trabalhistas e gerar até 10 milhões de empregos em dois ou três anos. Na visão de Cleverson, a medida poderá ajudar, mas não será o suficiente, pois a estratégia para fomentar a geração de emprego em um único mandato vai além de cortes em encargos trabalhistas. “Outras medidas são necessárias, como impulsionar o crescimento econômico, apoiar projetos de investimentos dos novos e antigos empresários (reduzir a burocracia), desenvolver obras de infraestrutura pelo país, facilitar e baratear o acesso ao crédito para as pessoas físicas e jurídicas, entre outros”.

Silvio reforça que além de cortar encargos trabalhistas, o que vai determinar o crescimento nos índices de empregabilidade é a situação econômica do país. “Independentemente da desoneração da folha de pagamento, isto só acontecerá se houver perspectivas de crescimento da economia, investimento em infraestrutura e a conquista da confiança dos investidores externos”.

A indefinição do Ministério do Trabalho

Após confirmar a extinção do Ministério do Trabalho no início de novembro, Jair Bolsonaro voltou atrás na última terça-feira, 13, e disse que manteria a pasta com status de ministério. Porém, na manhã de quarta-feira, 14, um novo recuo. O presidente eleito declarou que enxugará o órgão, mas que ainda não está definido se o ministério se manterá como tal ou se virará uma secretaria. “Legislação trabalhista está preservada. Não importa se vai ter status de ministério, pouco tem a ver”, afirmou Bolsonaro em entrevista à TV Record.

Ainda de acordo com Bolsonaro, a pasta Trabalho não deverá se juntar a Indústria e Comércio, que será incorporada ao Superministério da Economia e comandada pelo economista Paulo Guedes.

Em meio a indefinição de Bolsonaro, vale destacar que o Ministério do Trabalho é responsável por elaborar políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda, além da modernização das relações de trabalho. Também é incumbido de fiscalizar os postos de trabalho e participar da elaboração de políticas salariais e de desenvolvimento profissional.

“Do ponto de vista do empregado, o Ministério do Trabalho é o responsável pela gestão dos direitos e deveres dos trabalhadores em suas relações com os empregadores e fiscaliza para que os direitos e deveres sejam preservados. Já do ponto de vista do empregador, o bom empregador sofrerá com a concorrência desleal de empregadores aproveitadores, capazes de contratar mão de obra em condições ‘escravas’, uma vez que não existe mais um ministério específico e atuante no mercado de trabalho”, finaliza o professor Cleverson.

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Atualizado: 08/11/2018 - 14:40

Concurso em Garopaba SC seleciona para 26 vagas

Ofertas do edital são para candidatos de níveis alfabetizado, médio, técnico e superior. Prazo se encerrará em 21 de novembro

Ganhos de até R$ 13,7 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Garopaba, localizada no Estado de Santa Catarina. A seleção visa o preenchimento de 26 vagas, além de formação de cadastro reserva (CR), do seu quadro de temporários. 

Candidatos alfabetizados podem se inscrever para a função de cozinheiro (1 vaga + CR), cujo salário inicial é de R$ 976,39. 

Quem tem o ensino médio e/ou curso técnico está apto às carreiras de agente comunitário de saúde (CR), agente de combate às endemias (2 + CR), agente de fiscalização (12 + CR), monitor de oficina de informática (CR) e técnico em enfermagem (7 + CR). Os vencimentos oscilam entre R$ 958,39 e R$ 1.656,23. 

Nível superior é requisito para os empregos de assistente social (CR), enfermeiro (1 + CR), fonoaudiólogo (1 + CR), psicólogo (CR), psicopedagogo (1 + CR) e médico nas especialidades de ESF (CR), emergencista (CR), cirurgia de cabeça e pescoço (CR), ginecologista/obstetra (1 + CR) e ortopedista (CR). As remunerações partem de R$ 1.086,26 e chegam a R$ 13.745,82. 

Etapas do concurso da Prefeitura de Garopaba SC 

As inscrições serão recebidas até o dia 21 de novembro, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.iobv.org.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 43,50 (alfabetizado), R$ 73,50 (ensino médio e curso técnico) e R$ 93,50 (formação superior). 

O certame será constituído de duas fases: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos apenas para nível superior, unicamente classificatória. 

A aprova objetiva será composta de questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, atualidades e/ou conhecimentos específicos. A avaliação será aplicada na cidade de Garopaba/SC no dia 2 de dezembro. 
 

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Atualizado: 07/11/2018 - 11:44

Prefeitura de Porto Belo SC: concurso oferece 95 vagas

Candidatos de níveis alfabetizado, médio e superior deverão garantir a participação no certame até o dia 25 de novembro

Temporárias

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No Estado de Santa Catarina, a Prefeitura Municipal de Porto Belo está com inscrições abertas de concurso para preenchimento de 95 vagas temporárias para atendimento de creche de verão, Programa 2018/2019. Haverá, ainda, formação de cadastro reserva (CR) para futuras oportunidades. 

Candidatos alfabetizados podem se inscrever para a função pública de servente (30 vagas + CR), cujo salário inicial é de R$ 1.034,62. 

Já para quem tem o ensino médio completo, a oferta é para o emprego de monitor (20 + CR), com vencimento de R$ 1.091,06. 

Licenciatura em pedagogia é requisito para os cargos de professor de educação infantil (40 + CR) e professor responsável pelo núcleo (5 + CR). A remuneração é de R$ 1.863,18. 

As inscrições deverão ser realizadas através do site www.acesseconcursossc.com.br até o dia 25 de novembro. Quem não tem acesso à internet poderá se inscrever na Secretaria Municipal de Educação, em horário de expediente, na Avenida Governador Celso Ramos, nº 57, Bairro Vila Nova, em Porto Belo/SC.  O valor da taxa é de R$ 30 para todos os postos. 

Concurso Prefeitura de Porto Belo SC: provas

O certame será constituído das seguintes avaliações para todos os cargos: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e análise de títulos e/ou tempo de serviço, unicamente classificatória. 

A prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, legislação e/ou conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de duas horas, o exame será aplicado no município de Porto Belo/SC no dia 9 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 
 

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Atualizado: 07/11/2018 - 11:01

Prefeitura de Seara SC: concurso reúne 45 vagas

Ofertas são para cargos de todos os níveis escolares, com salários de até R$ 16 mil. Inscrições serão recebidas até o dia 19 de novembro

Vários cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Seara, localizada no Estado de Santa Catarina, está com inscrições abertas de concurso público para preenchimento de 45 vagas para cargos de todos os níveis escolares. A seleção ainda formará cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades. 

Interessados devem se inscrever no endereço eletrônico da banca organizadora do certame, que é a AMAUC (www.amauc.org.br) e efetuar o pagamento da taxa de participação, nos valores de R$ 60 (nível alfabetizado), R$ 80 (ensino fundamental), R$ 100 (médio e técnico) e R$ 150 (superior). O prazo para registro das candidaturas se encerrará em 19 de novembro. 

Vagas da Prefeitura de Seara SC

Candidatos alfabetizados podem se inscrever para as funções de gari (2 vagas), operador de máquinas agrícolas e similares (1), operador de máquinas pesadas (2), servente externo (2), servente interno (2) e vigia (1). Os salários iniciais oscilam entre R$ 1.030,73 e R$ 1.994,92. 

Para quem tem o ensino fundamental, as chances do edital são para os empregos de borracheiro (1), lubrificador/lavador (1), mecânico (CR), monitor de dança (1), monitor de música (1), motorista de veículos de cargas e passageiros (1), motorista de veículos leves e da saúde (1) e soldador (CR). Os vencimentos variam de R$ 1.431,57 a R$ 2.286,53. 

Aqueles que têm o ensino médio e/ou curso técnico podem concorrer para os cargos de adjunto administrativo (1), agente de atividades gerais (5), agente de vigilância epidemiológica (CR), atendente de unidade sanitária (CR), auxiliar de técnico de esporte (1), fiscal de obras e posturas (CR), fiscal de tributos (1), fiscal de vigilância sanitária (1), técnico de compras (CR), técnico de tributos (1), técnico em enfermagem (CR) e técnico em informática (CR). Os iniciais chegam a R$ 2.452,24. 

Nível superior é requisito para os postos de arquiteto (CR), auxiliar de creche (8), biólogo (CR), enfermeiro (CR), engenheiro agrônomo (CR), engenheiro civil (CR), especialista educação - orientador educacional (CR), instrutor de música (1), médico (1), nutricionista (CR), técnico de esportes (1) e professor das disciplinas de língua inglesa (1), educação física (2), geografia (1), matemática (1), educação infantil (2) e ensino fundamental I (1). As remunerações partem de R$ 1.639,29 e chegam a R$ 16.000. 

Concurso Prefeitura de Seara SC: provas

Todos os participantes serão avaliados por meio de prova objetiva. Ela contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico, conhecimentos gerais e atualidades, informática e/ou conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, a avaliação será aplicada no município de Seara/SC no dia 2 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

O concurso ainda será constituído das seguintes etapas: prova prática para os cargos de borracheiro, lubrificador/lavador, mecânico, monitor de dança, monitor de música, motorista de veículos de cargas e passageiros, motorista de veículos leves e da saúde, operador de máquinas agrícolas e similares, operador de máquinas pesadas, soldador, auxiliar de técnico de esporte e instrutor de música; e análise de títulos para monitor de dança, monitor de música, auxiliar de técnico de esporte, auxiliar de creche, especialista em educação - orientador educacional, instrutor de música, professores e técnico de esportes.

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Atualizado: 06/11/2018 - 15:11

Concurso Ibama: pedido de autorização segue em análise

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades nos cargos técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos chegam a R$ 7,7 mil

1.888 vagas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Um dos concursos federais mais esperados e que depende de autorização do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) é o do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O órgão solicitou o preenchimento de 1.888 vagas para o seu quadro de pessoal.

Do total de oportunidades requeridas, 759 destinam-se à carreira de técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.

Para concorrer aos cargos de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama deve-se ter nível superior completo, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com apenas ensino médio.

Atualmente, as remuneração iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 

• CURSO CONCURSO IBAMA 2018 - ANALISTAS ADMINISTRATIVO E AMBIENTAL

Espera-se que o ministro do Planejamento libere o mais rápido a autorização para o concurso do Ibama, ainda mas que o órgão não tem nenhuma seleção vigente.

Concurso Ibama: últimos editais de analista

A seleção anterior para analista ambiental do Ibama foi aberta em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 na área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 em licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 em monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 em gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.

Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.

Os dois processos seletivos foram organizados pelo Cespe/UnB.

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Atualizado: 05/11/2018 - 15:55

Concurso Bacen para 220 vagas segue no aguardo do aval

A solicitação de um novo edital do concurso Banco Central conta com 220 vagas nas carreiras de analista e procurador

Até R$ 17,7 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

 

É grande a expectativa para que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) libere a autorização para a abertura do novo concurso do Bacen (Banco Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB). Em maio, o órgão encaminhou um pedido para o preenchimento de 200 vagas.

Das oportunidades pleiteadas, 200 destinam-se à carreira de analista e 20 de procurador; desta vez não foi contemplado o cargo de técnico. A solicitação anterior era para 800 postos de analista, 150 de técnico e 40 de procurador.

O concurso Bacen é um dos vários que precisam ser realizados realizados urgentemente devido à grande defasagem de pessoal. No momento, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Banco Central não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o Bacen não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

Concurso Bacen: Sobre os cargos

A função de técnico, não contemplada mais no pedido, requer certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece salário inicial de R$ 6.463,44.

Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

APOSTILAS CONCURSO BANCO CENTRAL (BACEN) - TÉCNICO DE SUPORTE ADMINISTRATIVO

CURSO ONLINE CONCURSO BANCO CENTRAL (BACEN) - PROCURADOR

Concurso Bacen: edital anterior para técnico e analista

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. A exigência era de ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação aos candidatos aprovados.

Todos os profissionais contratados pelo concurso foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

Concurso Bacen: último edial de procurador

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades na função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 05/11/2018 - 10:42

Prefeitura de Paraíso SC: concurso com inscrição aberta

Oferta é de duas vagas para os cargos de técnico em saúde bucal e assistente social. O prazo se encerrará em 19 de novembro

Níveis técnico e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Paraíso, localizada no Estado de Santa Catarina. Ac seleção visa o provimento de duas vagas do seu quadro de efetivos. 

O cargo de técnico em saúde bucal (1 vaga) requer curso técnico na área e registro no órgão de classe. O salário inicial é de R$ 1.255,40. 

Candidatos que têm o nível superior e registro no órgão de classe estão aptos à carreira de assistente social (1), cujo vencimento é de R$ 4.017,28. 

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no site www.ameosc.org.br e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 75 (curso técnico) e R$ 100 (nível superior). O prazo se encerrará no dia 19 de novembro. 

O certame será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 35 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, cinco de conhecimentos gerais e 20 de conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, a avaliação será aplicada no dia 8 de dezembro, nas dependências do Colégio Estadual Adolfo Silveira, situado na Rua Alair Schmidt Zanin, Centro do município de Paraíso/SC.

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Paraíso SC

Assistente social - planejar e executar atividades que visam a assegurar o processo de melhoria da qualidade de vida, bem como busca garantir o atendimento das necessidades básicas das classes populares e dos segmentos sociais mais vulneráveis as crises socioeconômico, e outras atividades correlatas tais como: aconselhar e orientar indivíduos afetado em seu equilíbrio emocional, baseando - se no conhecimento sobre a dinâmica psic. social do comportamento das pessoas; promover a participação cociente dos indivíduos em grupo, desenvolvendo suas potencialidades; programar a ação básica de uma comunidade no campo social e outros, valendo - se da análise dos recursos e das carências socioeconômicas dos indivíduos e da comunidade; assistir as famílias nas suas necessidades básicas, orientado - as e fornecendo - lhes suporte material, educacional e outros; desenvolver outras atividades de caráter comunitário que possam ser utilizados como elemento catalisador da potencialidade dos indivíduos na solução de seus próprios problemas.

Técnico em saúde bucal - 1. Organizar e executar atividades de higiene bucal; 2. Processar filmes radiográficos; 3. Preparar o paciente para o atendimento; 4. Auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares; 5. Manipular materiais de uso odontológico; 6. Selecionar moldeiras; 7. Preparar modelos de gesso; 8. Registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal; 9. Executar limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho; 10. Realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal; 11. Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos; 12. Desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitários; 13. Realizar em equipe levantamento de necessidades em saúde bucal; 14. Adotar medidas de biossegurança visando ao controle de infecção. 15. Arquivo e digitação de relatórios; 16. Auxiliar nos serviços de modelagem de próteses dentárias.
 

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Atualizado: 01/11/2018 - 15:20

Concurso em Ituporanga SC tem vagas de até R$ 5,7 mil

Oferta do edital é de cinco vagas imediatas para cargos de níveis médio e superior. Inscrições serão recebidas até 8 de novembro

Câmara Municipal

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Câmara de Ituporanga, localizada no Estado de Santa Catarina. A seleção visa o provimento de cinco vagas, além de formação de cadastro reserva de futuras oportunidades. 

Candidatos que têm diploma de conclusão de curso de ensino médio podem se inscrever para a função de agente legislativo (2 vagas), cujo salário inicial é de R$ 3.199,99. 

Quem tem o nível superior está apto às carreiras de assessor jurídico (1), contador (1) e controlador interno (1). As remunerações são de R$ 5.789,33 para o primeiro cargo e R$ 3.199,99 para os demais postos.  

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.legalleconcursos.com.br, até o dia 8 de novembro. Os valores das taxas de participação são de R$ 50 (ensino médio) e R$ 80 (nível superior). 

O concurso será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de informática, dez de legislação e dez de conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, a avaliação será aplicada na cidade de Ituporanga/SC no dia 9 de dezembro, em locais e horários a serem comunicado no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno. 

Atribuições do agente legislativo da Câmara de Ituporanga SC

Executar atividades de assistência legislativa, compreendendo as tarefas de: recebimento, preparação, organização, tramitação, expediente, controle de prazos, e acompanhamento da documentação do processo legislativo; executar, sob orientação superior, as diversas tarefas relativas ao processo legislativo em todas as suas etapas; protocolar, instruir e encaminhar a documentação relativa ao processo legislativo; secretariar reuniões das comissões parlamentares, redigindo as atas sempre que designado; emitir informações e certidões, por determinação superior; atualizar banco de dados; elaborar relatórios estatísticos; acompanhar a tramitação de projetos legislativos e controlar os prazos legais respectivos; providenciar na composição e conferência de anais para publicação e arquivos; organizar, arquivar e preservar a documentação relativa à legislação municipal produzida; operar microcomputador organizando e gerenciando arquivos magnéticos, digitando dados e textos, atualizando cadastros, atualizando site na internet, entre outras operações simples relativas à microinformática; participar de comissão de licitações; participar de cursos, seminários palestras e outros eventos correlatos relacionados com o exercício do cargo, sempre que designado pelo presidente ou superior hierárquico; dirigir o veículo oficial da câmara quando for necessário o deslocamento para cumprir as funções do cargo, no interesse da câmara municipal; executar outras tarefas correlatas por determinação superior.
 

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Atualizado: 01/11/2018 - 10:16

Concurso AGU: últimos dias de inscrição para 100 vagas

Concurso conta com oportunidades para quem possui nível superior em qualquer área ou áreas específicas. Remunerações iniciais de R$ 6,2 mil. Provas em 9 de dezembro, em todas as capitais

Diversos cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Serão recebidas até o dia 4 de novembro (domingo) as inscrições do concurso público da Advocacia-Geral da União (AGU). A seleção visa o provimento de 100 vagas, distribuídas por diversos cargos, todos com exigência de formação de nível superior em qualquer área ou áreas específicas.

Para todos os cargos, a remuneração inicial é de R$ 6.203,34, considerando salário básico de R$ 2.220,39 e gratificação de desempenho de atividade de apoio técnico administrativo de R$ 3.128, correspondendo a 80 pontos, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.


De acordo com o edital de abertura de inscrições, a escolha da lotação das vagas será feita de acordo com a lista de classificação final, conforme os critérios de oportunidade e conveniência do órgão.

• APOSTILAS CONCURSO AGU 2018 - CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
• CURSO CONCURSO AGU 2018 - DIVERSOS CARGOS


A distribuição das vagas pelos cargos é feita da seguinte forma: administrador (48 vagas, com nível superior em administração e registro no conselho), analista técnico administrativo (10, com nível superior em qualquer área), arquivista (2, superior na área), bibliotecário (1, superior na área e registro no conselho), contador (32, superior na área e registro no conselho),     técnico em assuntos educacionais (2, formação de nível superior em qualquer área), técnico em comunicação social (5, com formação superior em comunicação social ou jornalismo).

As inscrições podem ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, a Idecan, que é www.idecan.org.br.


A taxa será de R$ 95,que deverá ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União, que deve ser paga nas agências bancárias, correios ou lotéricas.


A aplicação das provas objetivas está marcada para ocorrer em 9 de dezembro, em todas as capitais dos  26 estados e Distrito Federal, de acordo com opção do candidato no ato da inscrição.

 

Concurso AGU - Provas


As provas ocorrerão no período da manhã (das 9h30 às 13h30) para os cargos de administrador, arquivista, contador e técnico em assuntos educacionais e no período da tarde (das 15 horas às 19h30) para analista técnico administrativo, bibliotecário e técnico em comunicação social.


A prova objetiva contará com 60 questões, sendo 30 de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos gerais serão dez de língua portuguesa, cinco de raciocínio lógico, cinco de noções de informática e dez de conhecimentos gerais


Para todos os cargos também haverá prova dissertativa, aplicada no mesmo dia, com uma questão de conhecimentos específicos.

Concurso AGU - Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas na AGU, sendo 2.000 de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 de técnico de apoio à atividade jurídica.   No caso de técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações; e para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

AGU - Atribuições 

Administrador – atividades  relacionadas com supervisão, programação, coordenação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a estudos, pesquisas, análises e projetos a respeito de administração de pessoal, material, orçamento, organização e métodos.

Analista técnico administrativo - realizar atividades que envolvam a administração de pessoas, de processos, de recursos materiais e patrimoniais, de licitações e contratos, orçamento, finanças, contabilidade e auditoria; planejar, desenvolver, executar, acompanhar e avaliar planos, programas e projetos, inclusive voltados à modernização e à qualidade; realizar pesquisas e o processamento de informações; elaborar despachos, pareceres, informações, relatórios, certidões, declarações, ofícios, dentre outros; realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática; operar equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.

Arquivista - realizar atividades voltadas ao planejamento, organização e direção de serviços de arquivo; planejar, orientar e acompanhar o processo documental e informativo; planejar, orientar e direcionar as atividades de identificação das espécies documentais e participação no
planejamento de novos documentos e controle de multicópias; planejar, organizar e direcionar serviços ou centro de documentação e informação constituídos de acervos arquivísticos e mistos; planejar, organizar e direcionar serviços de microfilmagem aplicada os arquivos; orientar o planejamento da automação aplicada aos arquivos; orientar a classificação, arranjo e descrição de documentos; orientar a avaliação e seleção de documentos, para fins de preservação; promover medidas necessárias a conservação de documentos; elaborar pareceres e trabalhos de complexidade sobre assuntos arquivísticos; assessorar os trabalhos de pesquisa cientifica ou técnico-administrativa; desenvolver estudos sobre documentos culturalmente importantes.

Bibliotecário - sistemas biblioteconômicos e/ou de informação e de unidades de serviços afins; organizar os serviços de documentação; executar serviços de classificação e catalogação de manuscritos e de livros, de mapotecas, de publicações oficiais e seriadas, de bibliografia e referência; realizar projetos relativos à estrutura de normalização da coleta, do tratamento e da recuperação e da disseminação das informações documentais em qualquer suporte; realizar estudos administrativos para  o dimensionamento de equipamentos, recursos humanos e layout das unidades da área biblioteconômica e/ou de informação; estruturar e efetivar a normalização e padronização dos serviços técnicos de tratamento da informação fixando índices de eficiência, produtividade e eficácia nas áreas operacionais da biblioteconomia e/ou ciência da informação; estabelecer, coordenar e executar a política de seleção e aferição do material integrante das coleções de acervo, programando as prioridades de aquisição dos bens patrimoniais para a operacionalização dos serviços; estruturar e executar a busca de dados e a pesquisa documental; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.

Contador – desempenho de atividades relacionadas com supervisão, coordenação ou execução, em grau de maior complexidade, relativas à contabilidade e à administração financeira e patrimonial,  empreendendo balancetes, balanços, registros e demonstrações contábeis.

Técnico em assuntos educacionais - realizar atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a trabalhos de pesquisa e estudos pedagógicos, visando a solução dos problemas de educação, bem como de orientação e técnicas educacionais, administração escolar e educação sanitária.

Técnico em comunicação social - realizar atividades que envolvam a coleta, produção, revisão e edição de notícias voltadas à divulgação oficial da competência constitucional da Advocacia-Geral da União em
matérias de seu interesse, por meio da imprensa escrita, falada e televisionada, com a aplicação de técnicas de redação jornalística;
prestar assessoramento em atividades específicas de jornalismo e de assessoria de imprensa; analisar mídias divulgadas a respeito da Instituição, interpretando e avaliando a cobertura jornalística; propor
editorial adequado à missão, à visão e aos valores institucionais; usar,
de maneira eficaz, os recursos de rádio, TV, endereços eletrônicos e outros meios de divulgação e de comunicação; desenvolver o  planejamento estratégico de comunicação institucional; propor novos canais de comunicação com os diversos públicos da instituição, quando necessário, e o aperfeiçoamento dos já existentes; identificar e analisar as necessidades institucionais quanto à criação de identidades visuais e de campanhas; criar e desenvolver peças para campanhas publicitárias institucionais internas e externas, projetos, programações visuais e produções gráficas; implementar ações de publicidade, propaganda, marketing e projetos institucionais; elaborar projetos de layout para sítios web, utilizando conceitos e padrões de arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade; gerenciar o conteúdo web; planejar, coordenar, orientar e controlar as ações de relações públicas; realizar diagnósticos, estudos, pesquisas, levantamentos e relatórios para avaliação e aprimoramento das ações de divulgação e comunicação social; implementar programas e ações que promovam a integração, motivação e conscientização do público interno; aplicar normas de cerimonial e protocolo; planejar, organizar e executar eventos institucionais; realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática; operar equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.
 

Sobre a AGU

 

Cabe à Advocacia Geral da União (AGU) representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.


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