MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Erro na nota do Enem 2019 faz Inep receber pedido de correção; veja os detalhes

O Ministério da Educação (MEC) informou ter identificado troca de gabaritos na segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Nota enem
Nota enem - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 20/01/2020, às 09h17 - Atualizado às 09h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

No último sábado, 18, o Ministério da Educação (MEC) informou ter identificado troca de gabaritos na segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019). Mesmo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, dizendo que um número muito baixo de alunos foi afetado, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estima em menos de 9.000 alunos.

Ainda no sábado, Weintraub explicou em rede social que a troca dos gabaritos fez com que alguns alunos fossem surpreendidos com as notas. "Houve inconsistência no gabarito de algumas provas do Enem 2019 e, por isso, candidatos foram surpreendidos com os resultados de suas notas", postou.

"O número é muito baixo. Até segunda-feira, dia 20, tudo será resolvido. Pedimos desculpas aos participantes do exame pelo transtorno.", completou o ministro.

Já o presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que o órgão faz pesquisas para verificar se outros alunos foram afetados também. "Estamos efetuando uma busca ampliada para verificar outras inconsistências", afirmou. No entanto, o governo informa que todos os problemas serão corrigidos para não prejudicar nenhum aluno.

Erro no Enem 2019: pedido de correção da prova

O Inep informou na noite de domingo que o prazo para mandar e-mails com questionamentos sobre as notas do Enem 2019 se encerrará hoje, às 10h. Em comunicado no Twitter, o órgão avisa: "Atenção, participante do #Enem2019! O canal, criado especialmente para você, irá expirar no horário mencionado para que a equipe técnica do #Inep tenha tempo hábil de fazer toda a conferência necessária até o fim do dia, quando os resultados finais serão divulgados".

Vale destacar que se algum aluno desconfiar de sua nota e achar que ela tem relação com o problema, pode pedir uma revisão ao Inep. É preciso enviar um e-mail com nome e CPF para enem2019@inep.gov.br. O pedido de correção será recebido até as 10h desta segunda-feira, 20.

Dicas para passar nos vestibulares mais concorridos

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso ENEM 2019

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: 85
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

06/05/2019 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
17/05/2019 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
03/07/2019 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
22/07/2019 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
03/11/2019 Prova Adicionar no Google Agenda
10/11/2019 Prova Adicionar no Google Agenda
14/11/2019 Divulgação do Gabarito Adicionar no Google Agenda
31/12/2019 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda
enem

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.