Aeronáutica

EEAR abre 160 vagas para Controladores

Poderão participar interessados com idade entre 17 e 24 anos.

Redação
Publicado em 02/06/2008, às 14h04

Começam hoje as inscrições para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (Modalidade Especial) da Especialidade Básico em Controle de Tráfego Aéreo do ano de 2009 (EA CFS-ME-BCT 2009).

A exemplo da última seleção, cujas inscrições ocorreram entre 17 de julho e 8 de agosto do ano passado, nesta também serão oferecidas 160 vagas, destinadas a candidatos solteiros, de ambos os sexos, com o ensino médio completo ou em vias de conclusão, de forma a apresentar, na data da Concentração Final na EEAR (15/2/2009), o certificado ou o diploma de conclusão e o histórico escolar do referido curso.

Outros requisitos

Veja as outras exigências para a inscrição e realização desse processo seletivo:

a) ser brasileiro;

b) ser voluntário;

c) não possuir menos de 17 anos de idade no ato da matrícula (em 19/2/2009) nem vir a completar 24 anos até essa data;

d) se maior de 18 anos de idade, não estar respondendo a nenhum processo criminal;

e) se maior de 18 anos de idade, não ter sido condenado (a) criminalmente, pela prática de crime de natureza dolosa, por sentença transitada em julgado;

f) se maior de 18 anos de idade, não estar cumprindo pena por crime militar ou comum;

g) não ter sido, anteriormente, excluído do serviço ativo por motivo disciplinar, por falta de conceito moral ou por incompatibilidade com a carreira militar, ou desligado de curso ou curso ministrado em estabelecimento militar de ensino pelos mesmos motivos;

h) não estar prestando o Serviço Militar Inicial por ocasião da matrícula no CFS-ME-BCT;

i) se militar da ativa, estar classificado, no mínimo, no "Bom Comportamento";

j) se militar da ativa, possuir graduação inferior a Terceiro-Sargento;

k) ter, no mínimo, 1,55 m de altura, se do sexo feminino, e 1,60 m de altura, se do sexo masculino;

l) se menor de 18 anos de idade, estar expressamente autorizado pelo responsável legal a realizar os exames;

m) estar em dia com suas obrigações eleitorais;

n) se do sexo feminino, estar de acordo com a exigência relativa ao impedimento de apresentar estado de gravidez no período entre a inscrição no exame de admissão e a conclusão do curso;

o) não ser detentor de Certificado de Isenção do Serviço Militar motivado por incapacidade física, mental ou moral;

p) se do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar.

O candidato ao Exame de Admissão e aquele que estiver na condição de aluno do CFS não poderá contrair matrimônio no período compreendido entre a inscrição para o exame e o término do curso.

Curso

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (Modalidade Especial) da Especialidade Básico em Controle de Tráfego Aéreo (CFS-ME-BCT), ministrado pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá-SP, tem a duração de um ano e abrange instruções nos Campos Militar e Técnico-Especializado.

Durante a realização do treinamento, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR e fará jus à remuneração fixada em lei, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

O militar que concluir o CFS-ME-BCT com aproveitamento será promovido à graduação de Terceiro-Sargento.

Inscrições

Para inscrever-se o interessado deverá preencher o Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI), disponível até as 15h (horário de Brasília/DF) do dia 13 deste mês. O mesmo poderá ser obtido na página oficial da Escola de Especialidades de Aeronáutica - EEAR (www.eear.aer.mil.br). Outra opção é acessar o site do Comando da Aeronáutica (www.fab.mil.br). A taxa de inscrição é de R$ 50.

As Instruções Específicas, Anexos e Instruções de Saúde podem ser conferidos nos arquivos abaixo. Para outras informações, os telefones da Escola de Especialistas da Aeronáutica são os seguintes: (12) 3123-1270/1335.

Processo Seletivo

O exame de admissão será constituído das seguintes etapas:

a) Exame de Escolaridade;

b) Inspeção de Saúde (INSPSAU);

c) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);

d) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF).

Todas as etapas terão caráter eliminatório, sendo que o Exame de Escolaridade terá, também, caráter classificatório. Ele será realizado, no dia 13 de julho, por meio de provas escritas sobre Língua Portuguesa, Inglês, Física e Conhecimentos de Informática.


Rogerio Jovaneli/SP


Veja também:
Aeronáutica: EPCAR abre 185 vagas para Cadetes do Ar

Comentários

Mais Lidas