MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Dicas para provas de matemática em concursos públicos

De acordo com o professor Nelson Luiz, da Central de Concursos, a primeira coisa a ser feita é manter o equilíbrio emocional

Matemática
Matemática - Divulgação

Publieditorial
Publicado em 09/08/2019, às 16h01

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Para muitos, a prova de Matemática se transforma em um verdadeiro tormento. Nestes casos, de acordo com Nelson Luiz, professor de Matemática e Raciocínio Lógico da Central de Concursos e especialista em preparação para concursos públicos, a primeira coisa a ser feita é manter o equilíbrio emocional. "Quanto maior o nervosismo, mais o candidato se bloqueia e pior será o desempenho", afirma o professor.

Um ponto fundamental para iniciar a resolução de um exercício é ler o enunciado e ter certeza que você entendeu o que está sendo pedido. Se tiver dúvida leia novamente. "Nos concursos, os problemas não se limitam a mera aplicação de fórmulas, mas sim exigir que a pessoa 'quebre a cabeça', ou seja, visam a avaliar a capacidade de raciocínio, de enxergar a situação apresentada", explica Nelson. E, para desenvolver esta habilidade, é necessário treino. A dica é se empenhar em resolver exercícios sistematicamente, principalmente quanto aos assuntos que o candidato tenha maior dificuldade.

Nas provas de Matemática e Raciocínio Lógico não é incomum entender o enunciado, calcular, chegar a uma resposta, mas não enxergá-la nas alternativas, por estar apresentada de forma similar. Por exemplo, o candidato pode ter encontrado um número em forma de fração e a alternativa correta estar em forma decimal ou em porcentagem.

"O domínio das operações básicas também é fundamental. Multiplicações e divisões envolvendo números decimais, muitas vezes detestadas pelos candidatos, devem ser efetuadas rapidamente. Sugiro a todos os concurseiros, que além de treinar este tópico, evitem, sempre que possível, utilizar a calculadora. Isto irá aumentar a sua agilidade, sobrando mais tempo para situações que envolvam maior dificuldade", conclui o professor.

Siga o JC Concursos no Google Newsconcursos publicos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.