MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Enem 2019: dicas de autores e obras para conhecer antes da prova

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova que não exige uma leitura obrigatória. Confira algumas dicas de escritores e seus obras indispensáveis

Enem 2019
Enem 2019 - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 16/09/2019, às 13h33 - Atualizado às 13h38

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Como todos sabem, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova que não exige uma leitura obrigatória. Porém, ter conhecimento sobre algumas obras e autores pode te ajudar durante a prova e, consequentemente, na sua nota. Dessa forma, saber reconhecer características narrativas e temáticas de determinados escritores pode definir sua avaliação.

Também é importante lembrar que nem só de exercícios vive o estudante, não é mesmo? Às vezes a melhor forma de estudar é lendo um bom livro e conhecendo melhor alguns autores. Por isso, o QG do Enem separou alguns escritores e obras indispensáveis para auxiliar seu estudo, confira!

Enem 2019: Carlos Drummond de Andrade

Se tivéssemos um ranking de autores que mais caíram no Enem, Carlos Drummond de Andrade estaria liderando na primeira posição. O poeta mineiro já apareceu 12 vezes no exame com suas obras repletas de humor e ironia, críticas sociais e traços metafísicos, que refletem a essencialidade do ser humano. Além disso, a estrutura dos seus poemas é composta por versos livres (característica muito presente no modernismo) e por um ritmo próprio, sem depender da métrica. Dessa forma, Drummond tem uma poesia muito livre, repleta de homenagens, e que consegue abranger os sentimentos mais humanos, como a saudade, o amor e a angústia.

Uma das suas obras mais importantes é a Antologia Poética, que reúne diversos poemas, divididos em nove seções, que representam os universos temáticos de Drummond. Segundo a ordem do livro os eixos temáticos são: o indivíduo, a terra natal, a família, amigos, o choque social, o conhecimento amoroso, a própria poesia, exercícios lúdicos e uma visão, ou tentativa de, da existência. Por reunir poemas do início da sua carreira, até a década de 60, Antologia Poética é um livro muito completo, e nos proporciona uma visão geral sobre o trabalho desse poeta.

Enem 2019: Machado de Assis

Sendo considerado o maior escritor da literatura Brasileira, Machado de Assis fez parte do romantismo e do realismo brasileiro. Suas obras além de explorarem a complexidade humana, possuem uma narrativa única e são repletas críticas a sociedade. Essas características estão muito presentes nos personagens esféricos, que por possuírem uma grande densidade psicológica, têm muitos fluxos de memória e indagações. Além disso, muitas vezes há a quebra da quarta parede, que é como uma barreira imaginária entre os personagens e o público. Desse modo, Machado de Assis permite uma maior imersão do leitor na obra e, consequentemente, uma maior reflexão sobre os comportamentos humanos.

Uma ótima dica para quem quer saber um pouco mais sobre esse escritor, é conhecer as obras Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, e O Alienista. Em todas elas, Machado de Assis estabelece alguma crítica sutil e irônica a um comportamento humano e as camadas sociais. Além disso, as características narrativas dessas obras revolucionaram as formas de se fazer romance, e isso merece atenção durante os estudos para o Enem.

Enem 2019: Luís Fernando Veríssimo

Luís Fernando Veríssimo é um escritor contemporâneo conhecido principalmente pelas suas crônicas com bom humor. Por serem descontraídas, de linguagem simples e falarem sobre o cotidiano, as crônicas desse escritor gaúcho são ótimas para concursos e vestibulares. No Enem, sua presença já foi vista três vezes.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre Luís Fernando Veríssimo, Comédias da vida privada, Mentiras que os homens contam e Comédias para se ler na escola são ótimas indicações. Esses livros reúnem crônicas com diversas temáticas, e que por serem leves, concisas e risíveis, podem ser lidas por todas as idades!

Portanto, é importante ressaltar que a prova de linguagens do Enem vai muito além de decorar. Reconhecer determinados autores e suas principais obras, nos permite compreender melhor não só as características narrativas, mas compreender a sociedade e seu contexto histórico.

Texto adaptado em parceria com QG do Enem.

Jovem conta como conseguiu o Emprego dos Sonhos

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso ENEM 2019

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: 85
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

06/05/2019 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
17/05/2019 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
03/07/2019 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
22/07/2019 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
03/11/2019 Prova Adicionar no Google Agenda
10/11/2019 Prova Adicionar no Google Agenda
14/11/2019 Divulgação do Gabarito Adicionar no Google Agenda
31/12/2019 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda
enem

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.