MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Enem 2019: veja dicas de especialista para ter sucesso na prova

No próximo domingo, dia 3, serão aplicadas as provas Exame Nacional do Ensino Médio, sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias

Enem 2019
Enem 2019 - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 28/10/2019, às 09h18 - Atualizado às 10h07

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

No próximo domingo, dia 3, serão aplicadas as provas Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio), sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias. Com o objetivo de auxiliar cerca de 5 milhões de jovens confirmados para realização da avaliação, conversamos com a coordenadora pedagógica do ensino médio do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP), Lúcia Montagnani, que preparou cinco dicas sobre estudos e comportamento para ajudar os candidatos mais ansiosos nesta reta final que antecede o início das provas.

Dica 1 – Revisão de conteúdo para o Enem 2019

Nestes dias que precedem o exame, de nada adianta querer estudar todo o conteúdo das provas, pois isso é praticamente impossível. Assim, a melhor alternativa é manter o foco na revisão dos conteúdos já aprendidos. É indicado também dedicar mais tempo para tirar dúvidas das matérias mais difíceis para você.

Dica 2 – Atenção à redação: o que não fazer no Enem 2019

A redação do Enem 2019 tem um peso alto no resultado final. O texto vale de zero a mil pontos. Além disso, pode ser usado como critério de desempate nos programas que dão acesso ao ensino superior no Brasil.  

Para alcançar uma boa pontuação na redação, é muito importante não cometer alguns erros, como o de ortografia, por exemplo, e não escrever informações infundadas, textos polêmicos ou, ainda, que fujam ao tema proposto.

Dica 3 – Diminua o ritmo dos estudos

Dias antes da prova, diminua o ritmo dos estudos. O que não foi possível estudar durante todo esse período não será absorvido em poucos dias. Aproveite o tempo para fazer simulados e testes que auxiliem na interpretação de texto e na agilidade das respostas. 

Dica 4 – Descanse e esteja relaxado para a prova do Enem 2019

É comum que, a poucos dias do início da prova, a ansiedade deixe os nervos à flor da pele. Manter a estabilidade emocional e dedicar tempo para relaxar e dormir bem faz parte da estratégia para acabar com o nervosismo pré-prova.

Dica 5 – Programe-se para a prova do Enem 2019

A esta altura já é possível saber o local de realização da prova, portanto, programe-se para não se atrasar. Trace a rota de como pretende chegar no dia do exame e tenha sempre planejado uma segunda alternativa em caso de trânsito congestionado ou dificuldade de transporte. Tenha sempre em mãos os documentos necessários e o material escolar para realizar uma boa prova.

Dicas para passar nos vestibulares mais concorridos

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso ENEM 2019

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: 85
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

06/05/2019 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
17/05/2019 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
03/07/2019 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
22/07/2019 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
03/11/2019 Prova Adicionar no Google Agenda
10/11/2019 Prova Adicionar no Google Agenda
14/11/2019 Divulgação do Gabarito Adicionar no Google Agenda
31/12/2019 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda
enem

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.