180 vagas

Aeronáutica inscreve para curso de cadete do ar

As inscrições devem ser feitas até 15 de junho. Provas previstas para 29 de julho

Redação
Publicado em 31/05/2012, às 13h47

A Aeronáutica realiza inscrições para o exame de admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) do ano de 2013.

São 180 postos disponíveis, todos para o sexo masculino. Os candidatos que pretendem ser pilotos devem ter entre 14 e 19 anos em 2013 para realizar o curso, que será ministrado em Barbacena (MG).

As inscrições começam hoje (31) e vão até 15 de junho, às 15h e devem ser feitas pela página oficial do Comando da Aeronáutica (COMAER): www.fab.mil.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60.

Processo seletivo – O concurso é composto de exame de escolaridade, através de prova que contém questões de língua portuguesa e matemática; inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste de condicionamento físico; e análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula.

A prova escrita está prevista para o dia 29 de julho, e será realizada nas seguintes cidades: Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Barbacena (MG), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Manaus (AM).

Sobre o curso – O curso tem duração de três anos e equivale ao ensino médio regular, pois as disciplinas ministradas são as mesmas dos cursos do ensino médio no país, conforme orientações do Ministério da Educação.

Durante a preparação, o aluno receberá remuneração, alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

Os alunos que concluírem o curso e forem considerados “aptos” poderão concorrer às vagas do Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA). Vale ressaltar que não é assegurada a matrícula automática de todos os concludentes do CPCAR.

Carolina Pera

Comentários

Mais Lidas