Preparação!

Enem 2019: professores dão dicas para se garantir na realização do exame

Muitos estudantes já estão ansiosos com a proximidade das provas do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio), marcadas para os dias 3 e 10 de novembro

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Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 15/10/2019, às 16h05

Enem 2019
Divulgação

Muitos estudantes já estão ansiosos com a proximidade das provas do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio), marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. Com um pouco menos de um mês para a aplicação do exame, é compreensível esse nervosismo dos candidatos, afinal, a prova é a principal porta de entrada para instituições de ensino superior em todo o país. Para ajudar na preparação, conversamos com professores do Colégio Objetivo Brasília que deram algumas dicas importantes aos candidatos.

"É importante que os estudantes façam um cronograma de estudos para que tenham listado aquilo que é mais cobrado em cada componente curricular, assim o aluno consegue focar nos conteúdos que costumam ser frequentes dentro da avaliação", sugeriu Keila Espíndola, pedagoga e psicopedagoga do Colégio Objetivo.

Enem 2019: preparação é fundamental para a prova

Dentre as várias matérias presentes no exame, português, matemática e redação costumam ser as mais temidas entre os participantes, uma vez que possuem um peso importante na avaliação, além de serem intensamente cobradas. "O candidato ao Enem em Língua Portuguesa deve ter o hábito de leitura e produção de textos (redação), caso contrário, sentirá um pouco de dificuldade em interpretar os enunciados das questões", advertiu Josevanio Messias, professor de Português, também no Colégio Objetivo.

Dentre os conteúdos mais cobrados na área de Linguagens e Códigos, o professor elencou alguns temas recorrentes: funções da linguagem, tipologia textual, intertextualidade, figuras de linguagem, verbos, pronomes, coesão textual, classes gramaticais, gêneros literários, sintaxe e correção gramatical. Logo, vale a pena o participante dedicar um tempo a mais para estudá-los.

Já para complementar a preparação para a redação do Enem 2019, Josevanio sugere a prática constante de escrita textual. "Vale também solicitar a especialistas na área que corrijam as produções, de modo a darem dicas que ajudem o candidato a melhorar a escrita", opinou. Em relação ao tema, estar atualizado acerca dos últimos acontecimentos pode ser um diferencial para o participante, comenta Keila. “ler o que acontece no país e no mundo, em artigos e em jornais confiáveis, é crucial para que a dissertação tenha mais argumentação", sustentou.

Enem 2019: temas provávis para o exame

Na área de Exatas, o professor de Matemática Gerson Henrique sugere alguns temas prováveis para os exames do Enem 2019. Confira:

  • Matemática básica: razão, proporção, regra de três, porcentagem;
  • Funções: função de reta, função quadrática, função trigonométrica;
  • Geometria plana: cálculo de áreas e propriedades das figuras planas;
  • Geometria espacial: cálculo de volume;
  • Estatística: média, moda, mediana; análise combinatória e probabilidade.

Segundo Henrique, pode ser uma tendência nesta edição a cobrança de determinantes, matrizes e sistemas lineares.

Vale destacar que o Enem 2019 recebeu mais de 5 milhões de inscrições para realizar a prova e tentar garantir uma vaga nas universidades brasileiras. Para conseguir se destacar, o candidato deve ir preparado para realizar o exame e não só em relação ao conteúdo, mas também tendo conhecimento acerca da estrutura da avaliação. A pedagoga do Colégio Objetivo Brasília sugere que os inscritos refaçam avaliações de edições anteriores no intuito de ter uma melhor compreensão da linguagem, do conteúdo e do tempo de realização. "Dificilmente um aluno que não se preparou para a prova conseguirá fazê-la com tranquilidade dentro do horário de execução", conclui Espíndola.

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Sobre ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

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