MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Confira o depoimento da 1ª colocada no concurso do MPU

"Foram quase dois anos de caminhada, vendo o tempo passar, o dinheiro acabar e a angústia crescer. Procurei aprender com cada derrota, me tornar melhor a cada dia. Os dias de luto existem e precisamos passar por eles. Porém, maior do que a tristeza,

-
Publicado em 07/12/2018, às 16h03

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Confira a entrevista que Renata Decnop, aprovada no concurso do Ministério Público da União, 1º lugar para o Rio de Janeiro, no cargo de Técnico e com a maior pontuação do país, concedeu à equipe do Estratégia Concursos:


Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é? 

Tenho 32 anos, sou de Niterói, RJ. Sou tecnóloga em Produção Fonográfica e ex-atleta da Marinha do Brasil. Durante a maior parte da minha vida adulta, fui atleta de vela e me dediquei totalmente ao esporte.


O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?

Foi quando me aposentei do esporte e encontrei muita dificuldade em me reinserir no mercado de trabalho. Não tinha um bom currículo e nem experiência. Acabei encontrando nos concursos a melhor saída, pois para ter uma excelente carreira, com boa remuneração e estabilidade, bastaria que me dedicasse aos estudos.


Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso? 

Quando me desliguei da Marinha, tomei logo a decisão de mergulhar nos concursos e me dedicar exclusivamente, para que pudesse conquistar mais rápido o meu objetivo. Vendi meu barco, peguei minha rescisão e apertei minhas contas durante quase dois anos.


Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?

Antes do MPU, eu estava dedicada aos tribunais. Fiz TRE-RJ no qual consegui ser aprovada para o cargo de AJAA na posição 92º. No STM me classifiquei, mas bem distante, para o cargo TJAA. Para o TRT-1, fui aprovada para TJAA na posição 655º. No TRT-2, fui aprovada para AJAA depois de 200. E, finalmente, no TRT-15 fui aprovada em ambos os cargos, TJAA em 146º e AJAA em 65º. 
Foram muitas reprovações nessa caminhada, fiz mais de 15 provas de concursos. E nas poucas aprovações que tive, não tenho grandes esperanças de nomeação tendo em vista o cenário de cortes de gastos públicos.


Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Uma explosão de alegria seguida de um grande alívio. Quando deixei a sala, sabia que tinha feito uma excelente prova, mas a sensação é sempre de muita incerteza. Quando saiu o gabarito preliminar, eu havia feito 100 pontos. Chorei muito de tanta emoção e de alívio! 
Depois que veio o gabarito definitivo, vi que havia feito a maior pontuação do Brasil, algo que eu jamais imaginava ser capaz de realizar! Não há melhor sensação do que a do sonho alcançado, principalmente depois de tanta ralação e tantas derrotas.


Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Eu abri mão de muitos lazeres, então a vida social ficou um pouco de lado. Mas eu acho importante ter equilíbrio, afinal a gente precisa manter a sanidade! Então eu saía sim com os amigos às vezes, tirava um tempo para mim, para a família. Mas tudo com muita moderação.


Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma? 

Eu moro sozinha, mas tive bastante apoio moral dos meus pais. Minha namorada foi um dos meus grandes pilares. Ela é servidora também e me deu muita força em todos os momentos. Nunca me deixou desistir, me apoiou nas crises e acreditou em mim sempre!


Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Eu acredito que quanto mais provas eu faço, mais preparada fico. Acho que não conseguiria estudar muitos meses ou anos sem a urgência de um edital na praça e uma prova chegando. Isso me dá foco e me faz ir além dos meus limites, me torna mais forte. 
Acho que vale muito a pena ter um concurso alvo, o seu objetivo maior, mas estabelecer um raio de compatibilidade, que não fuja demais desse foco. E fazer muitos concursos! 
Meu cargo alvo é Analista Judiciário, que ainda não alcancei. O MPU foi mais um daqueles concursos que estavam dentro da minha margem de compatibilidade. Será um "cargo trampolim”. Continuarei em busca de cargos ainda melhores.


Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada? 

Eu me dediquei ao MPU somente nas vésperas do edital abrir, quando ficou claro que estava para acontecer. Mas os cargos para os quais eu estava dedicada abrangiam praticamente todo o edital do MPU. Larguei na frente.


Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Já estudei sem edital sim, mas sabendo que ele estava muito perto de sair. Comecei a estudar para o TRT-1 seis meses antes de ser publicado. Fiz alguns concursos no meio, mas sem sair do foco. Estudei pelo último edital e usava questões de concursos similares recentes. A disciplina a gente precisa forçar. Tendo um objetivo claro, fica mais fácil.


Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Eu usei de tudo um pouco. Consigo extrair aprendizado em cada um deles. Uso muita lei seca, pois é a base de tudo. Usei alguns livros para Administração. Aprendi a andar com minhas próprias pernas e a correr atrás do conteúdo do edital. 
Usei muito material gratuito, aulas no Youtube, apostilas... Usei muito o Google! E mapeava tudo que precisava aprofundar e revisar através de questões. Gosto muito dos aulões de revisão e, pela primeira vez, fui ao aulão presencial do Estratégia na véspera da prova. Foi muito legal, me deixou bem segura e motivada.


Como conheceu o Estratégia Concursos? 

Pelas aulas disponíveis no Youtube.


Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?

Eu procurei enxugar o edital o máximo possível. Os conteúdos podem ser infinitos dependendo de quanto aprofundamos. Então parti do básico: leitura de lei, pouca teoria, um entendimento raso de todo o edital. Feito isso, as questões foram meu guia de onde eu precisava aprofundar. 
Aprofundei apenas na medida que a banca cobra. Acho que isso foi fundamental para que eu pontuasse tão alto. Não virei expert em nada, foquei no básico e entendi o que a banca queria de mim. 
Usei grifos nas leis e esquemas bem visuais no caderno para ajudar nas decorebas e agilizar uma revisão rápida antes da prova. Fiz ciclos semanais de questões e revisões na reta final. Uma semana baseada em questões, nas quais eu mapeava as falhas e planejava minhas revisões da semana seguinte. Bem flexível. 
Com edital aberto, eu estudei o máximo que deu sem ficar louca. Acordava, tomava um café e já começava a estudar. No final do dia, que já estava mais cansada, assistia a vídeo aulas no Youtube.


Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Eu vinha apresentando um desempenho pior em Administração, então aumentei a carga horária de estudos para ela. Não há fórmula mágica, é repetição, leitura. Se não entender algo, vá em outra fonte, veja outro professor explicando, se vira!


A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Na última semana eu parei de fazer questões para diminuir a cobrança de resultado. Fiz um planejamento de revisões, reli os grifos nas leis, revi todos os meus resumos e esquemas. 
Assisti também às aulas de revisão do Estratégia no Youtube e fiz o aulão de véspera presencial.


Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Sempre fica uma sensação de que poderia ter feito mais, mas ficou claro que deu certo! Já cometi muitos erros no passado. O maior deles foi o estudo passivo: ficar apenas assistindo vídeo aulas, não fazer questões, não estudar a letra da lei. Já cometi esses erros no começo e precisei de umas bombas para aprender.
Acho que o maior acerto foi o estudo voltado para a banca. Estudei pelas questões, provas anteriores, busquei entender a maneira que ela cobra e o que quer do candidato em cada questão. Busquei as fontes de inspiração para o examinador elaborar as questões, tentei entrar em sua cabeça. Claro que muitas vezes passei longe disso, mas essa sede de decifrar a banca me deu muita vantagem.


O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

As derrotas e as incertezas são a parte mais difícil. Mergulhei de cabeça nisso. Dediquei praticamente todo o meu tempo, minha mente e meu corpo para esse objetivo. Cada derrota é muito difícil. Ter força para continuar sem saber se, ou quando, será aprovado exige coragem e uma perseverança diferenciada. 
Foram quase dois anos de caminhada, vendo o tempo passar, o dinheiro acabar e a angústia crescer. Procurei aprender com cada derrota, me tornar melhor a cada dia. Os dias de luto existem e precisamos passar por eles. Porém, maior do que a tristeza, é a força de transformação que a derrota nos proporciona.


Qual foi sua principal motivação? 

Sabia aonde queria chegar. Estava disposta a pagar o preço e o tempo que isso custasse. A possibilidade de ter uma vida tranquila, poder fazer planos a longo prazo, ter qualidade de vida e poder um dia construir uma família, foram minhas maiores motivações.


Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Saiba que o caminho dos concursos vai te exigir muito. Sempre há um preço a pagar. Não importa o quão inteligente você seja ou qual sua condição financeira. Passar num grande concurso exige sacrifícios e muita dedicação. 
Esteja disposto a ir além do seu limite, abra mão de tudo que te atrapalha, priorize seus estudos. Tenha em mente que mesmo que doa, vai valer a pena! Não desista por causa das dificuldades, um dia elas ficarão para trás e só restarão as suas conquistas.


Leia mais depoimentos de aprovados

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.